sábado, 29 de outubro de 2011

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - S


FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC





Sabemos todos que trabalhamos com a Indústria do Turismo, a melhor indústria do globo, limpa e renovável, excelente fonte de renda que promove o progresso e muito mais, o desenvolvimento não só cultural, mas o material. Nos aproximamos de mais uma temporada de verão. A grande maioria dos brasileiros troca de endereço, pelo menos uma semana no ano, em nossas merecidas férias. O mundo bate às nossas portas. Mais de 50 cruzeiros são esperados somente em nossa Costa Esmeralda. Confirmados mais de 200 voos charters vindos da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, enfim, de todo o MERCOSUL. Milhões de dólares serão despejados na economia catarinense.

A temporada de verão 20011/2012 está trazendo de volta novos e velhos conhecidos. Somos pela quinta vez, o melhor destino do País. Estamos preparados? Nossas estradas já estão duplicadas? Infelizmente não. No último domingo, vindo após às 15 horas de Imbituba, fui obrigado a encarar a maior fila que começou já na Praia do Sonho, a poucos quilômetros de Florianópolis. Portanto, para fazer apenas os 70 quilômetros entre à Praia do Rosa até Florianópolis levei "apenas" 3h15. E nossos aeroportos, como estão? Meras pistas de pouso, cujas promessas de melhorias não saem do papel. Sequer operam por instrumentos. Basta a menor neblina que já estamos sem condições de operar.

Já na hotelaria, a grande preocupação é a carência impressionante de mão de obra. Vagas existem mas faltam profissionais qualificados. Vejo turistas estrangeiros "rebolando" para se fazerem entender. Apesar dos investimentos em inúmeros cursos e treinamentos oferecidos pela ABIH e pelo SEBRAE ao longo do ano, a situação não se alterou do ano passado para cá. Motivo: a baixa remuneração. Acredito que os hoteleiros não estão fazendo a lição de casa. Se você deseja oferecer bons serviços, comece pelo check-in e para tanto, contrate bons profissionais, não pelo piso salarial, geralmente vergonhoso, mas pelo preço justo, a fim que o check-out se torne, inúmeros check-ins.

Vale ressaltar que a pulsante indústria do turismo tem perdido grande parcela de seus trabalhadores para o aquecido mercado da construção civil que vem acenando com melhor remuneração. Para todos os lados que olhamos percebemos a imensa selva de pedras que cresce a olhos vistos. Em Florianópolis temos exemplos de empresários da hotelaria que estão trazendo trabalhadores de outros Estados, inclusive da Bahia. Outros são obrigados a se adequar a realidade, trabalhando, em algumas vezes, com metade de seu quadro funcional. Em Garopaba não encontrei nenhum "local" trabalhando, mas profissionais vindos da grande Porto Alegre. Em um dos Resorts o chef é Uruguaio, em outra belíssima pousada o chef é Argentino. Competentíssimos diga-se de passagem.

Em Balneário Camboriú é a mesma coisa. Os grandes chefs são de fora. Onde estão esses rescém formados na área que a cada semestre caem no mercado? Estão realmente aptos a trabalhar? Os competentes, tenho a mais pura certeza que estão trabalhando. Exemplo disso, é a Chef Juliet Langaro, do Thermas de Piratuba Park Hotel, formada pela Univali de Balneário Camboriú, em conjunto com a nutricionista Scheila W. Pilz, foram classificadas como uma das quatro finalistas no “3º Concurso Gastronomia Saudável 2011 - Mega Evento Nutrição 2011 – 12º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição”. O prato premiado foi "Tartar de Tilápia com Morgote ao Pesto de Espinafre e Crocante de Mandioquinha". O mesmo prato foi apresentado para o júri do concurso no Studio Gourmet Unilever em São Paulo. Contando desde o ano 2000 com o apoio e a presença das principais entidades internacionais e nacionais do setor de nutrição e alimentação, o Mega Evento Nutrição 2011 vem inovando e crescendo a cada ano, trazendo informações confiáveis de aplicação prática no seu dia a dia.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, a qualificação profissional é uma grande preocupação. De acordo com o presidente da entidade, Moacyr Roberto Auersvald, o País vive um apagão de mão de obra no setor. Fazer a qualificação e a requalificação é primordial. A informação foi dada durante audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto para discutir a qualificação da mão de obra no turismo. Fazer a qualificação e a requalificação é primordial. Auersvald observou que atualmente o piso salarial na área de turismo, é de R$ 700,00 enquanto a função mais simples na construção civil tem o piso de R$ 900,00. “Como se vai qualificar quem está no Bolsa Família em menos de dois anos? É preciso ensinar uma nova língua, o modo de agir, treinar o garçom, quem vai puxar a mala, quem faz a comida. Não se prepara um profissional do dia para a noite”, afirmou.

Já o gerente de projeto estratégico do Senac, Antônio Borges Paula, afirmou que a entidade vai abrir mais de um milhão de vagas em cursos profissionalizantes na área de turismo entre 2011 e 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. Ele apresentou dados dos Ministérios do Trabalho e do Turismo que mostram que o País tem hoje quase sete milhões de trabalhadores no setor, entre empregos formais e informais. Borges Paula ainda chamou a atenção para a importância da qualificação profissional. “O atendimento, no setor de turismo, é a base de tudo. Será um legado importante da Copa do Mundo. Vamos ter novos profissionais formados, que vão atuar nas Olimpíadas e em outros grandes eventos”, defendeu. Para o deputado Carlaile Pedrosa, a qualificação dos trabalhadores é o grande desafio do País agora e para a Copa do Mundo de 2014. Ele ressaltou que o turista não quer improvisação. “Temos que tratar bem o turista. O atendimento dado a ele pode comprometer e atrapalhar o Brasil perante o mundo”.

O Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau (Vale do Contestado), Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Blumenau Convention & Visitors Bureau, dão uma parcela gigantesca de ajuda, trazendo os melhores chefes do Brasil e do mundo, para semanas gastronômicas. Abrem inscrições para alunos, rede de restaurantes e hotelaria participarem dos inúmeros cursos oferecidos. Fico pasmo quando "grandes" restaurantes e hotéis sequer mandam seus "profissionais".

Qual a solução para o problema? Inovar! Investir é lucrar! Abrir e rasgar horizontes. Ver seu concorrente como um forte aliado, pois se o restaurante/hotel dele está cheio e o seu vazio, vá visitá-lo. Conheça sua infraestrutura, preços e prove da sua comida. Não o veja como um problema, mas como uma solução. Pois esta é uma das inúmeras maneiras do seu estabelecimento estar dentro de uma rota gastronômica, sendo visitado e acima de tudo indicado, pois a maior propaganda ainda é o "boca-a-boca". Segundo Wilson Luiz de Macedo, presidente do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau e proprietário do Thermas de Piratuba Park Hotel: “A hotelaria que trabalha essencialmente o turismo de lazer, deve ter foco na prestação de serviço, independente de todos os outros produtos que tenha a vender. E a prestação de serviço, depende em grande parte dos funcionários. Para o hotel prestar um bom serviço e manter o “clima” harmônico e que permita ao hóspede descansar com efetividade, é necessário colocar em prática a filosofia de transformar funcionários em colaboradores. Após, fazer com que todas as engrenagens (setores) da empresa tenham ritmo compatível. Ou seja, todos os colaboradores trabalharem como um verdadeiro time. Esse é o grande diferencial!”

Para Hélcio Estrela, Presidente Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET: "O problema, me parece, está na empregabilidade por tempo maior, já que ainda sofremos muito com a sazonalidade. As tecnologias podem ajudar na área de treinamento. Ouvir empresários pode ser solução. Mas, que tal um encontro de todas as partes para a discussão? Um seminário na ABIH-SC ?"

Cabe salientar que de nada adianta você ter uma fantástica tecnologia se você não tem profissionais para operá-la. Ouça seu funcionário, geralmente ele tem a melhor solução. Saiba ouvir. Tire como exemplo aquela imensa indústria que produzia determinado produto que era armazenado automaticamente em uma pequena caixa. As reclamações eram constantes pois muitas caixas do produto chegavam ao destinatário completamente vazias. Os diretores reuniram os melhores engenheiros da área para resolver a situação. Gastaram milhões e mais seis meses para resolver o problema. Certo dia a poderosa e cara máquina parou de funcionar e não havia peça de reposição de imediato. Mas para espanto de toda a alta cúpula da indústria, não houve reclamações e tão pouco queda na produção.

Foram investigar o motivo e perceberam todos os funcionários trabalhando normalmente, sem o barulho infernal da super máquina. Constataram então que próximo as esteiras que carregavam as caixas com os produtos empacotados, um simples ventilador fazia o serviço de conferência. Isso mesmo! Apenas um ventilador resolvia o problema, pois a caixa vazia, muito mais leve, ao passar em frente ao ventilador, era atirada para fora da esteira e o comprador, automaticamente, não recebia a caixa vazia. Simples assim, como uma boa conversa com seus funcionários. Seja justo, pague com justiça pois o universo costuma nos restituir com a mesma moeda que a ele pagamos.

Segundo a opinião do Vice-Presidente da ABIH/SC e proprietário da Pousada do Ilhéu em Florianópolis, Jean Duriex, "Para tentar solucionar parte deste problema, busco mão-de-obra justamente na parte do país onde o desemprego é maior, a remuneração é baixa e a oportunidade de crescimento pessoal não muito boa. Claro que a tarefa não é fácil, pois é necessário dar todo o suporte de moradia e bem estar ao funcionário, caso contrário, passado alguns meses estarão trocando de empresa na região novamente. Procuro sempre me lembrar da frase Karl Albrecht: "O modo pelo qual seus funcionários se sentem é o modo pelo qual os seus clientes irão se sentir." Também não deixo de procurar mão-de-obra na região, pois mensalmente chegam à Florianópolis muitas pessoas vindas de outros Estados a procura de oportunidade."

Ao meu ver outra grande ferramenta é o Conventions & Visitors Bureau de cada região. É de fundamental importância que o hotel/restaurante esteja associado a essa entidade pois é a maior e melhor opção para a divulgação do seu produto nas principais feiras nacionais e internacionais de turismo. É esse mesmo Convention que, por estar presente nos grandes eventos, traz sempre novas e importantes ferramentas, bem como promove capacitações a fim de que você possa vender mais e melhor seu produto. Lembre-se sempre, a união faz a força.

Se os governos Municipais, Estaduais e Federal não fazem a sua parte, deixemos de reclamar e façamos a nossa parte, pois neste atual mercado não ha lugar para reclamações, mas sim para inovações e empreendedorismo.

Jefferson Severino
Jornalista - SC-01571-JP
Florianópolis - SC - colunaonline@gmail.com
Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

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