sábado, 19 de novembro de 2011

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

 
FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC


Desde o último dia 17, acontece aqui em Gramado o 23o Festival do Turismo de Gramado, que só termina neste sábado no Serra Park. A solenidade de abertura foi realizado no Palácio dos Festivais – este ano totalmente renovado e com novas e modernas poltronas – recebeu a presença de autoridades e representantes do trade turístico brasileiro. 

Na oportunidade, Marta Rossi, responsável pela organização do evento, falou sobre o crescimento do Festuris através do anos e do respeito adquirido. “Este ano crescemos 14,37% e teremos mais de 1,8 marcas expositoras em 360 estandes. Vamos utilizar o segundo pavilhão do Serra Park de forma definitiva. Nosso objetivo este ano é crescer 10% também no número de profissionais participantes. Em 2010, recebemos 13 mil pessoas. Porém, é importante ressaltar que nosso objetivo sempre foi a qualidade do evento”, disse.

Clique na imagem para ampliá-la. Forte presença da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

Marta Rossi, agradeceu aos amigos que sempre acreditaram nela e na saudosa Silvia Zorzanello. Nominalmente citou Guilherme Paulus (presidente do Conselho da CVC e proprietário da GJP) e Luiz da Gama Mor (vice-presidente da TAP). Por outro lado, criticou a ausência do Ministério do Turismo. “Acho incompreensível a ausência do apoio institucional do Ministério”, falou dirigindo-se a Ana Isabel Mesquita de Oliveira, secretária Nacional de Políticas do Turismo do MTur que representou o ministro Gastão Vieira.

Clique na imagem para ampliá-la

Durante o seu pronunciamento Bel Mesquita elogiou muito a cidade de Gramado e disse que no próximo ano tudo poderá ser diferente. “Essa semana o ministro me chamou para falar de uma reunião que ele teve com a presidente Dilma Rousseff. Ela solicitou a elaboração de um plano de aceleração do crescimento do turismo e a eliminação dos entraves do setor”, revelou.

O Festival do Turismo deste ano tem um recorde de participação internacional com mais de 30 países e 60 destinos do exterior. Entre as novidades deste ano estão o Espaço Abav e a Rodada de Negócios que, pela primeira vez, é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O stander de Santa Catarina também é um dos mais visitados já que é, sem dúvida alguma o melhor destino turístico do Brasil, eleito  pela quinta vez pela Revista Viagem. A escolha é do turista, vale lembrar. Um Estado com todos os encantos e não é à toa que é conhecido como a Bela e Santa Catarina e a Rota da Amizade está dentro deste contesto.


 Ushuaia capacitando operadoras rasileiras com forte presença de inpumeros jornalistas de turismo. Clique na imagem para ampliá-la

A feira tem início às 14 horas e segue até as 20 horas no Serra Park. No mesmo horário e local da feira, também acontecem workshops para os agentes de viagem.  Um dos  mais concorridos é o promovido pela forte delegação de Ushuaia - Tierra del Fuego, um dos destinos mais espetaculares do mundo.

A noite se seguem com grandes festas. Só ontem tinham cinco e eu escolhi prestigiar minha grande parceira Brocker Turismo, que consedeu o Troféu Infinito as 15 operadoras que mais venderam Gramado, tendo a Bocker como receptivo e, em questão de festa, a Any e sua equipe fazem as melhores. São festas mais do que disputadas. 

Acontece também nas manhãs, das 9 às 12 horas, no centro e convenções do Hotel Serrano, o Congresso que tem como tema a “Reordenação do Mercado – O Futuro da Economia Turística Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário