terça-feira, 8 de novembro de 2011


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

 
Santur em alta
 
 
 A Santa Catarina Turismo - SANTUR está com tudo ultimamente. Há pouco recebeu, em nome de todos os catarinenses, pelo quinto ano consecutivo, o título de melhor destino turístico do Brasil. Na última semana, a SANTUR foi eleita a Personalidade do Turismo 2011, na categoria instituição. É um dos grandes prêmios do turismo brasileiro, que este ano chegou à sua 10ª edição. A seleção, realizada pela primeira vez via Internet, recebeu um total de 7.681 votos do trade turístico, que elegeu as dez pessoas e instituições que mais se destacaram em 2011 na área do turismo. O prêmio é oferecido pelo jornal Mercado & Eventos e revista Folha do Turismo, com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Os prêmios serão entregues no dia 24/11, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

 
Balneário Saboroso


          No sábado (5) começou o evento Balneário Saboroso - 3ª Mostra Gastronômica de Balneário Camboriú. Já consolidada no calendário de eventos da cidade, a Mostra se estende até dia 4 de dezembro. O evento  é uma iniciativa do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau através do seu Núcleo de Gastronomia. São diversos aromas, texturas e sabores que integram o melhor da gastronomia da cidade com preços promocionais. Angela Maria Garcia Couto, presidente do BC Convention & Visitors Bureau, resume o evento em uma experiência que deu certo. Segundo a presidente, “o sucesso da Mostra é resultado da união do empresariado que acreditou no evento desde a sua 1ª edição. Este ano participam 18 restaurantes, que apresentam excelentes opções de pratos, com preços especiais. Para identificá-los, basta acessar o site www.balneariosaboroso.com.br, a Fanpage /balneariosaboroso ou retirar o material promocional do evento nos hotéis e principais pontos turísticos associados ao Convention Bureau.


Weihnachtsmarkt 2011

O município de Ibirama vem se destacando nos últimos anos com o seu Weihnaschtsmarkt - o Mercado de Natal de Ibirama, cujo lançamento ocorre dia 8 de novembro (terça-feira), que é também a data de aniversário da cidade, a partir das às 19h na Choperia Handwerk. Uma performance teatral contará a chegada dos imigrantes alemães na região e as simbologias e tradições natalinas preservadas até hoje no município através da festa. O Weihnachtsmarkt - Mercado de Natal, será realizado nos dias 27 de novembro e, de 30 de novembro a 4 de dezembro. Na programação atrações consagradas como o desfile natalino de alegorias e lanternas, o FESCAIBI - Festival da Canção de Ibirama), a Cantata Natalina, a Vila dos Presépios, a Noite de Danças Natalinas e a escolha da rainha e princesas da festa. Dois shows nacionais também devem lotar o Pavilhão Municipal de Eventos. O CPM 22 se apresenta no dia 3 de dezembro e a dupla Chitãozinho e Xororó, no dia 4, incluindo músicas natalinas no repertório. Veja a programação completa no site www.weihnachts.wordpress.com.
 
 
Conferência de Turismo

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo de Ceará e a Organização Mundial do Turismo (OMT), com o apoio do Ministério de Turismo e o Banco do Nordeste (BNB) realizam a conferência “O turismo como indutor do desenvolvimento econômico, da inclusão social e da integração regional”. O encontro contará com a presença de importantes personalidades internacionais, entre elas, o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno e o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai. O evento também envolverá a participação de governadores de estados brasileiros, entre outras autoridades. Diferentes áreas temáticas serão abordadas, relacionando os impactos econômicos do turismo com a inclusão social, a integração regional, os megaeventos esportivos, e o patrimônio natural e cultural. Como palestrantes participarão destacadas figuras internacionais, entre elas, ministros de turismo de países da América Latina. 
 
 
Festival do Camarão

O Ceará prepara a terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra - Grand Shrimp Festival e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste. O evento será realizado nos dias 11 a 13 de novembro, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, Ceará, com a presença de renomados “chefs” de cozinha nacionais e internacionais. Haverá palestras técnicas e científicas de especialistas para empresários e pessoas do setor. A Abrajet do Ceará está apoiando o evento, que é de muita importância para a economia e o turismo cearenses.

Conotel 2011 

Com o tema “Hora H: O Momento da Hotelaria Brasileira”, justificado pela iminente realização de grandes eventos esportivos, que cria oportunidades de negócios para a hotelaria brasileira, mas igualmente grandes desafios, será realizado em São Paulo nos dias 8, 9 e 10 de novembro o Conotel 2011 - 53º Congresso Nacional de Nacional de Hotéis. Dentro do espírito de compromisso com a qualidade, a programação das conferências e sessões plenárias apresenta temas de acordo com as áreas de interesse do setor, contemplando aspectos técnicos referentes à gestão de processos e pessoas e também ambientes – uma preocupação crescente no setor - e sociais, com ênfase no aspecto ambiental. O evento terá ainda atividades paralelas, como o ciclo de workshops, sessões técnicas, cursos e rodada de negócios, promovidas, em conjunto, pelas entidades apoiadoras do evento e instituições de ensino. Mais informações no site www.conotel.com.br.
 
 
Xinhua no Brasil

A Agência Xinhua instalou sua primeira sucursal no Brasil na década de 1960, sendo retirada do país após o golpe militar em 1964. Depois do restabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil em 1974, a Xinhua voltou a ter uma sucursal em Brasília. Em 1987 instalou a segunda sucursal no Rio de Janeiro. Atualmente possui dois repórteres em Brasília e quatro no Rio, além de sete colaboradores locais. O portal produz notícias em chinês simplificado, chinês tradicional, inglês, francês, português, espanhol, russo, árabe e japonês. São 100 milhões de acessos diários na página da agência (www.xinhuanet.com). Em 2009, uma equipe de jornalistas do grupo fez um roteiro de cinco dias na região de Joinville, produzindo material sobre turismo, negócios e gastronomia. A partir deste contato, realizado pela jornalista Izabel Santos, e em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo e Santur, é que a agência demonstrou o interesse em ampliar sua cobertura no Estado, que será estabilizada a partir deste mês, através do trabalho profissional e competente da jornalista Izabel Santos. 


Grupo Rio Quente

O Grupo Rio Quente, que mantém o espetacular Rio Quente Resorts foi eleito pela primeira vez, a 5ª melhor empresa na gestão de pessoas, de  1.001 a 2.000 funcionários, conforme pesquisa da Aon Hewitt/Valor, realizada com base nas opiniões dos próprios funcionários. Com isso, o Grupo Rio Quente ganha espaço na lista das melhores empresas em gestão de pessoas no Brasil. A premiação foi entregue em cerimônia realizada no último dia 20 de outubro e o resultado foi divulgado pela revista Valor Carreiras, encartada no jornal Valor Econômico. Os critérios avaliados foram cultura de alto desempenho, engajamento, satisfação, bem-estar e saúde. O Grupo Rio Quente, neste ano, ocupa também espaço no ranking 2011 das 100 Melhores Empresas para Trabalhar – promovido pela Great Place To Work, organização especializada em ambiente de trabalho, em parceria com a revista Época. 
 
Troféu Silvia Zorzanello
 
Clique na imagem para ampliá-la

Um projeto de lei foi criado a fim de desenvolver ações voltadas ao incentivo do turismo, iniciando por enaltecer àqueles que realmente apresentam atitudes em favor da melhoria do setor em Gramado e, em nível nacional, seja o turismo de negócio, turismo com atrativos ou outras formas. “A escolha da pessoa a ser agraciada com o troféu em referência ocorrerá através de votação em plenário de nomes indicados pelos próprios vereadores”, ressalta Giovani Colório, presidente da Câmara de Vereadores. Segundo ele, pretende-se fundamentalmente agraciar e homenagear um das pessoas que mais se destacou no turismo no município de Gramado. Assim, a honraria receberá o nome de “Silvia Zorzanello”, em memória daquela que foi uma das grandes personalidades turísticas que Gramado já conheceu.
 
 
Mistérios da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa, no Chile, é um lugar de encantos e mistérios que desperta nos visitantes um fascinante misto de emoções e curiosidade. A ilha habitada mais remota do planeta é mundialmente conhecida pela presença dos “Moais”, imensas esculturas de rochas vulcânicas que são uma das maiores incógnitas da civilização. Há séculos se busca uma explicação razoável para o transporte destas obras até o local, tendo em vista que pesam dezenas de toneladas e estão em meio a um terreno acidentado e pedregoso. Também não se sabe, ao certo, por qual razão foram postas de costas para o Oceano Pacífico. Chamada de Rappa Nui ou “Tepito hamaOte Henua" - Umbigo do Mundo, a Ilha de Páscoa é recheada de histórias e lendas e está a mais de três 3 mil quilômetros de distância da terra mais próxima. É um parque nacional declarado pela Unesco como Patrimônio Mundial,  composto de praias, vulcões, cavernas e um distinto reino vegetal e marinho. Tem quatro mil habitantes. A Ilha de Páscoa é um destino da operadora de turismo Euroandino, do Chile, e a viagem pode ser feita a pé ou a cavalo, e deve ser sempre acompanhada de um guia.

 
 
Arqueologia em SFS

No dia 9 de novembro, a Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul abrirá a Exposição “Arqueologia em São Francisco do Sul – Resgate do Sitio Ecológico Rocio Grande II”. A solenidade será às 19 horas, na Biblioteca Kelvin Duarte, no Museu Nacional do Mar.
 
Hotel Transamérica
 
 
 Para quem deseja aproveitar o Natal com a família em um cenário único e com todo o conforto e praticidade, um dos destinos ideais é o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, que preparou uma programação especial para o fim do ano, com direito a uma oferta especial, para os pais: hospedagem e aéreo de graça para até duas crianças de 11 anos, hospedadas nas mesmas acomodações que os pais (exceto bangalô superior). O pacote é exclusivo para os fretados dos dias 19, 20 e 21 de dezembro, e as vagas são limitadas. Saídas de Guarulhos (SP) com desembarque no aeroporto privativo do Resort, a 10 minutos da recepção. Os programas tem valores a partir de 10 vezes de R$690,00 por pessoa. Uma sala vip exclusiva dos hóspedes do resort será montada no aeroporto para o embarque. Além do traslado aéreo gratuito para as crianças, o Transamérica oferece cortesia de hospedagem para um acompanhante, ou seja: para acomodação double será cobrado diária de single e para acomodação tripla diária de double. A cortesia da tarifa single vale independentemente da compra no fretado: o cliente pode comprar apenas as diárias, se desejar. Conheça as inúmeras opções de lazer e gastronomia, no site www.transamerica.com.br
 
 
 Festival de Turismo de Gramado
 
 
A Classic Viagens e Turismo de Gramado (RS) junto com a Pinto Lopes Viagens e Turismo de Portugal irá participar pela primeira vez do Festival de Turismo de Gramado de 2011. A Classic Viagens irá apresentar seus roteiros especiais, desenvolvidos especialmente para grupos que procuram além de viajar se aprofundar na cultura européia, e dispor de um atendimento personalizado.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário