sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

 
VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

 
Abertura do Festuris



O 23º Festival do Turismo de Gramado -Festuris começa na quinta-feira, 17 de novembro, com a solenidade de abertura, às 20 horas, no Palácio dos  Festivais, quando será feita a entrega do Troféu Amigos do Festival. São 11 homenageados: Afonso Hamm, Antonio Euryco, Brenda Carvalho, Carlo Gianoli, Daniel Chalap, Gilberto Tomasini, Luiz Fernando Waslawick, Marino Finozzi, Paulo Gusmão, Rita Vasconcellos e Rodrigo Canielas. Todos recebem um pin, além de terem a sua foto exposta na Galeria dos Homenageados, que fica no hall de entrada do Serra Park, onde acontece a feira do evento. Na trajetória do Festuris já foram mais de 200 homenageados. Marta Rossi ressalta que o Festival surgiu com o propósito de chamar a atenção para o Rio Grande do Sul como destino turístico. “Mas com o passar dos anos, vimos que Gramado poderia ser um palco de discussões e negócios para o turismo mundial e, nos últimos dez anos, buscamos essa consolidação no mercado”, ressalta.

 
Congressos e workshops

Durante dois dias são realizados congressos e workshops no Festuris, para atualização do trade. A abertura do congresso será na sexta-feira, dia 18, às 9 horas, no Centro de Convenções do Serrano Resort, com 16 participantes, entre painelistas e moderadores. Ainda ocorrerá o seminário “Turismo de Negócios e Eventos – Cenário Atual e Tendências”, com o professor-doutor Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur, dia 18, às 15 horas, no mezanino do Serra Park. Já os workshops ocorrem na Sala de Workshops do Serra Park, a partir das 14h30 do dia 18, com oito convidados do Festival. 

 
Feira de negócios

A feira, com mais de 1,8 mil marcas e 360 estandes, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais, deve receber mais de 14 mil profissionais. A feira abre às 14 horas, com encerramento, no dia 18  às 20 horas e no dia 19, às 19 horas. 
 
 
Internacionalização

A forte presença do mercado internacional poderá ser confirmada com caravanas de agentes de viagens, operadores e imprensa da Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Os países participantes investem cada vez mais em seus estandes, para recepcionar todos os convidados e divulgar os seus destinos, a exemplo do Panamá e da Colômbia. Também se destacam os estandes de Vêneto (Itália), Chile, Uruguai e Argentina.
 
 
 
Rodada de negócios

A Rodada de Negócios do Sebrae tem mais de 30 inscritos, entre estes, compradores internacionais, envolverá segmentos específicos do mercado: e-commerce e tecnologia, turismo de pesca amadora, turismo religioso e enoturismo. Estão previstas 96 reuniões, nos dias 18 e 19, das 14 horas às 18h30.

Espaço Abav

O Espaço Abav também espera sucesso. A partir de uma ideia trazida de uma feira em Baltimore (EUA) e apresentada à presidente da entidade no Rio Grande do Sul, Rita Vasconcellos, o espaço interativo para os agentes de viagens terão à disposição diferentes serviços de consultoria, tais como emissão de passaporte, serviços de assessoria jurídica e contábil, sistema de gerenciamento de agências e documentação de viagens. Neste espaço será discutida ainda a realidade enfrentada pelos agentes de viagens quanto à acessibilidade. Saiba mais sobre a programação geral do Festuris no site www.festivaldeturismodegramado.com.br, pelo e-mail eduardos@martaesilvia.com.br, fone 54 3286-3313.

Rede de Agências

A Rede de Agências Receptivas de Porto Alegre apresenta no Festuris uma séria de novidades. Nove agências de turismo irão comercializar a capital gaúcha como produto turístico em pacotes de viagem que têm o Rio Grande do Sul como destino, criar e gerenciar roteiros regulares para atrair o interesse dos visitantes em aumentar sua permanência na cidade e usufruir dos atrativos, opções culturais e de lazer que a capital gaúcha oferece. A iniciativa é promover o turismo receptivo de Porto Alegre  distante apensa 120 quilômetros da Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros. No dia 19, a Rede de Agências Receptivas de Porto Alegre será apresentada a 70 agentes de viagem, operadores e profissionais de turismo inscritos para o workshop “Surpreenda-se com Porto Alegre”, organizado pela SMTUR para a promoção turística da capital. O encontro ocorrerá  às 14h10 na sala de workshops da Feira de Negócios do Festuris. O estande de Porto Alegre no Festuris tem o apoio do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau e, entre outros atrativos, oferecerá ao público uma surpresa: no dia 19, às 18h, apresentação do cantor e compositor Sergio Rojas, um dos artistas e compositores mais premiados do Rio Grande do Sul, traduzindo suas influências musicais do rock latino de Fito Páez e Charly Garcia e MPB.  
 
CVC com Vision Airlines 
 
 
Atenta à demanda de brasileiros que desejam viajar rumo à Flórida (EUA) nesta temporada de férias, principalmente para os destinos de lazer e compras, Miami e Orlando, a operadora de viagens CVC anuncia sua “ponte aérea” Brasil/Flórida, com o lançamento de voos fretados a cada semana. De 17 de dezembro a 15 de fevereiro de 2012, até o Carnaval há bloqueios e fretamentos diretos com a TAM e a American Airlines. Mais informações no portal www.cvc.com.br.  
 
Dia do Hoteleiro

No dia 9 de novembro foi comemorado o Dia do Hoteleiro. Além de fazer-nos lembrar da importância deste segmento para o turismo, muitos hoteis do Brasil, por incentivo da ABIH, aproveitaram a data para dar sua contribuição social, às comunidades em que se enquadram. Nossas congratulações a todos os hoteleiros e em especial aos que cumprem com o seu papel social, oferecendo alegria a pessoas carentes e crianças, nessa data.
 
Hotel Renar social  
 
 
O Hotel Renar, de Fraiburgo – SC merece aplausos pelo seu comprometimento social. Este ano a direção do hotel, que tem à frente o empresário Edson Ziolkowski, comemorou os 30 anos do empreendimento e o Dia do Hoteleiro de forma memorável. Numa grande festa foram entregues 50 bicicletas a alunos de escolas municipais que participaram de concurso cultural organizado pelo hotel, em parceria com o Posto Maçã. Após a entrega, foi realizado um passeio ciclístico pelas ruas de Fraiburgo que reuniu mais de 100 participantes, entre crianças e adultos.
 
 
 Gastronomia em Piçarras
 
 
A Associação das Empresas de Turismo de Balneário Piçarras - SC, promove entre 11de novembro e 11 de dezembro, o 2º Festival Gastronômico, para divulgar a gastronomia local e aumentar o fluxo de turistas na cidade. Cada um dos restaurantes, pizzarias e bares participantes criou um prato especial para o evento. É um verdadeiro  roteiro gastronômico, durante os meses de novembro e dezembro. Este ano, além de degustar as iguarias, os clientes poderão avaliar os pratos e os serviços. Eles receberão um carimbo do restaurante frequentado que garantirá bonificações nos hotéis e pousadas locais, com descontos que podem chegar a até 15% na diária.
 
Praia do Rosa
 
 Clique na imagem para ampliá-la

Na Praia do Rosa, em Imbituba, SC, ainda dá para observar as últimas baleias francas da temporada 2011, além das cavalgadas, aulas de surf, trilhas ecológicas, massagens ou pura contemplação. São opções oferecidas aos turistas que quiserem desfrutar um fim de semana com muito descanso e lazer. O Eco resort e Beach Village Vida Sol e Mar, complexo de turismo e lazer com cinco hectares à beira-mar e 28 chalés próximos da praia e o Beach Village, com 14 residências de alto padrão, com toda infra-estrutura, além de SPA com diversos tratamentos oferecem dezenas de opções. Ligue 48 3355-6111 ou 48 3355-664.
 
Quincho Country Home

Imagine ter um hotel de luxo exclusivo para você, sua família e amigos. Este lugar é o Quincho Country Home, na região dos Lagos do Chile. O hotel é uma sofisticada mansão de 800 metros quadrados, construída em madeira nobre e com apenas quatro suítes. Tudo nele foi feito sob medida para oferecer uma estadia perfeita, desde o ambiente acolhedor à equipe de atendentes, que e realiza todos os pedidos dos hóspedes. Tomar uma relaxante taça de vinho chileno em frente à lareira, experimentar as delícias da culinária local, fazer piqueniques ou caminhadas em meio aos bosques e apreciar a vista fabulosa para os vulcões Osorno e Cabulco são algumas das atrações. O Quincho Country Home fica a cerca de 10km  da cidade de Puerto Varas e a apenas 40 minutos do porto e do aeroporto de Puerto Montt. Site www.quinchocountryhome.cl.  

Reveillon no Jatiúca
 
Para comemorar a entrada do novo ano, uma das boas opções é Maceió, especialmente no Jatiúca Hotéis & Resorts, o melhor cinco estrelas da cidade. A programação será especial. Com o conceito de ser o único resort “pé na areia”, a comemoração do Réveillon terá o tema “O Circo” e será realizada ao meio de uma área verde com 62 mil m2, onde a Orquestra Conexão Latina e o DJ Duarte tomam conta da diversão e da animação. A  ceia, com todas as bebidas inclusas complementa a festa que dura a noite toda e termina com um delicioso café da manhã, servido na pérgula da piscina. Os pacotes para o período são de  4 ou 7 noites. Conheça todos os serviços do Jatiúca Hotéis & Resorts, no site www.hoteljatiuca.com.br
 
Infinity Blue Resort
 
Clique na Imagem para ampliá-la

O restaurante Infinity Blue, aberto ao público,  é um dos que participam, até o dia 4 de dezembro, do “Balneário Saboroso - 3ª Mostra Gastronômica de Balneário Camboriú”, que escolheu como prato especial, “Filé com Cogumelos”.Durante os 30 dias, o prato à base de filé minhon ao molho de vinho do Porto e risoto de cogumelos frescos, será servido por R$ 38 (prato individual). Além do preço diferenciado, a cada dois pratos da Mostra, de diferentes restaurantes, o participante ganha um presente exclusivo. Site: www.infinityblue.com.br
 
Celebrity Cruises

A Celebrity Cruises, com seus navios de design moderno, contemporâneo e confortável, cozinha premiada e serviços personalizados, agora também oferece uma opção para os hóspedes aproveitarem ainda mais suas férias com o programa “Prolongue seu cruzeiro”, ou seja, um dia de lazer a mais a bordo.

Campeonato de Motocross
A quarta etapa do Campeonato Sergipano de Motocross, promovida pela Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, com a supervisão da Federação Sergipana de Motocross (FSM), aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, com sucesso de público e o resultado esperado pela população canindeense, a vitória do piloto sergipano Rodrigo Lama, que lidera o campeonato.  Segundo os pilotos, a pista de motocross de Canindé é considerada a melhor da região Nordeste.
 
Eventos no Ceará
 Os números do novo centro de eventos do Ceará, situado à avenida Wasington Soares, ao lado do atual Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, são surpreendentes. Ao todo, são 176 mil m2 de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil m2 de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria. Após construído, o novo centro de eventos deverá oferecer 400 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos, totalizando 2.400 pessoas.

Turismo de Saúde 

Mariana Palha, cofundadora e diretora da Medical Travel Brasil e criadora do projeto da primeira plataforma de turismo na saúde privada do Brasil,  a BrazilHealth, apresentou uma nova oportunidade no mercado de turismo: o segmento saúde. O tema foi discutido no 39° Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – Abav 2011. É um mercado que, atualmente, movimenta cerca de US$ 60 bilhões em todo o mundo e, segundo Palha, é um bolo que o Brasil está deixando de ganhar sua fatia. A intenção do BrazilHealth é promover o Brasil como um país de excelência em saúde. "Muitos hospitais, principalmente em São Paulo, buscam suas expansões para abocanhar essa fatia e, só neste ano e no ano que vem, a estimativa é de R$ 1 bi em investimentos em expansão dos hospitais". Segundo a palestrante, para a implantação desse projeto no País, o Ministério da Saúde e o Ministério do Turismo, pela primeira vez, dialogaram para encontrar viabilidade neste projeto. “Esse é um mercado que cresce no mundo todo e que o Brasil tem potencial”, afirmou.
 

Festa da Uva 2012

Acelera a contagem regressiva para a festa que movimenta Caxias do Sul em torno de suas tradições italianas e multiétnicas. Faltam 100 dias para a 29ª Festa Nacional da Uva e 23ª Feira Agroindustrial. E o trabalho é intenso, porque a Festa de 2012 comemora os 80 anos do evento, os 40 anos da primeira transmissão da TV em cores no país e o ano da Itália no Brasil.O presidente da Comissão Comunitária, Gelson Palavro, acredita que a edição de 2012 será especial pelo tema "Uva, Cor, Ação – A Safra da Vida na Magia das Cores “ e também pelo envolvimento da comunidade de Caxias nos preparativos. O trabalho de divulgação do evento já começou em abril , com a abertura das inscrições para o concurso da Rainha. Desde então foram realizados diversos eventos, em diversos pontos do Brasil para obter ampla divulgação da Festa da Uva 2012.

Blumenau a melhor

Blumenau foi considerada a melhor cidade de Santa Catarina para se viver, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O estudo é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), responsável por desenvolver e coordenar estudos, pesquisas e projetos que orientem as ações de promoção industrial e novos investimentos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário