sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

 
FESTA DAS FLORES 2011
 

A 73ª Festa das Flores de Joinville foi sucesso em beleza, organização e atrativos. A exposição de orquídeas e outras flores recebeu milhares de exclamações pela beleza das cores e perfumes das orquídeas, das mais conhecidas, como a inigualável Laeli Purpurata, a flor símbolo de Santa Catarina, até as mais exóticas e de formatos inacreditáveis. As outras flores que complementaram o imenso jardim florido teve seu destaque no jardim vertical, que cobria uma parede de 12m de largura por 5m de altura e a imensa “flor eletrônica”, que cumpria uma performance de movimento e era alvo de milhares de cliques fotográficos. Mostra de paisagismo, mercado de plantas e flores, feira de artesanato, palestras e workshos sobre cultivo de flores completavam as atrações, no Megacentro Wittich Freitag. No ambiente antigo da Expoville, uma enorme praça de alimentação animava os visitantes a admirarem os shows culturais e apresentações de música. Ali estava também exposta a história de Joinville nos seus 160 anos de fundação, através de paineis com imagens e textos. Um dos eventos mais concorridos foi o concurso da rainha e princesas da Festa das Flores, em que foram eleitas Thais Minatti Beltrame, rainha;  Patrícia Kiescoski primeira princesa e Daiane Schmidt  segunda princesa. As belas soberanas têm a responsabilidade de representar a Festa das Flores e a cidade de Joinville, em inúmeros eventos em Joinville e outras cidades durante o ano, até a 74a Festa das Flores, em novembro de 2012.  
 
Bolshoi presente

A Escola Balé Bolshoi de Joinville desceu do seu salto de balé clássico e apresentou na 73ª Festa das Flores um espetáculo especial, denominado “Flor e Cultura”, um conjunto de danças bem ao gosto do povo e por isso extremamente aplaudido. “Flor e Cultura” trouxe uma leitura cênica de algumas das principais histórias do folclore existentes de norte a sul do Brasil. O espetáculo, que valorizou e divulgou a cultura nacional, trouxe reconhecimento da imensa riqueza existente na tradição oral brasileira, como uma fonte infindável de possibilidades de criação artística.
 
Presente para o Ministro
 
 
Em seu retorno a Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, leva na bagagem um presente especial de Joinville: uma rara orquídea branca desenvolvida em laboratório com o nome de Laelia Purpurata Virginalis Gabriel. O presente do Orquidário Purpurata foi entregue na manhã de 12 de novembro, pelo adolescente Gabriel Kricheldorf Arnhold, neto mais velho do orquidófilo Heinz Kricheldorf. “Eu adoro orquídeas e estou muito feliz com a lembrança”, disse o ministro, que conheceu a 73ª Festa das Flores e demonstrou bastante interesse pela história da flor símbolo de Joinville. Gabriel foi convidado pelo ministro para ir a Brasília e também para conhecer o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – o INPA.
 
Cruzeiros em Porto Belo
 
De 4 de novembro de 2011 a abril de 2012, Porto Belo – SC  receberá 55 escalas de navios transatlânticos, mais que o dobro da temporada passada. O que explica este aumento é o novo píer municipal, com 185 m de comprimento. Por impossibilidade de navegação, os transatlânticos ficam ancorados atrás da Ilha de Porto Belo, e de lá os passageiros são levados à terra nos chamados tenders. O novo píer permite atracar seis tenders de uma só vez, agilizando o desembarque e o desembarque dos passageiros.  
                                                                                                                                   
Maravilhas da Natureza
 
 Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com apuração preliminar do concurso “As 7 Novas Maravilhas da Natureza”, as Cataratas do Iguaçu -PR e a Amazônia - AM estão entre as atrações vencedoras. O resultado provisório foi divulgado no dia 11 de novembro, pela Fundação New Seven Wonders, organizadora deste concurso mundial. 
 

Clique na imagem

A votação passará por um processo de auditoria e a confirmação dos vencedores será em janeiro de 2012.  “Foz do Iguaçu é um dos nossos principais destinos de natureza e a Amazônia é reconhecida como um dos lugares de maior biodiversidade do planeta. A eleição aumentará a visibilidade que esses dois destinos têm no exterior”, comemora o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

 Clique na imagem para ampliá-la

Investimentos hoteleiros

Em uma opinião os players da Hotelaria compartilham: o Brasil vive, atualmente, uma conjuntura favorável aos investimentos no setor, conforme foi  discutido há duas semanas no 53° Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, em São Paulo. De acordo com a 3ª edição do Placar da Hotelaria 2015, estudo realizado pelo Fohb - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, em parceria com o Senac-SP e a empresa de consultoria HotelInvest, apresentado durante o encontro, houve um aumento de 60% no número de novos projetos hoteleiros em pelo menos cinco das 12 cidades-sedes que receberão a Copa 2014. “O aquecimento da economia brasileira e a ascensão das classes sociais têm gerado uma demanda crescente e exigido uma oferta maior de leitos, principalmente por conta dos eventos esportivos”, afirma Julio Serson, presidente do Grupo Serson e vice-presidente do Fohb. Muitas destas cidades, entretanto, poderão ter superoferta de leitos. “É preciso entender que se não houver um norteamento dos investimentos, bem como um respaldo do poder público – para melhorar o destino, criar atrativos para eventos posteriores à Copa do Mundo e para manter um fluxo de turistas –, a frustração dos negócios com a ociosidade dos hotéis.

Três hotéis de Joinville


O site oficial da FIFA - www.fifa.com - divulgou uma lista de hotéis indicados para receber turistas durante a Copa do Mundo e entre estes estão três hoteis de Joinville: Sleep Inn, Bourbon e Holz Hotel. O site aprsenta também informações sobre cada hotel, com breve descrição, endereço, localização no mapa e a distância do local até a Arena da Baixada, em Curitiba  PR, estádio que receberá quatro jogos da primeira fase da Copa. Pela proximidade que tem da capital do Paraná, Joinville poderá hospedar milhares de torcedores-turistas, independente da cidade se tornar ou não um Centro de Treinamento de Seleções (CTS). A Fundação Turística vem, há mais de um ano, lutando para que Joinville seja um dos centros de treinamento da Copa do Mundo. Por enquanto a cidade foi aprovada, em uma primeira fase e figura entre os 145 locais de todo o país, considerados potenciais Centros de Treinamento de Seleções. Vamos aguardar as decisões da poderosa FIFA.
 
Festival de Turismo de Gramado
 

Na última semana aconteceu o 23º Festival de Turismo de Gramado, que começou humilde e, em função do trabalho e da garra das empreendedoras Marta Rossi e Sílvia Zorzanello (falecida em 2010) foi crescendo gradualmente. Nesta edição 360 estandes expuseram 1.800 marcas de produtos e serviços turísticos, de todo o Brasil e de mais 40 países. Apesar desse crescimento, o Festival não perde a simpatia, o espírito de amizade e a  atenção especial a cada expositor, visitante e em especial à imprensa, desta vez com a presença de 250 jornalistas.
 
O diferencial

Criatividade é o diferencial do Festuris. A cada edição uma novidade, com o acréscimo de um novo salão na Feira de Turismo. Ecoturismo e Aventura, Rural, Eventos, GLS, Saúde, Roteiros Religiosos já têm espaços cativos no Festival. O Salão de Turismo Religioso, no ano passado trouxe a imagem de N. Sra. Aparecida, de Aparecida do Norte. Nesta edição foi a vez da N. Sra. do Círio de Nazaré, o grandioso evento religioso de Belém do Pará. Um cortejo reuniu uma multidão, em procissão, do Serra Park, local do evento, até a Igreja Matriz de Gramado.
 
 
Internacionalização

O Festival de Turismo internacionalizou a própria cidade de Gramado, que multiplicou sua demanda turística.  Em constante busca por novos destinos, Marta Rossi, agora com os sócios Marcus Vinicius (filho) e Eduardo Zorzanello (filho de Sílvia), conseguiu trazer a Região de Vêneto, da Itália. Como resultado, além de vários intercâmbios criados entre a Itália e o Brasil, Gramado e a Região de Vêneto tornaram-se cidades irmãs. Vêneto é uma região turística que,  segundo o Ministro Regional de Turismo, Marino Finozzi, com a participação no Festival de Turismo de Gramado, aumentou o fluxo de brasileiros a Vêneto em 300%. Mar com belas praias, estações de águas termais, montanhas com picos de gelo, as famosas Dolomitas, acervo de arte são alguns dos atrativos daquela região.

Acessibilidade
 
O novo salão previsto para o Festuris 2012 é o da Acessibilidade, fruto da iniciativa de Vêneto, cujo projeto inédito será copiado na Europa e, esperamos, também no Brasil. Finozzi disse que só na Europa existem 50 milhões de pessoas com alguma deficiência física. Os hotéis, quando divulgam os seus serviços, incluem “acesso a deficientes físicos”, o que se resume a uma rampa para cadeirantes. E os deficientes visuais, auditivos, com problemas alimentares, como os cilíacos? É uma grande parcela da população que merece esta atenção em suas viagens de turismo e lazer.
 
Santa Catarina
 
Clique na imagem para ampliá-la

Um amplo estande coordenado pela Santur reuniu empresários e profissionais do turismo catarinense, representando e expondo as dez  regiões turísticas, segmentadas em roteiros de turismo de aventura, religioso, rural, ecoturismo, águas termais e a temporada de verão. No Salão de Turismo Religioso, o santuário de Santa Paulina, de Nova Trento, apresentou o novo teleférico, que auxiliará os fiéis nas suas peregrinações aos locais que contam a vida e a trajetória religiosa da primeira Santa do Brasil. Também o santuário da beata Albertina Berkenbrok, no município de Imaurí, sul de Santa Catarina.E ainda promoveu, no Salão GLBTS, a convenção mundial do segmento, que acontecerá em Florianópolis, em abril de 2012.

Inaugurações no SeaWorld
 
 
 Com três novas atrações surpreendentes e que trarão uma nova maneira de conectar os visitantes aos mistérios do mar, o SeaWorld Orlando e o Discovery Cove mais uma vez estarão no topo da lista de parques imperdíveis durante as férias em Orlando.
 

No segundo trimestre de 2012, o SeaWorld recebe a TurtleTrek, uma atração que apresentará o incrível mundo das tartarugas marinhas. No mesmo período, o Discovery Cove inaugura o Freshwater Oasis, uma experiência incrível por uma floresta tropical. Em 2013, será a vez do Antarctica - The Empire of the Penguin no SeaWorld Orlando.
 
Neve cobre as pistas de esqui de Grandvalira, em Andorra

A temporada de esqui nas pistas de Grandvalira, em Andorra, começa no dia 25 de novembro. A neve já começa a fazer sua parte, cobrindo os cerca de 200km de domínios esquiáveis do local. Grandvalira é uma montanha com 110 pistas de esqui, localizada no principado de Andorra, um pequeno país entre a Espanha e a França, bem no coração dos Pirineus. Sua área dispõe de 67 teleféricos, três estádios de competição, quatro áreas de Freestyle, dois circuitos infantis de neve e um boardercross permanente. Os turistas aventureiros que não querem perder nenhum momento desta fantástica experiência podem contar com a hospedagem no Ski Plaza, da Rede Plaza Andorra. Situado no vilarejo de Canillo, a poucos quilômetros de Grandvalira, este hotel apresenta-se como um refúgio de luxo, com uma vista deslumbrante e ligação direta com o complexo de esqui por meio de um teleférico. Saiba mais em www.plazandorra.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário