quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa

Balsa do rio Araranguá - SC
 
Campanha da Organização das Nações Unidas inclui Araranguá entre as oito cidades catarinenses (únicas brasileiras nesta primeira etapa). Ela finalmente está entre as cidades catarinenses que integrarão a Campanha da ONU sobre questões climáticas “após uma série de tumultuadas negociações de bastidores” quando da divulgação inicial de apenas seis, priorizando Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Florianópolis e Tubarão, ficando Araranguá - epicentro do Furação Catarina e de tantos outros eventos extremos do clima, fora da relação das contempladas causando-nos intensa indignação mediante tal exclusão, porém agora Araranguá e Lages foram incluídas. O certificado de Araranguá, emitido pela ONU, foi entregue ao diretor da Defesa Civil doutor Ernani Palma Ribeiro Filho no dia 11 de outubro no Gabinete do Governador.

Santa Catarina é o primeiro Estado Brasileiro a ser contemplado com este significativo avanço com possibilidade de receber apoio internacional ser apresentar projetos adequados e convincentes sobre como reagir sobre a violência das águas e dos ventos.

Resiliência é a capacidade universal de superar as adversidades da vida ou climáticas e de ser fortalecido por elas. A Campanha da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD/ONU), no inglês “Making Cities Resilient, My is Getting Ready”, se pauta na crescente urbanização mundial e nos problemas decorrentes de uma ocupação desordenada em contraponto à necessidade de prever riscos e criar ferramentas de adaptação e de enfretamento para a construção de cidades mais seguras. Saiba mais clicando o site www.tadeusantos.blogspot.com.
 
PIT STOP

* No Turismo Desportivo, a cidade de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, está liderando os esportes. No amadorismo ficou em segundo lugar na 51ªedição dos Jogos Abertos. Agora reivindica novamente para sediar a 52ª edição em 2013. Não bastasse isso ganhou, esta semana, a sede da 12ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) de 2012. No futebol profissional está modernizando o Estádio Heriberto Hülse, do Criciúma Esporte Clube, visando o retorno a série A do Brasileirão. Dá-lhe Tigre!

* DICAS: clique os links, blogs e sites a seguir:  

http://rotasedestinosdeviagem.blogspot.com/
www.viajandopelomundo.com
www.avaaz.org/po
www.rotatropical.tur.br
www.focoturistico.blogspot.com
http://santamatildeocarro.blog.com
www.estrategiacom.com.br
www.gazetaturismo.com.br  
http://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com

* Festival do Turismo de Gramado fecha com balanço altamente positivo em 2011. Os diretores Marcus Vinicius, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello (foto), na coletiva de imprensa, satisfeitos com o aumento de 14,37% no aumento de visitantes e 12,85% na metragem comercializada, onde estavam expostas mais de 360 estandes, com um numero superior a l,8 mil marcas. A empresária Marta Rossi anunciou para a 24ª edição a criação do Salão da Acessibilidade, que trará  as novas tecnologias ao Festuris, além de novos destinos internacionais na feira.

* Turismo de Saúde: XI Caminhada das Estações Anjo (Estação Verão). Horário da saída 8h08. Local de saída e retorno: bairro Rio Maina (Anjo). Chegada por volta das 15h30. Informações fone (48) 3461-8000 com Fábio ou Rafael. Comemore a entrada do verão caminhando, conhecendo amigos e um pouco mais a região, do Ghelere em Nova Veneza (SC) até o Rio Manin em Treviso (SC), passando por trilhas, cachoeiras, estradas secundárias e de carro de bois. Leve o seu lanche. Vamos nessa? Não esqueça sua máquina fotográfica!

* Em Bagé (RS), o costume gaúcho reúne empresários e colaboradores para um “churrasquinho” de fim de semana. Vejam as fotos, enviadas para coluna pelo leitor Alexandre Forrati Marin, que por sinal é “gremista”. Mas ba, tchê! Obrigado pelo convite.
* O conceituado jornalista e editor chefe da Revista Gazeta do Turismo, Carlos Casaes, foi eleito por unanimidade  presidente da ABRAJET da Bahia. Parabéns professor. Axé!
 
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Fotos desta notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário