quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel
1ª Semana do Modelismo 

A Fundação Catarinense de Cultura e o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, realizam de 12 a 18 de dezembro a 1ª Semana do Modelismo e do Artesanato Naval. O evento tem como objetivo valorizar e apresentar ao público o trabalho de modelistas e artesãos, com a reprodução e a criação de verdadeiras obras de arte, inspiradas no tema do patrimônio naval do Brasil e do mundo. “O Museu abriga uma grande diversidade de embarcações brasileiras, oportunidade única para conhecer um pouco da história naval brasileira", disse o presidente da FCC, Joceli de Souza. Nesta primeira edição, o Museu Nacional do Mar convidou dois artesãos catarinenses - Ênio e Têca - que já têm lugar cativo na Sala do Artesanato Naval do Museu. Durante o período têm suas oficinas montadas na Loja do Museu, produzindo peças inéditas, em tempo real e em contato direto com o público. Presente também o artesão e modelista Conny Baungart, que faz parte do "acervo vivo" do Museu, membro da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul, e ainda o modelista Luiz Lauro Pereira Jr, o Laurinho, que junto com Conny trabalhou na reprodução da Coleção Alves Câmara Século XXI.
 
Museu Nacional do Mar
 
 Clique na imagem para ampliá-la

Com ou sem evento, o Museu Nacional do Mar pode e DEVE ser visitado em qualquer época do ano (menos às segundas-feiras) porque ali é um lugar de aprender muito, sobre a história da navegação do Brasil e em especial de São Francisco do Sul, que sedia um dos maiores e mais importantes portos do Brasil. O Museu foi criado em 1993, com recursos do programa de investimentos estratégicos do governo do Estado de Santa Catarina e administrado pela Fundação Catarinense de Cultura, com a participação do Iphan. Está instalado nos antigos grandes armazéns da empresa Hoepcke, que estavam abandonados há muitos anos e foram revitalizados entre 2003 e 2004. Do seu acervo constam mais de 60 barcos em tamanho natural e cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval em exposição, tudo identificado com textos e imagens explicativas. Também faz parte dessa nova versão do Museu Nacional do Mar a trilha sonora com músicas folclóricas das diversas regiões brasileiras e a música tema do Museu. São 15 salas temáticas, que ocupam os dois extensos conjuntos de galpões da antiga empresa Hoepcke. Visitar o Museu Nacional do Mar é uma ótima pedida para as férias que estão chegando.

Natal  na República Tcheca

O cheiro de vinho quente e dos doces de Natal, o calor das castanhas assadas, a melodia de canções natalinas, ruas decoradas, os mercados populares e árvores de Natal em cada praça, assim é o Natal na República Tcheca, uma atmosfera mágica. Para os tchecos as celebrações do Natal começam no Advento, as quatro semanas anteriores, quando as luzes natalinas são acesas nas principais praças totalmente decoradas. Ali acontecem também os famosos mercados natalinos, onde se vende artesanato,os famosos pães de gengibre, cerâmicas, brinquedos, bijuterias, cristais. Entre as guloseimas vendidas nesses mercados ao ar livre, destaque para os  trdelník” (massa doce coberta por açúcar e nozes) ou as variadas formas de salsichas, as castanhas e nozes, tudo acompanhado de vinho quente. Outra característica do Natal, na República Tcheca é a chegada de São Nicolau, no dia 5 de dezembro, acompanhado de um anjinho e de um diabinho distribuindo doces às crianças boazinhas e batata ou um pedaço de carvão a quem não se comportou bem. O melhor mercado de Natal em Praga acontece na Praça da Cidade Velha e centenas de presépios estão nas praças, mercados e em toda a República, nesta época do ano. Celebrações especiais do Natal são aquelas realizadas nos inúmeros castelos do país. Algo inigualável. 
 
Final de ano em Bombinhas  
 
Vila do Farol - Bombinhas - SC

As Pousadas Vila do Farol e Vila do Coral I e II ainda têm vagas para aproveitar o Natal e o Reveillon em Bombinhas, uma das mais lindas praias do Litoral. Catarinense e um dos mais procurados destinos turísticos do Brasil.  Além de excelente hospedagem, as  Pousadas Vila do Farol e Vila do Coral I e II estão cercadas por diversas praias, atrações ecológicas, culturais, gastronômicas, de aventura e de lazer.  Oferecem excelente infraestrutura à beira mar e atrações imperdíveis para todo ano.
 
Ministério do Turismo

Vários, digamos, fracassos, comprometeram de certa forma o Ministério do Turismo, nos últimos tempos. Por isso há rumores de que ele possa ser fundido com o Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior, o que naturalmente seria um retrocesso para o setor, em especial quando o turismo se encontra em fase de crescimento e o Brasil tem pela frente dois mega eventos em 23014 e 2016. Por isso, para o presidente do Conselho de Turismo da CNC e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, o grande desafio da atividade turística para 2012 é conseguir manter o Ministério do Turismo. É fundamental a união do trade para mantermos esta importante representação”, declarou Sampaio. Ainda para o próximo ano, o Turismo de Fronteira deve ser trabalhado como prioridade entre os governos estaduais e locais. “O próprio Ministério acredita que esta vertente seja de grande importância e merece maior maior atenção em 2012. O assunto será o primeiro macrotema discutido na reunião mensal do Conselho de Turismo, que retornará as atividades em março.
Centro de Eventos na área rural

Já começaram as obras para a construção de um centro de eventos destinado ao público da área rural de Joinville, junto a Fundação 25 de Julho, em Pirabeiraba. O local terá mil metros quadrados, que serão divididos em área de eventos, cozinha experimental, refeitório e o primeiro cine teatro de Joinville localizado fora da área urbana. O espaço terá capacidade para 830 pessoas e poderá produzir 300 refeições diárias, servindo de instrumento para a qualificação profissional dos produtores rurais. A área será ainda preparada para receber congressos, palestras, encontros de organizações de produtores, além de oferecer um novo espaço de cultura e lazer. Toda a construção está de acordo com as normas de acessibilidade, sanitária e de segurança, sendo a primeira da categoria com estas adequações. A iniciativa foi financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com contrapartida da Prefeitura de Joinville e custará R$456.254,86 sob a responsabilidade da empresa PEEC engenharia. A previsão de entrega da obra é para maio de 2012.
 
Chocofest em Gramado
 
Clique na imagem para ampliá-la
 

De 22 de março a 8 de abril, a cidade gaúcha de Gramado continuará em alta temporada, com a realização da 17ª edição da Chocofest. Durante 18 dias, chocolates de todo o país se juntarão aos deliciosos chocolates artesanais de Gramado, com inúmeras atrações que acentuarão o clima de Páscoa. Visitantes de todo o Brasil costumam prestigiar a festa e curtir as atividades já conhecidas, como desfiles e oficinas, tudo sob o comando do Conde Guloseima. Há também a programação religiosa, com o Gramado Aleluia. A Chocofest é mais uma iniciativa da Marta Rossi & Silvia Zorzanello Empreendimentos.

Natal e Réveillon na Praia do Rosa
 

Restaurante Engenho do Mar, na Praia do Rosa (Imbituba/SC), promete diversidade de sabores, aromas e uma vista espetacular da bela baía nas ceias de Natal e Ano Novo. Aliar os prazeres da boa mesa a um cenário de tirar o fôlego é a proposta do  Restaurante Engenho do Mar para comemorar o Natal e o Réveillon 2012.  Instalado junto ao Ecoresort Vida Sol e Mar, o restaurante atende não só aos hóspedes, como a todos que apreciam sua gastronomia diversificada. A cozinha de autor do Engenho do Mar promete transformar as ceias de Natal e fim de ano em momentos inesquecíveis, com pratos ricos em aromas, texturas, sabores e cores.  Confira o cardápio e faça sua reserva, através dos sites www.engenhodomar@gmail.com ou www.vidasolemar.com.br.

Hotel Renar 
 
 
O mês de novembro foi um sucesso para o Hotel Renar, que superou sua meta mensal em 56%, acima do esperado. Números tão positivos como esses não eram registrados desde 2006. O Hotel, que fica na cidade de Fraiburgo – SC, conhecida nacionalmente como a Terra da Maçã, registrou uma taxa de ocupação de 70%, durante todo o mês.  Foram inúmeros os hóspedes recebidos, entre particulares, grupos e eventos.  Todos puderam desfrutar da ampla área de lazer que o Hotel oferece.  O destaque fica por conta das banheiras SPA,  inauguradas no primeiro semestre de 2011, que agradam a todos os visitantes, assim como as piscinas cobertas. Saiba mais no site www.hotelrenar.com.br.
 
Turismo negro

Li no blog do meu amigo cearense Ivonildo de Lavôr, que a consultora internacional sobre turismo sustentável, Dominique Verdugo, sugeriu às autoridades de Luanda (Angola) que transformem os antigos campos de batalha militar em zonas turísticas dada a importância dos mesmos na história do país e interesse das pessoas em conhecê-los. A informação teria sido divulgada pela agência de notícias AngolaPress. O site da agência informou ainda que a técnica espanhola, que apresentou o Mapeamento do Turismo em Angola, disse que "Angola possui inúmeros locais com potencial para a prática do turismo negro ou de guerra, como forma de tornar a atividade mais competitiva e atrativa, além de incitar o crescimento econômico". "O turismo escuro, também conhecido como turismo preto, processa-se através de visitas e viagens aos sítios ligados à morte e ao sofrimento, nomeadamente as prisões famosas, campos de batalhas, castelos, zonas de desastres, entre outros" – descreveu, salientando que o país perde muito ao marginalizar esses locais.

De acordo com a consultora espanhola, hoje os turistas, sobretudo os estrangeiros, estão mais interessados em conhecer áreas e fatos que marcaram a história dos países e da humanidade. "O destino mais conhecido do mundo para o turismo negro é o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, que simboliza o Holocausto perpetrado pelo nazismo. Outro é o Muro do Atlântico onde se travou a II Guerra Mundial. Na África, um dos sítios é a cadeia de Tarrafal, em Cabo Verde" informou. São interesses. (eu não me animaria a visitar um campo de concentração. Já chega o horror que foram, sabendo por livros e filmes).
 
Cidades turísticas em retrocesso

O jornal Huff Post, em sua edição em inglês divulgada na internet, mostra na página Travel, a "beleza estética e a arquitetura em abandono" de algumas cidades do mundo, entre elas Havana, Calcutá, Sarajevo e a nossa Salvador, na Bahia, além de outras. Sobre a capital baiana, o texto diz que paredes das casas do centro histórico de Salvador estão entre a "dilapidação e a decadência". Ressalta o local como histórico e de arquitetura colonial Portuguesa "com belos monumentos que datam dos séculos 17 e 19". Uma lástima.

Estacionamento popular

Estacionar no Aeroporto de Cumbica agora custa só R$ 10,00 por dia. O Unipare Aeroporto, que foi inaugurado em 10 de dezembro é um estacionamento popular que permitirá economia, conforto e segurança para as famílias da nova classe C, segundo Giuliano Saade, diretor do Unipare Aeroporto (www.unipareaeroporto.com.br).  O estacionamento fica a cinco minutos de van, do embarque do Aeroporto de Cumbica. Entre 2005 e 2010, a classe C cresceu cerca de 62% no País, o que representa mais de 100 milhões de pessoas. E gerou um impacto direto na aviação brasileira. A entrada da classe C no mercado de Turismo cria necessidades urgentes de adequação dos mais variados  serviços turísticos à necessidade deste novo público.

 
Formandos da Castelli ESH

Há muito que a Castelli Escola de Hotelaria, com sede em Canela (RS) tem fama de excelente preparação dos alunos para o mercado. O processo de seleção para o mercado de trabalho, da Castelli ESH , segue alguns pré-requisitos que garantem a manutenção da marca forte da Instituição frente às empresas da área da hospitalidade. Os formandos que atingem 8,5 no desempenho e tem 85% de frequência, ao longo do curso, podem requisitar o encaminhamento para vagas de estágios, trainees e contratações. Dos formandos que fazem esta requisição e atendem aos pré-requisitos, 100% são atendidos. As parcerias Brasil, da Castelli ESH, envolvem marcas solidificadas no mercado como: Accor, Vila Galé, Fasano, Emiliano, Sheraon, Ponta dos Ganchos, Tropical, Blue Tree, GJP, BHG, Pestana, Intercity, Deville, Kurotel, além das parcerias internacionais com estágios na Rede Relais Châteaux, França, especialização e estágios na Grã-Bretanha, através da Guildford College, especialização e estágios na Disney, Estados Unidos, através da Valencia College, além de acordos com a UAI, em Buenos Aires, e universidades da Austrália e Portugal. 


Réveillon Boteco da Ilha
 
Pela sexta vez consecutiva, o Boteco da Ilha Chopperia e Bar da Avenida Beira-mar Norte promoverá programação especial para comemorar a chegada do Ano Novo, em Florianópolis. Somente 120 privilegiados terão lugar garantido para acompanhar uma das mais festejadas noites de Réveillon do País, várias vezes transmitida ao vivo pela televisão em âmbito nacional, com o conforto proporcionado por este “camarote” em frente à Praça do Sesquicentenário da Polícia Militar de Santa Catarina.      No Réveillon Boteco da Ilha 2012, o cardápio elaborado pelos chefs Yara e Miro – tradicionais na casa – será servido em sistema open bar and food, ou seja, o cliente pode consumir quanto quiser. A ceia inclui lentilha com defumados e outros pratos quentes, que estarão à mesa das 22h00 às 23h30, além de pães, frios, frutas, espumante, uísque, vodka, chope, refrigerante e água até o amanhecer. Tudo animado com música ao vivo de Michel Moraes e banda, que preparam repertório bastante dançante de clássicos da MPB, samba-rock, pop rock nacional e alguns sucessos sertanejos.      Os ingressos já estão à venda. Saiba mais no site www.botecodailha.com.br.


 
Lazer na Vila de Natal

Música e dança são atrações no palco do Setor 1 da Vila de Natal, no Parque Vila Germânica, que segue até o dia 20 de dezembro, para crianças e adultos de todas as idades. Diariamente, das 16h às 22h, o público pode conferir a Feira de Artesanato Natalino, passear de trem, assistir a filmes e ver presépio, castelo dos Reis Magos, árvores de natal iluminadas, oficina de brinquedos, Casa do Papai Noel, entre outras atrações. Todos os dias, mais de 350 mil lâmpadas são acesas em toda a Vila Germânica e a partir das 20h, há atrações no palco do Setor 1. Entre as atrações, crianças e adultos podem assistir o curta de animação "O Trenó Maluco 3D". O filme de 10 minutos é uma produção inglesa e conta a confusão gerada pela Rena Trovão e o Duende Bobu, que depois de uma trapalhada, tiram o Papai Noel de cena e precisam entregar sozinhos os presentes na noite de Natal. Com ajuda de óculos especiais, os equipamentos e filmes dos cinemas 3D fazem que as imagens tomem volume, saindo da tela com um efeito incrivelmente real e gerando fortes emoções na platéia, comenta Jane Francisca Campos, do Cinemagia 3D, responsável pelas exibições. "É um cinema especial onde realismo, imersão e emoção transportam você para outro mundo", informa. O curta de animação é exibido todos os dias, a partir das 16h, a cada 20 minutos e os ingressos para o cinema custam R$ 6,00. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário