segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

 
Natal Luz em Gramado
 
A cidade de Gramado está em festa. Só luzes e magia. Não é à toa que a temporada se chama “Natal Luz”. Na 26º edição, além dos fantásticos shows, “A Fantástica Fábrica de Natal”, “Nativitaten”, sobre as águas do lago Jacobina Rita Bier e o Desfile de Natal entre outras tantas atrações, uma novidade é a Mágica Árvore de Natal. O tradicional símbolo natalino ganhou uma versão grandiosa e interativa para o evento. Além da beleza, os números impressionam. Localizada na Praça das Comunicações, a árvore, com 30m de altura e 15m de diâmetro, tem estrutura para que o público possa desvendar o seu interior. Construída com 1.300 pinheiros de 1,40m, 35.800 bolas de natal, 2.600 cordões de led, 1.000 luzes estroboscópicas, canhões de sky, máquinas de neve artificial, entre outros aparatos cenográficos e tecnológicos, é um espaço de sonhos, lembranças e encantamento que pode ser visitado diariamente, das 19h às 23h. Veja as fotos do jornalista e fotógrafo Jefferson Severino aqui.
 
 
Boeing milésimo 777
 
 clique na imagem para ampliá-la

Os colaboradores da Boeing - NYSE: BA iniciaram a montagem do milésimo 777, um modelo Boeing 777-300ER , de longo alcance. A unidade será entregue à companhia aérea Emirates, de Dubai, em março de 2012. A Emirates é a maior consumidora de 777s, com 95 modelos em sua frota atualmente. O milésimo 777 será o 102º. "Alcançamos este marco em apenas 16 anos, oito anos a menos que o outro modelo que ocupava o primeiro lugar – o 747 -, devido à enorme popularidade deste avião com as companhias aéreas que a operam e com os passageiros que voam nele”, disse Larry Loftis, vice-presidente e gerente geral do programa do 777. "Sessenta e quatro companhias encomendaram 1.295 modelos de 777. Os números provam que o 777 é o avião mundialmente preferido, ou seja, mil vezes mais preferido”, comenta Loftis.

Festa dos Amigos

A Fundação Municipal de Turismo Barra Velha em parceria com a Prefeitura Municipal realizarão no dia 10 de dezembro, na Avenida Beira Mar central, a “1ª Festa dos Amigos de Barra Velha - Stammtisch”. O objetivo da festa é oferecer uma atividade de confraternização entre os moradores e turistas, com um dia de lazer e música. Mais Informações pelo telefone 47  3446-1231. 


Horário de temporada   

Desde 28 de novembro, a Fundação Municipal de Turismo de Barra Velha, funciona de segunda à sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h) e nos sábados e domingos 9h às 12h e das 14h às 18h. Já a partir de 19 de dezembro até 26 de fevereiro de 2012 a Fundação Municipal de Turismo atenderá diariamente das 9h às 22h.
 

Cruz e Sousa

A Fundação Catarinense de Cultura entregou no dia 24 de novembro, no Teatro Álvaro de Carvalho, Centro de Florianópolis, a edição de 2011 da Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa". “Dez nomes, escolhidos pelo Conselho Estadual de Cultura receberam a honraria, todos que de alguma forma contribuíram para o enriquecimento da cultura do Estado", disse Joceli de Souza, presidente da Fundação Catarinense de Cultura. Além da medalha, os homenageados receberam um Certificado, assinado pelo governador Raimundo Colombo, pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, pela presidente do Conselho Estadual de Cultura Mary Garcia e pelo presidente da FCC, Joceli de Souza. Um dos agraciados foi Pedro Dantas Rodrigues, que cria belíssimas esculturas relativas à dança, que são expostas nas edições do Festival de Dança de Joinville.
 

Natal das Cataratas

De 24 de novembro até 5 de janeiro, Foz do Iguaçu tem um atrativo a mais, a 2ª edição do Natal das Cataratas. A Vila do Natal está na Praça do Mitre, com a Casa do Papai Noel, a Casa dos Brinquedos e uma das quatro árvores de Natal. Ali tmbém acontecem shows de artistas e espetáculos natalinos. As outras estão no trevo de acesso à Argentina, na última rotatória da Avenida Costa e Silva, um dos acessos à cidade, e na rotatória da Avenida Paraná com a BR-277, trecho que concentra o tráfego entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai. Foram instalados pórticos ao longo da Avenida Brasil, a mais central da cidade, e na Avenida Jorge Schmimelpfeng, partindo da Praça do Mitre, também no centro de Foz, à Avenida das Cataratas, que leva ao Parque Nacional do Iguaçu e à região onde se concentra a maioria dos hotéis. As ações do Natal das Cataratas incluem ainda presépios de areia nos bairros Porto Meira, Vila C, Jardim São Paulo e Três Lagoas entre outros adornos.

Brilhos de Natal 2011

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), lançou a programação do Brilhos de Natal 2011. Diversas atrações para toda a família marcam o projeto, como apresentações artísticas, desfile e cenários para visitação que devem atrair os olhares de moradores e turistas de Balneário Camboriú. A presença do Papai Noel e a apresentação de corais e outros espetáculos animam as noites em Balneário Camboriú, para moradores e turistas.

Mercure Hotéis no Nordeste 

A rede hoteleira Mercure, de olho no potencial da região do Nordeste, investiu nos últimos três anos mais de R$ 89 milhões na construção de novos empreendimentos e anuncia o lançamento de mais uma unidade em Salvador para o próximo ano. Na atualidade o Nordeste já representa 11% do faturamento da rede que espera encerrar 2011 com 13% de crescimento.
 
Destino turístico

O Nordeste é um dos destinos turísticos preferidos. Segundo dados da Infraero 15 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram em 2010 no Nordeste, cujo PIB é de 206 milhões. O fortalecimento da economia atraiu a atenção de empresas e impulsionou o turismo de negócios da região, que se fosse um país ocuparia a 39º posição no ranking das maiores economias mundiais. Os Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas (IEVC) revelam que a receita bruta (incluindo aéreo, locação e hospedagem) de turismo no Brasil foi de R$ 37.43 bilhões, desses, 56,67% destinam-se ao corporativo, sendo hospedagem responsável por 35,92%, gerando aproximadamente 236 mil empregos diretos e 265 mil indiretos.


MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros, além do MSC Fantasia, anuncia a vinda do MSC Magnifica ao Brasil. O novo navio da frota e a mais bela embarcação do mundo serão as grandes atrações da temporada 2012/2013, que substituirá o MSC Armonia. Lançado em 2010, virá pela primeira vez ao Brasil e, juntamente com o MSC Fantasia, MSC Orchestra e MSC Musica – todos construídos a partir de 2006 – promete revolucionar o mercado de cruzeiros com toda a sua beleza, design ultra moderno e sofisticado, serviço de alto padrão e múltiplas atrações oferecidas a bordo. Consulte seu agente de viagens.

Hotel Vale das Pedras

O Hotel Vale das Pedras, de Jaraguá do Sul (SC), preparou um pacote repleto de atividades para o réveillon. Jogos para crianças e adultos – com temas como Big Brother Vale das Pedras, SOS Caixa Preta e Tropa de Elite – fazem parte da programação. Cada apartamento terá um champanhe para comemorar em grande estilo a entrada de 2012. O pacote de quatro diárias inclui pensão completa, ceia de virada com música ao vivo, show de fogos, mesa de frutas e animação noturna. Além dos atrativos para a data, o Hotel Vale das Pedras é referência quando se fala em tranqüilidade, pela oportunidade de contato direto com a natureza. Saiba mais no site www.hotelvaledaspedras.com.br.

7º Curta Canoa 

De 5 a 10 de dezembro, em Canoa Quebrada e de 6 a 10 em Aracati, Ceará, acontecerá o “Curta Canoa 2011”. Seis mostras vão compor a programação, gratuita, do 7º Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada. Terá exibições sempre a partir das 19 horas no Pólo de Lazer. Em Aracati, as projeções acontecerão no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes e no Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal. Haverá também oficinas, desfile de moda, entre outras atividades. O Curta Canoa 2011 é uma realização da J.A.Lima Produções, com patrocínio da Petrobras e do BNB.

Reveillon em Laguna

O Laguna Tourist Hotel, de localização privilegiada em frente á praia do GI, em Laguna oferece atraente pacote para a virada do ano, com ceia champanhe e show musical. Informações e reservas pelo site www.lagunatouristhotel.com.br.

Programas CVC para menores

Pioneira na programação para jovens em destinos exóticos, a CVC operadora desenvolve programa que inclui passeios especiais ao Parque da Ferrari, em Abu Dhabi, e até safáris nas savanas africanas. Com 550 mil metros quadrados, o Ferrari World, maior parque temático fechado do mundo, possui mais de 20 atrações, entre elas a montanha russa mais rápida do mundo, que chega a 240km/h. A partir de janeiro de 2012, a  garotada  com idades entre 12 e 17 anos poderá viajar para os Emirados Árabes e também para a África do Sul com toda a segurança, conforto e  credibilidade da maior operadora de turismo das Américas.

 

Os novos roteiros “Aventuras em Dubai” e “Aventuras na África do Sul”, ambos especialmente desenvolvidos para menores, incluem a assistência de guias de turismo brasileiros durante toda a viagem, desde a saída de São Paulo, e ainda acompanhamento permanente durante toda a viagem, inclusive nos passeios. Se os pais dos menores desejarem, a CVC também oferece o serviço de tesouraria, onde os guias também ficam responsáveis pelo dinheiro da criançada. Saiba mais no site www.cvc.com.br, ou na sua agência de viagens.
 

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa

 

 

Às vezes vejo no céu o avião, o helicóptero passando, pássaros voando, o bem te vi cantando na antena da TV, o engarrafamento de veículos, a sinaleira piscando nas ruas abaixo, pessoas andando na chuva, passeatas de professores e bancários e relâmpagos das trovoadas,  mas até hoje o mais bonito que vi foi um arco íris no céu de minha cidade (foto registrada pela fotógrafa Manuela Freitas). 

Infelizmente chegará o dia em que não poderei ver mais nada disso, a não ser paredões de cimento por todos os lados, devido ao crescimento vertiginoso e desordenado dos arranha céus e o aumento populacional inevitável. Será o progresso do turismo imobiliário e a ganância dos homens?

Também ouço rádio, vejo TV, faço ginástica e leio jornais e revistas...  Vejam o que li na internet...nesta semana... “Uma receita chinesa para viver”. Um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou a um experiente médico sobre o segredo para ser viver mais e melhor. Ouviu do mesmo a sábia resposta: É MUITO SIMPLES. É SÓ COMER A METADE...ANDAR O DOBRO...E RIR O TRIPLO... (salve o Turismo de saúde).

Na minha janela aprendi muito... “Por que ocultar a verdade se é a verdade que nos liberta da ignorância? Por que razão usar disfarces se cedo ou tarde eles caem e seremos obrigados a enfrentar as conseqüências funestas da mentira? Quem luta para ser sincero conquista a confiança de todos e, por conseqüência, seu respeito, seu amor. Tenham todos uma ótima semana com muita saúde e paz!

PIT STOP

* O jornalista Belmiro Gregório, de Palmas (Tocantins), foi eleito nesta semana o novo diretor da Abrajet, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O Presidente Nacional da entidade, Hélcio Estrella, dará posse ao novo membro na primeira quinzena de dezembro de 2011 numa sessão festiva com todos os conselheiros, em Palmas. Parabéns colega!

* O 23º Festival do Turismo de Gramado (de 17 a 20 de novembro) foi encerrado com sucesso total de negócios e público. A Rádio Difusora AM910 esteve representada por este colunista, a convite da Organização.

* ABUSO! Os turistas e habitantes do sul do Estado em Criciúma (SC) estão estupefatos com os preços dos remédios nas farmácias locais. Existe concorrência até mesmo entre as próprias farmácias das redes. Exemplo: para um mesmo medicamento (14 comprimidos) os preços variam de R$ 52,47...R$ 54,40...R$ 68,47...R$75,48...R$ 79,80. Pode isso? Os estabelecimentos ficam  na mesma rua e na mesma praça. Quem cuida disso? Dica: NÃO COMPRE NADA SEM CONSULTAR OS PREÇOS. É UM ABSURDO E EU SOU PROVA DISSO!

* CHEGOU O FIM DO ANO e 2011 SE FOI RAPIDINHO...O próximo 2012, certamente, passará ligeiro, em se tratando de um ano político. Será que teremos novamente nuvens vulcânicas aqui no Sul do Brasil? As passagens aéreas e os pacotes turísticos aumentaram (40%). Será que os aposentados receberão aumento? E no futebol, o nosso Criciúma subirá para a primeira divisão ou morrerá na praia? SALVE! SALVE! CRICIÚMA...a ex capital brasileira do carvão e cidade do azulejo!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

 
FESTA DAS FLORES 2011
 

A 73ª Festa das Flores de Joinville foi sucesso em beleza, organização e atrativos. A exposição de orquídeas e outras flores recebeu milhares de exclamações pela beleza das cores e perfumes das orquídeas, das mais conhecidas, como a inigualável Laeli Purpurata, a flor símbolo de Santa Catarina, até as mais exóticas e de formatos inacreditáveis. As outras flores que complementaram o imenso jardim florido teve seu destaque no jardim vertical, que cobria uma parede de 12m de largura por 5m de altura e a imensa “flor eletrônica”, que cumpria uma performance de movimento e era alvo de milhares de cliques fotográficos. Mostra de paisagismo, mercado de plantas e flores, feira de artesanato, palestras e workshos sobre cultivo de flores completavam as atrações, no Megacentro Wittich Freitag. No ambiente antigo da Expoville, uma enorme praça de alimentação animava os visitantes a admirarem os shows culturais e apresentações de música. Ali estava também exposta a história de Joinville nos seus 160 anos de fundação, através de paineis com imagens e textos. Um dos eventos mais concorridos foi o concurso da rainha e princesas da Festa das Flores, em que foram eleitas Thais Minatti Beltrame, rainha;  Patrícia Kiescoski primeira princesa e Daiane Schmidt  segunda princesa. As belas soberanas têm a responsabilidade de representar a Festa das Flores e a cidade de Joinville, em inúmeros eventos em Joinville e outras cidades durante o ano, até a 74a Festa das Flores, em novembro de 2012.  
 
Bolshoi presente

A Escola Balé Bolshoi de Joinville desceu do seu salto de balé clássico e apresentou na 73ª Festa das Flores um espetáculo especial, denominado “Flor e Cultura”, um conjunto de danças bem ao gosto do povo e por isso extremamente aplaudido. “Flor e Cultura” trouxe uma leitura cênica de algumas das principais histórias do folclore existentes de norte a sul do Brasil. O espetáculo, que valorizou e divulgou a cultura nacional, trouxe reconhecimento da imensa riqueza existente na tradição oral brasileira, como uma fonte infindável de possibilidades de criação artística.
 
Presente para o Ministro
 
 
Em seu retorno a Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, leva na bagagem um presente especial de Joinville: uma rara orquídea branca desenvolvida em laboratório com o nome de Laelia Purpurata Virginalis Gabriel. O presente do Orquidário Purpurata foi entregue na manhã de 12 de novembro, pelo adolescente Gabriel Kricheldorf Arnhold, neto mais velho do orquidófilo Heinz Kricheldorf. “Eu adoro orquídeas e estou muito feliz com a lembrança”, disse o ministro, que conheceu a 73ª Festa das Flores e demonstrou bastante interesse pela história da flor símbolo de Joinville. Gabriel foi convidado pelo ministro para ir a Brasília e também para conhecer o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – o INPA.
 
Cruzeiros em Porto Belo
 
De 4 de novembro de 2011 a abril de 2012, Porto Belo – SC  receberá 55 escalas de navios transatlânticos, mais que o dobro da temporada passada. O que explica este aumento é o novo píer municipal, com 185 m de comprimento. Por impossibilidade de navegação, os transatlânticos ficam ancorados atrás da Ilha de Porto Belo, e de lá os passageiros são levados à terra nos chamados tenders. O novo píer permite atracar seis tenders de uma só vez, agilizando o desembarque e o desembarque dos passageiros.  
                                                                                                                                   
Maravilhas da Natureza
 
 Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com apuração preliminar do concurso “As 7 Novas Maravilhas da Natureza”, as Cataratas do Iguaçu -PR e a Amazônia - AM estão entre as atrações vencedoras. O resultado provisório foi divulgado no dia 11 de novembro, pela Fundação New Seven Wonders, organizadora deste concurso mundial. 
 

Clique na imagem

A votação passará por um processo de auditoria e a confirmação dos vencedores será em janeiro de 2012.  “Foz do Iguaçu é um dos nossos principais destinos de natureza e a Amazônia é reconhecida como um dos lugares de maior biodiversidade do planeta. A eleição aumentará a visibilidade que esses dois destinos têm no exterior”, comemora o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

 Clique na imagem para ampliá-la

Investimentos hoteleiros

Em uma opinião os players da Hotelaria compartilham: o Brasil vive, atualmente, uma conjuntura favorável aos investimentos no setor, conforme foi  discutido há duas semanas no 53° Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, em São Paulo. De acordo com a 3ª edição do Placar da Hotelaria 2015, estudo realizado pelo Fohb - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, em parceria com o Senac-SP e a empresa de consultoria HotelInvest, apresentado durante o encontro, houve um aumento de 60% no número de novos projetos hoteleiros em pelo menos cinco das 12 cidades-sedes que receberão a Copa 2014. “O aquecimento da economia brasileira e a ascensão das classes sociais têm gerado uma demanda crescente e exigido uma oferta maior de leitos, principalmente por conta dos eventos esportivos”, afirma Julio Serson, presidente do Grupo Serson e vice-presidente do Fohb. Muitas destas cidades, entretanto, poderão ter superoferta de leitos. “É preciso entender que se não houver um norteamento dos investimentos, bem como um respaldo do poder público – para melhorar o destino, criar atrativos para eventos posteriores à Copa do Mundo e para manter um fluxo de turistas –, a frustração dos negócios com a ociosidade dos hotéis.

Três hotéis de Joinville


O site oficial da FIFA - www.fifa.com - divulgou uma lista de hotéis indicados para receber turistas durante a Copa do Mundo e entre estes estão três hoteis de Joinville: Sleep Inn, Bourbon e Holz Hotel. O site aprsenta também informações sobre cada hotel, com breve descrição, endereço, localização no mapa e a distância do local até a Arena da Baixada, em Curitiba  PR, estádio que receberá quatro jogos da primeira fase da Copa. Pela proximidade que tem da capital do Paraná, Joinville poderá hospedar milhares de torcedores-turistas, independente da cidade se tornar ou não um Centro de Treinamento de Seleções (CTS). A Fundação Turística vem, há mais de um ano, lutando para que Joinville seja um dos centros de treinamento da Copa do Mundo. Por enquanto a cidade foi aprovada, em uma primeira fase e figura entre os 145 locais de todo o país, considerados potenciais Centros de Treinamento de Seleções. Vamos aguardar as decisões da poderosa FIFA.
 
Festival de Turismo de Gramado
 

Na última semana aconteceu o 23º Festival de Turismo de Gramado, que começou humilde e, em função do trabalho e da garra das empreendedoras Marta Rossi e Sílvia Zorzanello (falecida em 2010) foi crescendo gradualmente. Nesta edição 360 estandes expuseram 1.800 marcas de produtos e serviços turísticos, de todo o Brasil e de mais 40 países. Apesar desse crescimento, o Festival não perde a simpatia, o espírito de amizade e a  atenção especial a cada expositor, visitante e em especial à imprensa, desta vez com a presença de 250 jornalistas.
 
O diferencial

Criatividade é o diferencial do Festuris. A cada edição uma novidade, com o acréscimo de um novo salão na Feira de Turismo. Ecoturismo e Aventura, Rural, Eventos, GLS, Saúde, Roteiros Religiosos já têm espaços cativos no Festival. O Salão de Turismo Religioso, no ano passado trouxe a imagem de N. Sra. Aparecida, de Aparecida do Norte. Nesta edição foi a vez da N. Sra. do Círio de Nazaré, o grandioso evento religioso de Belém do Pará. Um cortejo reuniu uma multidão, em procissão, do Serra Park, local do evento, até a Igreja Matriz de Gramado.
 
 
Internacionalização

O Festival de Turismo internacionalizou a própria cidade de Gramado, que multiplicou sua demanda turística.  Em constante busca por novos destinos, Marta Rossi, agora com os sócios Marcus Vinicius (filho) e Eduardo Zorzanello (filho de Sílvia), conseguiu trazer a Região de Vêneto, da Itália. Como resultado, além de vários intercâmbios criados entre a Itália e o Brasil, Gramado e a Região de Vêneto tornaram-se cidades irmãs. Vêneto é uma região turística que,  segundo o Ministro Regional de Turismo, Marino Finozzi, com a participação no Festival de Turismo de Gramado, aumentou o fluxo de brasileiros a Vêneto em 300%. Mar com belas praias, estações de águas termais, montanhas com picos de gelo, as famosas Dolomitas, acervo de arte são alguns dos atrativos daquela região.

Acessibilidade
 
O novo salão previsto para o Festuris 2012 é o da Acessibilidade, fruto da iniciativa de Vêneto, cujo projeto inédito será copiado na Europa e, esperamos, também no Brasil. Finozzi disse que só na Europa existem 50 milhões de pessoas com alguma deficiência física. Os hotéis, quando divulgam os seus serviços, incluem “acesso a deficientes físicos”, o que se resume a uma rampa para cadeirantes. E os deficientes visuais, auditivos, com problemas alimentares, como os cilíacos? É uma grande parcela da população que merece esta atenção em suas viagens de turismo e lazer.
 
Santa Catarina
 
Clique na imagem para ampliá-la

Um amplo estande coordenado pela Santur reuniu empresários e profissionais do turismo catarinense, representando e expondo as dez  regiões turísticas, segmentadas em roteiros de turismo de aventura, religioso, rural, ecoturismo, águas termais e a temporada de verão. No Salão de Turismo Religioso, o santuário de Santa Paulina, de Nova Trento, apresentou o novo teleférico, que auxiliará os fiéis nas suas peregrinações aos locais que contam a vida e a trajetória religiosa da primeira Santa do Brasil. Também o santuário da beata Albertina Berkenbrok, no município de Imaurí, sul de Santa Catarina.E ainda promoveu, no Salão GLBTS, a convenção mundial do segmento, que acontecerá em Florianópolis, em abril de 2012.

Inaugurações no SeaWorld
 
 
 Com três novas atrações surpreendentes e que trarão uma nova maneira de conectar os visitantes aos mistérios do mar, o SeaWorld Orlando e o Discovery Cove mais uma vez estarão no topo da lista de parques imperdíveis durante as férias em Orlando.
 

No segundo trimestre de 2012, o SeaWorld recebe a TurtleTrek, uma atração que apresentará o incrível mundo das tartarugas marinhas. No mesmo período, o Discovery Cove inaugura o Freshwater Oasis, uma experiência incrível por uma floresta tropical. Em 2013, será a vez do Antarctica - The Empire of the Penguin no SeaWorld Orlando.
 
Neve cobre as pistas de esqui de Grandvalira, em Andorra

A temporada de esqui nas pistas de Grandvalira, em Andorra, começa no dia 25 de novembro. A neve já começa a fazer sua parte, cobrindo os cerca de 200km de domínios esquiáveis do local. Grandvalira é uma montanha com 110 pistas de esqui, localizada no principado de Andorra, um pequeno país entre a Espanha e a França, bem no coração dos Pirineus. Sua área dispõe de 67 teleféricos, três estádios de competição, quatro áreas de Freestyle, dois circuitos infantis de neve e um boardercross permanente. Os turistas aventureiros que não querem perder nenhum momento desta fantástica experiência podem contar com a hospedagem no Ski Plaza, da Rede Plaza Andorra. Situado no vilarejo de Canillo, a poucos quilômetros de Grandvalira, este hotel apresenta-se como um refúgio de luxo, com uma vista deslumbrante e ligação direta com o complexo de esqui por meio de um teleférico. Saiba mais em www.plazandorra.com.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

INFORMATIVO ABIH-SC por Zeni Rates - Abrajet - SC

 
INFORMATIVO ABIH-SC
por Zeni Rates - Abrajet - SC



O presidente João Eduardo Amaral Moritz convoca os membros da diretoria da ABIH-SC para a reunião que ocorrerá na próxima segunda-feira (28), na sede da entidade, em Florianópolis, a partir das 14h. Estarão em pauta os seguintes assuntos: Distribuição do Guia de Hotéis e da Agenda 2012 e temas relacionados aos seguintes projetos: Encatho 2012, Capacita Santa Catarina, Guia de Hotéis 2012, Conhecendo os Roteiros Turísticos de Santa Catarina, Vitrine de Santa Catarina em Curitiba, além da participação da entidade em feiras em 2012, entre outros. Pede-se a confirmação de presença pelo e-mail: adm@abih-sc.com.br;

ABIH-SC promove associados em Gramado 

gramado

A ABIH-SC, através de sua assessoria comercial, participou do Festival de Turismo de Gramado, com o objetivo de divulgar e promover os hotéis associados. A promotora Juliana Bossi compartilhou o espaço da SANTUR, onde distribuiu um kit com o Guia de Hotéis de Santa Catarina e material promocional do 26º Encatho (Encontro Catarinense de Hoteleiros) edição 2012 e da 24ª Exprotel (Feira de Produtos para Hotéis), que acontecerão em abril do próximo ano, em Florianópolis, e também visitou os stands da feira para entrega do kit. Segundo ela, houve uma grande demanda pelo Guia de Hotéis que foi elogiado pelo seu formato para viagens.


Convention do Vale Europeu conquista o Prêmio Caio

blumenau

O Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau (BVEC&VB) que este ano completa 20 anos de atuação, tem um motivo a mais para comemorar. A entidade acaba de conquistar o Prêmio Caio 2011 - Jacaré de Ouro, com o case Olimpíadas Universitárias JUBs 2010. Ana Beatriz Blanco, executiva da entidade, destaca o apoio que teve de várias instituições. “A partir do momento que comunicamos a inscrição no prêmio, parceiros como a Fundação Municipal de Desporto, a Confederação Brasileira de Desporto Universitário e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enviaram as informações necessárias para a montagem do case. “Obrigado a todos por reconhecerem nosso destino como excelência também para eventos esportivos”, destaca Ana que faz questão de agradecer à sua equipe pelo trabalho realizado.



Ação social pelo Dia do Hoteleiro no Hotel Beira Mar

beira mar

 
Maria Cristina Gill Nunes, responsável pelo setor de Reservas & Eventos do Hotel Beira Mar, de Itapema, SC, informa sobre a realização da tradicional ação social em comemoração ao Dia do Hoteleiro. Este ano mais uma vez o hotel recebeu um grupo de crianças da Associação Maria Russi para um café da manhã para celebrar a data. “Para nos é muito gratificante acolher estas crianças que segundo as professoras, ficam o ano todo esperando deste dia”, afirma Maria Cristina. Contatos: (47) 3368-4011www.beiramaritapema.com.br;


Crianças da Favela do Siri recebidas pelos Hotéis Costa Norte

Costa Norte

Já na praia dos Ingleses, no litoral norte de Florianópolis, um grupo de 30 crianças carentes da Favela do Siri, foram as convidadas dos Hotéis Costa Norte, para participar de uma programação social pelo Dia do Hoteleiro. As crianças tiveram uma manhã de muita ação e diversão participando de várias atividades recreativas e esportivas como vôlei, futebol, basquete e um farto café da manhã. Contatos: Fone: (48) 3261-3092 - www.hoteiscostanorte.com.br


Aulas de inglês no Dia do Hoteleiro
marujo

O Dia do Hoteleiro foi comemorado de uma maneira diferente na Pousada do Marujo, na Barra da Lagoa, Florianópolis, SC. “Comemoramos a data dando aula de inglês para crianças filhos de hoteleiros / interessados e amigos, mostrando como funciona uma pousada” conta Ida Andersen, proprietária do empreendimento. As crianças também participaram de passeio promovido pela Associação de Pousadas de Florianópolis (Pousar), oferecido pela Escuna Sul e pelo Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA – Barra da Lagoa). Contato: (48) 3232-3357.


Diversão e arte no Dia do Hoteleiro no Plaza Itapema
Plaza

Para celebrar o Dia do Hoteleiro, o Plaza Itapema Resort & SPA, recebeu um grupo de alunos e professores da APAE, da cidade de Itapema, SC. O grupo foi recepcionado com um gostoso café da tarde, seguido de apresentação artística do Grupo de Canto do Plaza Itapema. “Foi uma tarde muito especial para todos”, assegura Andrea Rosane dos Santos, gerente operacional do empreendimento. Contatos: (47) 3261-7000.

Aliança Express recebe menores da APAE
aliança

Para celebrar o Dia do Holeiro (09/11) e atendendo a convocação da ABIH-SC, o Hotel Aliança Express, localizado na cidade de Rio do Sul, SC, recebeu um grupo de cerca de 15 crianças da APAE da comunidade. O hotel que realiza anualmente essa ação, ofereceu ao grupo de menores um gostoso da café da manhã, e após realizou uma visita de familiarização ao empreendimento para as crianças conhecerem o funcionamento de um hotel.

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência no Unipraias
unipraias


O Parque Unipraias Camboriú comemora o 2º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas abrindo suas portas, no próximo dia 29, para receber integrantes da Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI) e Associação de Pais e Amigos do Autista e Associação Amor Pra Down (AMA Litoral). Serão cerca de 150 integrantes das entidades, que terão um dia especial, com ingresso gratuito em todas as atrações do complexo turístico do Parque Unipraias.


Festival Gastronômico de Coqueiros
coqueiros
 
Foi lançada nesta quarta-feira (23), mais uma edição do “Festival Gastronômico de Coqueiros”, em Florianópolis. Nas próximas duas semanas, o público poderá degustar da culinária servida pelos restaurantes da região. A Via Gastronômica, localizada na parte continental da Ilha de Santa Catarina, é formada pelos bairros Abraão, Itaguaçu, Bom Abrigo e Coqueiros, tendo como cenário a ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade. Participam do festival, 12 restaurantes que vão brindar os clientes, com taças de vinhos e ostras gratinadas para acompanhar o prato principal, enquanto durar a promoção.

sábado, 19 de novembro de 2011

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

 
FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC


Desde o último dia 17, acontece aqui em Gramado o 23o Festival do Turismo de Gramado, que só termina neste sábado no Serra Park. A solenidade de abertura foi realizado no Palácio dos Festivais – este ano totalmente renovado e com novas e modernas poltronas – recebeu a presença de autoridades e representantes do trade turístico brasileiro. 

Na oportunidade, Marta Rossi, responsável pela organização do evento, falou sobre o crescimento do Festuris através do anos e do respeito adquirido. “Este ano crescemos 14,37% e teremos mais de 1,8 marcas expositoras em 360 estandes. Vamos utilizar o segundo pavilhão do Serra Park de forma definitiva. Nosso objetivo este ano é crescer 10% também no número de profissionais participantes. Em 2010, recebemos 13 mil pessoas. Porém, é importante ressaltar que nosso objetivo sempre foi a qualidade do evento”, disse.

Clique na imagem para ampliá-la. Forte presença da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

Marta Rossi, agradeceu aos amigos que sempre acreditaram nela e na saudosa Silvia Zorzanello. Nominalmente citou Guilherme Paulus (presidente do Conselho da CVC e proprietário da GJP) e Luiz da Gama Mor (vice-presidente da TAP). Por outro lado, criticou a ausência do Ministério do Turismo. “Acho incompreensível a ausência do apoio institucional do Ministério”, falou dirigindo-se a Ana Isabel Mesquita de Oliveira, secretária Nacional de Políticas do Turismo do MTur que representou o ministro Gastão Vieira.

Clique na imagem para ampliá-la

Durante o seu pronunciamento Bel Mesquita elogiou muito a cidade de Gramado e disse que no próximo ano tudo poderá ser diferente. “Essa semana o ministro me chamou para falar de uma reunião que ele teve com a presidente Dilma Rousseff. Ela solicitou a elaboração de um plano de aceleração do crescimento do turismo e a eliminação dos entraves do setor”, revelou.

O Festival do Turismo deste ano tem um recorde de participação internacional com mais de 30 países e 60 destinos do exterior. Entre as novidades deste ano estão o Espaço Abav e a Rodada de Negócios que, pela primeira vez, é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O stander de Santa Catarina também é um dos mais visitados já que é, sem dúvida alguma o melhor destino turístico do Brasil, eleito  pela quinta vez pela Revista Viagem. A escolha é do turista, vale lembrar. Um Estado com todos os encantos e não é à toa que é conhecido como a Bela e Santa Catarina e a Rota da Amizade está dentro deste contesto.


 Ushuaia capacitando operadoras rasileiras com forte presença de inpumeros jornalistas de turismo. Clique na imagem para ampliá-la

A feira tem início às 14 horas e segue até as 20 horas no Serra Park. No mesmo horário e local da feira, também acontecem workshops para os agentes de viagem.  Um dos  mais concorridos é o promovido pela forte delegação de Ushuaia - Tierra del Fuego, um dos destinos mais espetaculares do mundo.

A noite se seguem com grandes festas. Só ontem tinham cinco e eu escolhi prestigiar minha grande parceira Brocker Turismo, que consedeu o Troféu Infinito as 15 operadoras que mais venderam Gramado, tendo a Bocker como receptivo e, em questão de festa, a Any e sua equipe fazem as melhores. São festas mais do que disputadas. 

Acontece também nas manhãs, das 9 às 12 horas, no centro e convenções do Hotel Serrano, o Congresso que tem como tema a “Reordenação do Mercado – O Futuro da Economia Turística Mundial

INFORMATIVO ABIH-SC por Zeni Rates - Abrajet - SC

 
INFORMATIVO ABIH-SC
por Zeni Rates - Abrajet - SC


Santa Catarina no Festival de Turismo de Gramado 
Festuris

O Festival do Turismo de Gramado reúne, até sábado (19), no sul do Brasil, uma das maiores feiras de negócios da América Latina com uma significativa amostragem do produto turístico mundial. Santa Catarina está representada no evento através da SANTUR, com diversos parceiros do trade catarinense, empresários e representantes dos municípios com seus atrativos e serviços. A instituição está expondo as 10 regiões turísticas, segmentadas em roteiros de turismo de aventura, religioso, rural, ecoturismo, turismo das águas termais e a temporada de verão 2011/2012.

Dia do Hoteleiro nas Vilas do Farol e do Coral
 
Vila do Farol

Em comemoração ao Dia do Hoteleiro, as pousadas Vila do Farol e Vila do Coral, de Bombinhas, SC, receberam dia 09 último, 44 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Eduardo Mafra, de Bombas. As crianças foram recepcionadas com um café da manhã com as especialidades gastronômicas das pousadas e atividades e interação com os recreacionistas. "É uma satisfação poder contribuir com programas que beneficiam a comunidade e, além de proporcionar momentos de diversão, mostrar às crianças um pouco da realidade do setor de turismo e hotelaria que é a principal atividade econômica de nossa região", ressaltou a gerente Priscilla Aguiar.
Pousada do Ilhéu recebe crianças de creche
pousada do ilheu

A Pousada do Ilhéu, de Florianópolis, SC, como faz todos os anos, comemorou o Dia do Hoteleiro (09/11), com uma ação social voltada à comunidade, recebendo um grupo de menores. A pousada recepcionou um grupo de 42 crianças da creche Diamantina Bertolina da Conceição, do bairro Rio Tavares. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da pousada, observaram os animais e após degustaram um delicioso café da manhã, servido pelos proprietários, tendo a frente Jean Durieux, vice-presidente da ABIH-SC.

Castelli ESH lança campanha "Eu Sou Hoteleiro"
castelli

A Castelli Escola Superior de Hotelaria, de Gramado, RS, lançou no Dia do Hoteleiro (09/11), a campanha "Eu Sou Hoteleiro", a fim de fomentar o orgulho de ser hoteleiro, profissão em destaque frente aos mega eventos que acontecerão no país, a partir de 2014. Outro objetivo é dar visibilidade e reconhecimento aos profissionais que trabalham com a arte do servir e encantar e que fazem da hospitalidade a razão de seu sucesso. A ABIH-SC cumprimenta a escola na pessoa de seu diretor, professor Geraldo Castelli (foto), pela iniciativa de valorizar esta relevante atividade da cadeia produtiva do turismo. A escola que comemora este ano 10 anos de atuação recebeu o conceito 5, nota máxima concedida pelo Ministério da Educação.

Venda de estandes Exprotel 2012
exprotel
Várias empresas já confirmaram participação na 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel), a mais tradicional mostra de produtos, equipamentos e serviços da região sul para o setor hoteleiro, promovido pela ABIH-SC e que acontecerá de 25 a 27 de abril, no CentroSul, em Florianópolis, SC. Ao completar 24 anos de sucesso, o evento vai reunir as marcas mais conceituadas do mercado, novidades e lançamentos de cama, mesa, banho, tecnologia, decoração, arquitetura, segurança, comunicação, higiene pessoal, limpeza, alimentos e bebidas para atender a um mercado cada vez mais competitivo e em franca expansão no país e, em Santa Catarina.

Pousada Palmeiras anuncia novidades
palmeiras

A Pousada Palmeiras, de Bombinhas, SC, investiu em melhorias para aumentar o conforto, bem estar e o prazer dos hóspedes. Foi Instalada uma nova piscina com acesso de escadaria interna, bancos e iluminação de neon e, ao lado da piscina foram instaladas banheiras SPA. No deck as chaises, bancos e cadeiras ganharam nova decoração e o café da manhã ganhou novos itens no cardápio. "Já os apartamentos receberam pintura e cortinas novas e as unidades Premier foram equipadas com TV LCD de 32" e a categoria luxo, TVs LCD 26", 24" ou tela plana de 21". A empresa já está aceitando reservas para Réveillon e férias de verão. Fone: (47) 3369-2222 - reservas@pousadapalmeiras.com.br ; www.pousadapalmeiras.com.br
 
Réveillon na Pousada Pedra da Ilha
pedra da ilha

Quem também está com pacotes especiais para o Réveillon é a charmosa Pousada Pedra da Ilha, de Penha, SC. Com localização privilegiada, em frente ao mar, a pousada oferece pacotes de cinco ou sete diárias, com belíssima festa de virada do ano, café da manhã incluso e promessa de uma estadia relaxante num ambiente com decoração temática e itens como piscina térmica coberta e com cascata, SPA aquecido e sauna. As reservas para janeiro terão como brinde passaporte para o parque Beto Carrero, distante 5 km da pousada. Fones: (47) 3345-0542 / 9652-3797; pousada@pedradailha.com.br  www.pedradailha.com.br

Natal em Itapema
casa papai noel

Para atrair mais turistas e movimentar a economia local, a Prefeitura de Itapema, localizada na Costa Verde & Mar, e a CDL, realizam este ano a primeira edição do projeto "Estrelas de Natal". O objetivo do evento é valorizar ainda mais a cultura local e suas tradições e dar maior visibilidade à natureza exuberante do balneário que anualmente atrai milhares de turistas. A abertura da programação acontecerá no próximo dia 27, com a inauguração das luzes, seguido de show com a Família Lima e a chegada do Papai Noel na Praça da Paz.

Infinity Blue Resort participa da 3ª Mostra Gastronômica
Infinity

Até o próximo dia quatro de dezembro, acontece o Balneário Saboroso - 3ª Mostra Gastronômica de Balneário Camboriú, apresentando a diversidade gastronômica local, através de pratos especiais a preços diferenciados. O restaurante do Infinity Blue Resort & SPA, aberto ao público, participa da mostra com o prato "Filé com Cogumelos". Durante o mostra, o prato à base de filé mignon ao molho de vinho do Porto e risoto de cogumelos frescos, será servido ao preço de R$ 38,00 (prato individual). Além do preço diferenciado, a cada dois pratos da Mostra dos diferentes restaurantes, o participante ganhará um presente exclusivo. O evento é uma iniciativa do Balneário Camboriú C&V Bureau.

piratuba