segunda-feira, 23 de janeiro de 2012




VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

Patrimônio Mundial

A Praça São Francisco, NA CIDADE DE São Cristóvão, no Sergipe foi declarada Patrimônio Mundial. O título foi conferido pela UNESCO, durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, ocorrida em Brasília, em agosto de 2010. Este diploma, firmado pela Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova foi entregue à Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO em Paris, em janeiro deste ano. O presidente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida fez a entrega do diploma ao governador daquele Estado, Marcelo Déda, em ato realizado em São Cristóvão, que finalizou o processo formal de reconhecimento da candidatura brasileira, tornando a Praça São Francisco, o 18º sítio brasileiro inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. O monumento,segundo o presidente do Iphan, é a melhor representação no Brasil do período da União Ibérica, no Século XVI, quando Portugal e Espanha estavam sob uma só coroa e ainda hoje preserva o contexto natural exuberante de sua paisagem, de construção singular. 


São Cristóvão é uma das mais antigas cidades do País e foi a primeira capital de Sergipe, fundada em janeiro de 1590, no contexto da Dinastia Filipina em Portugal. Os principais monumentos, na Cidade Alta, são cerca de dez prédios em torno da praça, incluindo a Igreja e o Convento de São Francisco. A construção teve início em 1693, a partir das doações da comunidade aos franciscanos. Quando a cidade era a Capital da Província, o convento abrigou a Assembléia Provincial e o salão da Ordem Terceira era ocupado pela Tesouraria Geral da Província. Já na República, São Cristóvão também aquartelou as tropas do batalhão que combateu os seguidores de Antônio Conselheiro, em Canudos, em 1897. São Cristóvão foi tombada pelo Iphan em 23 de janeiro de 1967. O Instituto adquiriu e restaurou um dos sobrados da praça onde, atualmente, mantém um escritório técnico e exposições culturais. O Museu de Arte Sacra também fica no complexo histórico e abriga um acervo considerado o terceiro mais importante do País. Existe ainda o Museu de Sergipe composto por peças que pertenceram às famílias nobres da região. Para quem gosta monumentos históricos, esta é certamente uma visita obrigatória para quem viaja ao Nordeste do Brasil. 


XIII Festival do Camarão
 

A cidade de Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina realiza de 2 a 5 de fevereiro a 13a edição do Festival Nacional do Camarão. Além da feira multisetorial e ampla praça de alimentação, o evento contará com shows de Cláudia Leitte, Cidade Negra, Luan Santana e atrações regionais. De acordo com a Associação Comercial de Imbituba (ACIM) – organizadora do evento – a feira multisetorial contará com 40 expositores, gerando oportunidades de negócios para a indústria, comércio e turismo. A praça de alimentação oferecerá 14 opções de restaurantes e espaço para até 1.500 pessoas sentadas em espaço coberto. E a arena de shows – com capacidade para até 12 mil participantes terá como principais atrações, Cláudia Leitte, na sexta-feira (3), Cidade Negra, no sábado (4) e Luan Santana, no domingo (5). Grupos regionais se encarregam de animar a abertura do festival, no dia 2 de fevereiro. Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos pelo site www.blueticket.com.br e em diversos pontos de venda em Imbituba, Garopaba, Tubarão, Laguna, Criciúma, Araranguá, entre outros. Site www.camarao2012.com.br.
 
Hotel Vale das Pedras 

Sol, natureza e diversão para a família aquecem a temporada no Hotel Vale das Pedras, em Jaraguá do Sul (SC). Até fevereiro, exceto no período de Carnaval, poderá desfrutar de variados serviços oferecidos pelo hotel, como “Trilha EcoRadical”, “Futesabão” e “Hollywood nos aguarde”, além de diversas oficinas e atividades lúdicas. A programação é para adultos e crianças acima de 6 anos (menores somente acompanhados). o passaporte para as Férias de Verão, para casal custam a partir de R$ 320, em dias de semana, incluindo café da manhã, almoço e jantar. Uma criança de até 10 anos tem estada livre, cortesia do hotel. A “Turma de Recreadores do Vale” promove as atividades com as crianças. O  Vale das Pedras dispõe de espaço zen, mini-golfe, pesca esportiva, piscina térmica coberta, passeio de charrete, sala de jogos, piscina externa, quadra de vôlei e cavalgada, além de serviços de lazer opcionais. Site www.hotelvaledaspedras.com.br
 
Cônsul da Espanha
 

A Embaixada da Espanha no Brasil já tem nova Cônsul de Turismo no Escritório de divulgação do País, em São Paulo. Na vaga deixada por Belén Gonzáles del Val, que retornou à Espanha no final do ano passado, acaba de assumir a experiente e capacitada, embora ainda jovem, Elvira Marcos. Ela faz parte do Corpo Superior de Administradores Civis do Estado Espanhol desde 2006 e atuava na Turespaña desde 2010 como Subdiretora Adjunta de Planejamento Estratégico e Internacionalização do Mercado. Também já exerceu a função de Diretora Interina do Escritório de Turismo da Espanha, em Lisboa. Formada em Ciências Políticas e da Administração, pela Universidade Complutense, de Madri, Elvira Marcos fez ainda pós-graduação em Estudos Ibero-Americanos, na mesma Universidade. Agora em nosso País, na sequência do bom trabalho desenvolvido por Belén Gonzáles , entre as prioridades que Elvira se propõe estabelecer, durante sua gestão à frente do Escritório de Turismo do Brasil, estão reforçar a imagem da Espanha como destino turístico entre os brasileiros e apoiar a diversificação da oferta de produtos.


Parque Nacional do Iguaçu

No ano de 2011 o Parque Nacional do Iguaçu, na região de Foz do Iguaçu recebeu 1.394.187 visitantes de 160 nacionalidades, um novo recorde. Destes, 751.353 foram brasileiros, dos quais, 288.720 do próprio Estado, o Paraná. Os números fazem jus ao Parque Nacional do Iguaçu que, com as Cataratas compõe um dos mais belos atrativos naturais do mundo. 
 
Chile qualidade de vida
 

Santiago, a bela Capital, tem os Andes como pano de fundo (Foto Sernatur)
 
Quem conhece o Chile sabe que a qualidade de vida do país é excelente. Para confirmar, as Nações Unidas, através do PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento dizem que o Chile é o país da América Latina que detém o melhor nível de vida da região, de acordo com o IDH-Índice de Desenvolvimento Humano, apurado em 2011. Embora velhos e novos oposicionistas procurem negar, essa é considerada por analistas mais sensatos uma conseqüência ainda da disciplina e do ordenamento impostos ao país pelos governos militares, cujos sucessores, pelo menos na área econômica, souberam dar prosseguimento à política de austeridade e controle fiscal. O índice leva em conta renda, expectativa de vida e nível de educação em cada país. 

Noruega a primeira

A Noruega voltou ao primeiro lugar na lista dos países de melhor nível de vida, seguida pela Austrália, Holanda, Estados Unidos, Nova Zelândia. Canadá, Irlanda, Liechtenstein, Alemanha e Suécia. Na América Latina, o Chile aparece em primeiro lugar, embora só ocupe a 44ª posição, seguido da Argentina (46ª), Cuba (51ª), México (57ª), Costa Rica (69ª), Venezuela (73ª), Peru (80ª), Equador (83ª), Brasil (84ª) e Colômbia (87ª). Os países da África subsahariana são os que aparecem nos piores lugares, como é o caso da Guiné, República Centroafricana, Serra Leoa, Burkina Faso, Libéria, Chad e Niger, entre outros.

Sommerfest lembra Oktoberfest
 
Banda típica desfilando (Foto Eraldo Schneider)
 
Verão é sinônimo de praias, em Santa Catarina. Nesta época, toda a orla catarinense fica repleta de veranistas, procedentes de diferentes Estados do Brasil e de países vizinhos, do Mercosul. Como opção de lazer aos turistas que passam férias em praias próximas, nos meses de janeiro e fevereiro, Blumenau, além dos atrativos já conhecidos e do seu atraente parque de compras, criou a Sommerfest - A Festa de Verão, com a promoção das Noites de Oktoberfest, às quintas-feiras, a partir das 19h30min, na Vila Germânica. "O evento apresenta ao turista que ainda não conhece a Oktoberfest, um pouco do que acontece em outubro em Blumenau", explica Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica. As próximas Noites serão nos dias 19 e 26 deste mês, e, em fevereiro, nos dias 2 e 9, com animação de uma banda típica alemã.

Plaza Blumenau Hotel
 

Localizado na cidade de Blumenau (SC), o hotel oferece conforto, segurança e serviços de categoria internacional, contando com 123  apartamentos, uma suíte presidencial e sete suítes, salas para eventos, bar e restaurante, piscina, guest office, fitness center, room service 24 horas e acesso à Internet. Várias vezes premiado, o Plaza Blumenau é considerado o mais completo da região, integrando a Rede Plaza de Hotéis e Resorts, do Rio Grande do Sul. Referencial na hotelaria do Vale do Itajai, o Plaza Blumenau Hotel chega aos 35 anos rejuvenescido e como um dos marcos da cidade de Blumenau. Fone (47) 3231-7000, site www.plazahoteis.com.br.

Costão do Santinho
 

No dia 20 de dezembro, os empresários Iolanda e Fernando Marcondes de Matos, recepcionaram cerca de 700 convidados, no último dia 20, para celebrar os 20 anos de criação do Costão do Santinho Resort Golf & SPA localizado na praia do Santinho, em Florianópolis. O evento reuniu um seleto grupo de personalidades formado por empresários, políticos, parceiros comerciais e trade turístico, entre eles o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz. O cantor Daniel e o pianista Arthur Moreira Lima animaram a festa. 

Bolsa de Turismo de Lisboa

A  BTL - Bolsa De Turismo de Lisboa, que acontece de 29 de fevereiro a 4 de março é a grande oportunidade de o Brasil vender seus produtos para a Europa. A TAP reunirá  todos os diretores do mundo, o que permite a qualquer região do país, através de seus secretários de turismo e equipe,  programarem ações para os mercados daquele continente. Do Brasil, haverá uma participação especial da EMBRATUR, dos estados e municípios, e a realização do Congresso da Braztoa - Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, durante a feira com seus maiores operadores. Também reunirá cerca de 400 compradores de toda a Europa, que estarão à disposição para conhecerem o Brasil e suas propostas no setor do turismo. O Objetivo é aproximar o Brasil de todos os mercados Europeus. Luiz Mór, vice-presidente da TAP disse que “quem vier para a BTL não precisa de mais nenhuma feira. O que queremos é que se interessem pelos destinos brasileiros. Na BTL o Brasil é rei. Em nenhum outro lugar haverá tanta concentração de compradores e vendedores de Brasil.”
 
Kerb de Piratuba
 

 Graciele, Ana Paula, Tainara e Josiane, Miss Simpatia, Princesas e Rainha da Kerb 2012 Moradores locais e visitantes, que foram a Piratuba, no Meio- Oeste de Santa Catarina, em nossa Rota da Amizade, para aproveitar as férias em suas gostosas águas termais, também tiveram a oportunidade de participar de um grandioso e tradicional espetáculo - o Kerb 2012, realizado entre os dias 6 e 11 de janeiro. A festa alemã, já em sua 98ª edição, é realizada sempre em homenagem ao aniversário da Igreja Evangélica Luterana. Bailes, comidas típicas, chope, desfile de carros alegóricos, sangria do primeiro barril de chope, eleição da rainha, princesas e miss simpatia foram as principais atrações. 

 
18° Salão Paranaense de Turismo

A ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná está preparando o 18º Salão Paranaense de Turismo, a ser realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo UNIMED Center, em Curitiba. Evento já consolidado pelo seu profissionalismo e dirigido a profissionais do turismo, o Salão deverá proporciona bons negócios para os agentes de viagens e expositores, que terão a oportunidade de conhecer, mostrar e vender o Paraná como um dos principais pólos de turismo receptivo e emissivo do Brasil. Mais informações também no site www.abav-pr.com.br


Chocofest 2012

Está definida a programação da 17ª Páscoa em Gramado – Chocofest. O evento se inicia no dia 22 de março, quinta-feira, com um preview do espetáculo “O mundo encantado da Páscoa”, a partir das 19h30. A abertura oficial será na sexta-feira, dia 23 de março, com a Parada do Conde Guloseima, a partir das 16 horas. Neste ano, o Chocofest terá 18 dias, transformando Gramado em um universo encantado da Páscoa. Entre as atividades fixas, haverá sessão de autógrafos com os personagens do Chocofest, O Fogão Mágico da Vovó Coelho (aula de culinária para crianças) e Maquiagem de Chocolate. Estão previstos cinco espetáculos “O mundo encantado da Páscoa”, seis Paradas do Conde Guloseima e três Desfiles em Açúcar. Na Sexta-Feira Santa, 6 de abril, a programação inclui  a tradicional Procissão dos Passos, a partir das 20 horas. Inspirada na         Espanha, é feita com carros tematizados que retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Mais de 600 pessoas usam vestes monásticas, ao som de matracas e portando archotes, caminham com passos marcados pela Avenida Borges de Medeiros.


 
Gol faz 11 anos


A Gol completou 11 anos de operações regulares no dia 15 de janeiro. No período, a empresa expandiu a frota de seis para 123 aviões, atingiu cerca de 36% de participação no mercado doméstico brasileiro, consolidou uma rede internacional que engloba 11 países na América do Sul e no Caribe e mantém hoje 940 voos diários. A companhia transportou nesses 11 anos cerca de 200 milhões de passageiros.

Vindima no Vale dos Vinhedos

A vindima é sempre aguardada com grande expectativa. De um lado a espera por uma safra de qualidade que dá a certeza de excelentes vinhos. De outro a perspectiva de um período com grande fluxo de visitantes, o que movimenta a rede de atendimento voltada ao enoturismo. Este ano, nos meses da vindima – de janeiro a março -, a previsão é de que um público de 50 mil pessoas. Seduzidos pelas atrações preparadas pelas vinícolas, hotéis, pousadas e restaurantes, os turistas têm a oportunidade de vivenciar experiências únicas em torno da cultura do vinho, convivendo com moradores, produtores de uva e enólogos. Durante o ano passado, o Vale dos Vinhedos recebeu 228.579 visitantes, um aumento de 14% em relação a 2010. A vindima e o inverno lideram a preferência, entretanto o Vale dos Vinhedos é atração o ano inteiro. O aroma das uvas está em todo lugar. O calendário de atrações inicia com a Abertura Oficial da Vindima no dia 28 de janeiro, no Hotel Villa Michelon e segue até março, quando os últimos cachos são colhidos. A expectativa é de que mais de 50 mil turistas visitem o roteiro neste período para participar de um dia de colheita, amassar as uvas com os pés, se divertir com a alegria do filó italiano, cantar e dançar com corais, saborear produtos coloniais ou jantares harmonizados, passear entre os vinhedos e, é claro, degustar uvas, vinhos e espumantes. Os hotéis oferecem pacotes especiais que além de facilitar a hospedagem também evidenciam a colheita com uma programação que inclui jantares harmonizados, cursos de degustação, passeios pelos vinhedos, ciclo de cinema e happy hour. O mesmo exemplo é seguido pelos restaurantes que lançam cardápios diferenciados e preços atraentes. Fone (54) 3459.1800, e-mail reservas@villamichelon.com.br


Turismólogos

No dia 19 de janeiro foi publicada no Diário Oficial, a portaria que reconhece a profissão de turismólogo e disciplina seu exercício. A lei atende a uma antiga reivindicação da categoria, apoiada pelo Ministério do Turismo, em especial pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira: “Este é o primeiro passo para que a profissão seja regulamentada. O MTur sempre trabalhou pelo reconhecimento da atividade, o que acontece em boa hora, quando o país está para receber alguns dos mais importantes eventos do mundo, como a Copa e as Olimpíadas”. Gastão Vieira completou: “Nosso trabalho não terminou. Continuaremos discutindo junto ao Congresso Nacional e às entidades representativas os requisitos necessários à atividade”. Depois de dez anos trabalhando pelo reconhecimento da profissão, a Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo também comemora. “A legislação é positiva, porque abre os caminhos para a regulamentação. Reconhecemos que o Ministério do Turismo trabalhou para que a lei fosse ainda mais ampla. Ainda assim, demos um passo importante rumo à consolidação das atividades que operacionalizam o turismo”, explicou a presidente da associação, Tania Omena. A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras. “O ministro Gastão Vieira tem uma visão de futuro, levando em conta as necessidades de um país que se afirma como importante destino no cenário turístico internacional”, concluiu a presidente da Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo.

Sucesso da Festa Pomerana

A 29ª Festa Pomerana encerrou no último domingo, registrando um aumento de 25% de público visitante em relação à ultima edição, em 2011. De 12 a 22 de janeiro, 76.274 pessoas passaram pela festa. Foram consumidos 132.855 copos de 400 ml de chope e 50.567 de água e refrigerante. Os estacionamentos foram utilizados por 9.330 pessoas. Os números comprovam também que um dos principais atrativos da Festa Pomerana é a gastronomia. Os três restaurantes da festa atenderam 16.329 pessoas o que representa um aumento de consumo de 37% em relação ao ano passado.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário