sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FAMÍLIA RESGATA AVENTURA HISTÓRICA



FAMÍLIA RESGATA AVENTURA HISTÓRICA E PARA EM BUSCA DE RECONHECIMENTO PARA ANTIGOS HERÓIS BRASILEIROS

Clique na imagem para ampliá-la
 
Entre os anos de 1928 e 1938, três brasileiros, sendo dois oficiais e um mecânico,  partiram do Rio de Janeiro, com o apoio do presidente Washington Luís, da diplomacia e do exército brasileiro, a bordo de dois automóveis Ford “Modelo T”, com a missão de mapear, abrir e projetar a rota onde, futuramente, seria construída uma rodovia que interligasse as três Américas.

Clique na imagem para ampliá-la

A chamada Expedição Brasileira da Estrada Pan-americana, retratada com detalhes na obra “O Brasil através das três Américas”, alcançou êxito após percorrer, durante 10 anos, 28.000 quilômetros através de quinze países. Em seu retorno, os exploradores receberam os merecidos cumprimentos diretamente do presidente Getúlio Vargas e do Ministro das Relações Exteriores, Dr. Oswaldo Aranha. Porém, devido ao recorrente descaso brasileiro com nossa história, o incrível feito ficou no esquecimento.

Após conhecer esta página esquecida da história brasileira, o empresário e escritor bauruense Beto Braga tomou para si a responsabilidade de coletar informações, pesquisar e divulgar o feito grandioso por meio de seu livro e de uma nova viagem, aonde refez e ampliou, juntamente com sua família, o trajeto desbravado pelos expedicionários. O imprescindível apoio das Embaixadas do Brasil, em todos os países das três Américas, proporcionou o contato com autoridades, historiadores, pesquisadores e imprensa, que prontamente se dispuseram a auxiliar no resgate e divulgação desta história.

O resgate

Durante toda a viagem, o autor e sua família estão sendo recebidos com cordialidade por diplomatas brasileiros e políticos de toda a América. País a país, historiadores, políticos, professores e apaixonados pela História Americana foram surpreendidos e se emocionaram diante do relato desta incrível aventura vivida pelos brasileiros no início do século passado. “Em diversas oportunidades, como na Costa Rica ou no México, pudemos ver o grande esforço dos diplomatas para nos auxiliarem nas pesquisas e na divulgação do livro.”, conta Beto Braga.

Clique na imagem para ampliá-la

A Família Braga já passou por praticamente toda as Américas do Sul, Central e do Norte, atingindo o ponto final da Carretera Panamericana, em Prudhoe Bay, no Alaska. Atualmente, os aventureiros encontram-se na última fase da aventura e, recentemente alcançarem o limite sul das Américas, chegando ao "Fin del Mundo", em Ushuaia, Terra do Fogo - Argentina, no final da Rota Panamericana.

Clique na imagem para ampliá-la

Atualmente, Beto Braga e sua família se encontram no Chile, para dar continuidade à divulgação da história dos heróis brasileiros e, em março, retornam para o Brasil com a finalidade de organizar, editar e divulgar o material coletado durante sua aventura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário