sábado, 4 de fevereiro de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

Turismo de Joinville na CVC

Joinville participará do 18º Workshop & Trade Show CVC 2012, que acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro, em São Paulo (SP). A rainha da 73a Festa das Flores, Thais Beltrame Minatti e a profissional responsável pela promoção turística na Promotur, Simone Manske, estarão no estande da Santur. Maria Ivonete Peixer da Silva, presidente da Fundação Turística – Promotur diz que “este será um evento bastante estratégico. Além de ser organizado pela maior operadora de turismo do país, a CVC, irá valorizar o turismo de Joinville nacional e internacionalmente"

Campeonato de Surf Naturista


 
No dia 11 de fevereiro será realizado o Campeonato Surf Nu Pinho na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, o primeiro campeonato de surf naturista do sul do Brasil. O evento, aberto ao público, começa às 9h30 e segue até as 16h e é dividido em duas categorias: Free Surf, destinado aos surfistas que não competem com frequência, e a categoria Open, para quem já está acostumado a competir. Nas duas categorias, qualquer pessoa pode participar. Para quem deseja apenas assistir o evento, terá  uma arquibancada onde é permitido usar roupa. Já quem estiver na faixa de areia, terá que seguir a regra da praia e ficar nu. “Por ser referência nacional neste segmento e a primeira praia de naturismo do Brasil, a Praia do Pinho já atrai turistas e moradores e este evento ajuda a promover o destino”, afirma Ademar Schneider, diretor de turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú. Para Anilton Bitencourt, administrador do Complexo Turístico Praia do Pinho, “este é um evento destinado aos praticantes de surf e para quem gosta do esporte”. O evento tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, com arbitragem da Federação Catarinense de Surf -FECASURF.
 
TAP e meio ambiente


A premiada e reconhecida política de defesa ao meio ambiente pela TAP foi recentemente estendida também aos “amenity kits” oferecidos aos clientes que voam TAP Executive. Esta ação resultou na substituição da maioria dos materiais sintéticos habitualmente usados por produtos naturais. Nas novas necessaires as meias, máscaras para os olhos e protetores de ouvidos são fabricados com ingredientes 100% naturais ou elaborados a partir de materiais reciclados. Os produtos de toalete e cosmética são isentos de sulfatos, parabenos, ftalatos e corantes artificiais e nunca foram testados em animais. Inclusive as embalagens das bolsinhas e de seus itens são elaboradas com papel reciclado.

Jornalistas chineses em SC

Uma equipe de jornalistas da agência oficial de notícias da China, a Xinhua (Nova China, em mandarim), realizou um tour de cinco dias pelas principais cidades turísticas de três regiões de Santa Catarina para divulgarem na imprensa chinesa. Visitaram Florianópolis,  Balneário Camboriú, Porto Belo e São Francisco do Sul. Nas matérias, além das belezas naturais mostrarão a gastronomia e os atrativos históricos e culturais. A cobertura da temporada de verão no Estado, este ano, é resultado do WTTC - Congresso Mundial de Turismo, realizado em Florianópolis no ano de 2009, quando uma equipe de correspondentes da agência veio pela primeira vez a Santa Catarina. No mesmo ano, os jornalistas vieram realizar a cobertura do Festival de Dança de Joinville com apoio da Secretaria Estadual de Turismo e Santur. Segundo informações da Câmara de Comércio Brasil-China, 41 milhões de chineses saem do país todos os anos para fazer turismo pelo mundo. O Brasil não é um dos destinos principais porque, segundo a Câmara, o governo brasileiro não investe em propaganda turística na China. O time de correspondentes vai produzir material para várias plataformas: TV, internet e jornal impresso, todos ligados ao grupo Xinhua. A página da agência registra, em média, 100 milhões de acessos diários em seu país de origem, e publica material em oito idiomas.


Flytour Viagens

A Flytour Viagens deverá ser a grande concorrente da maior operadora de turismo da América Latina, a CVC.  Empresa integrante do Grupo Flytour, uma das maiores corporações de turismo do país, a operadora Flytour Viagens irá atuar na distribuição e comercialização de 100% de seus produtos através de agentes de viagens de todo o país, o que já angaria a simpatia das agências de viagens. Além disso, a Flytour se dedicará a outros nichos de mercado, além do popular. A empresa nasce com presença geográfica em 16 estados brasileiros e com mais de 20 escritórios próprios para atendimento completo aos agentes de viagens. Os produtos da Flytour Viagens serão lançados para as agências de viagens no decorrer do primeiro semestre de 2012, para serem oferecidos a clientes dos mais diversos perfis e classes sociais, entre pacotes nacionais, internacionais e cruzeiros marítimos. Acesse: www.flytourviagens.com.br.

 
Voo Direto

Uma portaria publicada pelo Instituto Brasileiro do Turismo – Embratur,  na edição do do Diário Oficial da União do dia 1º de fevereiro instituiu o programa Voo Direto, que pretende promover voos fretados internacionais tendo o Brasil como destino. De acordo com o texto, o objetivo do programa é dar “apoio financeiro à promoção internacional de voos fretados, realizados por meio de projetos apresentados pelos estados.” Entre os alvos do Voo Direto estão a realização de atividades promocionais em eventos, viagens de familiarização e viagens de imprensa para divulgação do Brasil como destino turístico, além de produção de material promocional e campanhas publicitárias. “O programa visa ainda ampliação do acesso de turistas aos aeroportos brasileiros, gerando reflexos no aumento do número de estrangeiros que visitam o país”, além de buscar novos destinos turísticos nacionais através da inclusão de localidades ainda não atendidas por voos diretos. A Embratur informou que, em 2012, serão destinados ao Voo Direto um total de R$ 8 milhões.
 
 Xadrez em Piratuba


Será nos dias 8 a 12 de fevereiro, em Piratuba, município da Rota da amizade, o 57º Absoluto de Xadrez. São 20 competidores de todo o Estado, que passaram por quatro etapas semifinais, que disputam o primeiro lugar durante cinco dias. Os cinco primeiros colocados dividem o prêmio de R$ 3 mil. O diretor da Federação Catarinense de Xadrez, Gilson Chrestani, Piratuba disse que “não é a primeira vez que realizamos competição na cidade e estamos voltando devido à estrutura, organização e parceria oferecidas, além dos atrativos do local. Os atletas aprovam e trazem familiares”, comenta. Entre os atletas classificados, também foram convidados os quatro “Grandes Mestres” brasileiros, federados por SC: Geovanni Vescovi, “número 1” do Brasil e sete vezes campeão brasileiro, Henrique Mecking (Mequinho), Felipe El Debs e Everaldo Matsuura. 


Goya em Curitiba

Os adeptos da arte clássica poderão conhecer, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a exposição de gravuras do artista espanhol Francisco de Goya, conhecida como “Os Caprichos”. São oitenta gravuras, com as respectivas anotações, retratando, de forma crítica, mas com humor e sensibilidade, principalmente o lado feio e triste da sociedade espanhola no século XVIII. Goya vai a fundo ao reproduzir as misérias de então e ao questionar o comportamento da sociedade, do clero e da nobreza, o que lhe valeu a ira e a perseguição dos poderosos da época. A coleção pertence ao Instituto Cervantes – órgão oficial do Governo de Espanha – que promove a exposição com apoio do MON-Governo do Paraná. A exposição já passou por uma dezena de Capitais brasileiras, entre as quais Rio de Janeiro, São Paulo, Brasíloia, Belo Horizonte e Salvador, despertando sempre a atenção e atraindo grande número de visitantes.
 

O Cônsul Honorário da Espanha em Curitiba, Saturnino Hernando Gordo considera que , “há 38 anos como   
Cônsul, já vi muitas exposições vindas da Espanha. Nada, porém, se compara, em peso e importância, a esta. Embora reproduza, em grande parte, tristeza e dor, é o retrato de uma época de muito sofrimento para o povo”.  
 
Festa da Uva 

Rainhas e princesas - foto: Luiz Chaves

A Rainha e Princesas da Festa da Uva 2012, que acontecerá em Caxias do Sul, de 16 de fevereiro a 4 de março, assim como nos mais variados eventos, divulgaram a festa no recente jogo Juventude X Grêmio pelo Campeonato Gaúcho 2012. As soberanas distribuíram Material promocional e visitaram as cabines de imprensa.
 
20ª Festa do Milho Verde

20ª Festa do Milho Verde

Está chegando a hora do evento mais saboroso da Grande Florianópolis. É a 20ª edição da Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz, de 9 e 11 de março. O evento, de caráter popular, é realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para que os agricultores da região possam expor seus trabalhos artesanais e demonstrar, com pratos típicos, um pouco da culinária Santo Amarense. O evento agrega lazer e cultura, com gastronomia, música, parque de diversões, exposição e venda de orquídeas, feira de artesanato e produtos diversos, praça de alimentação, eleição da rainha e princesas da festa entre outras atrações. O milho verde é o protagonista, que será apresentado em forma de pratos como estrogonofe, pudim, risoto, pastel, bolo, suco, maionese, polenta, sorvete, entre outros. A pamonha gigante é atração especial. Distribuída gratuitamente no último dia do evento, no ano passado foi de 541 quilos, confeccionada por 12 pessoas com cerca de seis mil espigas de milho. O lançamento oficial da 20ª Festa do Milho Verde será realizado no dia 28 de fevereiro, com jantar no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA. Saiba mais pelo www.festamilhoverde.com.br.


Carnaval no Transamérica

Para quem curte a folia do momo e não abre mão de uma boa praia, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia, montou um pacote especial para o Carnaval e que promete agradar toda a família. Voos fretados especiais com saídas de São Paulo durante o Carnaval trarão ainda mais praticidade para os hóspedes. Para o período da folia, o programa de viagem de sete noites (de 18 a 25/02 ou de 19 a 26/02), inclui parte aérea e hospedagem em bangalô superior duplo com café da manhã e jantar. Para quem optar por um período mais curto de viagem, há programas de quatro noites com saída no dia 18  e retorno no dia 21/02. O hotel oferece mais de 80 opções de lazer diariamente para todos os gostos e idades. O Transamérica Comandatuba dispõe de parque aquático com duas piscinas especiais, além de cachoeira e um toboágua e são oferecidas aulas de hidromassagem e alongamento na piscina. O hotel tem aeroporto privativo que recebe os voos fretados a partir de Congonhas e a bagagem os aguardará nos quartos. Os voos regulares chegam a Ilhéus e o transfer até o hotel leva cerca de uma hora.  Crianças de até 11 anos na mesma acomodação que os pais têm hospedagem gratuita. Veja preços e informações em www.transamerica.com.br.

Turismo de qualidade   


A entrega do Manifesto do Turismo de Santa Catarina, pelas entidades que integram o trade turístico catarinense ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, aconteceu no dia 31 de janeiro e apresenta as necessidades e investimentos esperados do poder público do Estado, para oferecer um turismo de qualidade aos turistas que vêm a Santa Catarina. 


Pós na Castelli ESH

Clique na imagem para ampliá-la

Interessados em ingressar nos cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Castelli Escola Superior de Hotelaria (Canela RS) podem se inscrever para participar da seleção de talentos das próximas turmas. As aulas estão previstas para iniciar em abril de 2011 e as vagas são limitadas. São quatro as opções da Escola: Hospitalidade em Serviços, Gestão Hoteleira, Produção Cultural e a Monã Centro de Estudos Ambientais, em parceria com a Castelli ESH, com a segunda edição do Agroecologia Aplicada. Todas as informações estão no site www.castelli.edu.br.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário