quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




Mudanças no JRC & VB

Por vários anos responsável pela gestão do Joinville Região Convention & Visitors Bureau e pela captação de eventos para Joinville, Maitê Uhlmann, deixou o cargo, agora ocupado pelo profissional Giorgio Augusto Souza. O novo executivo é graduado em Turismo e Hotelaria e Pós Graduado em Consultoria, Planejamento e Marketing pela UNIVALI. Com 11 anos de experiência no setor de turismo. Giorgio participou de dois intercâmbios nos Estados Unidos, teve passagem pelo Hotel Holz, pela Fundação Turística de Joinville, lecionou a disciplina de Políticas Públicas do Turismo na Faculdade Cenecista de Joinville, passou também pelo Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, onde atuou no departamento de captação de eventos internacionais. Recentemente prestou serviço junto a Instância de Governança, visando o fortalecimento do turismo regional e do próprio Joinville Região CVB. Giorgio assume com o desafio de ampliar a visibilidade de Joinville e Região através da captação de novos eventos para a cidade. Temos certeza de que o Giorgio terá excelente desempenho.  
 
Ushuaia está moda

Clique na imagem para ampliá-la

A cidade de Ushuaia é a capital da província Terra do Fogo, situada na Patagônia Argentina, parte mais meridional da América do Sul e também a área mais ao Sul da Cordilheira dos Andes. Parque Nacional do Fim do Mundo, passeios de trem, trilhas ou teleférico para chegar às pistas de esqui, admirar os glaciares, geleiras permanentes são alguns dos atrativos de Ushuaia e outras cidades da região. Na última terça-feira esteve em Joinville Cristiane Cavalli, secretária de Turismo de Ushuaia, para um encontro de capacitação com os agentes de viagens e trade turístico de Joinville.
 
Canela Foto Workshops

De 22 a 26 de fevereiro acontecerá em Canela (RS), o Canela Foto Workshops, que comemora dez anos de história. O projeto nasceu para divulgar e  ensinar a fotografia para alunos de todos os níveis e lugares.  A iniciativa do fotógrafo Fernando Bueno e da jornalista e produtora Liliana Reid, na oportunidade farão o lançamento da pedra fundamental do Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais, no dia 24 de fevereiro, às  11h30min, nas Ruínas do Cassino. O Palácio das Hortênsias em Canela, casa de veraneio do Governador do Estado será o espaço de exposição de fotos, durante o evento. A Primeira Dama do Rio Grande do Sul, Sandra Genro, que é também fotógrafa participará das atividades.
 
Cultura no carnaval do Maranhão de São Paulo

Clique na imagem para ampliá-la

Berço de cultura, São Luiz do Paraitinga leva adiante o melhor da festa ao longo de três décadas. Marco Rio Branco, Benito Campos, Cinira Pereira (conhecida como Vó Nira), João Boy, os irmãos Galvão Frade, Nhô Lambis e Grupo Paranga são alguns dos nomes que marcaram a história do Carnaval de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga que neste ano registra sua 32ª edição. Os inúmeros blocos, com participantes de todas as idades têm como tema “Carnaval Amora em Flor: Semeie amores, cores, fitas e colherá flores de chita”. A exigência é ter as marchinhas na ponta da língua e fantasias coloridas, sejam elas de chita ou retalhos, complementadas por chapéus, cartolas e tiaras. Os artistas que criaram as fantasias típicas serão homenageados. A programação completa está disponível no site www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br.
(foto)
Carnaval em SC

Os principais destinos em Santa Catarina, para quem gosta da folia carnavalesca são as cidades de Florianópolis, capital, com os famosos desfiles das escolas de samba na passarela “Nego Quirido”; em Laguna, sul do Estado, cidade histórica, que já foi uma república por curto espaço de tempo; São Francisco do Sul, cidade mais antiga de Santa Catarina e uma das mais antigas do Brasil, com o seu tradicional e mais antigo carnaval do Sul do Brasil; Joaçaba, no oeste Catarinense, que nos últimos anos vem se destacando como cidade carnavalesca; Joinville promete bons desfiles de escolas de samba e carnaval de rua; Blumenau realizará os eventos de Momo nos pavilhões da Vila Germânica entre outros municípios que fazem do carnaval oportunidade de diversão ou de descanso, para quem não curte a folia.
 
Carnaval na Praia do Rosa


A Pousada Vida Sol e Mar – Ecoresort e Beach Village (Praia do Rosa, Imbituba/SC) oferece vasto menu de opções para quem pretende passar o carnaval nesta que é uma das baías mais belas do mundo. Quem não abre mão da tradicional festa, encontra no Rosa baladas animadas, com muita gente bonita. Para os que preferem o descanso e vivência junto à natureza as opções também são convidativas. Na Pousada Vida Sol e Mar os turistas, hospedados ou não, podem contratar  aulas de surf, cavalgadas, trilhas ecológicas com orientação de biólogos do Instituto Baleia Franca (IBF), passeios de barco e até massagens. O complexo de hospedagem, turismo e lazer – instalado em uma área que soma cinco hectares à beira-mar - abriga 28 chalés (ecoresort) e 14 casas de alto padrão(Villas), todos entre 50 e 200 metros da praia. (www.vidasolemar.com.br).
 
Reservas naturais

Foram protocoladas no ICMBio (órgão do Ministério do Meio Ambiente, da divisão do IBAMA) a criação de mais três RPPNs -Reserva Particular do Patrimônio Natural -, em Itaiópolis (SC), nas cabeceiras do Rio Itajaí. Trata-se de uma área de 345,71 ha, que fica adjacente às RPPNs já criadas, aumentado para 855,89 ha a área protegida. Estas RPPNs abrigam riquíssima biodiversidade de animais entre aves e mamíferos grandes, raros e ameaçados de extinção. Há gigantescas árvores centenárias, também ameaçadas de extinção. As APPNs protegem as nascentes e dezenas de quilômetros de matas ciliares do Rio Itajaí, beneficiando a população de Blumenau. Se não tivessem sido compradas pelo Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade, teriam caído nas mãos de investidores e desmatadas para reflorestamento de eucalipto. Veja as belas imagens e obtenha mais informações no site: www.ra-bugio.org.br

Clique na imagem para ampliá-la
 
A proprietária da RPPN, Elza Nishimura Woehl, abraçando um belíssimo exemplar de canela-sassafrás (Ocotea odorífera), espécie ameaçada de extinção.  
 
Turismo crescente
 
Segundo dados divulgados pela OMT-Organização Mundial do Turismo, a América do Sul alcançou, em novembro de 2011, o maior crescimento no turismo mundial. Em praticamente todos os países do Continente, incluindo o Brasil houve crescimento. Esses dados mostram que não há outro setor com tanta capacidade de contribuir com a geração de postos de trabalho, principalmente para jovens e mulheres. No mundo o turismo é responsável por 1 em cada 12 empregos. A América do Sul foi a sub-região que mais cresceu (+10%), enquanto toda a região das Américas cresceu em média 4% e os países emergentes como um todo cresceram em média 3,8%. O Brasil avançou de 5,2 para 5,5 milhões de visitantes. No campo das receitas com gastos por visitantes, a média de crescimento foi de 4%, e, alguns países registraram resultados muito superiores à essa média. Estados Unidos cresceram 12%, China 25% e Espanha 9%. O Brasil saltou de 5,9 bilhões de dólares em divisas em 2010 para 6,7 bilhões ano passado. Para 2012 a expectativa é de continuidade de crescimento do turismo no mundo, mesmo que em menor ritmo, entre 3 a 4 %, em média. Atualmente, a indústria de viagens e turismo representa 6% do comércio mundial e contribui com 5% do PIB do planeta.
 
Fim da Spanair

Clique na imagem para ampliá-la

Na Espanha, a quebra da companhia aérea Spanair afetou cerca de 22 mil passageiros só no último final de semana. Em meio à crise econômica que castiga o País, essa foi mais uma bomba que explodiu no colo dos espanhóis, analisam alguns observadores. A empresa decidiu abruptamente interromper suas operações, deixando para concorrentes como a Iberia, Vueling e Easyjet a tarefa de atender aos passageiros afetados. Fundada em 1986, a empresa tentava sobreviver por meio de uma aliança com a Qatar Airways, que não foi formalizada. "A direção da Spanair lamenta o ocorrido e a autoridade regional da Catalunha, que detém parte do controle da empresa, afirmou não ter condições de aumentar a fatia de sua participação na companhia, em razão da crise que levou ao corte do orçamento e dos limites determinados pela União Européia.

Rede HI Hostel Brasil


Hostels, ou “albergues da juventude”, como eram anteriormente conhecidos são opções atraentes para passar o carnaval sem gastar muito com hospedagem, mas com segurança e qualidade. Além disso, são ótimas oportunidades para conhecer pessoas de todas as partes do mundo e criar boas amizades. No site www.hostel.org.br, podem ser encontrados os destinos ideais, tanto para descanso como para cair na folia de Momo. A exigência para se hospedar em um HI Hostel  é ter a carteira de alberguista, que pode ser feita nas Associações Estaduais ou no próprio Hostel a um custo de R$ 20,00. Há também a opção de Carteira Família, por R$ 30,00, que contempla o casal e filhos menores de 18 anos.
O “Joinville Hostel”, situado à Rua Dona Francisca, 1376, bairro Saguaçu,  Joinville (SC) tem o site www.joinvillehostel.com.br  onde apresenta todos os seus serviços.
 
Promoção “Volta ao Mundo”

O grupo Star Alliance no Brasil lançou um promoção que premia os passageiros que adquirirem um bilhete “Volta ao Mundo” (nome da coluna) com um kit especial: uma bolsa térmica e duas canetas. A promoção é válida para as primeiras 100 passagens aéreas emitidas no período de 01 de fevereiro a  15 de março de 2012. Os clientes podem escolher entre um número ilimitado de opções ao planejarem uma viagem de “Volta ao Mundo” abrangendo múltiplas cidades na rede da Star Alliance que está presente em 185 países e atende 1.185 aeroportos através das 26 companhias aéreas participantes da aliança. As companhias aéreas que formam o grupo Star Alliance Brasil são : Air Canada, Air China, TAM, Lufthansa & Swiss, TAP, Turkish Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, United Airlines and US Airways. Veja site www.staralliance.com/pt/fares/round-the-world-fare ou entre em contato com uma das companhias aéreas presentes no Brasil. O “Volta ao Mundo” vale para quatro opções de tarifas: econômica especial, econômica, executiva e primeira classe, para 15 destinos diferentes em mais de 1.180 destinos atendidos pela aliança. A promoção é válida para todo o território brasileiro, para emissões e saídas do Brasil para qualquer destino no mundo.

 
Avó do Conde Guloseima

Clique na imagem para ampliá-la

Conde Guloseima é o coelho anfitrião da edição de 2011 do Chocofest, em Gramado (RS). Casou-se com a Condessa Doçura, e proporcionaram cenas que levaram as crianças e até os adultos a se emocionarem. Aos poucos o Conde vai trazendo toda família para o Chocofest e neste ano, o grande acontecimento será a chegada da Duquesa. Vovó do Conde, ela virá diretamente de Paris e ajudará o neto a protagonizar mais uma bela festa na Páscoa em Gramado. A chegada triunfal da “famosa dama” será no dia 23 de março, na solenidade de abertura da festa. O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 22 de março a 8 de abril de 2012. Será como uma nova festa, resgatando as antigas tradições de Páscoa, unindo o lúdico à espiritualidade e despertando a emoção de crianças e adultos. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site www.chocofest.com.br.


 
Convenção da IGLTA 



Florianópolis será a sede da Convenção Anual Global da IGLTA (Associação Internacional de Viagens GLS) em abril próximo. A expectativa é reunir mais de 300 participantes internacionais e que, a partir desta ação, a capital catarinense e outros destinos do Brasil se tornem preferenciais para o público GLS internacional.

Brasil x Curaçao


Os brasileiros acabam de ter mais uma opção de voo para a Ilha de Curaçao. A Copa Airlines anunciou no dia 25 de janeiro, que passará a voar para o destino quatro vezes por semana, a partir do dia 10 de junho deste ano. “Estamos muito felizes em anunciar esta parceria, pois a nossa Ilha tem atraído cada vez mais brasileiros, que chegam aqui em busca de nossas praias paradisíacas, um imenso patrimônio histórico e cultural, inúmeras alternativas de gastronomia, compras, prática de esportes no mar e em terra, lazer e entretenimento noturno, resorts à beira mar, cassinos entre outras atrações”, explica Ghatim Kabbara, CEO da Oficina de Turismo de Curaçao. “Em média, os brasileiros passam uma semana no país”, completa. Com a novidade, os brasileiros poderão viajar a Curaçao apenas com uma conexão, na capital do Panamá, com voos saindo de Belo Horizonte, Manaus, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Curaçao a ilha mais bonita do Caribe, conhecida como a “Holanda do Caribe”. A ilha de Curaçao compreende área de 472 km2, semelhante a Florianópolis. Ao todo são 38 praias e 40 baías, sob o sol no ano inteiro. As águas são cristalinas e azuis, com temperaturas que variam entre 25 e 27 graus e a visibilidade atinge 40 metros de profundidade. Com uma belíssima arquitetura colonial holandesa e animado comércio, desde 1997, sua capital Willemstad, é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. É dividida ao meio pela Baía de Santa Ana, e a ponte móvel, Rainha Emma, construída em 1888, une as duas partes: Otrobanda (residencial) e Punda (comercial e turística). O holandês é a língua oficial, mas também se pode ouvir o inglês, espanhol e o “papiamento” – uma mistura de português, espanhol, inglês, proporcionando uma rica diversidade cultural. O florim é a moeda oficial de Curaçao e vale cerca de 1,75 em relação ao dólar, que também é aceito em todas as lojas e restaurantes. Informações no Facebook: Curaçao Brasil e no Twitter: curacaobrasil. 


Feira das Américas 2012  

A 40ª edição do principal evento da ABAV Nacional, a Feira das Américas, que será realizada entre 24 e 26 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro, será marcada por novidades. Entre elas, a criação de um espaço focado no mercado corporativo, em parceria com a Abracorp - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas. A área dedicada será voltada à exposição e divulgação do trabalho dos conventions & visitors bureaux. Também abrigará sete bistrôs temáticos, que funcionarão como polos gastronômicos regionais e oferecerão aos participantes uma grande variedade da culinária nacional e internacional. Haverá rodadas de negócios e salas de treinamento, onde expositores e visitantes poderão interagir, com atividades de networking e de capacitação aos agentes de viagens. A Promo, empresa contratada para organizar a 40ª Feira das Américas, antecipa que neste ano serão utilizados quatro pavilhões do Riocentro, três voltados para a Feira - representando 18 mil m² de área construída, 12% a mais que no ano passado - e um, dedicado exclusivamente ao Congresso Brasileiro das Agências de Viagens.


Páscoa no Rio de Janeiro

A Allestur, de Joinville organiza excursão para o período da Páscoa, ao Rio de Janeiro, com saída no dia 5 de abril e retorno no dia 8 de abril. Pão de Açucar, Cristo Redentor, Praias do Leblon, Copacabana, Ipanema, ponte Rio Niteroi são alguns dos atrativos visitados. No retorno haverá parada para visita na cidade de Aparecida, em São Paulo. Saiba mais pelo telefone (47) 3028-4973 - 9603-0804.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário