terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Embratur 2012 

O Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, no ano de 2012 irá focar suas ações em 17 mercados, os 15 principais emissores (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal, Bolívia), além de Canadá e México. O Brasil estará presente em 23 feiras de turismo no exterior, segundo o presidente, Flávio Dino, os eventos mais importantes e representativos. A primeira é a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, de 29 de fevereiro a 4 de março, em Lisboa, Portugal. Teremos uma participação diferenciada, fazendo com que Portugal seja visto como uma plataforma de negociação em todo o mercado europeu. Nesta mesma feira, o novo estande brasileiro será lançado. Com layout altamente tecnológico, com mais cores, painéis de LED, o novo projeto terá área para gastronomia e o Espaço Copa. A Embratur tem que trabalhar muito mesmo para trazer turistas estrangeiros a Brasil. Porque a conta não fecha: turistas brasileiros levam muito mais dinheiro ao exterior do que entra por turistas estrangeiros.
 
26º Encatho
 

O 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO, que acontecerá em abril no CentroSul em Florianópolis, contará mais uma vez com a eficiência da equipe do IBADE para os serviços de Assessoria de Imprensa, sob a coordenação da profissional Vânia Monteiro. O IBADE tem sido parceiro da ABIH-SC nos últimos anos, fazendo a ponte entre a organização do evento e a mídia nacional e internacional, garantindo ampla divulgação do evento e a presença de jornalistas do país e do Mercosul.
 
Hotel 10

Conforto, serviços qualificados, tecnologia de ponta, localização estratégica e economia são atributos que tornam a Rede Hotel 10 a preferida para hospedagem no Brasil. Os empreendimentos Hotel 10 vem despontando em diversos estados do Brasil, em locais de carência de hospedagem de boa qualidade e preços acessíveis. Já existem unidades em Curitiba e União da Vitória (PR), Itajaí e Joinville (SC), São Leopoldo (RS) e o próximo a ser inaugurado fica em Dourados (MS), o primeiro fora da Região Sul. Além disso, já está confirmada a construção de unidades em Blumenau (SC), Palmas (TO), Ponta Grossa (PR) e Goiânia (GO). O conceito Hotel 10 é resultado de longas pesquisas, experiências em viagens de Paulo Linzmeyer, diretor da HDEZ Empreendimentos aos Estados Unidos e Europa, e, atuando em hotelaria internacional junto a ACCOR do Brasil, na incorporação, implantação e administração de vários hoteis, das redes Ibis e Mercure.  

Equipotel

A Reed Exhibitions adquiriu uma das principais feiras de hotelaria do País: a Equipotel que se realiza em São Paulo e no Recife. Na avaliação do grupo, a aquisição garantirá uma maior exposição do setor de hospitalidade do País, visto que as feiras passam a fazer parte de um calendário internacional de eventos. A diretora-superintendente do grupo Equipotel, Katia Castro, declarou: “os tempos mudam e, obedecendo sempre nossa firme visão de líderes dos segmentos da hotelaria e gastronomia, na certeza de promover, através desta fusão com a Reed Exhibitions, a necessária condição para continuar crescendo, mantendo a condição de liderança, tomamos, eu, minha mãe Magdala Castro, e minhas irmãs uma difícil mas acertada decisão: a de passar o comando da gestão das feiras de São Paulo e Nordeste para uma líder mundial nos segmentos de nossa atuação. Mas isto em nada significa o nosso afastamento do mercado para o qual tanto contribuímos” .

 
Airport Infra Expo

Grandes players do Reino Unido, Finlândia, Suíça, Holanda, Estados Unidos e Alemanha, entre outros tradicionais mercados do setor estarão no Brasil, de 24 a 26 de abril, para negociar com o mercado brasileiro durante a principal feira de infraestrutura aeroportuária da América Latina, a Airport Infra Expo. O evento será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo e 80% da área de exposição, de 6 mil metros quadrados já está comercializada para empresas nacionais e estrangeiras. Paula Faria, diretora da Sator, idealizadora e organizadora do evento diz que “definitivamente, o Brasil é o mercado com o maior potencial de crescimento em termos de volume de passageiros e sobre o qual se vislumbra a maior diversidade de negócios". Por enquanto, potencial...

Cataratas Maravilhas

No último dia 22, o momento tão esperado aconteceu: na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, o presidente da fundação suíça New 7 Wonders, Bernard Weber, fez o anúncio oficial das Cataratas como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A cerimônia foi organizada pelo Comitê Oficial Argentino-Brasileiro de Apoio às Cataratas do Iguaçu, formado pela Itaipu, Prefeitura de Foz e governo de Misiones.

Parque Nacional do Iguaçu

Foram 31.949, os  visitantes ao Parque Nacional do Iguaçu, no feriadão de carnaval. Turistas de todas as partes do Brasil e do mundo aproveitaram para revisitar ou conhecer as Cataratas do Iguaçu. Nos quatro dias passaram pela unidade de conservação 31.949 pessoas. Apenas no domingo, 19 de fevereiro o atrativo recebeu 13.185 visitantes.
 
Festa da Colônia em Gramado


Clique na imagem para ampliá-la

Começou no dia 23 de fevereiro e se estenderá até dia 11 de março a 22ª Festa da Colônia de Gramado. O evento ocorre no pátio do Centro de Eventos ExpoGramado, que recebeu melhorias no complexo. No total, são nove espaços cobertos e dois mil metros quadrados de área construída. Para garantir a conforto de expositores e visitantes, além dos pavilhões com cobertura fixa, os acessos do parque foram pavimentados. Gastronomia farta, produtos coloniais, bandas típicas, jogos rurais, desfiles temáticos e atrações culturais devem atrair um público de 400 mil visitantes em 18 dias de programação intensa. Além de promover a integração entre colonos e turistas, a Festa da Colônia é a oportunidade da comunidade rural mostrar sua diversificada linha de produtos e sua cultura. O evento envolve 450 produtores rurais do município direta e indiretamente. São descendentes de alemães, italianos e portugueses que colonizaram Gramado e que buscam na terra o sustento das suas famílias.. O novo pavilhão para o artesanato e as flores e o aumento da capacidade de produção dos fornos coloniais são outras novidades.
Na área gastronômica, a principal novidade são as Noites Especiais. Nas duas quartas-feiras da festa (29/02 e 7/03), os restaurantes típicos das cozinhas alemã e italiana terão cardápio diferenciado. Com foco no social, a Festa da Colônia destina parte da renda para a APAE Gramado. Os vestidos das soberanas da 22ª Festa da Colônia de Gramado resgatam a história das primeiras imigrantes e prestam uma homenagem às etnias alemã, italiana e portuguesa. O traje da rainha, Vanessa Grings Faiz, utiliza as cores da bandeira da Alemanha. Já os vestidos das princesas, Itajaiara Aline Marcon e Charline Wagner Negri, trazem as cores da Itália e de Portugal. O figurinista da Festa da Colônia, Fabrício Ghomes, destaca que foi realizado amplo levantamento histórico para conceber os trajes. “Não bastava apenas vestir a rainha e as princesas, era necessário que a indumentária trouxesse consigo um resgate da identidade das primeiras imigrantes”, explica o artista plástico.Site: www.cleitonthiele.com/festadacolonia.

 
Logomarca Codesul

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul vão adotar, ainda em 2012, uma logomarca promocional que identifica roteiros e circuitos turísticos integrados entre os quatro estados. A estratégia é resultado do trabalho da Comissão Permanente Turismo Brasil Sul (CTBS), vinculada ao Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), criada para alinhar as ações de divulgação dos atrativos do bloco turístico. O objetivo da marca ‘Turismo Brasil Sul’ é reforçar a promoção regional conjunta nos países do Mercosul e mercados nacionais prioritários. Segundo a secretária estadual de Turismo do Rio Grande do Sul e coordenadora da CTBS, Abgail Pereira, a identidade sulista fortalece e promove a unidade dos quatro estados integrantes do bloco: “As afinidades são geográficas, culturais, étnicas e gastronômicas”. Entre os roteiros que devem alavancar a competitividade regional estão: Iguassu-Missiones, Aparados da Serra, Caminhos do Pampa e Foz-Bonito-Pantanal. Após um ano de trabalho intenso percorrendo o estado preparando a Conferência Estadual de Turismo, onde conseguiu estabelecer um diálogo com uma fração importante do pensamento turístico da nação gaúcha, Abgail Pereira agora lança seus primeiros programas de trabalho que farão efeito direto na população engajada na cadeia da hospitalidade e do acolhimento. Abgail construiu uma sólida ponte com o governo federal para conseguir recursos, parcerias e prestígio para o turismo do seu estado. Em 2012, cinco mil pessoas deverão ser alcançadas pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo. Serão cursos para empregados e seminários para empresários, “levando sempre em conta que a maioria esmagadora das empresas destes segmentos são micro, pequenas e médias que são o motor do turismo no estado”.

Santur no Paraná

A Santur – Santa Catarina Turismo S/A participará da 18ª edição do Salão Paranaense de Turismo 2012, nos dias 02 e 03  de março, em Curitiba. O evento é promovido pela ABAV/PR. Com uma delegação de aproximadamente 50 pessoas do trade turístico catarinense, Santa Catarina estará expondo as diversidades dos atrativos e equipamentos das dez regiões, que compõe o mapa turístico catarinense. A novidade deste ano no estande da Santur será a divulgação da Convenção Anual Global da IGLTA (Associação Internacional de Viagens GLS), que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de abril, em Florianópolis. 

 
TEXFAIR em Blumenau

Os pavilhões do Parque Vila Germânica, de Blumenau, estão a todo vapor com a montagem da TEXFAIR HOME 2012 - Feira Internacional de Produtos Têxteis para o Lar, a ser realizada de 06 a 09 de março. É a  maior feira comercial sul americana do setor, com a presença de aproximadamente 350 marcas, que oferecem grande variedade de artigos para os milhares de lojistas do Brasil e exterior, aguardados para o evento. O Parque Vila Germânica é sede da TEXFAIR há 12 anos em uma estrutura completa, totalmente climatizada e projetada dentro de normas sustentáveis. O pavilhão de exposições ainda conta com serviço de internet wireless e total acessibilidade para atender as necessidades de deficientes físicos e visuais. A feira é promovida pelo Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, uma das mais importantes entidades brasileiras dos setores têxtil e de confecção. Conta com  o apoio da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, da Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Veja site www.texfairhome.com.br.
 
Hotel Alpestre no verão 

Clique na imagem para ampliá-la

Nas altas temperaturas e elevados índices de visitantes que procuram a Serra Gaúcha para passar as férias de verão, o Hotel Alpestre, em Gramado (RS) oferece opções de gastronomia especiais para os dias quentes. O Grill, localizado junto ao parque e a piscina do hotel, tem novo cardápio, desenvolvido pelo Chef de cozinha do Alpestre, Lucas Casarin, para os hóspedes que optam por aproveitar a parte externa do hotel. Passou a oferecer petiscos, lanches, saladas, grelhados e pratos kids, refeições em menores porções, desenvolvidas para crianças.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário