quinta-feira, 15 de março de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


Turismo Mercocidades






Em pauta, o 8º Congresso Internacional de Turismo da RedeMercocidades, conhecido como “Turismo sem Fronteiras”. Esta edição acontecerá nos dias 22 e 23 de março de 2012 na cidade de Porto Alegre (RS), na Sala de Convenções do Hotel Embaixador, rua Jerônimo Coelho, 354, fone (51) 3215-6600.  www.embaixador.comk.br
A primeira reunião do Fórum foi realizada na cidade histórica de Colônia Del Sacramento no Uruguai e o primeiro Seminário de Jornalismo Turístico no dia 20 de agosto de 2009, com apoio do Ministério de Turismo e Deporte do Uruguai, com o aval da Organizacion Mundial Del Turismo. Participaram delegados do Brasil, Argentina,Uruguai, Bolívia, Chile, Paraguai, Venezuela e Peru. Naquela oportunidade foi nomeado o Brasil como coordenador do Comitê o jornalista Cláudio Magnavita, Presidente da ABRAJET do Brasil.
Na reunião acontecida na cidade de Piriápolis/Uruguai, em setembro de 2010, no Fórum denominado Primeiro Congresso  do Fórum Prensa Turística, o Brasil não esteve presente  e participaram apenas delegados da
APTUR/Chile, PRENSATUR/Peru, CIPETUR/Uruguai, jornalistas da Argentina e do Paraguai e um representante da OMT. Foi sentida a ausência da delegação brasileira. Por ouvir dizer, devido a desentendimentos entre os coordenadores do Fórum.
Aconteceu ainda em Montevidéu uma assembléia sem o Brasil, mas com a presença dos delegados do Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai, com adesão da Bolívia para oficializar o Fórum. Novas discussões foram feitas e com o apoio do Brasil, Peru e Chile e foi confirmado o nome de Roque Baldean, do Uruguai, para presidir o Fórum de Turismo, com assessoria de Maria Shaw também do Uruguai. Com isto e o bom trabalho desta dupla, a paz voltou a reinar até o Fórum de Porto Alegre.
PROGRAMAÇÃO
Dia 22/3
10 às 12 horas: Abertura do Congresso Internacional de Turismo, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMTUR, Coordenação da UTT, Secretaria Executiva, STPM da Rede Mercocidades e autoridades convidadas.
14 às 15 horas: O Papel da Imprensa e o Setor de Turismo - O que é notícia no Turismo e a sua vinculação com a imagem turística local.
Palestrantes: Roque Baldean (Uruguai), Elena Villar (Peru), Helcio Estrella (Brasil), Jorge Amonzabel (Bolívia), Basko Asun (Chile), Salvador Alves Dias (Portugal), João Bosco Vaz (Porto Alegre), Geraldo Vinalles (Maldonado-Uruguai), Amanda Paim (Sebrae).
16 às 16h15 - Intervalo
16h15 às 17 horas: Turismo Cultural - Projetos integrados no Mercosul.
Palestrantes: Vitor Ortiz, Secretário Executivo do Ministério da Cultura (Brasil), Marciano Duran, Diretor de Cultura da Intendência Departamental de Maldonado (Uruguai)
17h15 às 18h15 horas: Potencialidades do Turismo Rural - Demandas e Parcerias com os Países do Cone Sul
Palestrantes: Andréia Roque (Brasil) e Gabriel Andrade (Uruguai).
Dia 23/3
10 às 11 horasPlataformas Educativas - apresentação de experiências e de viabilidades de parcerias internacionais
Palestrantes: Paola Lamarca (Uruguai), Carlos Henrique Ferraz de Vasconcelos (Brasil)
11 às 12 horas: Produtos Integrados do Cone Sul e a Copa 2014 - Possibilidades e perspectivas de parcerias e negócios
Palestrantes: João Luiz dos Santos Moreira (Brasil), Carlos Garcia Santos (Uruguai) e Carlos Peña Gambetta (Uruguai).
14 às 15h30: Turismo de Fronteiras
Palestrantes: Isabel Mesquita (Brasil) e Faisal Saleh (Brasil)
15h30 às 15h45 - Intervalo
15h45 às 17h15: Capitais Gaúcha/Rota Tchê
Palestrantes: Luiz Fernando Moraes (Brasil) e Álvaro Bertoni (MaldonadoUruguai)
17h15 às 18h15horas - Encerramento/Agradecimentos dos Organizadores do Fórum

PIT STOP
* O secretário executivo da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, jornalista Carlos Pholmann, deverá encaminhar ao Prefeito de Criciúma (SC) Clésio Salvaro moção extraída durante o segundo simpósio da entidade, ocorrido na cidade de Fraiburgo (SC), dias 9 a 11 do corrente, propondo a criação de uma Secretaria de Turismo para seu Governo, a exemplo dos Municípios Brasileiros, em consonância com o Ministério do Turismo. Criciúma precisa sair do anonimato turístico e ser vendida profissionalmente
Segurança Pública. A redução do quadro efetivo da Policia Militar em Criciúma provocou a “ira e união” das forças vivas lideradas pelo Prefeito Municipal Clésio Salvaro numa audiência especial com o comando da corporação em Florianópolis, nesta semana. Que bom se essa união fosse articulada também em favor da BR-101Aeroporto Diomício FreitasViaExpressaAnel Viário...e por aí afora. Querer é poder, viram? (fotos da reunião na CDL)

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário