terça-feira, 20 de março de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa





Razões para não abrir o calçadão
 
A cidade de Criciúma, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, no Brasil, com uma população estimada em 200 mil habitantes, num ritmo acelerado para o modernismo, vem encontrando dificuldades na repaginação das praças centrais pelo Poder Municipal, com a abertura de uma canaleta para a passagem de veículos no calçadão da praça Nereu Ramos,onde existem várias residências e prédios com garagens, lojas comerciais e escritórios. Com isto, transcrevo as razões que me foram enviadas pelo criciumense, o economista Ademar José Fabre. Esperamos que os moradores não sejam multados pelos fiscais de Trânsito e Policia Militar.
 
1. O calçadão é uma conquista da comunidade criciumense e a decisão da administração municipal de abri-lo é autoritária e precipitada.
 
2. A filosofia que presidiu a implantação do calçadão foi: devolver a praça para a população, a ideia foi bem aceita, abraçada, consolidou-se em mais de 30 anos e agora, para desmontá-lo a comunidade tem o direito de ser ouvida/consultada.
 
3. A quem serve a abertura do calçadão, se os comerciantes, em sua maioria, são contra? Os pedestres, que são a maioria dos usuários, também são totalmente contrários à medida, pois, só têm a perder com a abertura de parte da avenida para veículos.
 
4. A circulação de veículos pela via provisória está mostrando que o automóvel tornou-se um objeto estranho, que não combina com o calçadão, ainda mais agora totalmente repaginado.
 
5. O calçadão, com o novo pavimento, será um cartão de visita da cidade; dividi-lo vai descaracterizá-lo, estragar o visual da praça.
 
6. A passagem de veículos vai trazer barulho, poeira, desconforto e insegurança para os pedestres.
 
7. Dizer que tal abertura vai melhorar o trânsito do centro é uma afirmação falaciosa, pois, a medida vem na contramão dos ditames da mobilidade urbana, que preveem a retirada de veículos do centro.
 
8. De acordo com lei federal (n.12.587) há pouco sancionada, contendo as Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a sociedade civil tem direito de participar do planejamento, fiscalização e avaliação de tal política, em âmbito municipal, através de órgãos colegiados, ouvidorias, audiências e consultas públicas. Ora, abrir um calçadão é uma ação que altera a mobilidade urbana da cidade e, portanto, nos termos da nova lei, o cidadão precisa ser informado e consultado sobre mudanças que afetam sua vida.
 
9. A declaração do Secretário da Infraestrutura de que os calçadões estão fora de moda não bate com a realidade, pois não se tem notícia de cidade que esteja abrindo seus calçadões, que existem em toda parte do mundo.
 
10. Se concretizada a medida, as gerações futuras haverão de julgar e aprovar o prefeito que implantou o calçadão e, certamente, desaprovarão o prefeito que o descaracterizou.
 
“CONCITO OS CIDADÃOS CRICIUMENSES A SE UNIREM PARA IMPEDIR ESSA MEDIDA APRESSADA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. VAMOS EXIGIR NOSSOS DIREITOS DE CIDADÃOS, CONFERIDOS PELA NOVA LEI DA MOBILIDADE URBANA.” Ademar José Fabre. *Economista/Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano
 
PIT STOP

Problemas? Quem não tiver problemas, por favor atire a primeira pedra...! Sabe o que acontecerá? Vão faltar pedreiras no mundo. Sim meus colegas e irmãos, este é um planeta de provas...
 
* A solicitada Rodovia Inter-Praias, a SC-100, tão necessária ao fluxo de turistas e veículos, no Sul do Estado de Santa Catarina, por que não é construída? A luta da Sulcatur, a Associação Sul Catarinense de Turismo, iniciou em 1984 e até hoje (28 anos),infelizmente não conseguiu sensibilizar o Governo Estadual, apesar de receber apoio de vários Governadores, por que? Falta vontade política?
 
* No Turismo Desportivo, o Criciúma Esporte Cube está acordando, depois da vitória (2x0) na Copa do Brasil contra o Madureira no Rio, massacrou o Camboriú, no Campeonato Catarinense por sete a zero. VALEU TIGRE!
 
* O Estado de Pernambuco, em fase final para o grande evento “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém (Recife). O Turismo religioso de 28 de março até primeiro de abril de 2012 reunirá uma multidão durante o espetáculo.Os jornalistas da ABRAJET do Brasil estarão presentes a convite do Governo. Lá estaremos!
 
* Foi lançado em Criciúma (SC), nas dependências da CDL, o edital para a construção de um teleférico que atenderá o Morro do Céu ao Parque das Nações, numa distância de 1,2 mil metros. Interessados na sua construção e exploração contatar com a Prefeitura Municipal. Informações: www.criciuma.sc.gov.br/2011/turismo.
 
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).DRT-SC
 
02360-JPOAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário