segunda-feira, 5 de março de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




Fecomércio  na temporada 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, apresentou no dia 2 de março os resultados da Pesquisa Fecomércio de Turismo de Verão 2012 em reunião da Câmara de Turismo da Fecomércio, aberta ao público. No levantamento foram ouvidos cerca de dois mil turistas e quase 900 empresários nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis e Imbituba, durante janeiro e fevereiro, período de maior concentração turística na região. A alta temporada revelou que tem definidos tanto o perfil de seus visitantes, quanto o impacto econômico gerado em diversos setores. Na pesquisa constam informações que vão desde gênero, faixa etária, renda familiar, ocupação e local de origem dos turistas, até itens mais específicos, como meio de transporte utilizado por eles, tipo de hospedagem, previsão de gastos, roteiro de viagem, avaliação da infraestrutura e dos serviços públicos e privados oferecidos nas cidades, e se pretendem retornar em outra ocasião. Com esses dados será possível elencar os pontos altos do turismo catarinense e conhecer os itens dos quais os turistas esperam melhoras. A pesquisa é importante para a classe empresarial, porque auxilia no direcionamento das demandas dos estabelecimentos comerciais e orienta o atendimento às expectativas dessa clientela.

Balanço e despedida   


O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de SC (SOL), Cezar Souza Junior e representantes da segurança pública do Estado, fizeram um balanço da temporada de verão terça-feira (28). Cesar Junior avaliou positivamente a temporada que recebeu mais de cinco milhões de turistas e teve um movimento 14,28% maior do que a temporada anterior. O secretário foi responsável pelo projeto Força Tur, que recebeu do Funturismo R$ 7,5 milhões e o SalvaTur que recebeu R$ 10 milhões para garantir a segurança no período de verão. O saldo foi a redução do número de ocorrências, em fincão da parceria entre a SOL e a Secretaria de Segurança Pública. O secretário também anunciou seu afastamento do cargo para participar das próximas eleições.
 
Festival da Cerveja

O 4º Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau é o maior encontro cervejeiro do país. O evento reúne os melhores do ramo em um só lugar e com o propósito de levar ao público adepto das boas cervejas uma diversidade de tipos, aromas, sabores e texturas. O Festival acontece de 21 a 24 de março, no Setor 2 do Parque Vila Germânica, promoção do próprio parque e do Empório Vila Germânica. Rica programação de shows musicais, palestras, workshops, atrações artísticas e ótimas opções de gastronomia fazem parte da programação. Este ano, o evento contará com o South Beer Cup, competição que reúne as melhores cervejas da América do Sul, julgadas por alguns dos melhores juízes da bebida no mundo. Mais de 200 cervejas já foram inscritas na competição e haverá 13 palestras, a partir do dia 22 de março. Inscrições, até o dia 12 de março,  pelo site www.festivaldacerveja.com.

Ecoturismo em SC

Santa Catarina mais uma vez marca presença na ITB Berlim, uma das principais feiras mundiais de turismo, de 7 a 11 de março na capital alemã. O compromisso do Estado com o turismo sustentável e ambientalmente correto é tema da palestra que o presidente do Instituto Baleia Franca e Diretor do Grupo Vida Sol e Mar, Enrique Litman, da Praia do Rosa,  Imbituba -SC), profere na abertura do evento. Além do estande da Santur na ITB Berlim 2012, Embratur e Abeta - Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura também marcam presença na feira alemã, para promover e comercializar o ecoturismo no Brasil. Segundo os organizadores, o mercado alemão, considerado prioritário para o Brasil, é um dos maiores consumidores de ecoturismo em nível mundial. “Há muitos destinos e produtos que estão prontos para receber turistas, mas que muitas vezes não conseguem chegar até o consumidor final por não serem conhecidos ou divulgados”, avalia a diretora de mercado internacional da ABETA, Camila Barp. Nesta ótica, no dia 7 de março, o presidente do Instituto Baleia Franca, Enrique Litman, coordena a palestra “Santa e Bela Catarina e seu compromisso com o turismo sustentável, economicamente e ambientalmente correto”. 
 
Hospedagem na Copa


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, garantiu que o país não enfrentará problemas durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A afirmação foi feita após análise dos dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os serviços de hospedagem brasileiros. A pesquisa foi encomendada pelo ministério e terá sua versão completa divulgada em abril. “Os dados do IBGE somados aos investimentos em curso pela indústria hoteleira nos permitem afirmar que não teremos dificuldades de hospedagem durante eventos internacionais que receberemos no Brasil”, disse Vieira.

TAM amplia frequências 
 
A TAM Linhas Aéreas acaba de iniciar seu primeiro voo diário de ida e volta entre o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e de Navegantes, no Estado de Santa Catarina. A companhia já oferece oito ligações entre a cidade catarinense e o aeroporto de Congonhas, também na capital paulista. O voo JJ3494 parte do Aeroporto Internacional de Guarulhos às 12h05, chegando ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, às 13h15. Às 14h15, a aeronave decola da cidade catarinense com destino a São Paulo, aonde chega às 15h25.

20ª Festa do Milho Verde

Afinal, “se o campo não planta, a cidade não janta”, disse o presidente da FETAESC, José Valter Dresh, durante o jantar de lançamento, na última terça-feira, definindo a importância do evento para o município de Santo Amaro da Imperatriz e para todo o Estado. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais apresentou uma prévia, no Plaza Caldas da Imperatriz, do que será a 20ª edição da Festa do Milho Verde. A confraternização reuniu empresários, imprensa, associados, autoridades municipais e estaduais. A festa será realizada de 9 a 11 de março, no parque de Exposições Prefeito Orlando Becker. As mais diversas receitas serão apresentadas pelas trabalhadoras rurais do município e apreciadas pelos visitantes.  Entre as principais atrações está a pamonha gigante que, em 2011 pesou 541 quilos e foi confeccionada com cerca de seis mil espigas de milho. Será distribuída ao público no último dia do evento. Mais informações no www.festamilhoverde.com.br.  

 

Novidades na Feira das Américas

A 40ª edição da Feira das Américas, promoção da ABAV Nacional está em plena formatação já apresentando uma série de novidades definidas pela Promo – empresa organizadora. O evento acontecerá de 24 a 26 de outubro, no Riocentro. Rodadas de negócios, salas para capacitação de agentes, espaço para o mercado corporativo e bistrôs temáticos são alguns dos aspectos já definidos. Na Feira das Américas 2012, três pavilhões estarão voltados para a exposição, representando 18 mil m² de área construída, 12% a mais em relação ao ano passado. O quarto estará  dedicado exclusivamente ao Congresso. Haverá espaço focado no mercado corporativo, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), para a exposição e divulgação do trabalho dos conventions & visitors bureaux. Além disso haverá sete bistrôs temáticos, que funcionarão como polos gastronômicos regionais,  com oferta de grande variedade da culinária nacional e internacional.

 

Novidades da Flytour Viagens  

A Flytour Viagens, operadora do Grupo Flytour, que em breve iniciará suas operações, trará ao mercado novidades em produtos para a Europa, com roteiros de trem específicos, como Londres-Paris com Eurostar e Madri-Barcelona – este circuito feito via AVE – mais conhecido como trem-bala.  Já os roteiros de Alemanha, República Tcheca e França; França, Bégica e Holanda; Alemanha e França terão acompanhamento de guia brasileiro durante todo o percurso na Europa. “O brasileiro adora viajar de trem e proporcionaremos para ele uma experiência incrível com trens extremamente confortáveis e luxuosos para que o turista possa aproveitar ao máximo a vista enquanto viaja de uma localidade à outra”, afirma Barbara Picolo, gerente de produto para as regiões da Europa, África, EUA e Canadá.


Desfile do Chocofest

Conscientizar e alertar o público sobre o aquecimento global e o objetivo do Senac-RS, no Chocofest 2012, em Gramado, com o desfile "Universo Polar".  Foram criados para a ocasião, 14 looks, femininos, masculinos e infantis. Os desfiles serão realizados na Rua Coberta, onde fica o Mundo das Artes do evento, nos dias 23 e 30 de março, às 20h, no dia 5 de abril, às 18h30, e o último, no dia 7 de abril, às 16h. "A moda tem que ser mais um instrumento de conscientização comportamental", enfatiza o coordenador de Moda do Senac-RS, Marcio Weiss, responsável pela criação dos croquis do desfile. Serão utilizadas roupas com cortes retos, fazendo referência aos formatos das calotas de gelo. Além disto, a flor tulipa também foi usada como inspiração para a criação de Weiss, pois além de ser delicada, é uma espécie que resiste bastante ao frio. As roupas e acessórios utilizados no desfile serão totalmente comestíveis. Para representar as camadas de neve será utilizado o chocolate branco e para figurar a transparência e brilhos dos blocos de gelo será usada a técnica inédita do isomalte. Em 2011, o desfile foi inspirado no Doce Reino de Maria Antonieta, com modelos em açúcar.

Turistas brasileiros em Aruba  
 

O Brasil é um importante emissor de turistas a Aruba. No ano passado enviou 22.428 brasileiros,  10,84%  a mais que em 2010. Vários fatores justificam o crescimento, que deve continuar nos próximos anos. “Investimentos na ilha, aumento da procura de brasileiros por destinos internacionais e um trabalho focado em agentes de viagens, além do aumento de vôos do Brasil à ilha caribenha.

Azul 15 mil passageiros 
 
Rute Carvalho e David Neeleman

A bióloga Rute Carvalho, que embarcava para seu primeiro voo pela Azul Linhas Aéreas, em Viracopos, com destino a Fortaleza, foi a passageira 15 milhões da companhia. Ela conquistou o direito de viajar, com um acompanhante durante um ano para qualquer destino operado pela empresa. Muito surpresa pelo prêmio, Rute que mora em Sorocaba e trabalha na Unicamp, ficou em ‘choque’: “jamais ganhei nada na vida!”, disse. David Neeleman fez as honras da casa, comandando a festa que parou o Aeroporto Internacional de Campinas e anunciou: “Até o final do ano teremos mais 15 milhões de passageiros transportados”, apostando no crescimento da empresa, que demorou três anos e dois meses para chegar aos primeiros 15 milhões de passageiros, com frota entre 60 a 70 aeronaves e 50 destinos atendidos. A empresa fechou 2011 com nove milhões de passageiros. David Neeleman, fundador e presidente do Conselho da empresa, disse que a Azul está “muito satisfeita” com a privatização de Viracopos, principal hub da companhia hoje. Ele, contudo, não esconde a preocupação das tarifas aeroportuárias, que serão controladas nos próximos dois anos. “O custo Brasil é muito elevado, deve existir a preocupação de não inviabilizar o trabalho das aéreas”, destacou. Paulo Nascimento, vice-presidente Comercial, de Marketing e TI, destacou que a aviação brasileira tem muito que crescer, e a privatização vai melhorar a infraaestrutura dos aeroportos. “Hoje falta local no pátio, faltam estacionamentos, restaurantes, etc”, ponderou, falando sobre Viracopos. (Panrotas)

Estacionamento em Navegantes


A Infraero publicou o edital para a contratação de empresa para executar as obras de ampliação do estacionamento do Aeroporto Internacional de Navegantes, Ministro Victor Konder. A abertura da licitação está prevista para o dia 13 de março, com previsão de 195 dias para a conclusão dos trabalhos a partir da emissão da Ordem de Serviço. A estimativa para as obras é que o estacionamento tenha 80 novas vagas, passando das atuais 262 para 342.
 
Royal Caribbean

A Royal Caribbean Cruises anuncia o investimento em um segundo navio da classe Sunshine, que deverá ficar pronto no primeiro semestre de 2015. O navio será construído pelo estaleiro alemão Meyer Werft, basicamente no mesmo padrão do primeiro navio da classe. O projeto Sunshine entrega um navio no 2º semestre de 2014 e o segundo navio,  no 1º semestre de 2015. Com 158.000 toneladas, ambos terão capacidade para 4.100 hóspedes, em ocupação dupla.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário