segunda-feira, 12 de março de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




Santur promove SC em Berlim

O presidente da Santa Catarina Turismo -Santur, Valdir Walendowsky, visitou na última quarta-feira (7), o estande do M&E na ITB, em Berlim. Ele ressaltou o vínculo que existe entre o Estado de Santa Catarina e a Alemanha, devido ao grande número de imigrantes alemães que SC recebeu no passado e que acabaram formando parte da cultura local. A importância do mercado alemão é tanta que a Santur participou também da CMT, maior feira europeia de turismo e lazer com foco no público final, que aconteceu em Stuttgart, em janeiro. Ao todo foram mais de 240 mil pessoas e Santa Catarina foi o único destino brasileiro presente. Na ITB, o destaque foi a promoção do Turismo LGBT, já que em abril Florianópolis recebe a Convenção da International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA). O evento deve atrair 450 congressistas, sendo 70% estrangeiros. A capital catarinense, que foi eleita pelo "The New York Times" como destino "Party e LGBT" de 2009, desbancou a concorrência de Berlim, Madri e Tel Aviv. “Os turistas do segmento LGBT possuem um gasto médio alto, então fortalecer esse nicho é bom também para economia. No Brasil e na América do Sul poucos são os destinos que trabalham este segmento como nós fazemos”, disse Valdir. Ainda sem revelar números, ele citou também os resultados do verão de Santa Catarina que, de acordo com Valdir, são muito positivos, com grande quantidade de charteres e cruzeiros. Outro aspecto positivo foi o investimento em segurança, através do Fundo de Turismo. Isso fez com que as ocorrências no estado – que já eram baixíssimas - diminuíssem 24%.

 
Seminário de Turismo e Hotelaria 


 Até o dia 31 de março estão abertas as inscrições para trabalhos a serem apresentados no Seminário de Turismo e Hotelaria, evento da programação do 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) que acontecerá em Florianópolis em abril próximo. O objetivo é receber contribuições técnico-científicas sobre o tema do encontro: “A Hotelaria na era da Informação”, de universitários, professores, pesquisadores, empresários e profissionais de hotelaria e turismo. Os melhores trabalhos serão selecionados e apresentados no evento.

 
Brasil supera a França 

Em 2011, os EUA receberam 62,325 milhões de turistas, dos quais 34,442 milhões do Canadá e do México e 27,883 milhões (+5,8%) de mercados que eles denominam “overseas” - todos menos Canadá e México. O total de entradas no ano passado foi 4,2% superior ao de 2010. Os números foram divulgados durante a ITB Berlim, pela US Travel Association. O Brasil superou duas importantes marcas no ano passado nos EUA. Superou a França como 4º maior mercado emissor de visitantes - posição que ocupa pela primeira vez - e ultrapassou a marca de 1,5 milhão de turistas, contabilizando 1.508.279 chegadas - número 25,9% superior ao de 2010. Pena que a situação não é inversa. O Brasil recebeu 5 milhões de estrangeiros... Segundo dados apresentados pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo -WTTC, durante a ITB, feira de turismo realizada em Berlim.Contudo, o Brasil já é o 5º país que mais emprega no setor de turismo no mundo. No ano passado foram cerca de 7,65 milhões de brasileiros trabalhando em atividades relacionadas ao turismo.

SKAL realiza 42º Congresso 

De 30 de maio a 3 de junho vindouro, em São Luís do Maranhão, acontecerá o 42º Congresso Nacional do Skal. A solenidade de abertura será no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, seguido de diversos eventos nas cidades de Barreirinha, com visita aos Lençois Maranhenses e plantio de 100 mudas de buriti, e a São José de Ribamar, onde serão conhecidos detalhes das potencialidades turísticas da região. Enid Câmara, presidente do Skal Internacional de Fortaleza, destaca o empenho da presidente do Skal Nacional, Ana Carolina Medeiros, em proporcionar aos skalegas que comparecerão ao congresso o que existe de melhor em atrações turísticas, gastronomia e folclore maranhenses. Este ano, São Luís completa 400 anos de fundação. 

  

Congresso da ICCA 2015

Entre as três finalistas para ser sede do Congresso da ICCA - International Congress and Convention Association em 2015, a capital da Argentina está em compasso de espera. Buenos Aires disputa a honraria com Houston e com Dubai e o resultado será conhecido em outubro deste ano. Se confirmado em terras portenhas, o evento poderá ter sua abertura no Teatro Colón.
 
Nova Jerusalém


 A temporada que assinalará o 45º ano de atividades consecutivas do maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil, neste ano de 2012, acontecerá nos dias 30 de março a 7 de abril.  A Sociedade Teatral de Fazenda Nova se prepara para a realização da 45ª temporada da Paixão de Cristo, dentro das muralhas de Nova Jerusalém. A cidade teatro fica no distrito de Fazenda Nova, a 180 quilômetros de Recife. Sempre empenhada em oferecer mais comodidade e conveniência ao seu grande público, Nova Jerusalém construiu uma nova entrada de acesso ao teatro, bem ao lado das bilheterias da monumental cidade-teatro. A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém voltará a ter um pernambucano vivendo o papel de ´Jesus´. O ator José Barbosa, bastante conhecido do público local, interpretará o principal personagem da peça de Plínio Pacheco.
 
São Paulo Gayfriendly

São Paulo, a sede da maior Parada LGBT do mundo, está no top five da lista global quando o assunto é destinos gay friendly. O portal GayCities.com e a empresa de linhas aéreas American Airlines fizeram, em parceria, uma pesquisa sobre os destinos preferidos do público ao redor do globo. São Paulo ficou em quarto lugar na lista. Tel Aviv, em Israel, ficou no topo do ranking. Nova York obteve a segunda colocação, seguida por Toronto em terceiro e Londres em quinto.


Balanço do 18º Salão

O 18º Salão Paranaense de Turismo reuniu em Curitiba cerca de 4,5 mil  participantes nos dias 2 e 3 deste mês e mais de 300 expositores, em área total de  4 mil m2. O crescimento é reflexo do atual momento vivido pelo setor do turismo, que hoje representa 3,6% do PIB brasileiro e 7,1% do total arrecadado pelo setor de serviços, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Nesta 18º edição, outro aumento registrado foi no número de participação de agentes de viagens que cresceu cerca de 30%, sendo que 400 profissionais vieram pelas caravanas da entidade. Mais informações no site www.salaoparanaense.com.br.

Planeje seus sonhos

O site “Planejando Sonhos”, www.planejandosonhos.com.br, criado pela empresa Ecobenefícios Good Card para promover a educação financeira, ajuda gratuitamente quem quer planejar a próxima viagem mas tem dificuldade de administrar o orçamento para atingir esse objetivo. O internauta precisa apenas se cadastrar no site, que mantém os dados em sigilo, e preencher informações referentes ao “sonho”, como custos e período de realização. A partir dessas informações, o site calcula as possibilidades de realização e orienta o usuário sobre o que fazer para chegar ao destino escolhido. A  Ecobenefícios Good Card é uma divisão da Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração em Convênios HOM – Embratec, especializada em soluções sustentáveis para a área de recursos humanos e benefícios corporativos, visando a promoção do consumo consciente, melhor qualidade de vida das pessoas e aumento da produtividade.  Veja em www.sp4com.com.br.

Barra Velha Pró Surf

Nos dias 24 e 25 de março será realizadon na praia do Costão em Barra Velha, o evento da Associação de Surf Costão dos Náufragos, com o patrocínio da Prefeitura de Barra Velha e apoio da Fundação de Turismo e Esporte do Município. Os valores das inscrições são: categoria Profissional: R$ 90; Amador,  R$ 50 - Open, Mastre, Junior, Iniciantes, Estreantes, Feminino.


Gramado Aleluia

O Chocofest traz a alegria e encanto da Páscoa, traduzida em chocolates, coelhos, doces, e tudo o que faz crianças e adultos relembrarem a data. Mas o evento ainda possui a celebração religiosa, que é muito importante em todo mundo, pois recorda o momento em que Cristo foi crucificado. O momento pascal em Gramado é uma tradição que remonta à imigração. Os templos religiosos cristãos buscam adequar o calendário aos novos tempos, o que leva os fieis a uma reflexão  voltada ao momento máximo do calvário de Cristo, que culmina com a Procissão dos Passos, para o que todos são convidados a participar, seja nas irmandades que formam o cortejo, seja no interior das Igrejas. Gramado, na sua trajetória religiosa, sempre dispensou uma atenção especial ao período pascal, realizando, nas igrejas ou capelas, as 14 estações que representam o flagelo de Cristo. As derradeiras horas de Cristo estão representadas por carros tematizados, numa procissão de aproximadamente um quilômetro na Avenida Borges de Medeiros, ultimando com a bênção do bispo diocesano em frente à Igreja Matriz São Pedro.

O CHOCOFEST

O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 22 de março a 8 de abril de 2012. A cidade será palco de muito encanto, emoção e doçura. Conde Guloseima e seus amigos preparam uma nova festa, resgatando as antigas tradições de Páscoa, unindo o lúdico à espiritualidade e despertando a emoção de crianças e adultos. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site www.chocofest.com.br.

Jornalistas no Hotel Renar   



Nosso associado, o Hotel Renar, de Fraiburgo, a Terra da Maçã, recebeu no último final de semana (9 a 11), a diretoria e membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo para a realização do 3º Fórum de Turismo da ABRAJET/SC. Além do encontro técnico, os jornalistas também visitaram atrações turísticas como os pomares de maçã e aprenderam um pouco mais sobre a produção da fruta, além de terem participado do passeio de aventura. Na parte gastronômica, o ponto alto foi um almoço com Michuim, prato típico da região.
 
Hotel 10 em Dourados

A HDEZ Empreendimentos, administradora da Rede Hotel 10, com sede em Joinville vai inaugurar em breve mais uma unidade na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Este é o sexto hotel e o primeiro fora da região Sul do Brasil. Os demais estão em Curitiba e União da Vitória (PR), Itajaí e Joinville (SC) e São Leopoldo (RS). A construção da unidade de Blumenau deverá estar concluída para a Texfair de 2013. Ainda em 2012 serão iniciadas as construções de hoiteis 10 em Palmas (TO) Ponta Grossa (PR) e Aparecida de Goiânia (GO).  Hotel 10 é uma das poucas marcas brasileiras que constroi hoteis em sistema de franquias. Suas peculiaridades são apartamentos para até quatro pessoas (duas camas de casal), com estacionamento gratuito e café da manhã cortesia. O preço acessível deve-se à tecnologia de ponta e praticidade do hotel, que exige número reduzido de funcionários. Mais informações no site www.hotel10.com.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário