quarta-feira, 21 de março de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Procissão do Senhor dos Passos  
 

 
Nos dias 24 e 25 de março acontecerá em Florianópolis, a 246ª edição da Procissão de Passos, integrando a programação do aniversário de Florianópolis. Realizada desde 1766, ou seja, há 246 anos de forma ininterrupta, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Ela está ligada à tradicional Irmandade que lhe dá o nome e ao Hospital de Caridade, braço social e assistencial da bicentenária instituição. São quatro as cerimônias mais importantes desta Festa: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, três dias antes da procissão a missa e a Procissão do Carregador; a transladação da imagem  do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana, e a  Procissão com o Sermão do Encontro das duas imagens.
 
A imagem do Senhor dos Passos  de grande valor artístico, foi esculpida pelo baiano Francisco Chagas e proporciona visão diferenciada, conforme o ângulo de observação. Originalmente a imagem se destinava a uma igreja da cidade de Rio Grande - RS. A embarcação que a trazia, fez escala para abastecimento na antiga Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem até Rio Grande, devido as fortes tempestades inesperadas, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer em Desterro, onde já havia recebido visitas nos dias em que permaneceu no porto.
 
A procissão



Na procissão noturna, o andor da imagem do Senhor Jesus dos Passos é carregado pelos homens, que vão se revezando e o de Nossa Senhora das Dores, pelas mulheres. No domingo à tarde, as duas imagens percorrem as ruas centrais da cidade, quando em frente à Catedral há o histórico sermão do Encontro. Um dos momentos mais emocionantes da procissão acontece no sopé do Morro da Bela Vista, do Hospital de Caridade, quando a imagem do Senhor Jesus dos Passos é levada a fazer um giro de 360 graus, como agradecimento e despedida da cidade por mais um ano.  Ao término da Procissão as imagens retornam à Capela, onde no decorrer do ano recebem as visitas de fiéis. Os jovens serão novamente resgatados para participar, na ala jovem, da Procissão  do Senhor dos Passos, que estarão trajando camisetas com as cores da Irmandade e com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações.

Patrimônio  Nacional

Com intuito de perpetuar a tradição, a mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina poderá tornar-se  parte do Patrimônio Cultural  Imaterial Nacional. A proposta está tramitando no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, em Brasília e a previsão é que se concretize ainda este ano. A documentação inclui pareceres de historiadores, antropólogos  e jornalistas com contexto cultural do Estado. A programação da festa do Senhor dos Passos começa dia 18 e se estende até o dia 26 de março. Site www.hospitaldecaridade.com.br,  ou telefone (48) 3221-7589 para mais informações. 


 
 
Melhor destino de praia

A Embratur informa que foi divulgado na última semana o resultado do prêmio “Traveler’s Choice Awards 2012”, do Trip Advisor, que celebra os melhores destinos turísticos de praia ao redor do mundo. O Brasil está entre os vencedores, e na categoria América do Sul, teve seis destinos premiados.  O Rio de Janeiro é o primeiro colocado, seguido de Natal (RN), Búzios (RJ) e em quinto lugar está Florianópolis (SC).  Parati (RJ) ficou em sexto e Salvador aparece em nono lugar. Os Prêmios “Travelers’ Choice Awards” representam avaliações e opiniões de milhões de viajantes, que interagem diariamente na comunidade social de viagens do TripAdvisor. Este portal é um dos maiores de viagem do mundo, que possibilita aos viajantes o planejamento da viagem, oferecendo dicas provenientes de outros turistas.
 
Praia do Rosa em Imbituba, uma das mais belas de Santa Catarina
 
Joinville em eventos

No último fim de semana a rainha e princesas da Festa das Flores, acompanhadas da equipe da Promotur – Joinville participaram de três festas tradicionais de Santa Catarina: da 21ª Expofeira Nacional da Cebola, em Ituporanga, da 14ª Festa Estadual da Ovelha, em Campo Alegre e da 4ª Felicita, em Brusque. O objetivo foi divulgar a 74ª edição da Festa das Flores, que será realizada de 13 a 18 de novembro, no Complexo Expoville.

Pomerode abre 4ª Osterfest

Nos fins de semana entre 17 de março e 7 de abril, Pomerode realizará a Osterfest, o Festival de Páscoa, que resgata os costumes pascoais herdados dos imigrantes alemães. Além da maior árvore de Páscoa das Américas, a programação oferece atividades como a Casa do Coelho, feira de artesanato, oficinas artísticas, apresentações culturais e recreação infantil.  O evento envolve a comunidade  e o comércio local apresenta novidades na decoração, cardápios temáticos e produtos exclusivos, além de oficinas artísticas e outras promoções aos clientes. Na Pousada Rural Mundo Antigo, por exemplo, a pintura dos animais chama a atenção. “Com uma tinta a base de raízes, os coelhinhos, cachorros e até cavalos daqui ganham cor. Este é mais um sinal de que estamos no período de Páscoa, de acordo com nossos antepassados”, conta o proprietário Adolar Fischer.  No restaurante Siedlertal são oferecidos produtos e pratos tradicionais desta época. Quem passar por lá poderá conferir os tradicionais ovinhos recheados com guloseimas feitas pela Oma. E no domingo de Páscoa estará no buffet típico o tradicional Osterbraten, o assado de Páscoa. Já a Farmalan Farmácias, que pelo primeiro ano participa da programação da Osterfest, será a responsável pelo concurso de pintura infantil. Serão distribuídos desenhos que devem ser pintados pelas crianças. No último final de semana do festival as três melhores pinturas serão premiadas. Todos os detalhes da 4ª Osterfest são encontrados no site www.vemprapomerode.com.br.  

  
 
Hotel 10 em Dourados

A cidade de Dourados – MS é privilegiada com uma unidade Hotel 10, que tem inauguração prevista para o mês de abril próximo. Segundo o investidor, Luis Carlos Seibt, Hotel 10 vem preencher uma lacuna no segmento de hospedagem da segunda maior cidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Com 111 apartamentos, dos quais 82 têm duas camas de casal, 22 com uma cama de casal e seis apartamentos adequados para portadores de necessidades especiais. Todas as habitações do Hotel 10 Dourados possuem portas anti ruído, camas Box Spring de 1m58 de largura, ar condicionado Split 12 mil btu’s, além de todas as facilidades, serviços e tecnologias, que são a marca diferencial da Rede Hotel 10.  O novo hotel se localiza em ponto estratégico da cidade, no prolongamento da Avenida Marcelino Pires, No 10.105, área de intenso movimento de empresários das áreas agrícola e agropecuária, além de estudantes de várias partes do Brasil. Junto ao hotel há um restaurante Grill, onde também é servido o café da manhã, de cortesia, para os hóspedes. E ainda um posto de gasolina, que abastece exclusivamente veículos de pequeno porte.

Uma cidade dourada

Dourada, no sentido de empreendedorismo, economia e progresso. Segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, situa-se a 235 km da capital, Campo Grande e a 120 km do Paraguai, onde se situa um dos maiores shoppings da América do Sul. Á cidade é pólo econômico e universitário de uma região de mais de 800 mil habitantes, incluindo parte do Paraguai, sendo por isso titulada de “Portal do Mercosul”. Importante centro agropecuário, de usinas de etanol e açúcar e indústrias de transformação, a cidade é também passagem obrigatória para quem faz turismo nas regiões do Pantanal e Bonito, bem como compras no Paraguai.  Com quatro universidades, entre estas uma federal e uma estadual, Dourados é reconhecida como “cidade universitária”, abrigando milhares de acadêmicos da região e de várias procedências do país. A cidade possui o segundo maior PIB entre os municípios de Mato Grosso do Sul, o que significa excelente qualidade vida para a população nativa, flutuante e para os visitantes. Mais informações no site www.hotel10.com.br.  
 
Seminário de Mídias Sociais



A Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME-RN) lançou a promoção “Eu Já Vou Confirmar Minha Inscrição”, para o Seminário Potiguar de Mídias Sociais que acontecerá de 15 a 17 de maio, no Garbos Recepções e Eventos, cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Para fazer a inscrição acesse o site da ABIME-RN www.abimern.com.br.
 
Investimentos Flytour

O Grupo Flytour irá ampliar para 13 o número de salas de treinamento gerenciadas pela Academia Flytour em todo o Brasil. Um serviço bem executado identifica que os profissionais passaram por bons treinamentos. Com base nesse conceito, o Grupo Flytour, atuante no mercado de turismo há 37 anos vai ministrar mais de 30 cursos, anuncia a estruturação de cinco novos centros de treinamento, localizados nas cidades de Ribeirão Preto, Curitiba, Cuiabá, Goiânia e Campo Grande. Essa iniciativa irá contribuir para que a empresa alcance a meta de 13 mil treinados em 2012, volume 20% maior que no ano passado. Para Charles Calmucci, gerente corporativo de gestão do conhecimento do Grupo Flytour, é fundamental treinar pessoas. “Somente por meio de um processo de capacitação, os profissionais estarão preparados para desenvolver um trabalho de qualidade. Além disso, o treinamento é importante para que o atendimento aos clientes ocorra de maneira rápida e eficiente”, declara o executivo. 

  

Stammtish em Barra Velha 

A Prefeitura de Barra Velha e a Fundação Municipal de Turismo irão promover no dia 21 de Abril a partir das 10h a 2ª edição da Festa dos Amigos – Stammtisch. A festa visa oferecer aos moradores, turistas e veranistas, opções de lazer e confraternização em Barra Velha. Nesta edição será realizada na Praia do Grant, transformando a Rua Jair Viana (Beira-Mar da Praia do Grant) em espaço de confraternização com música e gastronomia, tendo o mar como testemunha. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do e-mail (secturbv@gmail.com) ou pelo telefone (47) 3446-1231.
 
Punta del Este & Flytour 

(E), Michael Barkoczy, presidente da Flytour Viagens, Leonardo Melro, GSA Brasil Mantra Hotel, Álvaro Pérez Tort, gerente de vendas do Mantra Hotel, e João Paulo Stropaissi, gerente de produto da América do Sul da Flytour Viagens.
 
A operadora Flytour Viagens proporciona conforto e sofisticação aos turistas brasileiros, por meio de parceria com o Hotel Mantra Resort Spa & Casino, localizado na charmosa Punta Del Este, no Uruguai. O acordo, assinado entre Álvaro Pérez Tort, gerente de vendas do Mantra Hotel, Leonardo Melro, GSA Brasil Mantra Hotel, e o gerente de produto da América do Sul da Flytour Viagens, João Paulo Stropaissi, terá início em abril próximo. “Este é um destino de muito interesse dos brasileiros, em função da proximidade, hospitalidade, belezas naturais e diversas opções de lazer que oferece. Firmamos este acordo com o Mantra Punta del Este Resort Spa & Casino, por sua excelência no atendimento, sua localização e por estar próximo a lindas praias”, comenta Stropaissi. Os produtos que serão oferecidos pela operadora no Hotel estão classificados da seguinte forma: Mantra Stay & Drive, Mantra Romantic Escape, Mantra Relaxing Escape e Mantra Unforgetable Honeymoon.

Operadora Flytour Viagens

Empresa integrante do Grupo Flytour, uma das maiores corporações de turismo do país, a operadora Flytour Viagens irá atuar na distribuição e comercialização de 100% de seus produtos por meio de agentes de viagens de todo o país. A empresa nasce com presença geográfica em 16 estados brasileiros e com mais de 20 escritórios próprios para atendimento completo aos agentes de viagens. Os produtos da operadora Flytour Viagens serão lançados ao mercado no primeiro semestre de 2012, bem delineados para os agentes de viagens oferecerem a clientes dos mais diversos perfis e classes sociais. Acesse www.flytourviagens.com.br.

New Line e EuropaMundo 

Porto Alegre e Manaus recebem capacitação nos dias 19 e 21 de março, respectivamente. A New Line e a Nascimento Turismo em parceria com a EuropaMundo realizam uma série de treinamentos para os agentes de viagem nas cidades em que a New Line possui filiais. Durante a capacitação são apresentados os Circuitos Pelo Mundo 2012 e 2013 da EuropaMundo além de uma explanação sobre a utilização dos materiais de apoio, caderno e até mesmo utilização do site em prol das facilidades de reservas online. O treinamento que já passou por Balneário Camboriú e Curitiba. Mais informações em www.newline.tur.br ou 0800 606 2524.
 
Personalidades do Turismo de SC



Um prêmio para quem faz o desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina é o reconhecimento ao trabalho profissional que tem contribuído para que o Estado esteja entre os destinos mais desejados do Brasil. Por isso, o Conselho Estadual do Turismo de Santa Catarina instituiu o troféu “Personalidades do Turismo”, entregue a cinco empresários do setor, de diversas regiões, além de dois grandes nomes, em homenagem póstuma. A cerimônia aconteceu na noite de terça-feira (13.3), na casa de eventos Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. A  presidente Joseli Cintra e a diretoria do Conselho Estadual do Turismo receberam representantes dos diversos segmentos, dizendo que “é uma forma de retribuir o empenho de companheiros que estão trabalhando para incrementar o turismo em Santa Catarina”.
Os homenageados foram: Valdir Walendowsky, para SC, melhor destino turístico do país; Maurício Grando, para Villaggio Grando, Turismo Cultural e Enoturismo do Vale do Contestado; Alexandre Murad, para Turismo de Negócios e Parques Temáticos, Beto Carrero World; Administrador de Resorts e Termais, Neri Lorenzetti, para Região Turística Encantos do Sul; Fernando Marcondes de Mattos, do Costão do Santinho Resort, para Turismo Sol e Praia em resorts; Vale Europeu, Nerino José Furlan para  Oktoberfest;  categoria In Memoriam: Airton de Oliveira (foi presidente da Santur) e Manoel Dillor de Freitas, fundador da Villa Francioni, na região da Serra Catarinense.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário