segunda-feira, 26 de março de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




26º ENCATHO

O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho, realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina -ABIH-SC,  em sua 26ª edição, de 25 a 27 de abril,  no CentroSul, em Florianópolis. O tema central do encontro será “A Hotelaria na Era da Informação”.  A programação contempla diversas atividades, abrangendo todas as áreas da hotelaria: 24ª Exprotel, 26ª Reunião de Hoteleiros, 6º Ciclo de Oficinas de Atualização, 3ª Rodada de Negócios, 2º Fórum de Gestores Comerciais, 2º Fórum de A&B, 4º Simpósio de Governança Hoteleira e o 10º Seminário de Turismo e Hotelaria. As inscrições em qualquer uma das atividades podem ser feita no site www.encatho.com.br

10º Seminário de Turismo e Hotelaria

O Encatho visa o aperfeiçoamento técnico-profissional, com palestras, seminários e apresentação de inovações tecnológicas, além de congraçamento da classe. No Seminário de Turismo e Hotelaria serão apresentados trabalhos científicos, com análises e propostas de desenvolvimento para o turismo e a hotelaria nacional, em especial, de Santa Catarina. É um encontro de hoteleiros, acadêmicos, convidados e interessados na evolução da hotelaria e do turismo, para aproximar e apreciar questões para o desenvolvimento de um turismo de qualidade. Coordenado pela consultora Bianca Antonini, as apresentações acontecem no dia 27 de abril, das 8h30 às 10h30, na Plenária 1 do CentroSul. Os trabalhos poderão ser apresentados por estudantes, professores e profissionais, desde que em consonância com as exigências do  regulamento e sigam a linha de raciocínio do tema geral do evento – “A Hotelaria na Era da Informação”. Devem ser enviados ao e-mail abih@abih-sc.com.br, ou entregues em CD, até o dia 31 de março, acompanhado de resumido currículo, na sede da ABIH-SC: Rua Osmar Cunha, 183 - Ceisa Center – Bloco B - Sala 801 - Centro - Florianópolis. Mias informações no site www.encatho.com.br.

 

24ª Exprotel

A 24ª edição da Feira de Produtos e Serviços para Hotéis será realizada entre os dias 25 e 27 de abril. Com entrada gratuita, a feira vai apresentar novidades em serviços, produtos e equipamentos para a hotelaria, lançamentos de cama, mesa, banho, móveis, informática, novas tecnologias, segurança, gestão de serviços, decoração, além de alimentação, bebidas e produtos de higiene e limpeza. Já estão confirmadas as empresas: Mannes; Realgen´s, CmNet, Desbravador, Harus, Kuerten, Check-in, Colau, Beaulieu do Brasil, Pavanny, VBC, Copapel, Harba, Super Safe Cofres, Sabie, Toalhas Atlantica, Sabbia, Tomberlin, Relevo Guardanapos, Onity, Industria Têxtil Porto Franco, Tec Control, Profiline, New Security, Master Line Móveis, Eletrolux, Kaba, Saga Systems, CentroSul, Altenburg, Faber Castell, Sentax, Multform, Esdel, Pioneira Sul, Multigrafics, Baia Norte, Águas Pedra Branca e Chen-Dry.

Páscoa em Canela

 Foto: Manuela Texeira

A decoração de Canela, cidade gaúcha do Rio Grande do Sul dá água na boca, com as montanhas de chocolates, ovos de Páscoa, balas e pirulitos espalhados pelas principais ruas da cidade. Os elementos retomam a tradição de Canela na fabricação de chocolate caseiro e a estes se somam mais 300 coelhos, em todos os tamanhos e estilos. Os visitantes podem abraçar, tocar e tirar fotos e para as crianças, a diversão é ainda maior:  gangorras de cenoura, ovos casinhas, labirintos e até uma mini-maria fumaça com muitas guloseimas em seu vagão são alguns dos brinquedos. Todo esse trabalho é realizado em equipe, com bom humor e alegria, aliadas ao profissionalismo e a emoção de integrar o evento.

Em Gramado coelhos e ovos gigantes


A poucos dias do início do Chocofest – Páscoa em Gramado, coelhos, ovos e um cenário de muita magia e encantamento tomam conta das rótulas, praças, ruas e avenidas da cidade. O Chalé do Conde Guloseima está instalado na Rua Coberta, agora denominado “Planeta do Chocolate”, sendo sede oficial do evento. De 22 de março a 8 de abril, desfiles, espetáculos, oficinas, apresentações e muitas atrações garantem a alegria de crianças e adultos que conferem a programação do Chocofest, na sua 17ª edição. Desde janeiro, cerca de 100 trabalhadores atuam em três pavilhões e se dedicam a transformar fibra e espuma em personagens e enfeites que provocam uma sensação de realismo. “ A ideia é mostrar o mundo dos cartoons nos desfiles, espetáculos e decoração do Chocofest”, explica o diretor do evento, Marcus Vinícius.  Para dar um toque especial na decoração, seis artistas plásticos gramadenses expõem ovos de Páscoa gigantes, pintados a partir da inspiração em diferentes países. O resultado, que poderá ser conferido na Praça Major Nicoletti, com a assinatura de Rita Gil (Portugal), Gilmar Stahl (Alemanha), Miriam Birck (Ucrânia), Isoldi Arend (Índia), Débora Irion (Egito) e Mário Palermo (Itália). 


 

Cartazes alemães 

A Corte Suprema alemã ordenou na semana passada ao Museu Histórico de Berlim que devolva aos herdeiros de um dentista judeu uma ampla coleção de cartazes, que foi confiscada pelo Ministério de Propaganda nazista em 1938, atualmente avaliada em mais de 5 milhões de dólares. Apesar da família do dentista alemão Hans Sachs ter recebido uma indenização do Estado alemão de 294 mil dólares em 1961, quando a coleção foi dada por desaparecida, os juízes do Supremo germânico consideraram que a propriedade continua sendo da família. Hans Sachs, pioneiro na arte de colecionar cartazes, reuniu mais de 12 mil peças, que passavam pelo modernismo, expressionismo, construtivismo e art déco. A ampla coleção, considerada uma das maiores e mais valiosas do mundo, conta com obras de artistas como Wassily Kandisnky, Otto Dix, Käthe Kollwitz, Max Pechstein e Henry Van de Velde, entre outros.
 

 Fachada do Museu Histórico de Berlim, que terá que devolver coleção de cartazes
 
O dentista Sachs e sua família foram detidos na "Noite dos Cristais", em 1938, quando os nazistas incendiaram grande parte das sinagogas na Alemanha e assaltaram de maneira sistemática os comércios dos cidadãos judeus. Após comprar sua liberdade, Sachs partiu com seus familiares para os Estados Unidos e deixou sua coleção de cartazes sob custódia do banqueiro Richard Lenz. Pouco depois ela acabou sendo confiscada pelos nazistas. Após a Segunda Guerra Mundial, a coleção acabou sendo perdida. Mas, nos anos 60, uma parte da mesma apareceu em um porão de Berlim Oriental. Na ocasião, as autoridades comunistas da República Democrática Alemã ordenaram que a coleção passasse a fazer parte dos fundos do Museu Histórico Alemão de Berlim. A apreensão por parte do Ministério de Propaganda nazista foi declarada nula pelos tribunais no começo do período pós-guerra. Dessa forma, os 4,2 mil cartazes que formam a atual coleção devem ser devolvidos aos seus proprietários "para que não se perpetue a injustiça nazista". Os advogados de Peter Sachs, filho do dentista, assinalaram que a família deseja buscar um lugar adequado para fazer com que esta valiosa coleção possa continuar sendo apresentada ao público.

  

Coral da Lírica completa 90 anos

O Coral da Lírica, um dos mais antigos grupos de coro da cidade, participou do projeto Concertos Matinais no último domingo (18/03). A apresentação musical foi realizada na  Sociedade Cultural Lírica, às 10h30. Neste ano, a sociedade comemora seus 90 anos de fundação em Joinville. O concerto é aberto a comunifundação da Sociedade. O grupo de coro formado em 1922, conta com a participação dos sócios da instituição, muitos descendentes de alemães. Atualmente, o coral conta com 46 integrantes, incluindo o maestro Rafael Daniel Huch, a assistente de regência e técnica vocal Adriane Ester Huch e pianista. Conhecidos pela sociedade joinvilense, o grupo já se apresentou em várias regiões brasileiras, incluindo Espírito Santo. O trabalho do coro foi apresentado também na Alemanha e Chile. Em comemoração aos 90 anos da sociedade, o Coral da Lírica vai lançar o CD “Melodias Inesquecíveis”, projeto aprovado no Mecenato 2011 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).
 
Curitiba entre as melhores


Curitiba passou para a segunda fase do concurso que escolherá as 7 Melhores Cidades do Mundo. O ranking é elaborado pela Fundação New7Wonders, que, em 2011, elegeu as novas 7 Maravilhas do Mundo. Na primeira fase do concurso, disputada por 1.200 cidades, Curitiba ficou entre as 300 mais lembradas. “Agora vamos para uma nova etapa e esperamos que todos os moradores e os turistas que vieram à cidade continuem participando e votem para que mais uma vez Curitiba se destaque em todo o mundo", diz o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. A votação para a segunda fase do concurso vai até 23 de novembro e deve ser feita pela internet, no http://www.new7wonders.com/cities/en.

Novo parque

O prefeito Luciano Ducci anunciou no dia 16 de março que Curitiba ganhará em breve um novo parque: o Vista Alegre das Mercês. Serão 100 mil metros quadrados de área total, entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, da nova área verde e de lazer da cidade, que contará com dois estacionamentos, portal de acesso, recantos,  trilha e um lago.
Somado ao Parque da Imigração, que está em obras e aos da Vila Rigoni, na Fazendinha e Bernardo Meyer, na CIC, o novo espaço nas Mercês será o 25º parque da cidade de Curitiba.


 

7º Festival das Cataratas

A 7ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu -FIT Cataratas, a ser realizado de 13 a 15 de junho de 2012, em Foz do Iguaçu - PR,  terá eventos paralelos, como  o Encontro Internacional de blogueiros, encontro Abrasel , Hotel Show e o Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania –FAC. O FIT Cataratas é uma realização da Angeli Feiras & Eventos, comandada pelo empresário Paulo Angeli.

Mundo a Vapor reabre 

O Parque Temático Mundo a Vapor, em Canela - RS, reabriu suas portas aos visitantes em horário normal. Empreendimento da família Urbani, comemora durante todo este ano, seus 20 anos de atividades. Único no mundo, o local abriga réplicas em escala reduzida e realidade aumentada, das grandes máquinas a vapor que revolucionaram os séculos passados. São fábricas de papel, tijolos, telhas, lingotes, usinas eólica, hidrelétrica, elétrica, entre outras preciosidades, tudo em funcionamento, com visitas guiadas por monitores. A arquiteta Luciana Urbani é responsável pelo projeto cenográfico, que recria ambientes da época em que o mundo era movido a vapor. Trazendo, entre outras novidades, a réplica em escala real da “Officina Mechanica de Ernesto Urbani”, datada de 1927, onde o pai, que consertava as máquinas a vapor da época, ensinou aos filhos sua atividade. Daí surgiram as primeiras obras do Mundo a Vapor, que transforma a energia do vapor, gerando novos conhecimentos para os visitantes. Aberto todos os dias em julho, dezembro e janeiro. Nos demais meses estará fechado às quartas-feiras. Horário: 9h15min às 17h, ingresso R$ 14,00 e R$ 7,00 para estudantes. Site: mundo@mundoavapor.com.br.

 

Embratur e Google

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Google escolheram os Estados Unidos, o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, para lançar o novo canal brasileiro no YouTube, já disponível no endereço www.youtube.com/visitbrasil. Aconteceu no dia 20, no Grand Central Terminal, em Nova York. Participam do evento jornalistas, formadores de opinião e autoridades. As pessoas que passarem pela maior estação de trem da cidade, também poderão conhecer o Brand Channel. O novo canal, desenvolvido em parceria com o Google, auxiliará os turistas estrangeiros no planejamento de suas viagens ao Brasil, de forma interativa, com imagens, vídeos e informações detalhadas sobre o que fazer no país. Ao acessar a página, o turista deverá responder apenas quatro perguntas: quando virá ao Brasil, quantos dias, com quem e qual seu interesse - compras, diversão, esportes, praia, natureza e cultura. A partir daí, a ferramenta irá disponibilizar uma lista de destinos e atrações ao internauta.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário