quarta-feira, 2 de maio de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


Cavalgada das Praias


Um tipo de turismo diferente pelo litoral de Santa Catarina é praticado no Sul de Santa Catarina, coordenado pelo Grupo de Cavaleiros do Clube Regimento Tradicionalista Barriga Verde, do Município de Balneário Arroio do Silva (SC). A primeira Cavalgada das Praias somou aproximadamente 250 quilômetros mantendo a tradição da Cavalgada dos Santos Reis, que completaram 22 edições. Com a participação de mais de 120 cavaleiros, totalizando 180 pessoas entre homens, mulheres e crianças, com o grupo de apoio e foi aberta a qualquer pessoa em boas condições físicas. O trajeto foi de Garopaba a Passo de Torres.
Palavras do presidente do Grupo de Cavaleiros José Tramontin (que também é fotógrafo, advogado e membro da Abrajet/SC)... Palavras do presidente do Grupo de Cavaleiros José Tramontin (que também é fotógrafo, advogado e membro da Abrajet/SC)... " Eu e meus filhos gêmeos Nicolas e Eduardo, percorremos nosso litoral Catarinense, em lugares e paisagens excepcionais que somente a cavalo poderá ser realizada, em trilhas sobre morros, fazendas, lagoas e belas praias. A saída foi da bela Garopaba, passamos pela praia do Siriú, percorremos pelos centros de Paulo Lopes,Imbituba (CTG Treze Guapos), Balsa de Laguna, Jaguaruna (CTG Estância do Retiro), Balneário Esplanada (CTG Querência do Lago Azul), Balneário Torneiro, Balneário Rincão,Ilhas (Içara) e o cartão postal do Morro dos Conventos em Araranguá (CTG Galpão de Estância) ,praias de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Lagoa da Tapera e Passo de Torres, porém diversas paradas foram feitas para descanso das montarias e dos cavalarianos. A chegada da Primeira Cavalgada aconteceu em Passo de Torres cujo objetivo deste evento foi resgatar a tradição dos tropeiros, sempre organizado pela Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina (ver fotos)”.
 
Em toda trajetória receberam apoio das entidades e dos Municípios por onde passaram e no encerramento da Cavalgada foram recepcionados pela Prefeitura Municipal de Passo de Torres, com um suculento churrasco e receberam troféus de participação. A confraternização foi geral. Nova cavalgada para a serra gaúcha foi marcada. Contatos para cavalgar atarvés do e-mail tramontin@contempla.eng.br  ou telefone celular (48) 9985- 1798.
 
PIT STOP* A cidade de Criciúma (SC) convidando para a inscrição dos grupos interessados em participar do 4º Festival Internacional de Danças Folclóricas, Danças Urbanas e Danças de Salão de Criciúma até o dia 30 de maio de 2012. O evento acontecerá de 11 a 15 de setembro de 2012 no Centro de Eventos José Ijair Conti. Site www.festivalfolclorecri.com.br e e-mail contato@festivalfolclorecri.com.br com Sirlei.
 
* Concórdia (SC) em alta! Foram assistir a encenação do espetáculo “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém (PE) e acabaram como figurantes do maior teatro a céu aberto do mundo. A Guia de Turismo Josi Maciel (foto/www.jmturismo.com) depois de passear por Recife, Caruaru e Fernando de Noronha, em Pernambuco, com seu grupo Catarinense ( fotos) vibraram com o convite dos atores (estavam na mesma pousada deles) e, claro, aceitaram e ensaiaram com as roupas do elenco e representaram muito bem. Oswaldo Preis (natural de Forquilhinha-SC) e sua mulher Beloni, com os trajes do espetáculo, pousaram para este colunista,que também estava por lá. Parabéns!
 
* Vem aí a Bionat Expo 2012, a Feira de Produtos Orgânicos Fitoterápicos e Plantas Bioativas. Mostra de Agroecologia e Sustentabilidade Ambiental.Bionat Cultural, oficinas, painéis, vídeos, exposições e instalações. De 21 a 23 de setembro de 2012. Horário: das 10h às 20 horas. Local: Centro Cultural Usina do Gasômetro-Porto Alegre (RS). Informações no e-mailinfo@bionatexpo.com.br e no site  www.bionatexpo.com.br.
 
* O Secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa (foto), que recentemente recebeu os jornalistas da Abrajet Nacional em seu Estado, foi escolhido o Secretário Estadual de Turismo do Ano, pelo Grupo Travel News, que edita a revista Brasil Travel News, uma das mais tradicionais do segmento turístico. A escolha levou em consideração quatro quesitos: o perfil empreendedor, a capacidade de inovação, o desempenho da atividade e o sucesso nas realizações. A homenagem aconteceu em Campinas (SP) no Royal Palm Plaza Hotel (www.albertofeitosa.com.br).
 
* Trabalhe na Rota Tropical, com sede em Morro de São Paulo na Bahia. A Rota Tropical é uma Agência de Viagens e Operadora e está em contínuo processo de seleção de talentos. Se você quer ter uma experiência profissional única e acredita que possa contribuir com o Projeto da Rota Tropical busque mais informações no www.rotatropical.tur.br e www.morrodesaopaulo.com.br.
 
* Cursos importantes: Aeronáutica. Clique os sites www.fab.mil.br ou www.epcaraer.mil.br. Misticismo clique www.oikos.org.br.  

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário