segunda-feira, 14 de maio de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Alimento Seguro
 
O Centro de Educação Empresarial do Sebrae em Joinville fica na Rua Blumenau, 835 - Foto: Divulgação
 
Nessa segunda-feira (14.5), o Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região - SIHRBES, em parceria com a Confederação Nacional do Turismo – CNTur e SEBRAE Nacional promoveu a palestra “Alimento Seguro”. Apresentação dos fundamentos da higiene de alimentos e aspectos de legislação sobre segurança dos alimentos foi o objetivo da palestra, que versou sobre segurança de alimentos, perigos em alimentos, doenças transmitidas por alimentos (microorganismos e contaminações), legislações e boas práticas de fabricação. A palestra aconteceu na sede do SEBRAE – Joinville, com a participação de mais de 60 profissionais que lidam em restaurantes e outros segmentos ligados a alimentos. As explanações estiveram a cargo da facilitadora  Kátia Ekizian Tanielian, pós-graduada em gestão Empresarial pela PUCRS e nutricionista graduada pela Unisinos. Kátia é também diretora da empresa de consultoria e treinamento Victa Consultoria Empresarial, consultora Sênior do SEBRAE, facilitadora do Seminário Empretec, instrutora do SESI na área de Empreendedorismo e Inovação, especialista em alimentos no processo de certificação da BRTÜV, além da sua experiência na criação e desenvolvimento de projetos nas áreas de gastronomia, hotelaria e turismo. O mercado da alimentação em Joinville e região apresenta constante ampliação, em função do crescimento no número de pessoas que fazem suas refeições fora de casa. Assim, a higiene e segurança da alimentação são aspectos totalmente indispensáveis.     

    
Joinville no Workshow MGM
No próximo dia 17, a equipe da Fundação Turística de Joinville estará presente no 10o Workshow MGM, que acontece em Curitiba, no Centro de Eventos FIEP. Realizado pela MGM Operadora de turismo, o evento é oportunidade para expositores e agentes de viagem promoverem e acompanharem as novidades do mercado turístico nacional e internacional. Para divulgar os atrativos turísticos de Joinville, a Fundação Turística está preparando surpresas especiais que prometem contagiar o público do evento. A Rainha e as Princesas de Joinville também participarão, representando a cultura e a tradição da Cidade das Flores.
 
Nova diretoria do Convention Bureau 
 

 Tomou posse a nova diretoria do Joinville Região Convention & Visitors Bureau. A nova  presidente é Ana Luiza Wetzel, diretora do Hotel Tannenhof e a vice-presidente, Berenice Zabot Garcia, da Univille.

Prova de Moutain Bike 
 
 
No dia 27 de maio acontecerá o pré-lançamento do novo Roteiro de Cicloturismo de Joinville, o da Estrada do Quiriri. Para marcar a data será realizado o Desafio Marathon de Mountain Bike Amador, organizado pela Ajociclo -, Associação Joinvilense de Ciclismo, com o apoio da Federação Catarinense de Ciclismo e da Prefeitura de Joinville, através da Fundação Turística e da Conurb. A largada está marcada para às 9 horas, no Portal do Quiriri. As categorias do desafio são divididas em amador e profissional. O maior trajeto é o da categoria profissional, que percorrerá 66km, enquanto os amadores se dividem em dois roteiros: de 22km e de 44km. As inscrições estão abertas, e mais informações,  no site www.ajociclo.com.br.  
 
Oktoberfest

Uma festa com animação de duas bandas típicas e a presença de nove cervejarias marcará o lançamento oficial da 29ª Oktoberfest de Blumenau, no dia 17 de maio, a partir das 19h30, no Setor 1 do Parque Vila Germânica. Na oportunidade, o público irá conhecer o cartaz oficial do evento e algumas novidades para edição 2012 da maior festa alemã das Américas, que este ano terá 19 dias - de 10 a 28 de outubro. A festa inicia com a inauguração da Krug Platz (Praça do Caneco), junto ao Empório Vila Germânica. Criado pelo presidente do parque, Norberto Mette, o monumento é assinado pelo artista Luis Bernardes e mede 2m x 2m A base é em pedras e sobre esta, uma casa de vidro, que remete às construções na técnica enxaimel, que abriga o caneco de chope oficial da Oktoberfest.
 
Danças da FURB no EuroFolk 
 

 As coreografias são releituras de clássicos folclóricos -Foto:  Alceu Betti  /  Divulgação
Criado em 1994 pela professora Ester Neotti com o intuito de preservar a cultura dos colonizadores germânicos de Blumenau, o Grupo de Danças Alemãs da FURB (Universidade de Blumenau) representará o Brasil no EuroFolk 2012 - Maior Festival Folclórico da Europa. Esta edição do evento será realizado na Bulgária, de 5 a 15 de julho. O convite para participar chegou no começo de abril e o grupo embarca dia 03 de julho. Com 18 anos de atuação, o grupo é composto por 16 bailarinos e coordenado pelo coreógrafo Marco Aurélio da Cruz Souza. Já participaram de festivais na Argentina e Colômbia e receberam diversas premiações, entre elas quatro primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville. Contato: furb.grupodedancas@hotmail.com.
 
Fispal Hotel

De 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a Fispal Hotel-3ª Feira de Negócios para o Setor Hoteleiro. Apontada como a mais completa feira de negócios para a hotelaria do País, o evento promete apresentar as novidades e tendências do setor, terá o Congresso de Gestão de Compras para Hotéis e uma Feira simultânea à Fispal Food Service. Costuma receber visitantes de todo o País. O
credenciamento deve ser feito pelo site www.fispalhotel.com.br.
 
Aracaju e Canindé  

Gruta do Rio São Francisco (por Thais Lima)

Orla do Atalaia, toda urbanizada, centro de Aracaju

Conhecer belos lugares e passear na capital sergipana, Aracaju, é uma escolha inteligente para os turistas. A cidade é famosa por ser uma das únicas capitais brasileiras planejadas e encanta visitantes por suas opções de ecoturismo, aventura e belezas naturais. A região do Canindé de São Francisco, localizado a 213 quilômetros de Aracaju, é conhecida por roteiros fantásticos, que remontam a épocas antigas de nossa civilização. Um dos destaques é a “Trilha do Vale dos Mestres”, que abriga pinturas rupestres de mais de três mil anos e é cercada de mistério, uma espécie de esoterismo com magia, indicada para os turistas mais desbravadores. Não há provas, mas muitos acreditam em lendas e sinais de civilizações anteriores à chegada dos primeiros humanos ao local.

Brasil uma das maiores


O Ministério do Turismo (MTur) divulgou o Planejamento Estratégico para o quadriênio de 2012-2015 e o Plano de Ação para o exercício de 2012 no Diário Oficial da União. As iniciativas e ações, indicadores de desempenho e metas foram estruturados de acordo com o Plano Plurianual da União (PPA). O documento registra, como visão da pasta, “posicionar o Brasil como uma das três maiores economias turísticas do mundo até 2022”. Atualmente, o país está na sexta colocação. Coordenado pela Secretaria-Executiva do MTur, o Planejamento Estratégico define metas e indicadores de desempenho com foco no desenvolvimento do turismo sustentável brasileiro. A missão inclui a geração de emprego e renda, tendo a preocupação com a inclusão social, redução das desigualdades regionais e preservação do meio ambiente. “Desenvolvemos uma ferramenta de monitoramento que permite acompanhar o desempenho de cada uma das áreas estratégicas do ministério. Trata-se de uma metodologia fundamental para a profissionalização da gestão da política pública”, explica o secretário-executivo do MTur, Vadir Simão.
 
Embratur visa megaeventos

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está intensificando a partir deste ano o trabalho de promoção do país no exterior, visando atrair os turistas estrangeiros, principalmente em função dos megaeventos que  ocorrerão até 2016, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A previsão é que no ano da Copa (2014) o Brasil receba 7,2 milhões de turistas, sendo que no ano passado estiveram no país 5,433 milhões de estrangeiros. O presidente da Embratur, Flávio Dino, destaca que este ano será realizado trabalho de promoção do Brasil em 25 feiras internacionais. Com o Ministério do Turismo, a Embratur irá participar ainda de 14 eventos em 13 mercados, além de outras ações por meio de parcerias com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 



Desoneração do Turismo 

O presidente da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara Federal, deputado José Rocha em visita oficial à sede da Confederação Nacional do Turismo, no dia, 26 de abril, anunciou duas importantes medidas em favor do setor que representa: a criação de uma Comissão de Trabalho para discutir a desoneração das empresas de turismo, uma das mais antigas reivindicações da CNTur, para tornar a atividade mais barata para os consumidores. A outra é a reativação do CBRATUR – Congresso Brasileiro da Atividade Turística, com pauta mínima de buscar maior robustez ao desenvolvimento do turismo brasileiro. O presidente da CTD da Câmara Federal foi recebido em almoço na sede da CNTur pelo seu Presidente, Nelson de Abreu Pinto e lideranças do setor. Estiveram presentes ao encontro o Presidente da FeBH – Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Sílvio Pessoa da Silva Jr., os presidentes da ABAVS da Bahia e do Distrito Federal, Pedro Galvão e Carlos Alberto de Sá entre outras autoridades do setor.

Centro de Turismo Alemão

O DZT - Centro de Turismo Alemão apresentou oficialmente, em São Paulo, sua nova diretora para a América do Sul. Margaret Grantham assumiu o cargo em fevereiro último, em substituição a Maria Valle Lopez, que deixou o cargo por motivos pessoais. Margaret já havia trabalhado como coordenadora de Marketing no DZT, entre 2004 e 2008, sendo responsável pelo planejamento e execução de estratégias para difundir a Alemanha como destino turístico no mercado brasileiro. “O número de brasileiros na Alemanha vem crescendo continuamente e em 2011 tivemos um incremento de 21,6%. Por isso, pretendo dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito, oferecendo aos nossos parceiros uma plataforma completa para apoiá-los na divulgação e comercialização da Alemanha como destino turístico“, diz Margaret Grantham. Ela é formada em Turismo e tem especialização em Administração, Turismo e Hotelaria pela Fundação Getúlio Vargas. Foi gerente de vendas do Barceló Hotels & Resorts, no mercado alemão em 2011 e antes, de 2008 a 2011, foi responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Embratur na Alemanha.


Oferta hoteleira para a Copa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no último dia 25 os resultados da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2011, encomendada pelo Ministério do Turismo. De um total de 7.479 mil estabelecimentos registrados, 70% estão localizados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 e suas regiões metropolitanas. São 5.510 mil estabelecimentos em Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, os dados demonstram a agilidade do setor hoteleiro em se preparar para a Copa 2014. Ele citou a linha Procopa Turismo, arquitetada a partir de uma parceria entre o MTur e o BNDES e que prevê financiamentos de mais de R$ 1 bilhão, com juros e prazos especiais, para a hotelaria. “Pesquisa do Ministério do Turismo durante o mundial da África do Sul revelou que o turista da Copa permanece, em média, três dias em cada cidade. A oferta disponível, os empreendimentos em construção e a rotatividade característica da demanda nos permitem afirmar que o setor dispõe de estrutura suficiente para atender bem aos turistas”, afirma Gastão Vieira. No entanto, os empresários da hotelaria precisam se conscientizar de que a prática de preços abusivos das diárias vai afugentar os turistas.
 
Maior São João do Mundo 


 Cinco estudantes do Curso de Ciências da Computação e de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) criaram um guia online para o período junino na cidade, que organiza o ‘Maior São João do Mundo’. O site 30diasdefesta.com.br reúne informações sobre hospedagem, gastronomia e atrações culturais para ajudar os turistas que visitarem Campina Grande durante o São João. “Inicialmente, era um projeto de fazer a transmissão ao vivo do São João de Campina Grande pelo site. Mas essa possibilidade agora está afastada por causa de problemas burocráticos. Ainda não temos o suporte jurídico para isso”, explicou o integrante do grupo, Fábio Leal. “Usamos, no site, tecnologias  utilizadas em grandes empresas como Google e outras da California”, enfatizou Fábio. O grupo é formado Fábio Leal e Ledo, André Dieb, Thiago Santos e Lucas Azevedo.
 
Brasileiro em Portugal 
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), entidade portuguesa, o número de pernoites de turistas brasileiros em Portugal cresceu 87% no mês de fevereiro, se comparado ao mesmo período no ano anterior. O crescimento do Brasil foi bastante superior aos demais, deixando para trás os Países Baixos (13,1%), a Alemanha (9,5%) e a França (4,4%). Ainda segundo o instituto, as regiões mais procuradas foram Centro (7,2%) e Norte (5,7%).

SC livre da exploração sexual

São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do país. Para debater o assunto, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), promoveu o I Seminário Turismo Sustentável e Infância SC. O objetivo é trabalhar a prevenção e o enfrentamento deste tipo de exploração sexual nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. O evento ocorreu no dia 9 de maio, das 9h às 18h30, no auditório da SOL. Entre os convidados estava o governador Raimundo Colombo, o secretário José Natal Pereira, o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, o presidente Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescentes, Leonardo Floriano Thives, e a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Joseli Cintra. “É importante para Santa Catarina, estado campeão na preferência dos turistas brasileiros, ter políticas claras de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Infelizmente este não é problema deste ou daquele estado, por isso a importância de trabalharmos em uma rede integrada com sociedade civil, trade turístico e poder público”, afirma o secretário José Natal Pereira. A ideia do seminário foi apresentar o Programa de Turismo Sustentável e Infância em Santa Catarina para que os programas de enfrentamento contra a exploração sexual nos equipamentos turísticos sejam realizados no estado. A intenção é provocar a integração da rede de combate à E.S.C.A.  As sete palestras ao long do dia foram realizadas por agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.

A Broadway em Cancun

Mais do que praias paradisíacas, Cancun ganha um novo atrativo nas férias de julho. Entre os dias 29 de junho e 5 de agosto, a badalada companhia Cirque Dreams apresenta o espetáculo da Broadway, Jungle Fantasy, no Moon Palace Golf & Spa Resort, da rede Palace Resorts, com promoções especiais para hóspedes. Criado e dirigido pelo renomado produtor artístico Neil Goldberg, o espetáculo Cirque Dreams, Jungle Fantasy, é um encontro exótico inspirado pelas criações imprevisíveis da natureza que são trazidos à vida por um elenco internacional de trapezistas, contorcionistas, acrobatas, malabaristas e músicos. A curta temporada do Jungle Fantasy em Cancun é aberta ao público e os ingressos podem ser comprados no site www.ticketmaster.com.mx, com valores entre US$ 25 e US$ 100, por pessoa. 


Paint a Future
“Paint a Future”, que tem como parceiros as pousadas Ilha do Papagaio, Natur Campeche e Quinta do Bucanero fez a Vernissage das pinturas realizadas por todos artistas colaboradores no dia 11 de maio. O Paint a Future é um esforço cooperado: artistas plásticos voluntários criam obras a partir dos desenhos em que as crianças carentes expressam seus desejos. O comprador da obra torna-se um realizador de sonhos, já que a renda é revertida integralmente em benefício da criança. Na edição 2012, o Paint a Future teve a colaboração de oito artistas plásticos internacionais participam da maratona e a novidade é que, além das obras, um livro também será comercializado, oportunizando que mais pessoas colaborem com o projeto. Neste ano, as crianças carentes de Imbituba e Coqueiros são beneficiadas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário