segunda-feira, 21 de maio de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Simplicidade e boa música

Grupo de bandoneonistas de Joinville - SC os 90 músicos que subirão ao palco Foto: Salmo Duarte
 
O bandoneón é um instrumento musical fortemente utilizado na Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. Porém, sua origem é da Alemanha, inventado pelo músico Carl Friedrich Zimmermann da cidade de Carlsfeld.  Ele teria apresentado o novo instrumento, numa exposição industrial em Paris, em 1849. Mas o nome se deve a Heinrich Band (1821-1860) que, além de professor de música era negociante de instrumentos musicais. Uma versão da história relata que ele possuía uma empresa chamada BAND UNION, o que teria resultado no nome original do instrumento em alemão:  Bandonion!  Por tudo isso, os alemães também cultuavam o instrumento, e o trouxeram ao Brasil, nas malas da imigração. Nas regiões colonizadas por alemães, o bandoneon alegrava qualquer encontro de pessoas, seja por um ou mais bandoneonistas, ou ainda acompanhado de outros instrumentos musicais. Por longo tempo, o bandoneon ficou retido “no quartinho de tralhas” e sua música, apenas na memória... Mas no ano 2000, em Joinville o bandoneon voltou à cena, com a criação da “Bandoneon Fest”, realizada anualmente. No último domingo (20.5), a 12ª edição da festa reuniu milhares de pessoas na Sociedade Rio da Prata, um dos maiores e mais tradicionais clubes da região, localizado em Pirabeiraba, único distrito de Joinville. Bandoneonistas joinvilenses, catarinenses, gaúchos, paranaenses e argentinos mostraram suas habilidades no fole, grande parte por mãos calejadas do trabalho na terra, levando o público adulto a sentirem saudades dos românticos bailes e os jovens, a admirar a música, que não tem nada de “tecno”, mas que faz bem aos ouvidos e traz alegria. Aliás, como a Bandoneon Fest, Joinville preserva e reforça a cada ano dezenas de festas típicas nas áreas rurais, um verdadeiro calendário, digno de ser conhecido. É uma tradição acompanhando as gerações e de fundamental importância na construção da história de uma comunidade, de um povo.


Relatório ABEOC-SC para Joinville

Cruzamento de dados revela quais são as lacunas e os pontos fortes do setor na maior cidade de Santa Catarina. Na última quarta-feira foi apresentada pela Diretoria da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Santa Catarina - ABEOC-SC, o Inventário da Realidade Regional para o Turismo de Eventos em Joinville. O Seminário de Capacitação e Profissionalização do Turismo ocorreu na Faculdade Cenecista de Joinville  - FCJ. O turismo de eventos ou turismo de negócios lidera a segunda posição entre itens que motivam as viagens, logo após as viagens de lazer. E o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking dos países que mais sediaram eventos no mundo em 2011, além de ser líder como destino internacional para eventos entre os países da América Latina, de acordo com o relatório anual da Associação Internacional de Congressos e Convenções – ICCA. “É um fato irreversível. As principais cidades catarinenses precisam estar preparadas para receber este turista que, em média, gasta três vezes mais que o de temporada e injeta recursos consideráveis para o município, direta e indiretamente. O sucesso de um evento irá trazer outros, e quem ganha é a própria cidade e o Estado de Santa Catarina”, afirma o presidente da ABEOC-SC, Marco Aurélio Floriani.

Estrutura em Joinville

Joinville, atualmente, tem capacidade para hospedar aproximadamente 4 mil pessoas. São 4.388 leitos, sendo 22 destas unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais. No que refere aos espaços para realização dos eventos, ultrapassam a casa dos 20 mil lugares.  E a rede gastronômica do município, um dos seus pontos mais fortes, tem capacidade para atender 6.160 pessoas por dia. O estudo levantou ainda informações referentes a segurança, saúde, serviços e transporte entre outros itens. Segundo a Organização Mundial do Turismo - OMT, um evento internacional pode demandar serviços de mais de 50 segmentos da economia, como transporte, hospedagem, lazer, alimentação, comércio e demais serviços especializados que um evento pode demandar ou oferecer.

 

Eventos no Brasil e no mundo

O Brasil subiu duas posições, chegando ao sétimo lugar no ranking dos países que mais sediaram eventos no mundo em 2011 segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções -ICCA. Ao todo, o país recebeu 304 eventos classificados como internacionais, o que representou um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, quando foram realizados 275 eventos. O país figura agora como único país da América Latina entre os 10 primeiros colocados no ranking da entidade internacional. O crescimento de eventos captados pelo país foi de 390% desde 2003. Subiu tabém, de 48 para 57 o número de cidades brasileiras que receberam congressos e convenções internacionais no ano passado.

Gastos estrangeiros

Os estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios, em 2010, deixaram no país cerca de US$ 120,00 por dia. Foi o maior gasto médio per capita registrado desde 2004, início da série histórica, segundo revela o Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil divulgado pelo Ministério do Turismo. As viagens motivadas pelo lazer correspondem a 46,1% do total. Já os estrangeiros interessados em negócios. O turista de eventos gasta em média três vezes mais que o de temporada. A permanência fica entre três ou quatro dias, mas é o suficiente para injetar na economia da capital dos catarinenses mais de R$ 100 milhões anualmente.


Curso para garçon

O Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região e o SENAC estão imbuídos em continuada qualificação profissional para suprir o mercado nas áreas da hospedagem e gastronomia, melhorando, assim os serviços turísticos da cidade e região. Assim, no dia 21 de maio teve início um curso gratuito para garçon, de 172 horas. Ainda há algumas vagas e as inscrições podem ser feitas via site: www.sc.senac.br. As  aulas acontecem às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 18h30, na sede da Associação Empresarial de Joinville, Av. Aluisio Pires Condeixa, 2550 (continuação da Av. Beira Rio), bairro Saguaçu, Joinville – SC.

SIHRBES edita Guia Turístico

O Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região está concluindo a edição 2012/2013 do Guia Turístico do Norte de Santa Catarina, largamente conhecido como “Roteiros de Encantos”, com previsão de entrar em circulação até final do mês de junho, para já ser distribuído no Festival de Dança, maior evento do município de Joinville e região. O guia oferece informações completas sobre os atrativos turísticos, hospedagem, restaurantes, eventos, compras, imobiliárias e demais assuntos de interesse de todo morador ou turista, nos municípios que fazem parte do SIHRBES. As empresas do setor que tiverem interesse em apresentar seus serviços no Guia, poderão fazê-lo através dos contatos: e-mail sindicato@roteirosdeencantos.com.br, telefone (47) 3461-3380/3461-3379.  Maior da categoria O SIHRBES, com sede em Joinville é um dos maiores da categoria em base territorial, abrangendo 16 municípios do Norte de Santa Catarina, ou seja: Joinville, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Penha, Piçarras, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder. Conta com mais de 350 empresas associadas, mas uma das metas é ampliar gradativamente este quadro, para angariar força à entidade.



18ª BNT Mercosul  
 
 Feira de Negócios Turísticos na BNT 2011
 
Durante a 18ª BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul, em 25 e 26 de maio no Beto Carrero World, Penha - SC, o turismo brasileiro ganhará projeção internacional. Será realizada a apresentação oficial da mais nova aliança entre Beto Carrero World e duas das maiores e mais importantes empresas cinematográficas e de animação do mundo, o que elevará o país a uma categoria internacional na área de entretenimento. A parceria será oficializada durante a abertura do evento, no dia 25, às 15h, em frente ao Castelo das Nações do Parque Beto Carrero, com a presença de profissionais de turismo de todo o Brasil e do Mercosul. A imprensa credenciada terá acesso às novidades em primeira mão, na coletiva realizada pouco depois da abertura do evento. A BNT Mercosul, realizada há 18 anos, recebe mais de 5 mil participantes e se transformou em um dos eventos mais importantes do gênero na América Latina. Grande parte dos expositores é brasileira e recebe os profissionais de turismo que mais vendem produtos e serviços nacionais, incluindo agentes de viagens e operadores do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

 
Programação

Além da Feira de Negócios em Beto Carrero World, 18ª BNT Mercosul, oferece visitas técnicas a atrativos turísticos da região, treinamentos específicos e grande festa temática de encerramento, com premiação dos troféus Campeões de Venda Beto Carrero às agências que mais venderam o parque e Santa Catarina em 2011/2012. Há também programas de capacitação aos agentes de viagens e, neste ano, a BNT Mercosul terá o Cine Turismo, uma série de vídeos apresentados em sala de cinema sobre grandes atrativos e destinos turísticos brasileiros. O Cine Turismo nos dias 25 e 26 de maio, durante a Feira de Negócios Turísticos a cada 10 minutos, das 16h às 19h30. Saiba mais em www.bntmercosul.com.br ou fones,  47 3367 1119/3367-9960.

Devoção em Canela

Santuário N. Sra. de Caravaggio, em Canela - RS

O maior evento religioso da Região das Hortênsias e o mais antigo de Canela, a 52ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que teve início no último dia 1° com a Cavalgada da Fé, promoveu no dia 19 de maio a Romaria para Jovens Ciclistas e Motociclistas. Em sua 6ª edição, buscou atrair as crianças, os jovens e ainda os motociclistas, incentivando a fé e a devoção a Maria de Caravaggio. Às 8h30min a Romaria saiu da Igreja Matriz rumo ao Santuário de Caravaggio de Canela, seguindo a imagem da Nossa Senhora, com os motociclistas e depois os ciclistas. Na chegada aconteceu a Missa Campal. Já no dia 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio será realizada a  Romaria a Pé e no dia 27, a Romaria Motorizada.

 
 
Esqui em Portillo

No dia 16 de junho, Portillo abre suas portas para a temporada de neve 2012. A famosa estação de esqui chilena, localizada a duas horas da capital, Santiago, quase na fronteira com a Argentina, oferece 34 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, incluindo a ampla área fora de pista. Depois de um dia inteiro da prática de esportes, as melhores opções são relaxar na piscina ou na jacuzzi, ambas ao ar livre, e depois, massagem. Antes do jantar, é possível confraternizar com visitantes do mundo todo no louge central. A estrutura do resort em  Portillo alcança 450 hóspedes, que são atendidos de maneira personalizada por 400 funcionários. Pode-se também praticar esportes de neve, em meio a natureza exuberante, pois o resort se localiza aos pés do monte Aconcágua e em frente à bela Laguna del Inca. Veja mais no site  www.skiportillo.com.


Abrajet na Paraíba

No dia 29 de maio será realizada a posse da nova diretoria, conselho fiscal e conselho de ética da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- Abrajet-PB, sob a presidência do jornalista Rogério Almeida, para o biênio 2012-2014. O evento acontecerá no Complexo Parahyba do Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa –PB. Na ocasião serão entregues troféus aos “Construtores do Turismo Paraibano”, em comemoração aos 25 anos de fundação da Abrajet-PB. Haverá também títulos de presidente emérito e de honra ao mérito a sócios fundadores da entidade.
 
Corrida de trenós em Ushuaia 

Julinho Casares treinando em Ushuaia - Clique na imagem para ampliá-la

Um dos grandes eventos que abrem a temporada de inverno da Tierra del Fuego é a Corrida de Trenós, em Ushuaia entre 25 e 30 de junho. O evento é organizado pelo criador de cães Alberto Cichero e tem um representante brasileiro na competição. É Julinho Casares, de São Paulo, um dos melhores criadores de cães "Malamutes do Alasca", Samoiedas e Pastores de Shetland do país. Julinho montou um canil com alguns cães especiais de linhagem pura do Brasil e trouxe outros de fora, excelentes para competirem em pista e ganharam grandes posições nos rankings nacionais!  Entre estes, o Thor, um Malamute do Alasca preto e branco, 1º do Brasil. Desde o início do mês passado, os cães de Julinho estão em Ushuaia, em treinamento com Alberto Cichero. A fenomenal competição percorrerá os principais centros invernais de Ushuaia, começando pelo Llanos del Castor.
 
Dia dos namorados

A Pousada Quinta do Bucanero, preparou pacote especial para a comemoração do dia dos namorados. A escolha pode ser duas noites em um apartamento de luxo, incluindo, check in romântico com espumante rosé, trufas, morangos, bouquet de rosas e velas perfumadas, café da manhã até as 13:00h, massagem simultânea para o casal e outras regalias. Os APs tem travesseiros antialérgicos de pluma e látex -quatro por apartamento-, colchão espanhol de molas queen size, ar split, TV LCD com 68 canais SKY, 18 em HD, DVD player, Wireless, varanda com rede e espreguiçadeiras, frigobar, cofre, banheiro com design contemporâneo, bancada de mármore, pastilhas de vidro e ducha higiênica, toalhas de banho queen-size, roupões, amenities, espelho de aumento, secador de cabelo e amplo espelho de corpo inteiro. E para o jantar, um cardápio especial. Mas há opções ainda mais requintadas. Consulte os preços e faça sua reserva. Site www.bucanero.com.br  e fone 48 3355 6056.
 
Lançamento de “Gabriela” 


Pela primeira vez, a TV Globo vai lançar fora do eixo Rio/São Paulo, a estreia nacional do remake de uma das melhores novelas da televisão brasileira, “Gabriela”.   O lançamento será em Ilhéus, Bahia, no dia 14 de junho, no Bar Vesúvio, em frente ao Ilhéus Praia Hotel, a partir das 19 horas. O Vesúvio é um dos principais cenários da novela “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado, e a solenidade faz parte das comemorações do centenário do autor. Trata-se de um momento histórico para a cultura de Ilhéus que terá nesse dia a presença de atores, diretores e autoridades. A Gabriela, que na primeira versão foi protagonizada pela atriz Sônia Braga, no remake será substituída por Juliana Paes, tendo ainda no elenco, Humberto Martins, Antônio Fagundes e Marcelo Serrado. No dia da estreia nacional serão instalados dois grandes telões na Praça Dom Eduardo, em frente ao Ilhéus Praia Hotel e  Catedral de São Sebastião, para que a população participe do evento. No dia seguinte ao lançamento (15.06), a rede Globo exibirá um “Globo Repórter Especial” que retratará a vida e a obra de Jorge Amado. As comemorações do centenário de Jorge continuarão em Ilhéus até o final de agosto, mês de aniversário do escritor, quando acontecerá o “Festival Amar Amado”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário