terça-feira, 29 de maio de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


BNT Mercosul


A Bolsa de Negócios Turísticos, no decorrer dos 18 anos de realização conquistou credibilidade e garantia de público profissional. A edição 2012, realizada nos dias 25 e 26 de maio recebeu 5.982 profissionais de turismo na Feira de Negócios Turísticos, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Os participantes vieram de 285 cidades brasileiras, de 21 estados brasileiros e de sete países - Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Indonésia, Paraguai e Uruguai. Foram 41 famtours, grupos organizados de agentes de viagens,  realizados em parceria com operadoras nacionais e internacionais, além da hotelaria de Balneário Camboriú, local de hospedagem dos participantes. Atrações de destinos turísticos, serviços de turismo foram mostrados por 398 empresas distribuídas em 125 estandes no Castelo das Nações do Beto Carrero World. Um dos destaques do evento foi o Cine Turismo. Na noite do dia 25 (sexta-feira), a organização da BNT -, Geninho Góes e Jair Pasquini, em parceria com o Resort & Spa Infinity Blue ofereceu um impecável coquetel para os expositores do evento e a imprensa convidada.  


Novidades no Parque

Clique na imagem para ampliá-la


Durante a solenidade de abertura da 18ª BNT foi anunciada a aliança de dois dos maiores estúdios de cinema e animação do mundo, Universal Studios, e Dreamworks  Animation, trazendo ao melhor parque temático do Brasil e maior da América Latina a magia de Hollywood para o país. Na coletiva de imprensa, com a presença de Marcus Macedo, diretor do grupo EXIM, Kerry Phelan e Yoshi Maruyama representando a Dreamworks, e o presidente do Beto Carrero World, Alex Murad a novidade foi apresentada em detalhes. De acordo com Alex Murad, toda criança sonha em poder estar próximo a um dos personagens como Shrek, os Pinguins de Madagascar e Kung Fu Panda, que agora moram aqui no Beto Carrero. Será uma grande atração para os visitantes de todas as idades e oportunidade única no Brasil”.

Velozes & furiosos

Uma das franquias de maior destaque da Universal Studios e sucesso absoluto de bilheteria em todo o mundo, Velozes e Furiosos, tem cinco filmes lançados e mais duas sequência já em produção. Ainda este ano, essa superprodução estreia no Beto Carrero World. Segundo Marcus Macedo, do grupo Exim esta aliança veio para ficar, “A gente vem trabalhando com o Parque há um ano. Durante todo esse processo de negociação diversos estudos foram feitos e jamais teríamos escolhido o BCW se tivéssemos entendido que esta aliança teria data para terminar”, disse. Alex Murad falou do carinho especial que tem com o Extreme Show e contou que esta mudança será muito positiva com mais energia e emoção.


Feira do Empreendedor

Considerada um dos maiores eventos do setor do Brasil, a Feira do Empreendedor, após 18 anos e oito edições, volta ao seu local de origem: Blumenau. Nos dias 31 de maio a 3 de junho, o Parque Vila Germânica reunirá todas as informações que um empresário necessita para abrir ou aprimorar o seu negócio. A Feira do Empreendedor, realizada pela primeira vez na cidade em 1994, este ano o evento é dedicado ao novo empreendedor e ao empreendedor consolidado no mercado, trazendo inúmeras oportunidades de negócios, além de novidades, com ações e soluções inovadoras. Cerca de 90 expositores estarão em uma área de três mil m² de diferentes segmentos - comércio, indústria, serviços e agronegócio. O critério de seleção, segundo o SEBRAE/SC, órgão organizador do evento  foi a consistência das oportunidades de negócios oferecidas pelas empresas ao mercado do Estado. O catálogo dos expositores está no site www.feiradoempreendedor.com.br



FAUBAI 2014

A Assessoria Internacional da UNIVILLE, em parceria com o Joinville Região Convention Bureau, confirmou a captação do 26º Encontro Anual da FAUBAI - Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais -, confirmado para abril de 2014, com a expectativa de reunir 400 participantes de todo país. O evento envolverá instituições associadas ao FAUBAI para discutir o processo de internacionalização do ensino superior no Brasil.


SC Gourmet em Blumenau

Uma das novidades da “SC Gourmet” é o primeiro espumante com ouro das Américas. Chefs renomados como João Leme, Eric Jacquin, Fabio Lima e Heiko Grabolle também estarão presentes. Os expositores da 2a SC Gourmet - Mostra Brasileira de Delikatessen, Queijos, Vinhos e Gastronomia - que ocorre de 18 a 21 de julho em Blumenau - SC estão preparando seus maiores lançamentos para levar ao público do evento. Uma das novidades deste ano vem da Domno do Brasil, da Família Valduga, que lançará o primeiro espumante com ouro das Américas. Os 25 miligramas de ouro  de 23 quilates por garrafa, usados na composição, conferem um visual único ao espumante do tipo Blanc de Blancs - 100% Chardonnay, com 18 meses de autólise nas leveduras. "Sem o ouro, seria um espumante de extrema qualidade; mas com o ouro, é um produto excepcional", destaca o diretor administrativo da empresa, Jones Valduga. O ouro comprovadamente possui diversas propriedades benéficas ao organismo. Ele é usado na medicina desde o século XV para melhorar a função cerebral ou regenerar órgãos em falência. Hoje em dia, ainda é recomendado para o esgotamento nervoso e para a depressão. O metal nobre também possibilita melhoras na circulação sanguínea e estimula a atividade celular. Apesar da exclusividade e requinte, o Nero Gold tem um preço com a marca do custo-benefício dos espumantes da Domno. Será comercializado a R$ 120 no Rio Grande do Sul e aproximadamente R$ 150 no centro do país. A exemplo da primeira edição da mostra, neste ano o Senac-SC, parceiro do evento, está programando uma série de aulas-show, em que os participantes poderão aprender a preparar os pratos e degustá-los ao final de cada aula. 
Programa Comprador

Entre as novidades da SC Gourmet desta edição destacam-se o "Programa Comprador", com a presença de compradores de importantes empresas ligadas ao segmento, a "Rodada de Negócios", estrutura exclusiva de interface entre expositores e compradores organizada pelo Sebrae-SC, a "Arena Senac", um ambiente preparado com seis cozinhas e arquibancadas para competições, o "Wine Bar" e o "Espaço Senac", salas equipadas para aulas e workshops com chefs e sommeliers nacionais e internacionais. "Teremos uma seleção criteriosa de vinhos e espumantes nacionais, queijos diferenciados, aguardentes especiais, cervejas premium, alimentos gourmet, acessórios e presentes", enumera Develon da Rocha, um dos organizadores do evento, pioneiro deste gênero no país. “Entre outros objetivos da mostra estão valorizar e divulgar os produtos gourmet nacionais e importados para os canais de revenda e consumo de alimentos, bem como divulgar Santa Catarina como um excelente polo de enogastronomia", acrescenta o organizador Júlio O. Vieira. Em sua primeira edição, em 2011, estiveram presentes 80 marcas e 13.000 visitantes e a expectativa é ampliar esses números. Site www.scgourmet.com.br  www.facebook.com/mostrascgourmet.

Museu do Relógio

Conhecer as máquinas que, ao longo de séculos, têm ajudado o homem a contar a passagem do tempo é uma experiência fascinante. Por isso, vale a pena conhecer o Museu do Relógio Prof. Dimas de Melo Pimenta, instalado dentro da indústria Dimep, no Bairro de Vila Leopoldina, em São Paulo. É um programa simples, cultural, divertido e que agrada pessoas de todas as faixas etárias. Um relógio faz café. O outro tem forma de flor. Há aqueles que são verdadeiras jóias, como o belíssimo broche de ouro, cravejado com pedras preciosas, que pertenceu a segunda Imperatriz do Brasil, Amélia de Leuchtemberg, e os imponentes carrilhões, que fariam bonito em qualquer saguão de alto luxo. Curiosidades também não faltam: tem relógio de um ponteiro só, relógio de barbearia (que mostra as horas “ao contrário”, para que o cliente possa consultá-lo pelo espelho), e até um macaco de aparência meio sinistra, que revira os olhos conforme passam os minutos. Para a garotada, nada supera o fascínio dos cucos! Os pequenos vibram quando a monitora providencia para que o gracioso pássaro mecânico anuncie as horas...Também faz parte do acervo o Relógio Atômico, que é referenciado pelos movimentos oscilatórios, a exemplo do que acontece em qualquer outro tipo de relógio. Só que, em vez de a oscilação ser feita por um sistema de pêndulo, balanço ou quartzo, ela ocorre com a estimulação, por meio de ondas eletromagnéticas, dos átomos do Césio 133, que atingem sua frequência máxima de oscilação. Parte do acervo é doação de pessoas que desejam contribuir com o museu, outra parte é aquisição do atual presidente da DIMEP, Dimas de Melo Pimenta II. Fora os relógios de visual mais impactante, lá estão os relógios de pulso ou de bolso, que fizeram parte do cotidiano de muita gente. E, por falar em cotidiano, não se pode esquecer dos relógios de ponto. Carro-chefe dos negócios da Dimep durante muitos anos, essas máquinas que tanto ajudaram a controlar o dia-a-dia nas empresas têm sua ponta de participação na história do crescimento econômico e do progresso do País. Instalado no interior da empresa Dimep Sistemas, no bairro de Vila Leopoldina, em São Paulo, o Museu funciona de segunda a sexta-feira, e também no segundo sábado de cada mês, das 09h às 11h30 e  das 14h às 17h.
Parque Aquático Caldas Novas

O mês de abril marcou a inauguração do mais moderno e sofisticado parque aquático com águas termais em Caldas Novas, Goiás. Trata-se do Water Park, do Grupo Privé, que investiu R$ 20 milhões na construção. A atração que comporta até 5 mil pessoas, em uma área de aproximadamente 12 mil m² de pura diversão, o parque que está localizado a 800m do centro, possui uma excelente infraestrutura com diversas atrações. Dispõe de um restaurante para 800 pessoas, pizzaria, lanchonete, sorveteria, rio lento, toboáguas gigantes, playground aquático,  piscina termal, cascatas, além de uma piscina de ondas que dá a sensação de estar a beira-mar e muito mais. O Bar Molhado traz um serviço exclusivo e diferenciado, deixando os frequentadores totalmente a vontade. E para melhor atender aos turistas, existe uma operação de quatro voos charters por semana, com saídas de São Paulo às quintas-feiras e domingos, além de bloqueios saindo das principais praças do país via Goiânia. Possui também um voo comercial da Azul Linhas Aéreas.
Turismo em Cartagena 


Um comitê de sustentabilidade está trabalhando constantemente para posicionar Cartagena das Índias, na Colômbia, como um destino turístico sustentável em nível mundial. Fazem parte desse grupo a Prefeitura Municipal, instituições turísticas e a própria sociedade civil. O comitê começou suas tarefas pelo Centro Histórico da cidade, especificamente nos bairros de San Diego, Centro e Getsemaní, motivado, sobretudo, pela declaração de Cartagena como Patrimônio da Humanidade. Com a coordenação do Turismo de Cartagena das Índias, o primeiro projeto já obteve resultados por meio de programas de sensibilização e capacitação de todos os interessados na importância do turismo e da sustentabilidade. 

Certificado de Qualidade Turística
Os esforços de Cartagena estão focados em cumprir os princípios de sustentabilidade descritos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e para obter assim o Certificado de Qualidade Turística do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, que busca melhorar os serviços turísticos do país. Ao visitarem Cartagena das Índias, os turistas  poderão conferir a autenticidade sócio cultural das comunidades locais, pois o projeto também incluiu ações de conscientização para conservação do patrimônio arquitetônico da cidade e os valores tradicionais de sua gente. São as primeiras medidas adotadas pela cidade para se posicionar como um exemplo mundial de turismo sustentável. ‘La Heroica’, como também é conhecida Cartagena, adotou o projeto, sobretudo, como forma de estimular o turismo na região.

O mundo à mesa
“Os hábitos alimentares não devem ser criticados apenas pelo fato de serem diferentes dos nossos. É preciso, ao contrário, explicá-los e compreendê-los, considerando o contexto em que foram gerados, para que assumam um significado e uma razão de ser.” Por que o vinho é proibido para os muçulmanos, os hindus não comem carne de vaca e os judeus alimentam-se apenas de animais que têm o casco dividido e são ruminantes? As respostas estão em O mundo à mesa – preceitos, mitos e tabus da gastronomia, lançamento da Saberes Editora. Esta obra trata dos diversos aspectos que definem os hábitos alimentares dos seres humanos: a religião, as festividades, o tipo de comida e a história gastronômica de algumas regiões, principalmente daquelas de tradição imperial. O autor deste verdadeiro manual gastronômico é o jornalista italiano Vittorio Castellani, sob o pseudônimo Chef Kumalè. Nascido nas tradições culinárias da Itália – um dos países mais apetitosos do mundo ocidental – além de “gastrônomade” e pesquisador dos hábitos alimentares mundiais, ele escreve para diversas publicações italianas e leciona na Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo. Como pesquisador, Kumalè acredita que a gastronomia é muito mais do que comida, porque os seres humanos são os únicos animais que não comem apenas pela necessidade de nutrientes. Sua visão transforma esta obra em um guia antropológico e histórico da alimentação humana ao redor do planeta. Para o leitor curioso em gastronomia. Site: www.ilgastronomade.com.
 
Malha aérea doméstica
Com alternância semanal no cardápio, os voos da malha doméstica da Avianca também apresentam ampla variedade de sanduíches, quentes e frios, com diversos tipos de pães e recheios, tais como queijos, frios, patês e legumes. Destaque para o novo cardápio vegetariano, que pode ser solicitado durante reserva de vôo com duração de mais de uma hora, e oferece sanduíches ovolacto-vegetariano, ou seja, somente com alimentos de origem vegetal e derivados de leite. Com frota atual de 26 aeronaves, operando em 24 aeroportos brasileiros, e expectativa de transportar 5,4 milhões de passageiros em 2012, a Avianca tem no conforto de suas aeronaves um de seus principais atributos --- é a única empresa aérea nacional em que a ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil concedeu o selo A para o espaçamento entre as poltronas de todas aeronaves da frota. Ao conforto, se somam seus sistemas de entretenimento oferecidos em modernas aeronaves Airbus A318, A319 e A320, além da atenção personalizada e preços competitivos. A empresa ainda oferece serviço de bordo exclusivo e atendimento diferenciado, marcado pela pontualidade e por diferenciais como servir refeições e lanches mesmo em vôos de curta distância.

Duty Free Shop no centro de Ushuaia

MSC Divina

No último dia 26 aconteceu na França, com transmissão ao vivo para todo o mundo pelo site da MSC Cruzeiros, a inauguração do 12º navio MSC Cruzeiros, o “Divina”,  com a tradição da quebra da garrafa de champanhe na proa do navio,  realizada pela atriz italiana Sophia Loren. O transatlântico destaca 18 decks, capacidade para 4.363 hóspedes, 1.750 cabines, 25 elevadores, 27 mil m² de áreas comuns, restaurantes, cassino, boliche, academia e o MSC Aurea SPA, além de inúmeras inovações. Site www.msccruzeiros.com.br.
 
Talentos do Brasil Rural

Aumentar a oferta de produtos e serviços para a Copa do Mundo de 2014, incluindo roteiros rurais no mapa de atrativos turísticos, é um dos objetivos do projeto Talentos do Brasil Rural. A iniciativa dos ministérios do Turismo - MTur, do Desenvolvimento Agrário - MDA e do Sebrae, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente - MMA e da Agência de Cooperação Alemã - GIZ, é um estímulo à inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. O projeto promove workshops pelo país para fortalecer os roteiros.

Fernando de Noronha  

Cerca de 100 empresas, entre bares, restaurantes, pousadas, operadoras, além de companhias aéreas aderiram à Campanha Mais Noronha, que tem como objetivo aumentar o turismo no arquipélago pernambucano durante os meses de abril a junho. A Atlantis Divers, operadora de mergulho com a melhor estrutura do Brasil, também entra nesta campanha e oferece descontos de 10% para mergulhos credenciados e de batismo na baixa temporada. Fale com seu agente de viagens ou acesse www.atlantisdivers.com.br.



Festa medieval na Toscana

Campo de girassois

Cavaleiros com trajes tradicionais, bandeiras de diversas cores e milhares de pessoas reunidas. É neste clima que acontece duas vezes por ano, em 2 de julho e 16 de agosto, o Palio di Siena, corrida de cavalos disputada por 17 paróquias em homenagem à Nossa Senhora. A festa religiosa é realizada desde o século 17 na cidade de Siena e reúne milhares de pessoas interessadas em acompanhar de perto o espetáculo na Piazza del Campo. Os cavaleiros competem trajados com monturas e carregam bandeiras das suas paróquias. O cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, ganha o Palio, estandarte criado exclusivamente para o evento.

Para aproveitar a festa, o Laticastelli Country Relais oferece conforto e tranquilidade a apenas 22 quilômetros de Siena. Construído sobre as ruínas de um castelo do século 13, o hotel oferece uma vista deslumbrante das paisagens da região. A propriedade de 50 hectares de extensão possui vinhedos, bosques com trilhas para cavalgadas ou caminhadas, piscina e campo para prática de pólo no Vale do rio Ombrone. Site www.laticastelli.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário