segunda-feira, 18 de junho de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Rota 66 chega a Joinville
Joinville está entre as 66 cidades brasileiras a receberem visitas do Consulado dos Estados Unidos para verificar o potencial de desenvolvimento de parcerias na área econômica. No dia 1º de junho, o cônsul dos EUA para assuntos econômicos e coordenador do Projeto Rota 66, Michael Reffett, esteve na Prefeitura para conhecer os trabalhos de Joinville nesta área e as necessidades do município. Durante a reunião, o coordenador de planejamento da Fundação Turística, Alexandre D´Angelo, abordou o projeto de turismo industrial existente em Joinville e que deverá ser ampliado. Também foi debatida a possibilidade de Joinville se tornar uma opção turística para os americanos que vierem ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

Cursos gratuitos

O Senac Joinville oferece diversos cursos, a maior parte gratuitos, alguns à distância. Auxiliar Administrativo, com 230hs; Montagem e Manutenção de Computadores - 181hs; Web Designer - 202hs; Operador de Computadores - 188hs; Garçon básico, Maître, Governança em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Hospedagem. As inscrições estão abertas no site http://www.sc.senac.br/psg, ou na sede do Senac, Rua Visconde Taunay, 730, fone 47 3431-6666. Para os cursos relativos à hospedagem e restaurantes, as informações podem ser obtidas no Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, telefone 47 3461-3380.

Dia Municipal do Turista
Em 2011, o prefeito João Paulo Kleinübing, através da Lei nº. 6039/11 instituiu o dia 13 de junho como o “Dia Municipal do Turista”, para destacar a importância dos visitantes, que conhecem e divulgam a cidade de Blumenau para todo o Brasil. Neste ano, a data foi comemorada com solenidade na Praça Dr. Blumenau e também com eventos culturais e artísticos em diversos pontos da cidade. A Rainha e as Princesas da 29ª Oktoberfest de Blumenau, Fernanda Klaumann Barbosa, Mariane Klan e Danieli Sutil Muniz participaram da celebração. A Octoberfest 2012 acontecerá de 10 a 28 de outubro.
 
Férias no Infinity Blue  



O Infinity Blue Resort e Spa apresenta atrações imperdíveis para as férias de julho em Balneário Camboriú. O resort, internacionalmente reconhecido pela sua ampla infraestrutura de lazer, descanso e hospedagem, vai presentear os hóspedes com dois ingressos ao Parque Multitemático Beto Carrero World. Durante o mês de julho, o Infinity Blue oferece variada programação para as crianças e, dois menores de 10 anos acompanhadas de dois adultos não pagam diárias. A família toda poderá degustar as variedades gastronômicas do resort, relaxar com os serviços de um completo SPA e curtir a ampla área de lazer à beira da praia dos Amores. Saiba mais no site: www.infinityblue.com.br.

Pousadas Vila do Farol e Vila do Coral 

Piscina de frente para o mar

A pousada Vila do Farol, para as férias de julho, entre outros atrativos oferece festa julina e passeios de Buggy. Todo final de semana, durante o mês de julho terá atrações como o “Arraial do Farol”, com pinhão, pipoca, quentão e brincadeiras para animar os visitantes. Já a Pousada Vila do Coral oferece desconto especial de 20%. Vale conhecer os pacotes especiais de hospedagem das Pousadas Vila do Farol, Vila do Coral I e II e aproveitar uma das mais belas regiões do litoral catarinense – Bombinhas, Bombas, Itapema e Porto Belo para uns dias de descanso e lazer à beira mar. Saiba em www.viladofarol.com.br  e www.viladocoral.com.br.

Bike Tour em Portugal

Plantação de oliveiras em Portugal

Para observar as belezas portuguesas sob uma nova ótica, o Turismo de Portugal, em parceria com a agência de turismo Caminhos da Natureza, elaborou o MT Bike Tour, um roteiro de ciclismo para quem pretende conhecer pedalando um pouco mais da Península Ibérica. O itinerário começa em Madri e vai até Lisboa, dura 15 dias e termina no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. A aventura totaliza 1.200 km emoldurados por belas paisagens como montanhas, florestas e a orla do Oceano Atlântico. Na saída da cidade, o grupo passa pelo estádio de futebol do Real Madrid. Poucos quilômetros depois, chega à cidade de Miraflores. No trajeto, campos dourados garantem visão privilegiada e na chegada à cidade, a montanha Guadalarrama, a 1.100 metros de altitude.
 
Trajeto singular

Após passar por pequenas cidades como Cercedilla, Ávila, Barco D’ávilla, Sotoserrano, Pinofranqueado, V. Fresno e Sabugal é hora de aproveitar os atrativos de Portugal. Manteigas inicia o roteiro português com suas vilas históricas construídas em granito e castelos medievais que respiram história. A montanha mais alta do país, a Serra da Estrela, complementa a beleza da paisagem. O vilarejo de Castanheira de Pera, um dos pontos fortes do roteiro, propicia um dos cenários mais exuberantes do percurso. Há travessia por um parque eólico a 1.000 m de altitude. Para observar as mudanças de cenários naturais, o roteiro passa por vilas típicas, uma cachoeira e uma bela trilha em direção ao cânion Alge. Depois vem a experiência de ver de perto olivais e azinheiras e pedalar em direção a Tomar, conhecida como Cidade dos Templários. A inesquecível trilha com vista para o Oceano Atlântico começa no próximo destino: Rio Maior. Os caminhos históricos são cercados de pedras do reino, mineral bastante utilizado nas construções históricas portuguesas, com a brisa do mar aliviando a jornada. No dia seguinte o grupo ruma a Cascais, passando pelo famoso Cabo da Roca. Ali, o ciclista pode decidir entre ir de carro até Lisboa ou ficar em um hotel em Cascais. Outra opção é pedalar um circuito de aproximadamente 2 horas em direção a capital, Lisboa. O ciclista tem três opções de pacotes, que podem ser conhecidos em detalhes no site www.caminhosdanatureza.pt.
 
Rio cidade-paisagem

É uma exposição em homenagem a Cidade Maravilhosa, sede de grandes eventos internacionais como a conferência Rio +20 e os Jogos Olímpicos 2016. Apresenta um eixo histórico com cerca de 150 peças de gêneros distintos pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional. A Baía de Guanabara, mapas e plantas das fortalezas, projetos viários nunca realizados, antigos planos urbanísticos e impactantes vistas panorâmicas, em gravuras e fotografias, estão entre os documentos expostos. A Floresta da Tijuca e seu entorno, com base em rica documentação manuscrita, e também o Parque Estadual da Pedra Branca e a Serra do Mendanha, juntamente com o morro do Castelo e o seu desmonte compõem o terceiro módulo da mostra. A região litorânea da Glória, Flamengo e Botafogo, que sofreu muitos aterros, também merece atenção na exposição, assim como a zona norte da cidade e a região suburbana, através de plantas, gravuras, periódicos, partituras e fotografias. Finalizando, a exposição aborda a orla da zona sul e da zona oeste, desde o período das primeiras iniciativas visando a sua integração à vida na cidade, até os dias atuais. Músicas e trechos de documentários sobre a cidade compõem a exposição, que está no Espaço Cultural Eliseu Visconti, Rua México, s/nº - Centro – Rio de Janeiro – RJ, acesso pelos jardins da Biblioteca Nacional. Visitas de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h, até início de agosto.

Ricardo Moesch deixa MTur

Ricardo Moesch diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur foi afastado do cargo no dia 14 de junho, em função de acusações de favorecimento no uso de recursos da pasta para o Instituto Marca Brasil. O próprio dirigente solicitou sua exoneração do cargo ao ministro Gastão Vieira. O fato aconteceu depois da divulgação do Estadão, de que Moesch firmava convênios e termos de parceria desde 2005 com o Instituto Marca Brasil e liberava verbas para a entidade, que tem a mãe do diretor como intermediária, no cargo de diretora do IMB, e sua mulher como advogada. Os projetos somam R$ 27,4 milhões. É, nada é tão bem feito que um dia não apareça...


“Viva Tudo Isso”

A São Paulo Turismo - SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos lançou campanha nacional feita pela agência Propeg, sob o conceito “São Paulo: Viva Tudo Isso”. O filme apresenta um clipe composto por imagens que mesclam vários cenários da capital, como o Ibirapuera, o Teatro Municipal, o Centro, os museus, o Sambódromo, o bairro da Luz, entre outros. Aborda também o lado humano da cidade: seus moradores e a alegria de viver São Paulo, os seus parques e praças, o sol, a arte, o futebol, a modernidade e a cultura. O clipe tem uma trilha sonora com um ritmo rápido, bem paulistano, e a sua letra passa diversidade da cidade, acompanhando as imagens. A ação será veiculada por duas semanas e é complementada por jingle e peças para a Internet. Acesse o filme no site:  www.youtube.com/propeg e baixe em alta: http://www.sendspace.com/file/z4d0m9

Foz do Iguaçu competitiva

O Destino Iguaçu teve a melhor nota entre os 38 roteiros turísticos indutores fora de capitais. O anúncio foi feita no dia 13 de junho, durante o Fórum da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores -Anseditur. A avaliação é feita pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas -FGV e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -Sebrae. Foz do Iguaçu ainda comemora a conquista do título de uma das sete maravilhas mundiais da natureza e a escolha para ser sede dos jogos radicais X Games, em 2013, 2014 e 2015.  Já entre as 27 capitais que também foram avaliadas, empataram São Paulo e Recife em primeiro lugar.
 
Pousadas de Canela 

Pousada Blumenberg em Canela (RS)

O resultado das adequações realizadas pelas pousadas Blumenberg, Encantos da Terra e Spa Don Ramon nos últimos cinco anos, na busca certificação da Norma ABNT NBR 15.401:2006 estão sendo referência, até para a FIFA, em função da Copa 2014. As três pousadas foram convidadas e confirmaram a participação no AMBIENTUR – Seminário Nacional Sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos, promovido pela UCS, em Bento Gonçalves de 21 a 23 de outubro próximo, quando os proprietários irão apresentar a experiência e os resultados desta Certificação. Site: www.hotelblumenberg.com.br.
 
Hotel Cabreúva Resort

Cercado de muito verde, o Hotel Cabreúva Resort está localizado no interior de São Paulo, a 45 minutos da capital, onde a beleza da Serra do Japi proporciona visual e tranquilidade ímpares. O hotel oferece completa estrutura de esporte e lazer, além do Health Club, que dispõe de piscina aquecida coberta, espaço fitness, saunas, duchas e massagens terapêuticas. Equipe de recreação comanda a programação diária de lazer  para adultos e crianças. Veja a programação completa e os serviços do resort em www.hotelcabreuva.com.br.

Ministro no Festuris

O Ministro do Turismo, Gastão Vieira, que esteve em Gramado no dia 13 de junho para a inauguração do primeiro quadrante do Anel Viário, recebeu o convite oficial para o Festival do Turismo - Festuris das mãos do diretor do evento, Eduardo Zorzanello.  Vieira estava acompanhado da secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, uma das principais incentivadoras do festival, que chega à 24ª edição e será realizado de 22 a 25 de novembro, no Serra Park. O lançamento do Salão da Acessibilidade neste ano é tido como a principal inovação no Festuris. Em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas -ONU, existem 500 milhões de pessoas com deficiência e 80% estão nos países em desenvolvimento. O turismo acessível torna-se uma causa do evento especialmente em razão da realização de dois grandes eventos esportivos no Brasil nos próximos quatro anos: a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). Em Brasília, os diretores do festival, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados da assessora promocional Tânia Brizolla, percorreram diversos ministérios e gabinetes governamentais para a apresentação do projeto.
 
Gastronomia no Peru

Praça Mayor, Lima

A Feira Gastronômica Internacional de Lima – a Mistura, mais importante evento de gastronomia das Américas, será 60% maior em sua edição de 2012, com a expectativa de receber 500 mil visitantes. Com homenagens aos grãos andinos, como quinoa e cañihua, estará aberta ao público de 7 a 16 de setembro no distrito de Jesus Maria, na região de Lima, Peru. Além de pratos, a Mistura também salienta a inclusão social, desenvolvimento sustentável e integração. No local estarão representadas todas as regiões do Peru em mais de 54 restaurantes, 16 cozinhas rústicas e 70 quiosques móveis. Esta edição será também destaque pelo recorde de presença de chefes internacionais. Entre eles, a brasileira Roberta Sudbrack; Camen Ruscalleda, única mulher a receber cinco estrelas do guia Michelin; o estrelado francês Alain Duccase, considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Forbes e Elena Arzak, considerada a Melhor Chef do Mundo Veuve Clicquot pela revista Restaurant. Este ano se garantirá 100% de uso de material biodegradável para servir os pratos e serão oferecidos diversos prêmios, como o Teresa Izqueiro - dedicado a cozinheiras empreendedoras de Lima; Melhor Cozinheiro Jovem; Melhor Doceiro Jovem; e Melhor Padeiro. Durante a Mistura 2012 também haverá diversos espetáculos de dança e música que mostram a identidade peruana. A Feira Gastronômica Internacional de Lima - Mistura é organizada pela Sociedade Peruana de Gastronomia – APEGA. Saiba mais no site: www.peru.travel.
 
Festas Juninas no Brasil

O mês de junho é sempre animado com festas que iniciam no dia 12,  véspera do dia de Santo Antônio  e se encerram no dia 29, quando se comemora o dia de São Pedro. Trazida ao Brasil pelos portugueses, com o tempo, foi adquirindo características regionais até se tornar bem brasileira. As tradições da fogueira, as comidas típicas, o jeito de se vestir e dançar, o tradicional arraial da roça são praticamente o mesmo em todo país, mas cada estado tem sua maneira peculiar de festejar a data. Neste ano, todas as festas de São João no Nordeste irão homenagear o  Rei do Baião, Luiz Gonzaga, cujo nascimento completa um século em 2012. O maior São João do Mundo é Campina Grande, Paraíba, de 1º de junho  e 1º de julho, com mais de mil horas de forró e dezenas de atrações que levarão ao local dois milhões de pessoas.


HI Hostels International

Os HI Hostels, opções de hospedagem de boa convivência e preços acessíveis comemoram as festas juninas com casamento na roça, barraca com pipoca,  jogos, muitas brincadeiras e trilha sonora com repertório variado, mas sem fugir do clima junino. Como o “Arraiá da Tribo” do HI Tribo Hostel em Ubatuba/SP, no dia 30 de junho. Site: www.ubatubahostel.com/festa-junina-tribo-hostel. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a festa começou no dia 2 e vai até 30 de junho. Durante 28 dias, grupos de pífano, trios de forró, literatura de cordel, festival de comidas, fogueira de 11 metros, show pirotécnico e mais de 300 artistas garantem a animação do público em cinco polos espalhados pela cidade. A Pousada do Inglês Hostel é boa opção de hospedagem. Site: www.pousadadoingles.com.br. HI Hostel na Paraíba: Manaira Hostel www.manairahostel.com.br;  localizado em João Pessoa, os hóspedes podem curtir a praia durante o dia e a noite se divertir em Campina Grande, a apenas duas horas da capital. Em Pernambuco os endereços de HI Hostel estão nos sites: www.arrecifeshostel.com.br; www.hostelboaviagem.com.br;     www.alberguedeolinda.com.br; www.hostelportodegalinhas.com.br; "Mossoró Cidade Junina", no Rio Grande do Norte será realizado entre 9 de junho e  1° de julho, com shows de música nordestina, quadrilhas, feiras de artesanato e festival de comidas típicas. Cerca de 250 grupos invadem as ruas e divertem-se ao redor do boi colorido na festa do Bumba Meu Boi. Mossoró espera mais de um  milhão de pessoas nos 22 dias de festa com acesso gratuito. Site: www.mossorocidadejunina.com.br. Veja  HI Hostel em  RN, nos sites: www.hostelverdemares.com.brwww.luacheia.com.br e www.pipahostel.com.br.
A Bahia é conhecida como a terra do carnaval, mas São João  é  considerada a maior festa regional do Brasil, movimentando todas  as suas 417 cidades e atraindo  milhares de turistas de todo o Brasil. Grupos de música regionais e nacionais, manifestações populares como a quadrilha, brincadeiras e comidas típicas fazem parte. Um dos atrativos da festa junina baiana é o  “Transbaião”, o primeiro trem turístico, cultural e gastronômico da Bahia. O trem percorre 14 municípios baianos. As viagens pelo “Transbaião” serão realizadas até 1º de julho.  Informações e programação: http://www.saojoaobahia.com.br. E para hospedagem, os hostels:

Palmeiras, Chapada Diamantina mantém a tradição portuguesa de culto a São João Batista, com  queima de fogos de artifício, licores variados culinária típica. O HI Hostel Caminhos da  Chapada, promove sua festa junina e oferece hospedagem em www.hostelcaminhosdachapada.com.
 
No Maranhão, os desfiles do bumba-meu-boi são os destaques dos festejos, com muito forró pé-de-serra e apresentações de músicos maranhenses. Em São Luís ficam as matracas e zabumbas do bumba-meu-boi,  um espetáculo típico da região. Vale experimentar o peixe frito com arroz de cuxá, um prato da culinária local. Mais informações: www.saoluis.ma.gov.br.  HI Hostel Solar das Pedras: www.ajsolardaspedras.com.br.
Minas Gerais realiza o “Arraial de Belô”, na capital e muitas festas em cidades do interior, atraindo milhares de pessoas. Em todas as festas tem procissão, fogueira, leilão de prendas, forró, comidas e bebidas típicas juninas e shows variados. Os HI Hostels mineiros:
 www.belohorizontehostel.com.br;  www.chalemineiro.com.br;  www.recantodoscarvalhos.com.br; www.picodabandeira.com.br;  www.brumashostel.com.br; www.ouropreto.com.br;  www.serradocipo.com.br;  www.vilahostel.comwww.tabuleiroecohostel.com.br; ww.mariana.com.br;   www.villalibertas.com.br;  www.diamantinahostel.com.br;  

Nenhum comentário:

Postar um comentário