segunda-feira, 2 de julho de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa




No turismo de observação das Baleias temos colocado à disposição dos turistas nacionais e internacionais através desta coluna a opção de ótimos passeios com equipe experiente e com embarcações seguras e registradas nas Capitanias dos Portos, além do apoio dos órgãos competentes do Governo Brasileiro. O litoral Catarinense inicia (entre os meses de abril, maio e junho), com a presença das baleias Franca e o Sul da Bahia, com as baleias Jubarte (entre julho e outubro), que foram propostas apresentadas por conceituadas operadoras de viagens e conhecidas por este colunista (ver fotos).
A diretora da Operadora Rota Tropical Mariana Becker (foto) escreve para a coluna o seguinte: “Caro Airson, o passeio de observação de baleias Jubarte no Nordeste poderá ser agendado em nossa empresa parceira do Instituto Baleia Jubarte aqui em Morro de SãoPaulo (BA), localizada na Primeira Praia (reservasrotatropical@tur.br, telefone  (75) 3652-1551), que é  um destinos mais cobiçado da Bahia e fica a 248 km de Salvador. O trajeto pode ser feito por avião em apenas 18 minutos ou então utilizando lancha ou Catamarã, em torno de duas horas, num passeio fantástico, com possibilidade de avistar as baleias.Também os turistas poderão sair da capital baiana até Valença (BA), de  avião (táxi aéreo), automóvel ou ônibus, e depois usar barcos e lanchas até Morro de São Paulo, realizando um belo passeio”. Entre os meses de julho e outubro de cada ano, as baleias da espécie Jubarte visitam a região e provocam a vinda de grande numero de turistas para Morro de São Paulo e são recebidos pela experiente equipe técnica da Rota Tropical. É possível ouvir (com aparelhagem especial da operadora) o canto dos mamíferos, que chegam a pesar 40 toneladas e medir 16 metros. Suas acrobacias próximas às embarcações demonstram serem animais dóceis. Acessehttp://www.morrodesaopaulobrasil.com.br e  www.rotatropical.tur.br.
PIT STOP
*Continua repercutindo no meio Turístico a falta de conhecimento e respeito ao “trade turístico” em nível catarinense e nacional, o tratamento que vem sendo dado pela Fundação Cultural de Criciúma aos órgãos oficiais de Turismo e aos próprios profissionais propagadores do Turismo, essa importante atividade econômica reconhecida no mundo inteiro por ser a maior produtora de emprego e renda. Capacitar essas pessoas (presidente e diretores) é de suma importância. Deixar de convidar entidades do “trade”, convidar ou mandar convidar por terceiros (com desculpas esfarrapados por telefone) profissionais, estudantes, imprensa, etc, para o lançamento de um Site Turístico Municipal, faltando apenas “alguns minutos” para o lançamento é, no mínimo, falta de educação e competência para administrar a “coisa pública”, ou então com medo de perder o  cargo! AQUI FICA O REGISTRO LAMENTÁVEL!
*No Turismo desportivo, o atleta Marco Rodrigues, o nosso “Tocha”, vem conquistando novas vitórias no bicicrossdurante o campeonato brasileiro da modalidade, dando alegrias a seus patrocinadores. E pensar de não ter sido contratado por um grande clube social (campestre) de Criciúma. Não houve interesse de seu presidente. Ignorância? Dá-lhe Tocha campeão! Siga em frente!
*Turismo de Saúde ameaçado por falta de vacinas? Pode isso? Tá feia a coisa, hein? Com tanto dinheiro na “cueca” por aí e a gripe A matando. Já chegou a casa de 30 pessoas em Santa Catarina. Onde está o direito do povo? Quem nos defenderá? As farmácias estão faturando alto...
*A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), que já sediou três congressos nacionais em Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú), acaba de ser convidada pelo presidente nacional Hélcio Estrella para realizar mais um. A preferência é que seja no Sul do Estado. Segundo Alberto Gonçalves (Abrajet-SC), será uma honra reunir os especialistas em Turismo e traçar novas estratégias em marketing.
*Vários sorteios a partir de 10 de agosto para ver as baleias Franca de perto em Santa Catarina. Onde? Acessewww.juliocesarcetaceo.blogspot.com.br e roteiro.sul@hotmail.com. Os telefones para mais informações são (48) 9948- 2224 e 9977-6352, com Julio Cesar.


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário