terça-feira, 31 de julho de 2012

TRANSCATARINA 2012 TEVE LARGADA NO MAJESTOSO HOTEL RENAR


FALANDO DE TURISMO

por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP - ABRAJET

TRANSCATARINA 2012 TEVE LARGADA NO MAJESTOSO HOTEL RENAR
 
Entre os dias 18 e 21 de julho, competidores de todo o Brasil estiveram participando de mais uma edição do Transcatarina "Horizontes sem Limites", da SC Racing. O evento é um rally de Jeeps que acontece uma vez por ano em Santa Catarina e tem suas etapas distribuídas pelo Estado, passando por dentro de fazendas da região
 
Está edição do rally contou com 156 duplas divididas em seis categorias, que são Super Master, Graduados, Júnior, Jeep, Turismo Light e Turismo Adventure, de acordo com a habilidade de cada participante. Dia 17, um dia antes da prova, os participantes chegaram ao Hotel Renar e no primeiro dia da competição, onde fizeram o prólogo da prova nas trilhas off road de Fraiburgo. O roteiro deste ano tem em média 800 quilômetros e para 2012, foi todo reformulado,o que tornou uma das principais atrações. Para a gerente comercial do Hotel Renar, Natália Latrechia, o evento é uma ótima oportunidade para todas as idades, "O Transcatarina acontece uma vez no ano e proporciona aos turistas um momento adventure e de diversão que dificilmente eles conseguiriam vivenciar em outros lugares. Encanta tanto as crianças como os adultos"
 
Fotos Cadu Rolim /Doni Castilho / RD Fotos / Divulgação                                                                                           
Clique na imagem para ampliá-la

Mais que uma opção de lazer para visitantes, moradores, competidores e sua família, a Transcatarina tem um apelo social, pensando no futuro das crianças da região. Cada piloto participante deve obrigatoriamente doar 40 quilos de alimentos, totalizando em média sete toneladas, que serão doados a quatro instituições de caridade onde a competição terá alguma etapa. Além disso, a cada edição da competição uma criança de 1ª ou 2ª série, será ''adotada'' tendo os custos dos seus estudos até a 8ª série , bancado pelo rally. O evento foi realizado com o apoio das Prefeituras e Secretarias de Turismo do Estado de Santa Catarina e as empresas patrocinadoras.
 
Vale comentar que neste ano, os 156 participantes do 3º Transcatarina superaram vários desafios, entre eles médias altas, um primeiro dia extremamente dificil e muitas pegadinhas (balaio). E todos foram superados com muita garra pelos participantes. O que será que a natureza e o evento está nos preparando para 2013 no 5º ano do TRANSCATARINA.

As categorias foram divididas desta maneira:

SUPER MASTER - As médias de velocidades poderão ser superiores às das demais categorias. Categoria de alto grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com vasta experiência em provas off-road de regularidade de reconhecimento nacional.

GRADUADOS - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores às da categoria Super Máster. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Esta categoria é um vestibular para a SUPER MASTER.

JÚNIOR - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores a categoria Graduados, será a terceira categoria a largar nas etapas. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com pouca experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Caso haja um ranking para se definir o Campeão Geral do Transcatarina esta categoria não estará participando.

JEEP - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores Júnior. Categoria de competição para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes off-road. Categoria exclusiva para Carros com fabricação anteriores à 1985, originais ou não, com sistema de tração 4x4.

TURISMO LIGHT - Esta categoria largará em forma de comboio, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PC´s sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. Categoria de Turismo sem competição, própria para pilotos e acompanhantes com espírito de aventura, pilotos esses que deverão ter experiência de condução de veículos 4x4 em estradas de piso natural com diferentes relevos e em situações climáticas diversas (seco e/ou molhado), com veículos de qualquer marca, modelo e ano de fabricação. Esta categoria além de passar por alguns trechos da prova, também irá apreciar os pontos turísticos da região.

TURISMO ADVENTURE: Esta categoria largará em horário definido pelo líder do comboio, e seguirá por roteiros alternativos, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PCs sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. O trajeto é estilo trilhão e tem diversos obstaculos e dificuldades. Somente carros equipados com pneus agressives e itens de trilha poderão participar.
 
TRANSCATARINA - Horizonte sem Limites
 
Fotos Cadu Rolim /Doni Castilho / RD Fotos / Divulgação                                                              
Clique na imagem para ampliá-la

Este evento é uma prova de regularidade e precisão. O competidor tem que comparecer no local, horário, minuto e segundos determinados pela direção de prova. Este esporte não tem como objetivo a velocidade para chegar em primeiro lugar, mas sim a regularidade de cada competidor. Assim sendo, até quem larga por último tem a chance igual ao competidor que largou em primeiro, sendo definido pelo participante que mais for regular, cumprindo o trajeto imposto pela organização e passando pelo postos de controle na hora ideal e determinada. Poderão participar pilotos, navegadores e “zequinhas” de ambos os sexos com pouca ou sem nenhuma experiência em provas de Rally de Regularidade. É obrigatório que o piloto possua Carteira Nacional de Habilitação, quanto aos demais tripulantes não há restrição de idade, no caso de menores é obrigatória uma autorização por escrito do responsável legal. “O verdadeiro jipeiro nunca trilha sozinho. Com base no companheirismo e no respeito eles enfrentam os desafios do caminho com espírito esportivo, aventureiro e apaixonado. É tudo isto que faz essa galera ser especial”.
 
Enfrentar reflorestamentos, plantações, rios, serras, areia, lama, predras...tudo isso em apenas um evento. Ter contato direto com belas paisagens e montanhas. Desbravar trilhas acessíveis somente com o uso de um veículo potente. Disposição e espírito de equipe. Testar a resistência dos homens e das máquinas. Tudo isso faz parte dos que se aventuram no universo das aventuras 4x4. Obstáculos não existem para os praticantes que compõem este esporte de aventura. Ultrapassar limites é a meta. O uso de veículos específicos, com tração nas quatro rodas e acessórios que são incorporados de acordo com o grau de dificuldade das trilhas, diferencia o mundo destas pessoas apaixonadas pelo desafio. Nunca explicaremos o que nos leva a cumprir estes rituais, mas traremos de tal forma real a motivação em superar nossos limites. A interação do jipeiro com a natureza, a transformação do meio ambiente ao longo de milênios, um duelo entre quilômetros e nossas crenças. Por Shaekspeare nossos destinos e desejos caminham ao contrário. Busca na essência novas perguntas e respostas, testar os relacionamentos ao extremo. Até onde vão nossas vidas? Como está o meio em que vivemos? Precisamos transmitir as outras pessoas o porquê de sermos diferentes e nós somos...Transcatarina, muito mais aventura em sua vida!

O Transcatarina tem duração de cinco dias, sai da serra catarinense em Fraiburgo a 1200 metros de altitude, chegando no litoral em Balneário Camboriú. São ao todo (competidores e organização) mais de 200 carros. Uma repercussão que alcança em mídia milhões de pessoas. Hoje o evento já é considerado um dos melhores do Brasil e referencia nacional.

Um dos diferenciais do evento é que além de ser uma competição de alto nível, onde os melhores competidores de regularidade do Brasil competem em uma prova altamente tecnica e com muitos desafios, o Transcatarina mostra a todos os participantes, apoio e familiares que acompanham a caravana, cerca de 800 pessoas vindas de novo Estados brasileiros, a cultura, a culinária e a tradição de nosso estado. Para que isso ocorra são realizados nas quatro cidades sedes, Fraiburgo, Lages, Rio do Sul e Balneário Camboriú apresentações típicas e culturais onde se pode mostrar  todas as diferentes belezas de cada cidade e suas tradições, além é claro da culinária local, aliando competição com turismo regional. Em Rio do Sul o evento tem o orgulho de fazer o lançamento da maior festa do município a Kegelfest.

Para a população local, sempre se faz  a largada e chegada de cada etapa em locais de fácil acesso e que possa contar com uma grande quantidade de expectadores.

Transcatarina Social

Além dos alimentos, em 2010 adotou-se a primeira criança de 1ª ou 2ª série, fornecendo a ela todo o material e custos de mensalidades até a 8ª série. Na segunda edição do rally a cidade felizarda foi Fraiburgo e na sua 3ª edição, em 2011 Lages foi a cidade a escolher a 2ª criança a se beneficiar desta ajuda. Em 2012 foram dois alunos, em vez de um, assim chegamos a quantidade de quatro catarinenses. Será uma criança a cada ano, isso quer dizer que na 9ª edição do evento teremos sete ou oito crianças adotadas por nós. Por ultimo realizaram um concurso na cidade de Fraiburgo de redação (3ª e 4ª series) e desenho (1ª e 2ª séries) onde as crianças campeãs irão participar na categoria turismo do passeio na mesma cidade, em carros 4x4 da organização.

É o Transcatarina querendo ajudar o futuro de Santa Catarina. Veja o vídeo neste endereço: http://www.youtube.com/watch?v=RJXB5IZwx80.
 
 
ANIVERSÁRIO
 
Neste mês de agosto, o Hotel Renar está de aniversário mas quem ganha o presente é o hóspede. A diária caiu para R$ 265,00 com café da manhã incluso para o casal, criança até 6 anos não paga no mesmo apto dos pais e ainda o hóspede poderá aproveitar o último mês de inverno em ambientes aconchegante, curtir belas paisagens de inverno no charmoso hotel em suas piscinas aquecidas adulto e infantil, sala de jogos com mesas de sinuca, ping pong e pimbolim, sala de cartas, Apfel Bar com música ao vivo todas as noites, atividades divertidas com a recreação e saborear os deliciosos pratos e sobremesas do Restaurante das Estações. A promoção é válida até o dia 31 de agosto.  Situado na cidade de Fraiburgo, e estrategicamente em uma região privilegiada na cidade, a 1047 metros acima do nível do mar, o Hotel Renar comemora no próximo dia 31 de julho seu 31º aniversário. O hotel foi fundado em 1981 por Rene Frey, um dos fundadores da cidade de Fraiburgo.

O hotel, que foi projetado pelo arquiteto Manfredo, segue o estilo arquitetônico Alpino Germânico e inicialmente contava com 39 apartamentos. Com o passar dos anos, o Hotel Renar foi ampliado e atualmente conta com 10.000m² de área construída com 58 apartamentos, 100.000m² de área verde com ecoturismo, Restaurante das Estações que é aberto ao público em geral, espaço para as crianças, sala para eventos, de reuniões e para convenções, com capacidade para até 364 pessoas, além da suíte ecológica e de mais 62 quartos no Hotel Biz, anexo ao Renar.

Ao longo dos 31 anos, mais de 1,5 milhão de pessoas se hospedaram no Hotel Renar, entre turistas nacionais e estrangeiros. Para o diretor do Hotel Renar, Edson Ziolkowski, a receita de sucesso é dedicação, inovação e qualidade. "Fazemos questão que nossos hóspedes se sintam bem desde o momento em que fazem a reserva e que queiram voltar assim que fazem o check-out.""Antigamente recebíamos mais famílias. Hoje com a estrutura que temos,recebemos além das famílias grandes e pequenas, casais recém-casados e da melhor idade, grupos de amigos do trabalho, de infância ou universidade, eventos de final de ano das empresas, além de eventos como treinamentos" declarou Edson.

No dia 31 de julho, além do cardápio especial de comemoração, o Hotel Renar realizará em sua funpage do Facebook um concurso de frases que irá premiar as 31 melhores com 31% de desconto em hospedagem no hotel. Além desta, outras promoções vão ocorrer na página do hotel. As ações serão feitas como forma de agradecimento aos seus hóspedes pela escolha e confiança nestes 31 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário