segunda-feira, 9 de julho de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Turismo Sustentável e Infância

Nada é mais importante do que o futuro sadio das crianças. Por isso é preciso apoiar e aproveitar a iniciativa da  Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL, que está promovendo o Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Turismo Sustentável e Infância. Os cursos fazem parte de um projeto maior em convênio firmado entre Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e o Ministério do Turismo - MTUR para o Programa Turismo Sustentável e Infância – TSI. Estão sendo realizados nas dez regiões turísticas do Estado, conforme cronograma abaixo:
 


CRONOGRAMA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES SC - PROGRAMA TURISMO SUSTENTAVEL E INFANCIA

N
CIDADES
REGIÕES/CIDADES
DATA
PERIODO
HOTEL / LOCAL
1
Florianópolis
Grande Florianópolis
11 E 12 DE JUNHO
N/M/T
HOTEL CASTELMAR
2
Criciúma
Encantos do Sul
14 E 15 DE JUNHO
N/M/T
ROYAL CRICIÚMA HOTEL
3
Balneário Camboriú
Costa Verde e Mar
02 E 03 DE JULHO
N/M/T
HOTEL PLAZA CAMBORIÚ
4
Blumenau
Vale Europeu
03 E 04 DE JULHO
N/M/T
HOTEL PLAZA BLUMENAU
5
Joinville
Caminhos dos Príncipes
05 E 06 DE JULHO
N/M/T
HOTEL LE CANARD
6
Lages
Serra Catarinense
09 E 10 DE JULHO
N/M/T
MAP HOTEL
7
Joaçaba
Vale do Contestado
11 E 12 DE JULHO
N/M/T
HOTEL JARAGUÁ
8
São Miguel do Oeste
Caminhos da Fronteira
23 E 24 DE JULHO
N/M/T
HOTEL SAN WILLAS
9
Chapecó
Grande Oeste
25 E 26 DE JULHO
N/M/T
HOTEL ASPPEN
10
Araranguá
Caminhos Canyons
02 E 03 DE AGOSTO
N/M/T
HOTEL MORRO DOS CONVENTOS

Trata-se de um projeto a ser executado ao longo de 2012 que tem como objetivo trabalhar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos, e ao mesmo tempo desenvolver, através da atividade turística, a proteção ao meio ambiente, a redução da pobreza e desigualdades regionais, mediante a criação de empregos e geração de renda. O curso visa formar multiplicadores do setor de turismo e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para que saibam como prevenir e agir perante uma situação concreta de violação de direitos contra as crianças e adolescentes, um verdadeiro cancro no Brasil. O curso é gratuito e o número de vagas é limitado. Para confirmar, e-mail: turismoeinfancia@sol.sc.gov.br , fone 48 3212-1946/3212-1911. 


Catarinense de Cardiologia 2012

De 5 a 7 de julho de 2012 foi realizado no complexo educacional da SOCIESC - campi Marques de Olinda - o XII Congresso Catarinense de Cardiologia. O mais importante evento da categoria, do Estado, após 12 anos voltou a ser realizado em Joinville. O tema central foi focado na atuação diária da Cardiologia Clínica e do Clínico Geral com grande ênfase na prevenção e na atuação educativa da prática médica.
6º Encontro CERETUR  


 Durante uma semana, (28.6 a 6.7), diversos municípios de Santa Catarina, incluindo Joinville, receberam a visita de operadores, agentes de viagens e jornalistas vindos de vários estados brasileiros. Além da Argentina e Portugal. Foi o 6º Encontro Destinos e Roteiros Integrados, organizado pela Ceretur Operadora, com sede em  Florianópolis, que conta com a parceria da Santur e Embratur. De acordo com Valdir Walendowsky, presidente da Santur, “esses encontros vem trazendo excelentes resultados para o turismo de Santa Catarina, porque nada melhor para vender um destino, do que conhecê-lo pessoalmente, afirma Valdir. É isso que o evento propõe. A 6ª edição teve como sede São Francisco do Sul, sendo recebido pelo secretário de Turismo Augusto Kolling e de onde o grupo partiu para outros roteiros. Ely Ribeiro e sua filha Letícia, bem como toda equipe têm eficiência e determinação para garantir o sucesso deste evento. Um dos eventos de confraternização do grupo foi a festa de máscaras, no Barco Príncipe de Joinville III.

Rua das Palmeiras – Joinville - SC



Ao fundo o Museu Nacional de Imigração e Colonização

A centenária Alameda Brüstlein, mais conhecida como Rua das Palmeiras, principal cartão postal da cidade, está de cara nova, mais bonita e acessível, segura e iluminada. Valoriza o passado ao reabrir a passagem para a circulação de pedestres entre as duas fileiras de palmeiras e instalar painéis que contam a história do lugar. As obras de requalificação urbana foram entregues à comunidade na noite de 5 de julho. A Rua das Palmeiras é a via de acesso ao Museu de Imigração e Colonização, que guarda a memória do início da ocupação da cidade.

Desoneração de energia para a hotelaria

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, em reunião com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e representantes do setor hoteleiro, para falar a respeito da tarifa energética cobrada dos meios de hospedagens. Hoje, o setor é enquadrado como comercial – o pleito é que seja classificado como indústria. Atualmente, o valor do ICMS -Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços cobrado de hotéis e resorts incide sobre a demanda de potência contratada e não sobre a demanda efetivamente utilizada. A energia elétrica representa o segundo maior custo do setor, de acordo com dados da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.  “A articulação do Ministério do Turismo com outros ministérios no sentido de atender demandas e resolver pendências do setor começa a dar resultado. Defendemos o aumento da competitividade e a diminuição de custos para ampliar o número de viagens dentro do país”, acredita o ministro Gastão Vieira.

Salto de tecnologia no Festuris

O Festival de Turismo de Gramado inova com criação de aplicativo interativo exclusivo e utilização de QR Code na edição 2012, em todos os estandes do evento. “Esta ferramenta, que poderá ser adquirida de forma gratuita pelos usuários, oferecerá diversas informações e muita interatividade, fazendo com que o participante tenha a sensação de que carrega a feira em seu bolso”, diz o diretor do Festuris Marcus Vinícius. As principais novidades do aplicativo são o mapa interativo da feira, a sala de imprensa e de coletivas, os horários de workshops, congressos e entrevistas, e todas as demais ações que ocorrem durante o evento. Servirá como agenda, porque através de notificações, avisará minutos antes que determinada ação irá ocorrer, para manter todos atualizados sobre o festival. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado, usando a maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código é convertido em um pedaço de texto, um endereço de web, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou qualquer outra informação.


Destinos preferidos

Os viajantes brasileiros terão mais uma chance de escolher seus destinos, serviços e produtos de turismo favoritos, durante a 12ª edição do prêmio “O Melhor de Viagem”. A iniciativa é realizada anualmente pela revista Viagem e Turismo, em parceria com o IBOPE, e já se consolidou como referência de qualidade no mercado. A eleição será feita através de uma pesquisa e contemplará os melhores em 32 categorias, assim como os mais lembrados (Top of Mind). É fácil participar e ainda concorrer a viagens para Orlando. Basta comprar um exemplar de Viagem e Turismo edição 201 – que chegou às bancas no dia 4 de julho, cadastrar o código do cupom encartado na revista no site www.omelhordevt.com.br e responder a todas as questões. Cada sorteio dará direito a uma viagem para quatro pessoas, incluindo passagens aéreas, traslados, hospedagem e cinco dias de ingressos para os parques temáticos do Universal Orlando Resort (Universal Studios e Universal’s Islands of Adventure), além de seguro-viagem e quatro dias de alimentação. O próximo e último sorteio acontecerá no dia 10 de agosto. Site www.viajeaqui.com.br
Hotel 10 Palmas

Palmas, capital do Tocantins é uma das cidades que terá um Hotel 10 e o início da construção está previsto para janeiro de 2013. A localização do hotel será na Avenida Teotônio Segurado, próximo a Praça dos Girassois -, sede da administração pública Estadual, da Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça. Na área central da cidade de Palmas, o Hotel 10 também estará próximo ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, a Tribunal de Justiça, Ministério Público e Delegacia da Receita Federais, além das sedes do SEBRAE e da OAB do Tocantins. De acordo com o investidor, Marcos Koche, através de pesquisa foi verificada demanda no setor de hotelaria na cidade, embora outros hoteis serão instalados na região, nos próximos anos. “Contudo, a localização, em meio às sedes de órgãos públicos em todas as esferas, o público de destaque certamente serão os executivos e empresários, mas também famílias e viajantes que buscam acomodação de conforto a preços acessíveis”, acredita Koche.  O franqueado elegeu a HDEZ Empreendimentos, que tem sua sede em Joinville – SC, como franqueadora, pelo seu conhecimento em construção e operação hoteleira e pelo fornecimento e acompanhamento de toda gestão do negócio. O Hotel 10 Palmas terá 105 apartamentos e seguirá o padrão da rede, que já provou ser o modelo ideal para o público previsto. 
A cidade de Palmas
Vista parcial do Centro de Palmas (Emerson BM3 – Panoramio)

O Estado do Tocantins foi criado em 1988, quando Palmas foi instituída como capital e, após 24 anos, já possui 250 mil habitantes, a grande maioria vinda de outros estados brasileiros para iniciar uma nova vida. A economia do Tocantins tem como base a agricultura e pecuária e também o ramo da mineração que se encontra em franca expansão. “A localização e a facilidade de transporte multimodal estão despertando interesse de indústrias nacionais e internacionais como opção de investimentos, um eixo de grande perspectiva de prosperidade. E esse futuro promissor nos dá a expectativa de sucesso do investimento no setor de hospedagem”, conclui Marcos Koche.
Museu da Liturgia

Único museu dedicado ao tema na América Latina foi construído em Tiradentes, Minas Gerais, com apoio direto do BNDES, que investiu R$ 8,8 milhões no restauro da antiga Casa Paroquial , na concepção de um projeto museográfico contemporâneo. O projeto inclui também a recuperação de mais de 430 peças de valor incalculável dos séculos XVIII a XX, todas à disposição da comunidade tiradentina para uso nos festejos religiosos da cidade. Mais do que um espaço de exposição de arte sacra, o museu foi criado para proporcionar ao visitante uma experiência de imersão cultural e transcendência, independente de crença ou religião.
Interior do museu (foto Agência Minas)

O Museu foi inaugurado em abril passado, realizando um desejo antigo do historiador Olinto Rodrigues, do Padre Ademir Longatti e de toda a comunidade tiradentina, que ansiava por um local adequado e seguro para o armazenamento e exposição do rico acervo pertencente à Paróquia de Santo Antônio. O Banco investirá, ainda, R$ 1,7 milhão para a manutenção da instituição em seus quinze primeiros meses de funcionamento, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A edificação, construída para uso residencial no começo do século XVIII, foi doada para a Paróquia de Santo Antônio em 1893 para ser a Casa Paroquial, também foi totalmente restaurada. Todos os elementos característicos da construção de 553 m2 foram mantidos ou recuperados, incluindo suas cores originais. Um anexo, com 185 m2, foi levantado ao fundo para abrigar a reserva técnica e o espaço educativo. Desde sua abertura, a direção do museu está a cargo de Maria Cristina Seabra de Miranda, arquiteta e especialista em preservação do patrimônio histórico. Horários de visitas: terça a domingo e feriados, das 10h às 17h. Preço: R$ 10,00; estudantes e maiores de 60 anos pagam R$ 5,00 e moradores de Tiradentes têm entrada gratuita. Site: www.museudaliturgia.com.br.

Museu da moda em Lisboa



Falando em museu, quem entra no galpão de paredes propositalmente envelhecidas, interior destruído e teto sem forro, em um primeiro momento, pode não se dar conta que está em uma área de exposição. Mas é neste espaço de arquitetura singular e que diverge de todos os padrões de um museu convencional que está instalado o Museu do Design e da Moda de Lisboa - Mude, em pleno centro histórico da capital portuguesa. A instituição possui dois acervos que, juntos, abrigam mais de 2.500 peças entre móveis, objetos do cotidiano, roupas, calçados e acessórios. Relembram as tendências e a evolução da moda e do design no mundo ao longo do último século. O Brasil está representado por obras como a estante de madeira de jacarandá de Joaquim Tenreiro, dos anos 1950, e a cadeira Vermelha, dos irmãos Fernando e Humberto Campana, design de 1993 que ficou conhecido, mundialmente, por sua estrutura de aço inoxidável coberta com 500 metros de corda. Mais do que uma homenagem aos variados estilos de desenhos de produtos, o projeto do Mude é uma contribuição para o processo de revitalização pelo qual a região da Baixa-Chiado, setor histórico de Lisboa, tem passado nos últimos anos. O galpão era a antiga sede do Banco Nacional Ultramarino, símbolo arquitetônico do bairro e que, desde a segunda década do século passado, já sofreu diversas intervenções estruturais. Uma delas foi a do arquiteto Cristino Silva, em 1951, cujo projeto de ampliação unificou todo o quarteirão em um só edifício, totalizando uma área bruta construída com mais de 13 mil m². Saiba mais em: www.mude.pt.

Passeios de charrete em Sintra



A Parques de Sintra, cidade histórica de Portugal, inaugurou no final de junho os passeios de charrete no Parque da Pena, proporcionando aos visitantes uma nova forma de conhecerem e desfrutarem daquele espaço, numa experiência próxima da forma como D. Fernando II e os seus convidados o faziam. Todas as terças, quintas e sextas-feiras, entre as 10h e as 16h30, os visitantes poderão adquirir um bilhete para passear de charrete entre os Lagos do Parque da Pena e o Chalet e o Jardim da Condessa d’Edla, em contato direto com os cavalos Ardennais que vivem no Parque. Conhecem também a Quinta da Pena e os animais que a habitam. O passeio, com duração aproximada de 20 minutos, pode incluir até 6 adultos, ou 4 adultos e 4 crianças. Os interessados podem solicitar previamente o acompanhamento de um guia especializado da Parques de Sintra, para explicar a sua história, as espécies botânicas e os locais históricos incluídos no percurso.

Brasil a Bucareste com a TAP

A TAP tem voos diretos entre Lisboa e Bucareste desde o dia 30 de junho, assegurando três ligações por semana para a capital da Romênia, contando já com mais de oito mil passageiros reservados até final de 2012. O primeiro voo na nova linha da TAP foi realizado no avião A319 “Antero de Quental”, com a matrícula CS-TTO, e transportou 114 passageiros, o que equivale a uma ocupação de 90% da capacidade total, que é de 126 lugares. As partidas de Lisboa realizam-se as terças, quintas e sábados às 23h10, com chegada a Bucareste às 05h10. No sentido Bucareste – Lisboa, os voos acontecem as quartas, sextas e domingos, com partida às 06h00 e chegada à Portela às 08h25. Com as três novas ligações, a TAP passa a voar para 51 destinos na Europa, em 22 países.


 Do Brasil para Lisboa a TAP voa a partir de 10 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. Com  mais de 70 frequências semanais entre o Brasil, Europa e África.


Nenhum comentário:

Postar um comentário