terça-feira, 18 de setembro de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Turismo Político





O Turismo é um tipo de atividade “econômica”, considerada a que mais cresce no mundo, sendo responsável pela maior produção de emprego e renda neste planeta em que vivemos. Infelizmente, algumas cabeças pensantes nas administrações municipais em “cidades brasileiras não dão apoio a esse seguimento tão importante e ficam esquecidas no cenário nacional e internacional. É sabido que a mídia” SÓ divulga aquele que aparece nos cenários comerciais e políticos. A importante cidade de Criciúma (SC) não possui a sua Secretaria Municipal de Turismo para divulgar, com pessoal capacitado, o seu potencial turístico, como é de praxe nas cidades brasileiras e no mundo. Na cidade de Imbituba (SC), durante o XXIX Congresso Nacional  daABRAJET, de 20 a 23 de setembro próximo, o assunto voltará à pauta e nova “moção” será entregue novamente ao Município Catarinense.para o retorno daquele órgão. Mais de 150 jornalistas brasileiros especializados em turismo assinarão o documento reivindicatório.
Nas redes sociais corre um trabalho escrito em 11 de janeiro de 1947 na revista O Cruzeiro, pela renomada, saudosa e corajosa escritora Rachel de Queiroz, a coluna aproveita para juntar-se a esse movimento de alerta ainda atual e oportuno, nesta época do ano no Brasil, com o intuito de contribuir.
VOTAR
Não sei se vocês têm meditado como devem no funcionamento do complexo maquinismo político que se chama governo democrático, ou governo do povo. Em política a gente se desabitua de tomar as palavras no seu sentido imediato.
No entanto, talvez não exista, mais do que esta, expressão nas línguas vivas que deva ser tomada no seu sentido mais literal: governo do povo. Porque numa democracia, o ato de votar representa o ato de FAZER O GOVERNO.
Pelo voto, não se serve a um amigo, não se combate um inimigo, não se presta ato de obediência a um chefe, não se satisfaz uma simpatia. Pelo voto a gente escolhe, de maneira definitiva e irrecorrível, ou indivíduo ou o grupo de indivíduos que nos vão governar por determinado prazo de tempo.
Escolhem-se pelo voto aqueles que vão modificar as leis velhas e fazer leis novas e quão profundamente nos interessa essa manufatura de leis! A Lei nos pode dar e nos pode tirar tudo, até o ar que se respira e a luz que nos alumia, até os sete palmos de terra da derradeira moradia.
Escolhemos igualmente pelo voto aqueles que nos vão cobrar impostos e, pior ainda, aqueles que irão estipular a quantidade desses “cobradores”. Uma vez lá encima podem nos arrastar à penúria, nos chupar a última gota de sangue do corpo, nos arrancar o último vintém do bolso.
E, por falar em dinheiro, pelo voto escolhem-se não só aqueles que vão receber, guardar e gerir a fazenda pública, mas também se escolhem aqueles que vão “fabricar” o dinheiro. Esta é uma das missões mais delicadas que os votantes confiam aos seus escolhidos.
Pois, se a função emissora cai em mãos desonestas é o mesmo que ficar o país entregue a uma quadrilha de falsários. Eles desandam a emitir sem conta nem limite, o dinheiro se multiplica tanto que vira papel sujo, e o que ontem valia mil , hoje não vale mais zero.
Não preciso explicar muito este capítulo já que nadamos em plena inflação e sabemos à custa da nossa fome o que é ter moedeiros falsos no poder.
Escolhem-se nas eleições aqueles que têm direito de demitir e nomear funcionários e presidir a existência de todo o organismo burocrático. E; circunstância mais grave e digna de todo o interesse: dá-se aos representantes do povo que exercem o poder executivo o comando de todas as forças armadas: o Exército, a Marinha, a aviação, as polícias.
E assim amigo, quando vocês forem levianamente levar um voto para o Sr. Fulaninho que lhes fez um favor, ou para o Sr. Sicrano que tem tanta vontade de ser governador, coitadinho, ou para o Beltrano que é tão amável, parou o automóvel, lhe deu uma carona e depois solicitou o seu sufrágio- lembrem-se de que não vão proporcionar a esses sujeitos um simples emprego bem remunerado.
Vão lhes entregar um poder enorme e poderoso, vão fazê-lo reis; vão lhes dar soldados para eles comandarem - e soldados são homens cuja principal virtude é a cega obediência às ordens dos chefes que lhe dá o povo. Votando, fazemos dos votados nossos representantes legítimos, passando-lhes procuração para agirem em nosso lugar como se nós próprios fossem.
Entregamos a esses homens, tanques, metralhadoras, canhões, granadas, aviões, submarinos, navios de guerra e a flor da nossa mocidade, a eles presa por um juramento de fidelidade. E tudo isso pode se virar contra nós e nos destruir, como o monstro Frankenstein se virou contra o seu amo e criador.
Votem irmãos, votem. Mas pensem bem antes. Votar não é assunto indiferente, é questão pessoal, e quanto! Escolham com calma, pesem e meçam os candidatos, com muito mais paciência e desconfiança do que se estivessem escolhendo uma noiva.
Porque, afinal, a mulher quando é ruim, briga-se com ela, devolve-se ao pai, pede-se o desquite. E o governo, quando é ruim, ele é que briga conosco, ele é que nos põe na rua, tira o último pedaço de pão da boca de nossos filhos e nos faz apodrecer na cadeia. E quando a gente não se conforma, nos intitula de revoltoso e dá cabo de nós a ferro e fogo.
E agora um conselho fiscal, que pode parecer um mau conselho, mas no fundo, mas no fundo é muito honesto. Meu amigo e eleitor, se você estiver comprometido a votar com alguém, se sofrer pressão de algum poderoso para sufragar este ou aquele candidato, não se preocupe. Não se prenda infantilmente a uma promessa arrancada à sua pobreza, à sua dependência ou à sua timidez. LEMBRE-SE QUE O VOTO É SECRETO.
Se o obrigam a prometer, prometa. Se tem medo de dizer não, diga sim. O crime não é seu, mas de quem tenta violar a sua livre escolha. Se, do lado de fora da seção eleitoral, você depende e tem medo não se esqueça: “DENTRO DA CABINE INDEVASSÁVEL,VOCÊ É UM HOMEM LIVRE. Falte com a palavra dada à força e escute apenas a sua consciência. Palavras o vento leva, mas “a consciência não muda nunca, acompanha a gente até o INFERNO”.
PIT STOP
*O Município de Siderópolis (SC) está de parabéns com as conquistas de seu filho querido, o atleta Marco Aurélio Rodrgues (foto), o famoso “TOCHA”, campeão Brasileiro de Bicicross, nas categorias 35 a 39 anos, aros 20 e 24. Já conquistou 18 títulos brasileiros, em seus 18 anos de carreira. Sucesso amigo com sua “filhinha Tochinha”.
*Sonia Britto (foto) com o seu livro “Ensinando num Mercado Não Livre”, lançado em Criciúma (SC), vem recebendo os cumprimentos da sociedade e do seguimento empresarial. Valeu !

*Um absurdo é o que a ASTC (Guarda Municipal) vem fazendo nos eventos (Festas das Etnias, Agroponte, etc...) realizados no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, em Criciúma (SC). Não coloca um espaço para os veículos da imprensa em geral nos estacionamentos e ainda cobra dos profissionais pela sua rápida permanência (cumprir as pautas). Está faltando sensibilidade e vivência para as cabeças pensantes daquela autarquia. QUE COISA, NÃO? Onde será aplicada a receita do estacionamento? Voltaremos ao assunto!

* Coordenador do Grupo de Estudos Teosóficos Mabel Collins, de Criciúma (SC), o jornalista e advogado Eduardo Tonon Narciso da Rocha (foto), membro do Conselho Nacional da Sociedade Teosófica no Brasil, participará do 32ª Escola de Verão (Tema: Luz no Caminho), de 22 a 27 de janeiro de 2013, no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza, Ceará. Confira mais informações no site www.sociedadeteosofica.org.br ou ligue para (48) 3433-0380 ou (48) 9904-2080, com Eduardo.

*Imbituba (SC), recebe de 20 a 23 de setembro jornalistas especializados em Turismo (cerca de 150 profissionais), durante o XXIX Congresso Nacional da Abrajet. Estaremos presentes. A pauta conta com a eleição de novos membros da diretoria, palestrantes convidados e a Semana da Baleia Franca. 
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário