segunda-feira, 10 de setembro de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




Parque Colina de aniversário

 
No domingo, 2 de setembro, o empreendimento Parque Colina Bondinhos Aéreos completou seu primeiro aniversário. Localizado em Nova Trento, Vale Europeu catarinense, oferece aos visitantes passeios em modernos teleféricos de fabricação suíça,  ligando a Estação de Embarque até a Estação da Colina no alto morro, localizada em frente ao Santuário de Santa Paulina. O percurso dos bondinhos é de 440 metros e permite desfrutar de ampla visão de toda estrutura que o Santuário oferece. Trilhas ecológicas, vistas de mirante, compras, visitas à estátua de bronze de Santa Paulina e à Capela da Nossa Senhora da Paz entre outras atrações. Para celebrar um ano de funcionamento o Parque preparou um bolo de 12 metros, além de atrações circenses e fogos de artifício. Cerca de 1000 pessoas estiveram presentes ao evento. O Parque está aberto de terça a domingo, das 9h as 18h. Site: www.parquecolina.com.br. (Fotos disponíveis para download para fins de divulgação jornalística). 
 
Concurso de Jardins
Para incentivar a população a cuidar dos seus jardins e tornar a cidade mais bonita e colorida para a Festa das Flores, em 1886 foi criado o Concurso de Jardins que este ano chega à 26ª edição. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até 28 de setembro, via site: www.festadasflores.com.br, onde também se encontra o regulamento. O evento faz parte da programação da 74ª Festa das Flores de Joinville, que acontecerá de 13 a 18 de novembro, na Expoville. 
 
Palestra Marketing e Vendas

No dia 18 de setembro, os profissionais de marketing e vendas das micro e pequenas empresas do setor de turismo de São Francisco do Sul terão oportunidade de atualizar seus conhecimentos, assistindo, de forma gratuita, a palestra Marketing e Vendas no Turismo. O evento acontecerá na sede da Secretaria de Turismo e Lazer de São Francisco, Rua Babitonga, 62 – Centro, das 16h às 18 horas. A instrutora será Silvana Franco, com 18 anos de experiência no setor, como consultora do Sebrae/SC. Os tópicos principais da palestra serão “O mercado e as necessidades do consumidor” e “Como encantar com o produto/serviço da sua empresa”. A palestra conta com o apoio do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região – SHIRBES – VIVABEM. 

Oktoberfest 2012 

Na 29ª edição da Oktoberfest em Blumenau, o Ginásio Sebastião Cruz, o  Galegão, vai se transformar no Kinderplatz -Praça da Criança, um mundo mágico, com muitas atividades lúdicas e de lazer, com a parceria do SESI. O Kinderplatz funcionará de quarta a domingo, abrigando crianças de 0 a 13 anos. A Oktoberfest acontecerá de 10 a 28 de outubro.
 
Árvore da Primavera 
 

 A Árvore da Primavera - Maibaum, conhecida na Alemanha como árvore de maio, já está plantada no pátio do Parque Vila Germânica e permanecerá de forma definitiva no local, como mais um atrativo para a comunidade e os turistas. A simbologia da árvore é festejar a chegada da primavera, tempo de renovação e festa. O monumento consta de um tronco de 12 metros de altura, contendo placas em ferro que homenageiam e remetem a diversos momentos da história da cidade. Os elementos em ferro foram produzidos pelo artista blumenauense Luiz Bernardes e destacam a chegada dos imigrantes ao Vale do Itajaí em 1850; a arquitetura típica, representada pela técnica enxaimel; as atividades desenvolvidas pelo naturalista Fritz Müller, em relação à fauna e flora; menção às atividades religiosas e culturais; o processo de industrialização, representado pelo setor têxtil; as atividades esportivas; a gastronomia típica; as festas e tradições; os clubes de caça e tiro e a Oktoberfest. Mais fotos no site: www.oktoberfestblumenau.com.br.
 
Molhes Porto de Imbituba
 

 A Administração do Porto de Imbituba -SC recebeu a comissão da Secretaria de Portos -SEP para a cerimônia do Termo de Entrega dos serviços de recuperação do molhe de abrigo do Porto. Os serviços foram realizados pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro e o projeto feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias -INPH. O molhe teve 480m recapeados com tetrápodes para aumentar a segurança da estrutura, utilizando 296 mil toneladas de rochas. O investimento foi de R$ 36 milhões, do Governo Federal através do DNIT, na época responsável pelo projeto, hoje repassado à SEP. Os molhes de abrigo do Porto de Imbituba têm 845m de comprimento, foram construídos entre 1970 e 1982 para proteger o canal de aproximação e a bacia de evolução do Porto, contra a propagação das ondas oceânicas, proporcionando águas tranquilas para a operação dos navios. “As obras de restauração foram iniciaram em junho de 2007 e sua função principal é garantir segurança e estrutura do molhe as próprias operações do porto", afirma Fábio Lavor Teixeira, coordenador geral de Estudos e Projetos do Departamento de Infraestrutura Portuária da SEP. Além disso, é um interessante atrativo turístico.

 
6ª  Construmóvel
 Bom Princípio, município do Rio Grande do Sul, a 60 km de Porto Alegre em direção a Serra Gaúcha é um verdadeiro reduto da indústria de móveis, esquadrias, cerâmicas e paisagismo, com modelos variados e modernos, fabricados com tecnologia de última geração. Para mostrar todos estes produtos, está acontecendo, no Parque Municipal, no centro da cidade, a 6ª Construmóvel. A feira iniciou no feriado de 7 de setembro e estará aberta no também no próximo fim de semana, dias 14, 15 e 16 das 10h às 20 horas, com entrada franca. São 119 estandes no Ginásio Municipal e no Centro de Convivências, além de oito expositores externos. Outra atração é o espaço da agricultura familiar, onde o público poderá adquirir produtos – mel e derivados da cana-de-açúcar, além de morangos, licores e outras opções. Em paralelo há a Feira Municipal de Livro, a praça de alimentação, e no dia 14, o encontro de pedreiros, serventes, pintores, construtores, engenheiros e arquitetos.

HI Nahu Hostel Butantã
A Hostelling International I Brasil inaugurou seu quarto credenciado na capital paulista. Localizado a  sete quadras do portão 3 da Universidade de São Paulo- USP,  próximo ao metrô Butantã,  do Jockey Clube  e  do Estádio do Morumbi, é a mais nova opção de hostel em São Paulo. Inaugurado no dia 1º de setembro, as proprietárias, Priscilla Silveira e Luciana Matos revelam que o HI Nahu Hostel tem 36 leitos divididos em apartamentos para casal, duas, três, quatro, cinco, seis e oito pessoas. Tem sala de televisão, lavanderia para hóspedes, churrasqueira, sala de estudos com computadores, diversos espaços de convivência, estacionamento, recepção 24 horas e café da manhã  incluso na diária, que custa a partir de RS 30,00 para associados HI. Fica na Rua Marinha de Moura Pimenta, 354 - Butantã, São Paulo. Site: www.nahuhostel.com.br.
 
Renda quilométrica
Uma curiosidade e tanto! Um grupo de rendeiras de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza está prestes a atingir uma meta audaciosa: bordar uma peça de renda de bilros com um quilômetro de extensão. A renda, do tipo grega, deve ser concluída em 2013. Com mais de 900 metros prontos, a peça está sendo produzida no Complexo Artesanal de Aquiraz, onde deve ficar exposta quando pronta. O objetivo é obter o registro no Guinness Book, o livro dos recordes, um meio para atrair maioe visibilidade para a sua arte, esperam as rendeiras. A renda quilométrica exige a dedicação de nada menos que 40 rendeiras de todas as idades. A almofada de rendar, instalada no centro, nunca fica sozinha: as rendeiras se revezam nas horas vagas para dar continuidade ao trabalho. Em Aquiraz, mesmo que algumas mulheres não trabalhem com artesanato, todas dominam a arte, ensinada de mãe para filha através das gerações.
 
Queijo de tonelada 
 

 Na noite de 16 de agosto, o município de Quixeramobim, no Ceará entrou para a história. Na abertura da 7a edição da FAICQ – Feira de Negócios de
Quixeramobim e o 6º FestLeite – Festival do Leite de Quixeramobim, foi apresentado o maior queijo coalho do mundo, com 1.023,3 quilos. Com o feito, o município superou sua própria marca, que era de 1.007 Kg. Para isso, foram necessários 12 mil litros de leite, 3 litros de cloreto, 120 kg de sal refinado e 3 litros de coalho. O evento que aconteceu na Praça da Matriz foi uma realização do SEBRAE/CE, em parceria com a Prefeitura de Quixeramobim, Governo Federal, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, empresários e produtores locais. O FestLeite vem se consolidando como um evento de valorização ao produtor de leite, mostrando a cada ano o potencial do município, que tem a maior bacia leiteira do Estado. A fabricação de um queijo coalho gigante começou em 2007, com 350 kg. A partir de então, passou a quebrar sucessivamente seus próprios recordes.
 
Misaki japonês contemporâneo
O Grupo Geppos inova ao apresentar o conceito de culinária contemporânea oriental por meio do novo restaurante japonês Misaki, em Fortaleza. A casa passou a explorar ainda mais a cozinha japonesa, com ingredientes novos e exóticos em pratos compostos em sua maioria por peixes e frutos do mar. Das conhecidas peças japonesas, metade são criações próprias com toques especiais como, por exemplo, o sushi “maçaricado” (grelhado, sem fritura), com seis sabores diferentes. Para harmonizar com os pratos e sushis, o Misaki oferece uma carta exclusiva de saquês, com opções que podem até ser compostos de fios de ouro.Site:  www.misakirestaurante.com.br.

Spa Ligia Azevedo 

Em setembro, o Roteiro Turismo e Saúde do Spa Ligia Azevedo, estará em Búzios, na Pousada Pontal da Ferradura, com a Promoção "Acompanhante Grátis". O seu acompanhante poderá desfrutar de todas as atividades do spa sem nenhum custo. É uma boa oportunidade para emagrecer, relaxar e iniciar a sua reeducação alimentar, além de caminhadas na Praia da Ferradura - uma das mais belas praias de Búzios.

Brite 2012

De 28 a 30 de setembro, a Cidade Maravilhosa vai sediar o Salão de Turismo do Rio de Janeiro - Brite 2012 (Brazil International Tourism Exchange). Durante os três dias, o público poderá conhecer a cultura, a gastronomia, o artesanato, a moda e o folclore dos roteiros regionais que contribuem para evidenciar a singularidade dos diversos destinos brasileiros. Como em edições anteriores da Brite, a região Nordeste do Brasil deverá ser um dos destaques, apresentando seus diferenciais para a atração de visitantes, em especial o artesanato típico. Feirão de viagens e ações voltadas para o mercado turístico, como Bolsa de Negócios, Fórum do Conhecimento, Circuito Profissional de Turismo e Encontro Internacional da Hotelaria fazem parte da programação. Estarão presentes também, com o tema ´Cores e Sabores do Brasil´, as principais festas folclóricas e manifestações artísticas brasileiras, tais como o samba, Festival de Parintins, festas juninas, Carnaval e Oktoberfest. Os visitantes também terão a oportunidade de aproveitar as ofertas de pacotes de viagens.


Arenas em atraso
Segundo informações do Ministério do Esporte na última semana, metade dos estádios da Copa do Mundo de 2014 não alcançou 50% da execução dos trabalhos, a menos de dois anos do torneio. As arenas mais atrasadas são as de Cuiabá (47%), Curitiba (45%), Manaus (44%), Natal (30%), Porto Alegre (33%) e São Paulo (48%).

Eldorado baiano
A cidade de Ilhéus, no Sul do Estado da Bahia, atualmente em evidência por causa da novela “Gabriela”, será sem dúvidas, nos próximos três anos, o novo Eldorado baiano, em função dos investimentos que estão projetados  e já iniciados. O Complexo Intermodal Porto Sul, que faz parte do PAC, envolve: a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste - FIOL, com cerca de 1.500km, ligando Ilhéus à cidade de Figueirópolis, no estado de Tocantins e já iniciada no trecho Ilhéus-Caeteté -BA; dois portos off-shore, sendo um para exportação de minério de ferro, e outro, paralelo, o Porto Sul, destinado  à exportação de produtos agro-pecuários, granitos e outros produtos vindos do Oeste baiano, de Goiás e Tocantins. Duas grandes empresas exportadoras de minério de ferro estão interessadas no Porto: a Bahia Mineração -  BAMIN, e o Grupo Votorantin, em estudo. Além dessas obras, fazem parte do Complexo Porto Sul, o Aeroporto Internacional e a ZPE - Zona de Processamento de Exportação. Em paralelo, outras obras estão projetadas para Ilhéus, como a segunda ponte ligando o centro da cidade ao bairro do Pontal e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna. Somente o anúncio, e início desses projetos tem atraído para Ilhéus, grandes empresas nos últimos dois anos, como o Atacadão Carrefour, Makro, G. Barbosa, Lojas Americanas, Casas Bahia, e muitas lojas de grife. O setor imobiliário também tem crescido, com a construção de mais de uma dezena de grandes edifícios residenciais e comerciais. (Informações do colega e empresa de Ilhéus, Hans Shaeppi).
 
Feira da Louça em Campo Largo
 

Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, também conhecida como a “Capital da Louça”, volta a sediar a Feira da Louça, agora em sua 22ª edição, assim como a 13ª Feira de Decoração, Artesanato e Produtos para o Lar. O evento acontece de 5 a 16 de setembro, no Ginásio da Rondinha, no KM 20 da BR 277, sendo organizado pelo Sindlouça-PR e pelo APLArranjo Produtivo Local da Louça, com o patrocínio da Prefeitura de Campo Largo, FIEP-Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FECOMERCIO-Federação do Comércio do Estado do Paraná, além da Eletrobrás, Compagas, Caixa Econômica Federal, INCEPA e COPEL. A mostra costuma atrair milhares de visitantes, para conhecer as novidades das indústrias de porcelana, cerâmicas, pisos e revestimentos, além de artesanatos e utensílios para o lar.
 

 A produção anual estimada do segmento chega a 150 milhões de peças. Desse total, 25% a 40% são exportados para diversos países. A louça produzida pelas indústrias campolarguenses é artesanal, o que lhe confere beleza e qualidade, com o devido reconhecimento mundial. O valor do ingresso à Feira é R$ 3,00, idosos e crianças não pagam. Horários de visita: sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h; dias úteis: das 14h às 22h horas. Fica à Rua Fernando Moreira com Visconde de Nacar ou Rua Emiliano Perneta com Visconde de Nácar. No local há praça de alimentação e o estacionamento é livre.
 
Inscrições para o FESTURIS
Foram prorrogadas, até o dia 15 de setembro as inscrições gratuitas para o FESTURIS-Festival de Turismo de Gramado, que acontecerá de 22 a 25 de novembro, em Gramado, na Serra Gaúcha. Mais informações estão no site: www.festivalturismogramado.com.br.

 
 
Catedral de Curitiba
 

 Depois de dois anos em obras foi concluída a restauração da Catedral-Basílica de Nossa Senhora da Luz, de Curitiba. Do piso ao teto, tudo foi cuidadosamente examinado, restaurado e pintado, para que a Capital paranaense pudesse voltar a contar com o seu principal monumento inteiramente recuperado. A restauração possibilitou verdadeiras descobertas, o que tornará ainda mais interessante conhecer ou visitar a nova e bela Catedral.
 
Arena Sauípe
Para ampliar o crescimento do mercado corporativo e suprir as lacunas da sazonalidade da Costa do Sauípe, o diretor-presidente do complexo,  Guilherme Martini, anunciou a construção de uma das maiores estruturas de eventos em hoteis do Brasil, a Arena Sauípe. Com o investimento de 13,7 milhões, o espaço contará com um salão principal de 2,4 m2, modulável, para um público de 3,5 mil pessoas sentadas, ou 6 mil em pé. Haverá um foyer de 1,1m2, além de todos os espaços acessórios necessários para sediar qualquer tipo de evento. Deverá estar concluído em junho de 2013. 
 
Expoflora 2012
 

 Até o dia 23 deste mês, Holambra realiza a 31ª edição da Expoflora, maior feira de flores da América Latina. O evento acontece de quinta a domingo e tem como objetivo divulgar a cultura holandesa por meio de danças, música, artesanato e culinária típica. Além da ampla variedade de flores e plantas ornamentais, na feira o visitante pode degustar delicias da cozinha holandesa. Entre os destaques há Pannekoek - panquecas, Eisbein - joelho de suíno, Batata Holandesa, Poffertjes – doce exclusivo da Expoflora, Speculaas, Stroopwafel - bolachas, Violtje - doce de violeta e Sorvete de Rosas.
 
Homenagem a Brasília
No dia 7 de setembro, em Brasília, abriu oficialmente o Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal que encerrará em Lisboa no dia 10 de junho de 2013. Esta iniciativa dos dois governos tem o apoio da TAP e será marcado por vários eventos na área da música, teatro, literatura, artes plásticas, banda desenhada, arquitetura, gastronomia, tecnologia e negócios em ambos os países. E para comemorar a iniciativa, a TAP homenageia a capital do Brasil com a capa da Revista UP de setembro, com as histórias e os melhores lugares, passeios, hotéis e restaurantes da cidade sonhada por Juscelino Kubitschek e construída por Lúcio Costa e Niemeyer. Nesta edição também há o lançamento de uma nova rubrica chamada "diálogos atlânticos" sempre com um português e um brasileiro falando do que nos une e do que nos separa. 


Liceu de Artes
A Associação Amigos do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, convida para inscrições na 4ª edição do curso "Manutenção e Ampliação do Liceu de Artes em Modelismo Naval do Museu Nacional do Mar - EB" - PRONAC:119482. A ação é patrocinada pela Petrobras e visa a preservação do Patrimônio Naval Brasileiro, bem como a geração de trabalho e renda. Serão selecionadas as inscrições de pessoas com aptidão para a modelagem, de ambos os sexos, preferencialmente os que já atuam no setor de artesanato e prática na confecção de modelos e embarcações. Contate liceu2012@museunacionaldomar.com.br , fone 47 3444-4216 ou o site: www.aamuseunacionaldomar.blogspot.com/.  "As pessoas estão entendendo que não é só preço baixo que vende, mas também qualidade e tecnologia"  DIÁRIO- Como o senhor vê essa discussão no Itamarati da liberação do visto para o americano entrar no país?

Precisamos dos estrangeiros

Goiaci Guimarães, presidente da Rextur e uma das mais renomadas personalidades do mercado de viagens brasileiro disse ao Diário de Turismo que “ esse negócio de reciprocidade é uma atitude idiota. Mesmo porque é muito difícil um norteamericano querer vir para o Brasil para trabalhar - com raras exceções. Ao contrário, a vida toda o brasileiro quis ir para lá para trabalhar. Para o americano vir ao Brasil como turista teria que atravessar todo o Caribe, já que lá tem muita diversão do estilo deles, à pouca distância. Teria que ter um motivo a mais para o americano vir para cá. Não exigir o visto seria um belo motivo e uma atitude inteligente do governo brasileiro. O que estamos precisando é de divisas e o setor receptivo precisa de mais turistas. O turista americano não é um turista rico, mas um turista de moeda forte, e quem vem aqui é o turista da classe ‘C’ americana, afirma Goiaci. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário