terça-feira, 25 de setembro de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

 
Rainha da Festa das Flores 
 
 
As jovens de Joinville que sonham tornar-se  representantes da cidade, ainda têm tempo de concorrer ao título de Rainha e Princesas da Festa das Flores. Até o dia 30 de setembro, estão abertas as inscrições para o concurso que vai eleger as belas cuja missão é divulgar a cultura, tradições e atrações de Joinville, em eventos locais, nacionais e internacionais.
O Concurso da Rainha e Princesas será realizado no dia 14 de novembro, durante a 74ª Festa das Flores. Cada uma das eleitas será presenteada com uma viagem a Buenos Aires e uma bolsa de estudos para cursos de inglês. A Rainha também receberá um tablet e, as Princesas, vales-compras. Para se inscrever, as candidatas deverão comparecer na Fundação Turística ou nas Secretarias Regionais da Prefeitura de Joinville, munidas da ficha de inscrição e demais documentos solicitados no regulamento do evento, que está disponível no site www.festadasflores.com.br.
 
Ecoturismo e Aventura
No dia 12 de setembro foi lançado, em Florianópolis, SC, o Guia de Roteiros de Ecoturismo e Turismo de Aventura, resultado de uma parceria entre a entidade oficial de turismo do Estado e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura de Santa Catarina - ABETA. O guia “Viagem na Natureza” contém informações detalhadas de todas as empresas filiadas à entidade e que atuam com esportes de natureza no estado.


IV Thermal Meeting

O presidente da Associação de Turismo Hidrotermal de SC - ATHISC, Eduardo Pereira Mello, informa que dia 8 de outubro será realizado o IV Thermal Meeting OMTH, no Hotel Plaza Caldas, em Santo Amaro da Imperatriz. O evento reunirá autoridades do termalismo, com a participação dos estados com potencial no setor. Na oportunidade serão debatidos temas como o fortalecimento do turismo termal e apoio ao movimento de revitalização da Sociedade Brasileira de Termalismo.

Inscrições para o FESTURIS


 As inscrições antecipadas para a 24ª edição do Festival do Turismo de Gramado devem ser realizadas até o dia 9 de novembro. A única forma de inscrição é pelo site do evento, clicar no link inscrições e digitar seu CPF. Após esta data, as inscrições poderão ser feitas somente na secretaria geral, no Serra Park a partir das 10h do dia 22 de novembro. Serão aceitas apenas pessoas inscritas com idade superior a 16 anos. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro confirmou presença na solenidade de abertura. 

Fiaflora lança Cubos Stone
A Cubos lança na 15ª Fiaflora ExpoGarden a linha Cubos Stone, de pedras artificiais, dez vezes mais leves que as naturais, e que reproduzem perfeitamente as retiradas da natureza. Além disso, a empresa exporá sua linha completa de equipamentos e produtos para construção e tratamento de lagos ornamentais, incluindo filtros biológicos, filtros ultravioleta, bombas de água, lonas de EPDM para impermeabilização e holofotes. Mais informações: www.cubos.com.br


ABEOC e sindicatos de eventos

O encontro nacional da Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC, agendado para os dias 28, 29 e 30 de setembro, no Castros Park Hotel, em Goiânia, representa mais um passo na busca pela auto-regulamentação do mercado de eventos. Cinco sindicatos de organizadores e prestadores de serviços para eventos de diferentes regiões do Brasil e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, estarão presentes para trocar experiências com representantes da ABEOC em 13 estados com o objetivo de motivar a criação de sindicatos.
 
Na posse de Lummertz
 

Valdir Walendowski – Santur, Fernando Marcondes de Matos – Costão do Santinho, Vinicius Lummertz, Anita Pires –ABEOC e Rubens Régis – Costão do Santinho
O setor de eventos e todo o trade turístico contam com novo interlocutor no Ministério do Turismo a partir da posse do secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, o catarinense Vinicius Lummertz. Na cerimônia, o Ministro Gastão Vieira anunciou que o Ministério revogou o decreto que vetava convênios com organizações não-governamentais ONGs. Além dos registrados na foto, marcaram presença o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira e representantes do trade, entre estes o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz e o operador hoteleiro, Geraldo Linzmeyer,  representando o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região Norte de Santa Catarina. 
 
Calendário de feiras 2013 

A UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras lançou no dia 15 de setembro a edição de 2013 do Calendário “Principais Feiras de Negócios do Brasil”. Os associados da UBRAFE programaram 201 grandes feiras de negócios para 2013 em todo o Brasil, recorde desde o início da pesquisa, há 20 anos. As grandes feiras de negócios contemplam mais de 40 macro-segmentos econômicos: do agronegócio à beleza, da indústria de brinquedos à automobilística, do segmento de construção ao turismo, da moda à tecnologia de informação. Segundo a UBRAFE, as 201 feiras de negócios reunirão 54 mil empresas, sendo cinco mil estrangeiras, e 5,5 milhões de visitantes profissionais, dos quais 50 mil serão compradores do exterior. As feiras de negócios deverão ocupar 3,5 milhões de m2 de área de exposição (100 mil m2 a mais que em 2012) nos pavilhões de 23 cidades brasileiras, sendo 75% dos eventos em São Paulo.
 
Monumento à Paz e sino
 

No pequeno município de Frei Rogério (SC), a comunidade construiu, em 2002, um monumento em homenagem às vítimas, e descendentes, da bomba atômica, lançada sobre o território japonês, no final da II Guerra Mundial, em 1945. A estrutura do Sino, monumento à Paz foi doado pelo Governo japonês Tem a forma de tsuru – pássaro japonês (garça) e o local tem grande apelo sentimental e também turístico. Todos os anos, no dia 9 de agosto é realizada ali a cerimônia da batida do sino. Só existem três sinos iguais a este no mundo. Um está em Hiroshima, outro na sede da ONU nos Estados Unidos e o terceiro no município de Frei Rogério. O belo monumento fica a apenas 20 quilômetros do Município de Curitibanos, seguindo pela rodovia SC-451.
 
Teatro Juarez Machado

O Teatro Juarez Machado, em Joinville (SC) informa aos produtores que já está recebendo as propostas de ocupação de datas para o primeiro semestre de 2013. As propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail  tjm@joinvillecultural.sc.gov.br, até o dia 2 de outubro. As propostas serão submetidas à avaliação da Comissão de Pauta do TJM e as solicitações aprovadas serão divulgadas no dia 18 de outubro, no site www.joinvillecultural.sc.gov.br e no blog http://centreventos.wordpress.com.

Gastronomia na Costa Esmeralda

Na última sexta-feira (21), a organização da 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda recebeu, no Plaza Itapema Resort, chefs, patrocinadores, autoridades e apoiadores para o lançamento oficial do evento. Desenvolvida pelo Costa Esmeralda Convention com o apoio das prefeituras de Itapema, Porto Belo e Bombinhas e do Sebrae/SC, a Semana Internacional de Gastronomia conta ainda com o patrocínio da iniciativa privada e colaboração de escolas de gastronomia.  Até o dia 29 de setembro, grandes chefs darão aulas shows na Costa Esmeralda. Entre eles, Heiko Grabolle, Eudes Assis, Braulio Garcia Cruz e Beatriz Sotelo. Além disso, professores de renomadas instituições de ensino são responsáveis por workshops, que abordam os mais variados temas. Confira a programação da 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda no site: www.semanadegastronomia.com.br.  
 
Chuva de pétalas na Expoflora
 

Os produtores de flores de Holambra ofereceram atração especial durante o evento: a chuva de  pétalas de rosas. Para produzir esse espetáculo diário foi utilizado um equipamento especial e cerca de 18 mil rosas por dia, despetaladas uma a uma e retirados os miolos e as impurezas. No total foram cerca de 2,5 toneladas da flor, durante os 16 dias, doadas pelos produtores. Inspiradas no show de encerramento das atividades diárias da Disney, tanto a Parada de Flores (16h) como a Chuva de Pétalas (16h30) são as atrações que mais emocionam os visitantes. Diz a tradição que aquele que consegue pegar uma pétala no ar tem o seu desejo realizado. A Expoflora terminou no próximo domingo, dia 23 de setembro.
 
Em Bento Guia de Descontos

O Bento Convention Bureau, de Bento Gonçalves (RS) acaba de lançar o Guia de Descontos, um roteiro de benefícios diretos ao turista, com alternativas, diferenciais e descontos que tornam a estada na Capital Brasileira do Vinho muito mais atraente. As inúmeras vantagens são  proporcionadas pelos 46 estabelecimentos associados participantes. Disponível nos meios de hospedagem associados ao Bento Convention Bureau, o Guia de Descontos é entregue já no check in, no balcão de recepção do hotel. De posse do guia, o visitante pode montar seu próprio roteiro elegendo os pontos que deseja visitar, levando em consideração os benefícios oferecidos. Chegando ao local a ser visitado, basta destacar o ticket picotado e apresentá-lo ao profissional de atendimento, o que garante usufruir da vantagem oferecida. Os benefícios incluem brindes, taça de vinho ou espumante, uma garrafa de vinho por apartamento, café expresso, chopp e descontos percentuais que chegam a 20%.
 
Catavento de Prata
 

Sílvio Pessoa, presidente do CBTur, Carlos Casaes, organizador do Catavento de Prata, e Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia
 
Criado em 1978 pelos fundadores da extinta Gazeta da Bahia Turismo, o troféu Catavento de Prata tem solenidade agendada para o dia 27 de setembro (Dia Mundial do Turismo), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Na lista das  premiações do turismo instituídas no Brasil,  o evento baiano, chamado “Noite de Gala do Turismo Brasileiro”, ocorre em Salvador há 34 anos na semana do Dia do Turismo. São oito as categorias homenageadas: Hotel 3, 4 e 5 Estrelas, Agência de Viagens, Transportadora Aérea Nacional e Estrangeira, Órgão Oficial de Turismo e Personalidade. O patrocínio é da Bahiatursa. O organizador do prêmio, jornalista Carlos Casaes, explica que o nome “catavento” veio da ideia de ser um instrumento que produz energia, sempre numa movimentação para frente e para o alto e sem poluir. “Daí a alusão ao turismo que é a indústria que não polui”, defende. Casaes também esclarece que a seleção dos premiados é feita da seguinte forma: primeiro  através da votação direta dos presidentes de entidades de todos os estados. Depois, são selecionados os três mais votados de cada categoria, todos convidados para a festa. Já no próprio dia 27, durante a tarde, uma comissão nacional formada por um agente de viagens, um hoteleiro, um transportador, um jornalista e um dirigente de órgão oficial de turismo escolhe os vencedores entre os indicados. Dessa forma, somente no momento da solenidade são conhecidos os ganhadores do Catavento de Prata.

Parque aquático termal em Foz

Com o lazer cada vez mais em alta na cesta de consumo da população brasileira, parque aquático termal poderá ser diversão às famílias e turistas no entorno de Foz do Iguaçu. Em 2012, Foz do Iguaçu e região lindeira praticamente não sentem o inverno brasileiro, com temperaturas de 36º em pleno agosto. Mas a partir do próximo inverno, um novo atrativo será acrescido à Tríplice Fronteira. Em dezembro desse ano já serão inauguradas as primeiras atrações do empreendimento que se tornará, com a conclusão completa, o maior parque aquático da América Latina e o único com água termal natural aberto ao público para bilheteria. O Parque Aquático Termal Lago de Itaipu, localizado no município de Itaipulândia, a 60 km de Foz do Iguaçu, foi recentemente adquirido da Prefeitura do Município, por um grupo carioca de parques aquáticos, com 13 anos de experiência e sucesso com o Rio Water Planet, um complexo de grande porte localizado no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Serão investidos mais de 10 milhões neste projeto. Numa área superior a 262 mil m2, o parque aquático de Itaipulândia será o único do Brasil a oferecer duas piscinas de ondas no mesmo complexo. Terá um dos maiores tobogãs do mundo, e um dos mais cobiçados pelos amantes dos esportes de aventura, o chamado Bubba Surge – um tobogã gigante com oito pistas simultâneas de descida em botes para até quatro pessoas, que oferece a vantagem de possuir esteiras rolantes para a subida dos botes. Corredeiras de rio lento, rio selvagem, diversos pontos de piscinas com bares molhados e áreas gastronômicas são alguns dos atrativos. Haverá um telão led gigante, com visão em todos os pontos do complexo e as mais atualizadas formas de preservação do meio ambiente, de saúde e segurança para os freqüentadores.
 
Um milhão de visitantes
 


Alcançou um milhão o número de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A marca foi atingida no último dia 8 de setembro, dia subsequente ao feriado da Independência, ocasião em que 23.649 turistas visitaram o Parque, para conhecer as Cataratas e os outros atrativos da área de preservação. Site  www.cataratasdoiguacu.com.br.   (Foto Hoteliernews)

BRT divulga Santa Catarina 
 

 Adonai Arruda Filho) (E) Vicente Reis, gerente de produtos da BWT; Valdir Walendowski, presidente da SANTUR; Adonai Arruda, presidente da BWT; Celso Tesser, presidente da ABAV-PR; Flavio Agostini, diretor de Marketing da SANTUR e Adonai Arruda Filho, diretor comercial da BWT Operadora
 
Um jantar no Bourbon Convention Hotel no último dia 13, em Curitiba serviu para que a BWT Operadora, em parceria com a Santur,  reunisse 150 agentes de viagens, para promover o destino Santa Catarina. Durante o evento, a BWT apresentou os roteiros que a operadora propõe para a alta temporada e as ações de promoção do destino que estão sendo realizadas. Enfatizaram diretores da BWT Operadora que Santa Catarina apresenta múltiplas atrações, preços atrativos e diferenciais em beleza natural desde o Litoral até a Região Serrana. Walendowski falou sobre os atrativos turísticos de Santa Catarina, mostrando, com apoio de excelente filmete, o que vem sendo feito para dotar o Estado de uma estrutura que possibilite receber cada vez mais turistas. Lembrou a importância da proximidade do Paraná e o grande número de paranaenses que visitam ou passam férias em Santa Catarina, destacando também o volume de navios e de vôos charters que contribuem para movimentar o verão em Santa Catarina. Com sede em Curitiba, a BWT Operadora, criada em 1996, é apontada como referência em qualidade, credibilidade e diversidade em serviços turísticos. Mais informações no site: www.bwtoperadora.com.br.
 
Fluence GT na Serra do Rio do Rastro 
 

  A divulgação do potencial turístico do Estado, principal objetivo da Santur, consegue atrair turistas das mais diversas nacionalidades e que anualmente chegam em proporções cada vez maiores, refletindo nos números da economia catarinense, onde o turismo é responsável por cerca 12% do PIB estadual. Além de atrair os turistas, as belas imagens de Santa Catarina começam a despertar o interesse de especialistas da mídia em geral. A Santur recebeu comunicação do Tenente Cel. PM José Norberto de Souza Filho, comandante do Batalhão Rodoviário do Estado de Santa Catarina, informando que a Matel Comunicações, de São Paulo, solicitou autorização para realizar um vídeo release na Rodovia Serra do Rio do Rastro para uso interno da fabricante francesa de automóveis, marca Renault, para o lançamento do seu novo modelo, o Fluence GT. Isso prova que Santa Catarina vem sendo vista como destino ideal para divulgações de toda ordem.

 
Fim da linha
 A partir de outubro, a Gol Linhas Aéreas encerrará as vendas de passagem com destino ao Chile. Para mais informações, deve-se entrar em contato com a companhia, por meio da Central de Atendimento, via e-mail - contactenos@golnaweb.com.br - ou pelo telefone 188 800 300 300.  A Gol voa ainda para 13 países da América do Sul e Caribe, entre os quais Argentina, Paraguai, Aruba, República Dominicana e Venezuela.

ITB parceira da ABAV

A Feira de Turismo das Américas fechou acordo de cooperação com a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim. A parceria foi firmada durante a 46ª edição da feira alemã, que contou com a participação de expositores de 187 países. O intercâmbio com a ABAV contribui fortemente com a exposição global do evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens e que já registra recorde de participação internacional (50 países confirmados) para 2012, em sua 40ª edição. 

 

Companhias aéreas desembolsaram                                                                                                        
Em cumprimento à determinação da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, na Resolução Nº 141, criada em 2010, de indenizar passageiros em decorrência de atrasos e cancelamentos de voos, as companhias aéreas, AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR, desembolsaram mais de R$ 70 milhões no ano passado. Tal valor permitiria praticamente a compra de um jato ERJ 190 da Embraer, com capacidade para 100 passageiros. Embora a responsabilidade de todo o processo de viagem de avião não seja exclusiva das empresas aéreas, são elas que indenizam os passageiros. Condições meteorológicas, greves de trabalhadores e infraestrutura dos aeroportos, entre outras razões, podem ocasionar atrasos e imprevistos. No ano passado, por exemplo, as cinzas do vulcão Puyehue, no sul do Chile, e paralisações de funcionários em aeroportos tiveram grande impacto no tráfego aéreo comercial brasileiro. “Muitas variáveis compõem a experiência de voar e entendemos que não há como tratá-las de maneira isolada, pois o transporte aéreo consiste em uma grande rede, que aglutina várias fases. Nosso grande compromisso é com quem viaja de avião, portanto, as empresas associadas têm se dedicado em prestar o melhor atendimento aos consumidores, sobretudo nessas condições”, explica Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR. 


Dia da Criança nos Hotéis 10

Hotel 10 de Curitiba e União da Vitória (PR), Joinville (SC), São Leopoldo (RS) e Dourados (MS) oferecem 20% de desconto na diária para o feriadão do Dia da Criança (12 a 14.10). Todas as unidades incluem café da manhã e estacionamento de cortesia, internet grátis na recepção,  duas camas de casal no apartamento, para até quatro pessoas, segurança 24 horas, animais são bem vindos entre outras regalias.
 
Hotel 10 Curitiba  (PR)
 
Localizado à BR 376,  km 599,  Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 10895, no bairro Cidade Industrial de Curitiba, a poucos minutos do centro da cidade. Curitiba é rica em atrações turísticas em que se destacam a Praça Tiradentes, a Rua das Flores, a Rua 24 Horas, o Setor Histórico com igrejas e edificações centenárias, vários museus, a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, diversos parques com natureza exuberante e monumentos temáticos, variada gastronomia, com destaque para o eixo gastronômico Santa Felicidade, variedade de eventos culturais, opções noturnas e as mais conceituadas universidades. Telefone: (41) 3212-4410, E- mail: reservascuritiba@hotel10.com.br

Hotel 10 União da Vitória (PR)
 
Situado à Rodovia BR 476 - Trevo BR 153 , 4501, bairro Ouro Verde, a cinco minutos do centro da cidade. União da Vitória é uma cidade de 71 mil habitantes e excelente qualidade de vida. Vários pontos turísticos estão localizados no perímetro urbano, como o Bosque das Araucárias, vários parques ambientais, a Ponte Férrea, a Estação Rodoferroviária, a Igreja Ucraniana São Basílio Magno, o Morro do Cristo (4 km do centro) entre outros. Telefone: (42) 3521-1010, E-mail: reservasuniao@hotel10.com.br.

Hotel 10 Joinville (SC)
 
Localiza-se à Rua Dona Francisca (em frente a Indústria Whirlpool/Embraco) , 7173, bairro Distrito Industrial de Joinville, a poucos minutos do centro da cidade. Em Joinville pode-se visitar museus, passeios aos redutos de Turismo Rural,  passeio com o barco Príncipe de Joinville pela Baía Babitonga até São Francisco do Sul (uma das cidades mais antigas do Brasil), a Via Gastronômica (Rua Visconde de Taunay), com sucessão de restaurantes das mais variadas sugestões étnicas de gastronomia, o Complexo Expoville, grandes shoppings e universidades com as mais variadas faculdades.Telefone: (47) 3145-9510, E-mail: reservasjoinville@hotel10.com.br.

Hotel 10 São Leopoldo (RS)
 
Situado à Av. Getúlio Vargas , 3952, bairro São João Batista, próximo ao centro da cidade. Em São Leopoldo o visitante pode conhecer o Barco Martin Pescador, que realiza passeios pelo Rio dos Sinos para percorrer  a jornada dos imigrantes alemães, com atividades ambientais a bordo. A Casa do Imigrante, com exposições temáticas relativas à imigração alemã. (São Leopoldo recebeu a primeira leva de imigrantes alemães do Brasil, em 1824). A Igreja Nossa Senhora da Conceição, a praça com o Monumento ao Imigrante às margens do Rio dos Sinos, o Museu do Trem, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, situados em meio ao casario histórico, que convidam a caminhadas pelas ruas antigas da cidade e centrais, com intenso comércio. São Leopoldo é sede da UNISINOS, umas das mais conceituadas universidades do Brasil. Telefone: (51) 3579-4810, E-mail: reservassaoleo@hotel10.com.br.

Hotel 10 Dourados – (MS)
 
Situa-se no prolongamento da Avenida Marcelino Pires, No 10.105, área de intenso movimento de empresários do setor agrícola e estudantes universitários. Junto ao hotel há um restaurante Grill, onde também é servido o café da manhã, além de um posto de gasolina para abastecimento de veículos de pequeno porte. Dourados é uma “cidade dourada”, no sentido de empreendedorismo, economia e progresso. Segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, situa-se a 235 km da capital, Campo Grande, próximo à divisa com o Estado do Paraná e a 120 km do Paraguai, onde se localiza um dos maiores shoppings da América do Sul. Conhecida como “Cidade Brasil Escola”, tem quatro universidades e atrativos turísticos como a Catedral Imaculada Conceição, os parques Antenor Martins e Arnupho Fioravanti  com estrutura de lazer, a Usina Filinto Müller (Usina Velha) entre outros. Telefone: (67) 3424-2659, E-mail: contato@hotel10.com.br. Sites da Rede Hotel 10: www.hotel10.com.br e www.hotel10.eco.br

Quinta do Bucanero - Imbituba - Clique na imagem para ampliá-la - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário