terça-feira, 16 de outubro de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Viagens facilitadas



Os procedimentos exigidos na concessão de vistos americanos, hoje em dia (2012) em seus últimos meses do ano, ficaram menos rígidos,em conseqüência das  eleições nos Estados Unidos, para a entrada de turistas brasileiros, assim pensamos nós... Por que antes era uma verdadeira porta de aço intransponível, sem contar o tratamento duro e sem facilidades que os executivos das embaixadas aplicavam em nós brasileiros e nos sulamericanos... Ouvia-se muito passar para os Estados Unidos pelo México, atravessar rios sob ameaças de metralhadoras e cães, com auxílio dos temidos “coiotes”, estão lembrados disso? O presidente Barack Obama diante de vários contatos e exposição de  motivos do Governo Brasileiro e de outros países subdesenvolvidos e necessitando hoje, dos  “turistas consumidores” parece que “afrouxou” um pouco mais, na entrada de estrangeiros em seu País...Em São Paulo por ouvi dizer, através de despachantes especializados, consegue-se agendamentos rápidos, com taxas razoáveis.
Mas em recente acordo entre o Governo do Brasil e a União Européia, determina a isenção de visto, exceto para o Reino Unido e a Irlanda. A medida vale para 25 países. O decreto da Presidenta Dilma já foi publicado no Diário Oficial da União. Unilateralmente, porém, cada país poderá romper o acordo. As negociações já existentes permanecem em vigência. No acordo foram incluídos Letônia, Malta, Chipre e Estônia, países que passaram a fazer parte da União Européia. A medida é recíproca, portanto vale também para os europeus que vierem para o Brasil por até três meses. A União Européia é um bloco político e econômico formado por 27 países. Pelo acordo, a isenção é válida para passaportes comuns e viagens até três meses de duração. Mas o texto permite a prorrogação do período desde que negociado com as autoridades de cada país. O fim do visto vale para quem viajar a turismo, visitar parentes e participar de conferências, reuniões e congressos - exceto quando a pessoa recebe recursos públicos para a participação. As agentes de viagens do Sul Catarinense, Carol Gaidzínski e Cátia Gonçalves (foto) estão satisfeitas com o atendimento atual das autoridades, responsáveis pelas concessões dos vistos e passaportes.
PIT STOP
*O Governo do Estado de Santa Catarina, através de nota oficial de sua Secretaria de Estado de Turismo,Cultura e Esportecomunica que devido a uma queda na arrecadação do ICMS, que causou um déficit de cerca  de 70 milhões na  previsão orçamentária para pagamento de projetos no exercício de 2012, o Governo do Estado e  o Grupo Gestor de Governo restringiu gastos e estipulou as seguintes ações: - Os Conselhos Estadual de Turismo, Cultura e Esporte deverão se reunir no máximo uma vez por mês, ou número de vezes que achar necessário, porém sem gerar custos; - As solicitações de diárias e passagens devem ser pedidas com antecedência e de, no mínimo dez dias; - Juntamente com as solicitações de diárias é necessário o encaminhamento da pauta da reunião a ser realizada.O Governo do Estado de Santa Catarina esclarece que desta maneira será possível otimizar o tempo e diminuir  custos para poder atender aos proponentes das áreas do Turismo,Cultura e Esporte. Atenciosamente Secretaria de Estado,Turismo Cultura e Esporte - Assessoria de Comunicação - Coordenadora de Comunicação - Tatiana Kinoshita (48) 3212-1956, Jornalista - Bruna Bertoldi (48)3212-1936. imprensa@sol.sc.gov.br.
*Clique agora em www.feiradasamericas.com.br, inscreva-se (imprensa) e fique por dentro do Congresso da Abav no Rio de Janeiro, nas dependências do Rio Centro dias 24,25, e 26 de outubro de 2012. Participe do maior evento da América Latina. Os jornalistas da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo serão recebidos por seu Presidente Nacional Hélcio Estrella (SP), com estande próprio, acompanhado por Gutemberg Bogéa (MA) e da secretária executiva Márcia Arruda (SP).
*A cidade de Bento Gonçalves (RS) sai na frente e reúne dez renomados escultores internacionais de 13 a 28 de outubro de 2012, como parte alusiva aos 20 anos de funcionamento do Roteiro Caminhos de Pedra. A iniciativa é da Associação Caminhos de Pedra em parceria com o Instituto Tarcisio Michelon. O Primeiro Simpósio contará com a presença de Jean Claude Lambert (França), Alessandro Canu (Itália), Cristobal Delgado (Espanha), Liu Yang (China), Inowe Baku (Japão), Thierry Ferreira (Portugal), Paulo Anguiski (Brasil), Emiliano Sacco (Argentina),Tobel (Alemanha) e Petre Petrove (Bulgária). As obras produzidas pelos escultores durante o evento serão doadas ao Município gaúcho. Contatos comangelamartins13@hotmail.com e vania.monteiro@ibade.org.
* O 24º Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul, já têm 95% dos espaços comercializados no Serra Park, com 400 estandes e mais de duas mil marcas. Os diretores Marta Rossi, Marcus Vinicius e Eduardo Zorzanello confirmaram a presença da Companhia Aérea Air China e com isso o mercado asiático debutará no Festuris em 2012. Agende-se: de 22 a 25 de novembro a opção de bons negócios é a cidade de Gramado(RS). Aproveite e conheça o Natal Luz! www.martaesilvia.com.br
*Santa Catarina, neste mês de Outubro, abre em Blumenau e Itapiranga a tradicional Oktoberfest, Itajaí a Marejada, Brusque a Fenareco e por aí vai, em Treze Tílias, Jaraguá do Sul. Clique o site da Santur, o órgão oficial de Turismo e conheça todas as festas (www.santur@santur.sc.gov.br). Enquanto isso no Turismo Desportivo, o Criciúma se aproxima da primeira divisão!
*Você conhece o Brasil? É mais um projeto do Ministério do Turismo à disposição dos internautas. Clique emhttp://blog.turismo.gov,com . O aplicativo “Você conhece o Brasil?” é um jogo que convida no Facebook a conhecer as principais ações do MTur para a melhoria da infraestrura turística de nossos destinos. Na foto, Thelma Maranhão e Luzinete Bispo, jornalistas de Palmas (TO) com este colunista, durante o Congresso Nacional da Abrajet em Imbituba (SC).
*A comentarista motivacional Professora Maria Dal Farra Naspolini (Unesc), que durante cinco anos foi ouvida com muita atenção e respeito pelos ouvintes da Rádio Difusora AM 910 (www.difusora910.com.br), despediu-se dos ouvintes com um emocionado “Bom dia queridos amigos”. Que pena!
*No Turismo Político (Animação Turística), em todo o Brasil após as eleições surgiram as alegrias e as decepções e muita brincadeira (coisa normal entre os brasileiros). Uma delas é que uma cidade do interior no Sul do Brasil não conseguiu encontrar madeira para fazer uma “barca” para transportar os candidatos à Câmara de Vereadores que não conseguiram se eleger (não seria Criciúma?). De quase 200 candidatos, só conseguiram vagas 17 candidatos...O povo está muito exigente!
*O historiador Mario Belolli, fundador da Associação Criciumense de Imprensa, programando  as atrações da IV Semana da Imprensa de Criciúma (SC), que acontecerá de cinco a dez de novembro de 2012, na Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, localizada na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade catarinense. Contatos pelo e-mail mbelolli@gmail.com.  
*VEM AÍ...o Horário de Verão que começa no próximo dia 21 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e mais o Estado do Bahia e trará uma diminuição da demanda de energia nos horários de pico entre 5% a 5,5% dando maior estabilidade ao sistema elétrico, mas não representará redução da conta de luz para o consumidor. A avaliação é do professor Reinaldo Castro Souza do CTC/PUC do Rio de Janeiro.
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário