quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Baleia Franca 2013

I-Sobre o Projeto Baleia Franca- O Projeto Baleia Franca foi criado em 1982, a partir da redescoberta da espécie no litoral Sul do Brasil. O objetivo fundamental é garantir a sobrevivência e a recuperação populacional da baleia franca em águas brasileiras, através da investigação científica, monitoramento desta população, educação e concentração das comunidades e visitantes do litoral, visando impedir o molestamento dos animais. O Projeto Baleia Franca mantém dois espaços educativos abertos à visitação pública: o Museu da Baleia em Imbituba (SC), instalado na última estação baleeira do Sul do Brasil e único no gênero na América Latina, e o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em sua sede operacional localizada na Praia de Itapirubá/Imbituba, que também serve de base para o programa de treinamento de estudantes universitário com este tipo de “Turismo Sazonal”.

II-Em qual período do ano as baleias podem ser avistadas no litoral Catarinense?- De julho a novembro (inverno e primavera) elas vêm para Santa Catarina para “acasalar e procriar”. A partir de junho já registramos a  chegada dos primeiros indivíduos, sendo que a maioria começa a chegarem julho atingindo um pico de ocorrência em setembro, sendo os últimos indivíduos avistados em novembro. A última avistagem no ano passado foi registrada em 23 de novembro. A partir daí as baleias começam a migração de volta para as águas geladas da Antártica, nas proximidades das ilhas Geórgias do Sul onde se alimentam durante o verão.

III-Por que as baleias procuram o nosso litoral? Os fatores estão relacionados à temperatura mais amena, águas calmas e rasas, ambiente adequado para o nascimento e cuidados com os filhotes nos primeiros meses de vida. Há preferência ainda, por regiões que ofereçam proteção contra predadores naturais, como orcas e tubarões. Além disso, pares de mãe-filhote tem preferência por águas rasas para evitar interações com outros grupos de baleias francas, interações essas que podem representar um alto custo energético para as baleias.

IV-Quais as características das baleias francas? O que são as calosidades que possuem na cabeça e qual a importância para a pesquisa científica? As baleias francas têm algumas características peculiares. São facilmente distinguidas das outras baleias principalmente pela ausência da nadadeira dorsal e pelas calosidades da pele, características na região da cabeça, ao redor do orifício respiratório e da boca. As calosidades existentes na cabeça das baleias francas consistem de espessamentos naturais da pele infestados por colônias de ciamídeos (pequenos organismos chamados popularmente de “piolhos- de- baleia” responsáveis pela coloração branca ou amarelada. O conjunto dessas calosidades forma um padrão único a cada indivíduo (como a nossa impressão digital) e permite a identificação individual das baleias francas. Atualmente temos 670 baleias francas catalogadas no Brasil. A coloração do corpo é predominantemente preta podendo variar ao acinzentado com manchas brancas no ventre. Alguns indivíduos podem apresentar manchas brancas ou acinzentadas no dorso, que também podem ser utilizadas para identificação individual. Pode ocorrer também o nascimento de filhotes semi-albinos, que possuem o corpo predominantemente branco com pintas pretas. Estes indivíduos, contudo, ficam acinzentados quando adultos. As fêmeas geralmente são maiores que os machos, podendo chegar a 18 metros de comprimento e pesar 60 toneladas.

V- Desde que começou o Projeto, nestes 30 anos, houve crescimento ou decréscimo no número de baleias avistadas?Quando começaram os relatos e constatações sobre a presença das baleias eram raríssimas. Ao longo dos anos as atividades de pesquisa e conservação realizadas permitiram que a população tivesse uma recuperação bastante significativa ainda que lenta, mas nos últimos vimos constatando um aumento da população de 14% ao ano.

VI-Qual a estimativa do número de baleia francas que migram para o Brasil anualmente? A partir de sobrevôos que são realizados todos os anos ao longo litoral sul são registrados uma média de 100 baleias por ano, no período reprodutivo no Brasil.

Com prazer reproduzo a entrevista dos competentes membros do Projeto Baleia Franca, concedida a revista COCKPIT. Mas com pesar, lembro-me que convivi (entre Imbituba/Laguna ) no período da matança das indefesas e dóceis baleias francas em (1944/1945) e hoje com alegria, divulgo, defendo e respeito o trabalho do Projeto Baleia Franca, APA e as autoridades constituídas brasileiras. Durante o Congresso da Abrajet em Imbituba apresentei sugestões para a construção de um atracadouro para a saída de turistas que observam as baleias em nosso litoral. Aguardamos as providências do Poder Municipal. PARABÉNS A TODOS! SALVE IMBITUBA (SC), A CAPITAL NACIONAL DA BALEIA FFRANCA.
Mais informações com karina@baleiafranca.org.br e com o guia ambiental da APA Julio Cesar Vicente (roteiro.sul@hotmail.com). As baleias Francas estarão de volta em 2013.

PIT STOP

*A coluna vem sugerindo vez por outra a leitura de alguns links. Agora chegou a vez para quem gosta do turismo esportivo e carros antigos (clique em WWW.kg1971.blogspot.com.br, do colecionador  e  nosso amigo Roberto Amboni (Roberto@amboni.com.br).

*No Turismo Desportivo, o Criciúma que continua assustando seus torcedores com três partidas perdidas em casa (Barueri, Joinville e São Caetano) foi cobrado até com vaias e pedrada em nosso repórter Jorginho em pleno trabalho, agora com mais uma chance em Natal contra o América. Dá-lhe, Tigre! Santa Catarina confia em ti...

*A Prefeitura Municipal de Içara deverá manter limpo o Balneário Rincão até 31 de Dezembro de 2012 e a Cooperativa Aliança com a iluminação pública. Em resumo: os veranistas estão chegando e as ruas continuam com lixo, lama e mato, sem falar nos terrenos baldios com cobras, lagartos, gambás e tudo mais... É histórico no Balneário Rincão (agora Município) receber seus freqüentadores, depois das eleições em Içara (SC), em total abandono..O povo está de olho! Isto é lamentável....Mas caramba, estamos em 2012! Isto têm que MUDAR!

*Um dos maiores “points” turísticos da Bahia, o Morro de São Paulo, apresentará a Primeira Festa GLS (LOVE PARADISE) com forte programação da Agência e Operadora Rota Tropical (www.rotatropical.tur.br) . Fale com Giselle, Mariana, Raica, Rafael, Willian e Marcio ou com os agentes da ROTA na Bahia (reservas@rotatropical.tur.br) (facebook.com/festa Love paradise).

*O jornalista Paulo Roberto Pereira, presidente da Abrajet de Manaus (AM) com sua coluna “Turismo C7”, editada no Jornal do Comércio de Manaus, fazendo sucesso no Turismo mundial. Parabéns, colega! (e-mail Paulo@editarcom.br.

*A Serra do Rio do Rastro, uma atração turística mundial, a partir de 2013 nos fins de semana o horário de tráfego de caminhões nos fins de semana e feriados, contarão com o apoio de uma balança perto da Policia Rodoviária Estadual na boca da serra. Com essas providências solicitadas ao DEINFRA e Governo do Estado de Santa Catarina, o trânsito será facilitado aos milhares de turistas, que poderão apreciar com segurança aquela fantástica obra de arte. Voltaremos ao assunto!

*O Projeto dos Guardiões do Cabo de Santa Marta, liderado por moradores do Farol de Santa Marta, em Laguna, Santa Catarina, conta com nosso apoio e da Abrajet (SC) - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. A limpeza e coleta do lixo (fotos)  vem sendo feita por jovens empresários e frequentadores deste famoso balneário. Caçambas serão colocadas em pontos estratégicos (entrada e saídas) para o recolhimento dos sacos plásticos. A demora no recolhimento através dos caminhões da Prefeitura Municipal de Laguna do lixo, defronte as casas de veraneio e estabelecimentos comerciais foi o causador das ações do Projeto dos Guardíões. João/Kathiuce e Ricardo Pereira(Fifo), outros jovens nativos e populares. Parabéns, amigos! Contato www.baiukapousada.com.br, fones (48) 9994-1957 e (48)3647 6232.

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).

DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário