segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Pharol de Santa Marta



(Antigamente) - Após a presença humana pré-histórica, 400 anos atrás comprovada pela presença dos sambaquis, a ocupação efetiva do Pharol começou em maio de 1909, quando um grupo de pescadores, liderados por Eliziário Patrício, se estabeleceu no local em função da fartura de peixe, principalmente a tainha. Eliziário havia trabalho durante 11 anos na construção do Pharol, inaugurado em 11 de junho de 1891, e dizia que havia um tesouro escondido na costa para convencer os parceiros as se estabelecer no local. O tesouro era a abundância de peixe que o grupo, aos poucos, com uma pequena canoa, foi aprendendo a pescar com redes de fibra de coco. Outras famílias foram chegando e construindo suas cabanas com a madeira do mato que ainda vicejava por ali. O acesso ao vilarejo era dificultado pelas imensas dunas que se deslocavam com o vento. Em 1940, a Marinha construiu uma estrada que saía pelo Morro do Céu, ao Norte da Praínha e ligava com o Canto da Lagoa. Mas as dunas eram implacáveis e outra estrada, a atual, precisou ser construída na década de 70. Foi também quando chegou a energia elétrica no Pharol e com ela os turistas e os novos valores da cidade grande. O turismo passou a ser uma fonte de renda para os pescadores que, na ausência de pousadas, recebiam com hospitalidade os visitantes nas suas casas. Foi vital para a sobrevivência dos nativos quando a pesca escasseava. Aos poucos foram construindo anexos às suas casas para locação e hoje é uma ótima alternativa de hospedagem na Pharol. Texto extraído do livro “Pharol de SantaMartha-Laguna-SC), com a devida autorização do escritor Eduardo Tavares  https://mail.google.com/mail/ca/#inbox/13b0420cbca2d70d, a quem agradecemos. Informamos aos interessados que ele ainda dispõe de alguns livros para a comercialização. Contatos-e-mailete@terra.com.br e através do  site www.e-tavares.com.br.
Quem poderia prever que após 121 anos (1891-2012) a história trazida pelo escritor Eduardo Tavares sobre o Farol de Santa Marta Grande, contando o feito do pescador Eliziário Patrício e seus companheiros, seria ainda lembrado por nativos, turistas, fotógrafos, jornalistas e jovens defensores do meio ambiente através do Grupo Guardiões do Cabo de Santa Marta de Laguna, Santa Catarina? Sem esquecer que este monumento, o Farol,foi projetado pelos franceses, inaugurado no dia 11 de junho de 1891,construído à base de pedra, areia, barro e óleo de baleia. Possui 142 degraus em escada caracol, 29 metros de altura. Foco 74 metros e alcance geográfico de 92 kms e continua em pé prestando serviços aos navegadores, para o orgulho de todos nós brasileiros.
 PIT STOP
*Na comunidade do Farol de Santa Marta, em Laguna/SC, todos entristecidos pela passagem para o Oriente Eterno do nosso nativo e querido amigo João, que aparece na foto com sua amiga Kathiúce, da Pousada Baiuka.
*Por favor senhores vereadores do Munícipio de Laguna (SC), um dos mais procurados pontos turísticos de Santa Catarina continua abandonado. O FAROL DE SANTA MARTA necessita de melhor iluminação nas ruas e acesso RODOVIÁRIO dígno. Sem falar na coleta de lixo organizada. Por que tanto desprezo? Com a palavra, o novo Prefeito eleito, pois 2013 está às portas e o Verão também....Voltaremos ao assunto!
*Que coisa, não? Faz um bom trabalho, classifica o Tigre, corta o cabelo e depois vai embora. Fiquei ESTUPEFATO! Isso não poderia acontecer. Coisas do futebol. Uma pena, o diretor do Criciúma Esporte Clube, senhor  Valdeci Rampinelli, sempre foi peça importante e respeitado por todos. Volte, para o bem do tricolor predestinado!
*No turismo político teremos eleições em Criciúma (SC) e Balneário Rincão (SC), no dia três de março de 2013. Novos prefeitos e novos secretários serão escolhidos. E agora? Certamente novos gastos! Mas, lembramos as palavras (traduzidas) do ilustre Ministro Joaquim Barbosa em seu discurso de posse no STF: “Nem todo o Brasileiro é tratado com igual consideração quando procura o serviço da Justiça”.
*Alguém ouviu falar mais na RODOVIA INTERPRAIAS? Gostaria de saber alguma novidade também sobre AEROPORTOS. QUANDO ENTRARÁ EM AÇÃO O DE JAGUARUNA (SC)? AH! E A PISTA DO DIOMÍCIO FREITAS DE CRICIÚMA (SC) JÁ FOI AUMENTADA? A COLUNA NECESSITA INFORMAR AOS LEITORES E USUÁRIOS. O Tigre  está na Série A, e agora?
*Pela falta de uma Secretaria Municipal de Turismo, a cidade de Criciúma,em Santa Catarina, a população turística e cultural sente há quatro anos a ausência de um CALENDÁRIO DE EVENTOS. Com a palavra a Municipalidade, que administra os Centros de Eventos e o Teatro Municipal. É bom lembrar que “o costume da frequência pede informações antecipadas”. ACORDA, CRICIÚMA!
* A Feira do Livro de Criciúma (SC) em andamento na Praça Nereu Ramos, não trouxe neste ano os estandes procuradíssimos das Academias Criciumense de Filosofia e da Academia de Letras. O que houve, presidente da Fundação Cultural Serginho Zapelini? Seria o fim do mandato?
*Um dos maiores “points” do turismo da Bahia, o Morro de São Paulo, preparado para receber a Love Paradise, a primeira festa LGBT , com uma programação espetacular em sete de dezembro de 2012. Clique no site da Agência Rota Tropical e confira. (www.morrodesaopaulobrasil.com.br) .
* Caramba! Como passou depressa o ano 2012, não é mesmo? Já estamos ouvindo as “musiquinhas” natalinas e vendo o Papel Noel todo “bobo e enfeitado” por aí. Salve o Natal. Que ele nos traga dinheiro,saúde, muita paz a todos...e mais uns “aninhos” de vida por aqui...He! He! He!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário