quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - ABRAJET



FALANDO DE TURISMO


PLANO CATARINA

A Serra Catarinense recebeu o Seminário com objetivo de transferir know-how para implantação do Plano Catarina 2020 Encontro, que aconteceu no último dia 13, no Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares em Lages, atualizando e sensibilizando profissionais e gestores para o revigoramento e expansão da atividade turística na região, por meio da melhoria da qualidade do marketing. Participaram do encontro profissionais ligados ao turismo, como gestores públicos, operadores, agências de viagens, transportadores, hoteleiros, restaurantes, casas noturnas, guias de turismo e demais empresas que atuam na região. O Governo do Estado, através da SANTUR – Santa Catarina Turismo, dá continuidade ao projeto "A Santa Catarina que Queremos – Qualidade do Marketing", como parte do Plano Catarina 2020 – Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina, realizando em Lages, com consultoria da Chias Marketing, o terceiro de uma série de Seminários Regionais.

Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra


TRADE TURÍSTICO

Esta etapa de aproximação com o trade turístico e demais envolvidos com a atividade turística em cidades catarinenses tem como principal objetivo a transferência de tecnologia e aprofundamento da metodologia técnica e do conteúdo de cada plano regional nas respectivas regiões turísticas do Estado. Neste encontro, os debates foram sobre o marketing turístico da região Serra Catarinense, que receberá estratégias e promoções diferenciadas nos próximos anos. A região compreende também as cidades de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici, Urupema. A apresentação seguinte foi realizada em Treze Tílias (14/11). Em dezembro, receberão os Seminários as cidades de Joinville (3/12), Blumenau e Balneário Camboriú (4/12), Florianópolis (5/12), São Miguel do Oeste e Chapecó (6/12).

NATAL & RÉVEILLON



Já decidiu onde vai ser o seu final de ano? Demorou ! Aqui mais umas dicas.
Fazenda Boqueirão em Lages, a Princesa da Serra e abaixo na fantástica Termas de Piratuba.


QUINTA DO BUCANERO

A trajetória da Quinta do Bucanero – hotel na Praia do Rosa (Imbituba/SC) que pertence à Associação Roteiros de Charme e é considerado pelos meios especializados um dos melhores para casais no Brasil – foi um dos cases apresentados na abertura da Semana Global do Empreendedorismo, que aconteceeu entre os dias 12 e 14 de novembro, em Garopaba (SC).  Gestora e proprietária da Quinta do Bucanero, minha grande amiga Jaqueline Biazus, destacou a recente conquista do cobiçado “Selo Sustentável” do Guia Quatro Rodas 2013, conferido a apenas 73 hotéis em todo Brasil.

Clique na imagem para ampliá-la

A Semana Global do Empreendedorismo é um evento de caráter internacional, que acontece em mais de 120 países, e tem como objetivo inspirar, capacitar e discutir a cultura empreendedora. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Garopaba (ACIG) – em conjunto com o Instituto Federal – Campus Garopaba e outros parceiros – o evento foi aberto na segunda-feira, 12 de novembro, com uma mesa redonda em que  empresários locais apresentaram cases de sucesso, entre os quais a proprietária da Quinta do Bucanero, Jaqueline Biazus. Ao recordar a trajetória da Quinta do Bucanero – suas conquistas e desafios –  destacou o que acredita ser vital para o sucesso de qualquer negócio: a busca incessante pela qualidade. “No dia em que a empresa achar que tudo está ‘dominado ‘, neste dia ela começa a quebrar. Nunca estamos prontos”, afirmou.

SELO SUSTENTÁVEL


A empresária aproveitou para anunciar a mais recente conquista da Quinta do Bucanero: o Selo Sustável, creditado pelo Guia Quatro Rodas 2013,  uma das publicações mais respeitadas no país, que acaba de chegar às bancas. “ Há muito queríamos este selo e finalmente o conquistamos. Na edição 2013, apenas 73 hotéis de todo o Brasil o receberam. Mas isso não significa que o teremos para sempre. Por isso eu costumo dizer que nunca estamos prontos. Os desafios e a responsabilidade sobre o que já conquistamos são cada vez maiores”, concluiu.

BALNEÁRIO CONVENTION

Clique na imagem para ampliá-la

O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau apoia dois importantes eventos que acontecem neste feriado na cidade: XIII Congresso Catarinense de Clínica Médica e XI Congresso Catarinense de Medicina de Urgência, e o BC Moto Turismo. O Convention Bureau, entidade que se preocupa em captar e promover Balneário Camboriú, apoia o Congresso Catarinense de Clínica Médica, na divulgação e indicações de restaurantes e serviços para eventos, e o BC Moto Turismo, na divulgação.

DESAFIO DAS ESTRELAS

Fernando Alonso será uma das principais atrações para a próxima edição do Desafio Internacional das Estrelas, nos dias 12 e 13 de janeiro, no Kartódromo Internacional Beto Carrero World. O anúncio foi realizado em entrevista coletiva realizada por Felipe Massa, idealizador do evento. Além de anunciar a participação de seu companheiro de Ferrari na Fórmula 1, Massa revelou novidades e citou as negociações com astros de primeira grandeza do esporte a motor, como Valentino Rossi e Michael Schumacher. "Também podemos ter outros estreantes, como o (japonês Kamui) Kobayashi, e alguns outros. O mais difícil é conciliar as agendas de todos eles. Pensando nisso é que mudamos a data do Desafio para janeiro, e acho que acertamos com essa alteração", destacou Massa.


"O Desafio das Estrelas é a coroação do nosso Kartódromo com a melhor prova de kart do mundo e pilotos renomados como Alonso", comenta o presidente do Parque, Alex Murad. Para Alex, esta prova reafirma que a combinação de parque de diversão e velocidade dá certo, a exemplo do Parque da Ferrari. "Esta sinergia é interessante para ambos". "O evento reafirma a parceria com o Carlinhos Romagnolli, que já realiza o Mundial de Motocross no Beto Carrero World, o que inclusive rendeu o título de melhor evento, devido ao profissionalismo e dedicação da Romagnolli Eventos", conclui Alex Murad. 

 Infinity Blue Spa & Resort - Balneário Camboriú

ESTRUTURA MELHORADA

Carlinhos Romagnolli, da RM Racing Events, organizadora do Desafio, lembrou que a nova estrutura oferecida pelo Beto Carrero World será ainda mais completa. "Teremos muitas vantagens em termos de estrutura. As arquibancadas serão todas cobertas, teremos uma sala de imprensa com capacidade para mais jornalistas, além de um amplo estacionamento. O que não mudou foi o caráter beneficente do evento. Toda a renda obtida com a venda de ingressos de arquibancada será destinada a instituições de caridade", lembrou Romagnolli. Como aconteceu nos anos anteriores, as corridas serão realizadas no sábado a noite e no domingo pela manhã. A primeira terá transmissão ao vivo no canal por assinatura Sportv e a segunda, será mostrada ao vivo pela TV Globo. Disputado desde 2005, o Desafio das Estrelas teve Massa como campeão em 2006. Daniel Serra (2005), Michael Schumacher (2007 e 2009), Rubens Barrichello (2008), Lucas di Grassi (2010) e Jaime Alguersuari (2011) completam a lista de vencedores.

TURISMO NA FRANÇA


Depois de participar da World Travel Market (WTM) em Londres, a Secretaria de Turismo do Recife conferiu o Salão Internacional de Turismo e Viagens, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de novembro, em Colmar, na França. Em sua 28ª edição, a feira está entre as mais importantes do país com um público de 27 mil visitantes. O parque de exposições recebeu simultaneamente o evento Solidaríssimo - Salão de Turismo e da Economia Solidária, que está em sua quarta edição. A proposta foi estabelecer valores para um turismo em que o povo seja o elemento fundamental da viagem, inserindo o homem no coração da jornada e com nítido objetivo de desenvolvimento dos destinos. A idéia é que sejam respeitadas a cultura, a natureza e os povos, tendo participação da população nas diversas fases dos projetos de desenvolvimento turístico.

BF CATARATAS

Vem aí o Black Friday Cataratas, uma megaliquidação que acontece entre os dias 29 de novembro a 4 de dezembro em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad Del Leste. O desconto vai de 20 a 70%. O objetivo é movimentar a economia e fazer um intercambio de produtos que são comercializados e variam entre alimentos, confecção, calçados, eletroeletrônicos, informática, gastronomia, hospedagem, entre outros. A expectativa é reunir mais de mil lojas das três cidades e são esperados mais de 800 mil turistas que virão a Fronteira Trinacional para comprar os produtos característicos que cada cidade oferece.

Clique na imagem para ampliá-la

Em Foz do Iguaçu, lojas da Avenida Brasil e hotéis, agências de viagem, transfer e restaurante aderiram a BF Cataratas e já divulgam a ação comercial de vendas, pois acreditam que essa iniciativa vai reformular idéias, dar uma injeção de ânimo e renovar o comércio local. A BF Cataratas é realizada pela Câmara de Comércio da Tecnologia da Informação do Paraguai/CCTI e conta com o apoio de Foz do Iguaçu através da Prefeitura Municipal, do Iguassu Convention & Visitors Bureau e da Associação Comercial. Da Argentina tem o apoio das Câmaras de Turismo e do Comércio e de um grande grupo de empresários.

LUZ DO MUNDO

O nascimento de Jesus através da tradição do presépio de barro. Esse é o tema do espetáculo Luz do Mundo, no Natal de Gravatá, que acontecerá nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro, sempre às 19 horas, no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar, com entrada gratuita. Em sua segunda edição, o espetáculo promete emocionar a plateia em quatro apresentações que misturam cores, luzes e acrobacias aéreas e no solo. O evento é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá.


O Luz do Mundo tem a assinatura do artista italiano Valério Festi, responsável também pelo espetáculo Sonhos da Pastorinha Diana, apresentado no ano passado. Assim como na primeira edição, o Natal de Gravatá contará com artistas locais e integrantes do Studio Festi. No palco, passagens conhecidas do público, como a gravidez de Maria, o massacre de Herodes e a visita dos Reis Magos, em cenas com elementos clássicos e outros oriundos do barro. O espetáculo terá 1h30min de duração. O Natal de Gravatá é um produto turístico para toda família, voltado especialmente para a região Nordeste, onde nessa época não acontecem eventos similares.

GRAVATÁ

Cidade localizada no agreste de Pernambuco, a 80 km do Recife. É a estação de inverno dos pernambucanos e fica lotada na Semana Santa e São João. A cidade destaca-se pela prática do turismo rural e de aventura. A rede hoteleira oferece aproximadamente 3 mil leitos em charmosas pousadas e em grandes hotéis-fazendas. A gastronomia de Gravatá é a segunda melhor do Estado, ficando atrás apenas do Recife.

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Clique na imagem para ampliá-la

Sob a presidência do jornalista de turismo Rogério Almeida, a Abrajet-Paraíba irá realizar Confraternização de Natal no próximo dia 14 de Dezembro, às 19h30 no Restaurante BLUE do Village Premium, na Praia de Tambaú, em João Pessoa (PB). A reunião marca a inauguração do sofisticado Restaurante BLUE. Na ocasião a única chef de cozinha e modelo fotográfico do Brasil, a norteamericana Lubyanka Martins, graduada pela Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu,de Paris irá preparar um jantar especial com menu degustação especialmente para os abrajeteanos. No encontro serão eleitos os MELHORES DO ANO DE  2012 NO TURISMO DA PARAÍBA que receberão o Troféu Jornalista Waldemar Duarte. Haverá sorteios de brindes (pacotes turísticos, de hotéis e restaurantes) e realizado o tradicional amigo secreto. O jornalista Rogério Almeida comunica aos abrajeteanos de todo o Brasil que se estiverem visitando João Pessoa terá a honra de tê-los como convidados do jantar.

TAXISTA AMIGO

Capacitar os motoristas de táxi com noções de inglês e espanhol, ambos voltados para a conversação, e qualidade no atendimento. Este é o objetivo do projeto Taxista Amigo do Turista, criado em 2008 pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Em sua terceira edição, o projeto atenderá 800 taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e do Arquipélago de Fernando de Noronha. A aula inaugural acontece nesta quarta-feira (14), às 9h, no auditório da Infraero.  Com duração de 12 meses, a ação oferece os cursos de Qualidade de Atendimento (20h/aula), Inglês (60h) e Espanhol (20h), contabilizando o total de 100hs/aula presenciais e semipresenciais. As aulas virtuais acontecerão em laboratórios montados nas cooperativas Coopstar e Coopseta, além de também serem realizadas no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Sinditaxi.


Para o secretário de turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, a capacitação dos taxistas é fundamental para o bom recebimento do turista que chega ao Estado. “A qualificação é necessária dentro de uma política de estruturação turística porque o taxista é a primeira pessoa que o turista conhece ao chegar a Pernambuco. Os visitantes devem ser bem recebidos por todos que contribuem para o turismo do Estado”, afirmou. Ao final do curso, os profissionais que obtiverem 75% de aproveitamento receberão um tablet, que contém o material informativo dos atrativos turísticos do Estado, localização de bares, restaurantes, hotéis, aeroportos, horários de voos, rodoviárias, hospitais, museus, boates, casas de câmbio. Além disso, materiais como o Rota 232, Rota Litoral e mapas também fazem parte do conteúdo eletrônico.

Clique na imagem para ampliá-la

ENOTURISMO & ABAV

Assim como o Salão de Acessibilidade, o Salão de Enoturismo é um dos projetos inovadores neste ano no Festival do Turismo de Gramado. Com ações focadas em diversos segmentos do mercado, o Festuris é uma das poucas feiras de turismo de todo o mundo que trabalha com a segmentação, apresentando salões que que otimizam a participação dos expositores e visitantes, tornando o espaço muito mais prático e bem distribuído. O salão será visitado por caravanas internacionais e pelos representantes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) de todo o País.


Além de apresentar os novos projetos, haverá uma explanação sobre o Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, realizado neste ano. Hoje, poucos destinos são de conhecimento do grande público, e isto faz com que uma parcela menor de turistas visitem determinada região e desenvolvam o enoturismo, que está cada vez mais acessível a qualquer classe. Nos painéis do salão serão apresentados os roteiros de enoturismo e as principais cidades/destinos e ações que fazem parte deste segmento turístico. Os debates ocorrerão na sexta-feira, 23, a partir das 14 horas.

PAINÉIS DE NEGÓCIOS

A presidente da Abav/RS, Rita Vasconcelos, ressalta a importância dos painéis de negócios para os agentes de viagem: “Acreditamos que o Salão do Enoturismo abrirá mais um acesso de informações aos agentes de viagens presentes na feira, para um segmento no turismo nacional. Segmento este já bastante difundido em diversas regiões do mundo e que aqui no Brasil, realmente poucos conhecem. Esta integração direta com os expositores será muito pratica e produtiva e nós, da Abav/RS além de divulgar as apresentações para o nossos profissionais do Estado, vamos aproveitar para agendar um horário  de um grupo de agentes de viagens convidados de diversas regionais do Brasil presentes ao evento para aproveitar o maximo a inovação deste espaço”, afirma Rita.

TROFÉU INFINITO

A Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo na Serra Gaúcha, está nos ajustes finais de mais uma edição do Troféu Infinito, reconhecido prêmio entregue para as 15 operadoras que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha. Esse ano, a premiação chega a sua sétima edição e pretende reunir cerca de 150 pessoas, que participarão da entrega dos troféus e jantar comemorativo. O Troféu Infinito acontece no dia 23 de novembro, a partir das 20hh30min, no Parque Fazenda da Serra, na cidade de Canela.

Clique na imagem para ampliá-la

O evento, que acontece paralelamente ao Festival do Turismo de Gramado, reúne autoridades, imprensa e convidados para celebrar a entrega dos prêmios. As empresas vencedoras serão conhecidas na noite do jantar, quando serão homenageadas por se destacarem como as empresas que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha através de receptivo da Brocker. “Além de serem nossas parceiras, as operadoras premiadas são lembradas pelo empenho e também por possibilitar que inúmeros turistas conheçam os encantos da nossa Serra Gaúcha”, destaca a diretora da Brocker Turismo, Adriane Brocker Boeira. Ao total, são 15 troféus entregues para as operadoras, mais o Troféu Amigo Brocker – na categoria Parceiro e categoria Colaborador.

PLANO DE MARKETING

Clique na imagem para ampliá-la

A Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul irá lançar o Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul - 2012–2015, a no  próximo dia 23 de novembro, ás 14h,  na Sala Joana Palhares, do Serra Park, em Gramado, durante o 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris). O referido plano atende ao desafio de posicionar os produtos turísticos do Rio Grande do Sul nos mercados nacional e internacional, compondo, juntamente com o Plano de Desenvolvimento, lançado em maio deste ano, o Plano Diretor do Turismo naquele Estado. Com esse lançamento, se materializa o compromisso de apresentar aos gaúchos um instrumento que vislumbra condições de aumentar a eficiência da promoção e a presença dos produtos turísticos do Rio Grande do Sul no mercado.

MOMENTO TEMPERADO

Clique na imagem para ampliá-la

neste sábado, Fernando Mansur apresenta em seu programa Momento Temperado, gravado no Espaço Culinário Paladino Chef, em Florianópolis; e na Sicília - Itália. Aldo Paladino, professor de arte culinária japonesa vai revelar um processo de maturação para peixes azuis, como a sardinha, e seu emprego na confecção do niguri, e outros segredos da correta manipulação na hora de se preparar iguarias orientais. Já Gelato alla italiana revela os segredos e diferenciais dos sorvetes preparados com a técnica artesanal italiana.  Para encerrar  o sétimo compacto especial da Expedição de Sabor Sicília:  O conhecido oleiro Pippo Pino, da Ceramiche Madal, revela sua técnica milenar oriunda das encostas de San Estefano de Camastra. O programa vai ao ar às 22 horas pela TVCOM, canal 36 - NET e Viamax.

Sábado é dia de feijoada no Sobradinho

DANÇA NA PRAÇA

A Una Cia. de Dança apresenta até dia 9 de dezembro um solo de dança contemporânea em áreas públicas da cidade. O projeto Dolores foi viabilizado pelo Edital de Apoio às Culturas 2012, lançado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Ao todo estão previstas 12 apresentações gratuitas em parques e praças na Capital. O espetáculo, que estreou no Parque de Coqueiros no final de semana (10 e 11/11), vai circular também pelas comunidades do Jardim Atlântico (22/11), Centro (29 e 30/11), Campeche (1 e 2/12) e Córrego Grande (8 e 9/12). Em caso de chuva, a programação será transferida para outra data.

Clique na imagem para ampliá-la

O projeto Dolores contempla também duas oficinas gratuitas de improvisação em dança, nos dias 13 e 23 de novembro. Com 25 vagas disponíveis, as atividades destinam-se a pessoas com mais de 16 anos, com ou sem experiência em dança, artistas e profissionais da educação. As oficinas serão realizadas na sala 404, no prédio de Artes Cênicas, na Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Os interessados em participar das oficinas devem enviar e-mail paraunaciadedanca@gmail.com informando nome completo e telefone para contato, além de escolher uma das duas datas disponíveis. Para conhecer mais sobre a Una Cia. de Dança, acesse o site da Companhia (www.unaciadedanca.wix.com/br).

ACÚSTICO

Quem já não passou uma tarde inteira de domingo entregue ao som do Sounds in da City? O projeto criado pelo artista Allen Rosa não agita apenas a cena urbana da cidade, mas representa um movimento artístico bolado com uma proposta bem democrática: partilhar diversidade musical sem preconceitos. Prestes a completar dois anos, no dia 24 de novembro, o Sounds in da City troca a beiramar norte pela SC 401. O projeto completa a programação do Acústico Casa & Design no final de semana,  que traz também para o pátio do complexo a edição de novembro do Mercadinho Chic! Florianópolis.


O repertório de música eletrônica para embalar a visita à feira urbana – com exposição de stands de arte, moda, acessórios e design -, será composts por vários estilos musicais que transitam pelo Funk, Nu Jazz, Grooves, Deep House. “A música como elemento de socialização, promover novos talentos, criar na cidade espaços alternativos de lazer, vieram de encontro a proposta de Allen Rosa, fundador do Sounds in da City. Assim, nessa comunhão de ideias, convidei Allen a comemorar os dois anos de sucesso do Sounds no Mercadinho Chic.Dessa forma o Mercadinho Chic! se torna um fomentador de talentos em moda , arte, decoração, e também apoia novos artistas abrindo espaço para  apresentações musicais”, conta Angela Prazeres, curadora do Mercadinho Chic! Floripa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário