terça-feira, 6 de novembro de 2012

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino



FALANDO DE TURISMO


PROBLEMAS AÉREOS
Bom mesmo se isso fosse sério e providências imediatas fossem tomadas. Segundo a nova norma foi publicada no Diário Oficial da União da última, depois da aprovação pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil, as companhias aéreas que infringirem regras causando danos graves aos passageiros ou à prestação dos serviços em aeroportos poderão ser multadas em até R$ 20 milhões, mil vezes a mais do que era permitido até então. Em nota, a Anac informou que serão consideradas graves situações com grande impacto na malha aérea, que sejam responsabilidade da companhia ou de outro agente de setor, e que deixem grande quantidade de passageiros sem assistência. Só acredito vendo, pois o caos que enfrentamos por conta dos mandos e desmandos das cias aéreas é gritante.
 
FEIRA INTERNACIONAL
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Paraná, os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que formam a Comissão de Turismo Brasil Sul do CODESUL, programaram estratégia de divulgação conjunta na Feira Internacional de Turismo da América Latina - FIT. O evento aconteceu no espaço La Rural em Buenos Aires, na Argentina, e teve como objetivo gerar novas relações comerciais, apresentando novidades do setor, realizando a divulgação dos destinos e produtos turísticos, obtendo conhecimento sobre os diferentes empreendimentos e consolidando as redes de contatos no mercado internacional.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Este ano, o Brasil participou como país convidado e ocupou um pavilhão exclusivo no evento. No espaço destinado aos Estados que formam a Comissão de Turismo Brasil Sul do CODESUL, o principal objetivo foi reforçar as potencialidades turísticas das regiões. Em parceria com a EMBRATUR, foi oferecido no dia 05 de novembro às 17h no Espaço Café, do Estande do Brasil, um coquetel de apresentação dos 9 roteiros integrados dos Estados que formam a Comissão de Turismo Brasil Sul do CODESUL. Esta é uma das estratégias de divulgação, além da distribuição de pendrives com informações detalhadas dos estados e dos roteiros.
FESTIVAL DE DANÇA
 
Os bailarinos da Terceira Idade já estão na cidade das águas termais participando da 11ª edição do Festival de Danças que iniciou na noite deste domingo, dia 04. A atração da noite de abertura foi a apresentação do Grupo de Danças Alemãs da FURB, de Blumenau. As competições entre os grupos de idosos iniciaram nesta última segunda-feira Para a bailarina Clara Navarro Afonso, de 73 anos, o evento vai ser o melhor já realizado. O evento reúne 20 grupos neste ano. Participam representantes de SC, RS, PR e ES. Eles disputam os prêmios em três categorias; Dança Coreografada, Danças Populares Folclóricas e Dança de Salão. As apresentações competitivas acontecem no Centro de Eventos, em todas as noites do Festival, com início às 20:30h. Na premiação que acontece na quinta-feira, 08, com, a presença do cantor Wanderley Cardoso, ídolo da Jovem Guarda nos anos 60, que fará show especial.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Os grupos também vão se apresentar em outros palcos, que serão montados no Parque Termas e em escolas. Durante o dia, os participantes contam com cursos de danças, oferecidos pelo Festival. “A cidade já está movimentada, os bailarinos, coreógrafos e grupos que vieram para assistir já circulam pelo nosso comércio durante o dia. Iniciamos com casa cheia e com certeza o Festival vai seguir assim até na quinta”, cometa a coordenadora do evento, Gelci de Souza.
 
TEMPORADA DE VERÃO
 
Para dar boas vindas ao verão 2013, parceiros, patrocinadores e convidados especiais irão marcar presença na quinta edição do Celebrate - evento premium do grupo ALL Entretenimento - que vai movimentar o Stage Music Park, dia 10 de novembro. Para o line up da festa, ninguém menos que Kaskade, um dos principais DJs da atualidade, que além de ser responsável pelos melhores sets ao redor do mundo, também lidera as picapes de festas como o Carnaval do Music Park – ganhador o prêmio Top Turismo ADVB/SC. Kaskade vai embalar a noite de celebração ao lado de Pic Schmitz e Michel Saad.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Além do tradicional patrocínio da Belvedere, o energético Playboy também está entre os apoiadores da festa que, diferente de todos os outros anos, em 2012 vai ter um camarotes mais altos, pistas que estimulam o público a dançar (muito) e decoração com toques de prata. “A intenção é fazer o público sentir a vibração da música e celebrar a vida e todos os momentos de felicidade”, explica André Sada, um dos sócios do grupo ALL.
 
RECIFE EM ALTA
Depois do sucesso da ação Recife Awaits You, que contou com a participação do Maestro Spok, atores e bailarinos, durante as Olimpíadas em Londres, foi a vez da cidade marcar presença no World Travel Market, que terminou nesta quinta-feira na capital inglesa. O evento é um dos mais prestigiados do mundo dedicado aos profissionais do setor. “É a segunda vez que o Recife marca presença em Londres este ano. O Reino Unido está se aproximando muito do Brasil e queremos seguir essa tendência, estimulando o interesse pelo destino entre os ingleses”, disse o secretário adjunto de Turismo do Recife, Wilson Campos Neto, que participará da WTM.
 
 
Além da ação em Londres, o Recife será apresentado como destino durante o International Golf Travel Market, de 12 a 15 de novembro, no Algarve, em Portugal. A expectativa é de que o evento tenha a participação de 600 fornecedores de turismo de golf, 350 operadores de turismo e cem profissionais da imprensa. O Recife dispõe de um campo oficial de golf com 18 buracos e aproximadamente 85 anos de fundação. Localizado no Caxangá Golf & Country Club, o espaço está em uma área de 63 hectares, onde antes funcionava um engenho de açúcar. A idéia é que o idioma e a identidade cultural atraiam os golfistas portugueses à capital pernambucana. Além do Caxangá, há um campo de nove buracos, na cidade de Gravatá, a 80km da capital e dois mini-golfes no Litoral Sul do Estado. O esporte deve ganhar cada vez mais adeptos, uma vez que a modalidade integrará os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

RECIFE & MIAMI

 Fantasmas, bruxas e abóboras. Foi no clima de Halloween que aconteceu na nova Arcádia Recepções, em Boa Viagem, a festa de comemoração do voo Recife-Miami sem escalas, oferecida pela American Airlines juntamente com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A partir do dia 15 de novembro, o voo Recife-Miami deixa de ter escala na volta na cidade de Salvador. Com o fim da escala, aumenta a oferta de assentos em 40%. Ao todo, serão cinco viagens semanais. Para o secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa, o bom relacionamento com a empresa aérea está trazendo bons frutos para o Estado. “A atenção que a American Airlines tem com Pernambuco e o Recife é o que nos cativa. Isso é de muita importância para o turismo local, faz com que o número de turistas internacionais aumente cada dia mais”, afirma. O evento ainda contou com show da banda Papaninfa que colocou todos convidados para dançar, tornando a noite, uma festa tipicamente americana.
ILHAS CANÁRIAS

Durante o feriado de Finados desembarcaram em Recife aproximadamente 1,7 mil turistas estrangeiros vindos com o navio Aidacara, das Ilhas Canárias. Os turistas foram recebidos com orquestra de frevo, passistas de frevo e caboclos de lança. Além disso, em parceria com a Empetur, a Secretaria de Turismo do Recife montou-se um Box de Informações Turísticas com atendentes bilíngues. Foram disponibilizados materiais promocionais como mapa da cidade, Acontece no Recife, a revista Recife Te Quer e um folder específico para passageiros de cruzeiros marítimos, que contempla os atrativos do Bairro do Recife com sugestão de roteiro a pé. A Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife trabalha em parceria com diversos órgãos para receber o turista de cruzeiros marítimos, tais como, Sindicato de Táxi (no projeto Porto Táxi), CTTU, DIRCON, PM, EMLURB e Porto do Recife.
 
VEM AÍ A BLEND

Seguindo a tendência presente nos melhores clubs internacionais, a BLEND vem com uma proposta inovadora para a noite de Balneário Camboriú. Um novo ritmo, um novo conceito, um mix de estilo, diversão e glamour para suas noites de Sexta-feira. Uma proposta diferente, algo surpreendente, que promete transgredir os padrões da noite na região. A BLEND traz essa tendência para um público cool e exigente, que procura mais que uma balada top, procura diversão e magia. Uma equipe de profissionais qualificados está há alguns meses nos preparativos para a abertura. Ações inusitadas de divulgação com performances, lindas mulheres, placas e  dizeres sobre o estilo BLEND pararam o trânsito e encheram os olhos de quem passou pela avenida Atlântica neste último feriado.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Joselito Zoreck, o idealizador e proprietário da casa, garante que os convidados poderão desfrutar na inauguração de uma noite inesquecível, com algumas surpresas especiais. A principal atração da noite ele não quis revelar, mas rolam boatos internos que alguns famosos já confirmaram presença no evento.  A equipe Blend já está entrando em contato com a seleta lista de convidados e os convites estarão disponíveis até dia 08 de Novembro na loja FORUM do Balneário Camboriú Shopping, das 15h ás 23h. Todos os convidados ganharão um brinde exclusivo que poderá ser retirado juntamente com o convite. Localizada em uma das áreas mais privilegiadas e badaladas da cidade, a BLEND  fica instalada na Barra Sul, local com memoráveis histórias da vida noturna local e seus clientes poderão ter o conforto de atracar os seus barcos e aproveitar o melhor que a noite pode proporcionar. Está chegando o grande dia.... Seja bem vindo ao mundo BLEND! Abertura da casa ao público, 16 de Novembro de 2012.
 
FERIADÃO
 
 
Aproveite o próximo feriadão para subir a serra e curtir a nossa Região Serrana e o Vale do Contestado. O feriado de 15 de novembro (Proclamação da República) é uma ótima oportunidade para os brasileiros viajarem. A folga será na quinta, e como a sexta-feira geralmente é "enforcada" por conta do recesso dos órgãos públicos, faculdades e grandes empresas estenderão o feriado, que contará com quatro dias. E Santa Catarina, o melhor Estado do País, pela 6ª vez, é destino certo, começando pelo Eco Resort Rio do rastro em Bom jardim da Serra, passando pelo fantástico Turismo Rural da Fazenda Boqueirão em Lages, seguindo pelas famosas Águas Termais de Piratura e terminando na belíssima Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã. Todos esses passeios unem o útil ao agradável, do descanso a ecoaventura
 
Eco Resort Rio do Rastro - Bom Jardim da Serra
 
Atrações é que não faltam, desde cavalgadas pelo Aparados da Serra a passeios de off road entre os pomares de maçã, além de você voltar no tempo através da Maria Fumaça serpenteando o Rio do peixe em pleno Vale do Contestado. Os hotéis e seus pacotes são outra atração a parte. Não deixe para fazer a sua reserva na última hora, tanto que o Thermas de Piratuba restam apenas seis unidades somente para o Natal. Clique nos baners dos hotéis (acima e abaixo) e confira.
 

CAMINHOS DO CONTESTADO

Clique na imagem para ampliá-la

Falando no Contestado, acontece no próximo dia 08 de novembro faremos o lançamento oficial do Destino e Roteiro Caminhos do Contestado, uma grande conquista para essa região e para o nosso Estado. O processo de integração envolve dez municípios da nossa região em parceria com o SEBRAE/SC. Realmente um momento histórico do setor turístico regional.

Curso Bianca

VINHO JOAQUIM

Clique na imagem para ampliá-la
Nesta quarta-feira, dia 07 de novembro, a partir das 19 horas, acontece degustação da Villa Francioni no Imperatriz Gourmet no Shopping Beiramar em Florianópolis. Serão apresentados o mais novo lote do Espumante Joaquim Rosé Brut e o vinho Joaquim Rosé. A sommelier e supervisora de vendas da Villa Francioni, Helen Antoangelo, comandará a degustação. 


CARNAVAL EM GRAMADO

O músico Alceu Valença é nova atração confirmada no 24° Festival do Turismo de Gramado. O show ocorrerá na quinta-feira, 22 de novembro, na Sociedade Recreio Gramadense, na festa oficial de abertura do Festuris, a partir das 22h. Com esta ação, a Empresa de Turismo de Pernambuco oferece a noite “Pernambuco, é só chegar”, e nela, mostrará o carnaval típico do Estado. O comandante desse bloco, Alceu Valença, promete muito frevo e maracatu, entre outros ritmos pernambucanos. A festa, assim como o Carnaval de Pernambuco, é gratuita para os participantes da feira.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Alceu Valença Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste, Alceu Valença foi influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola. Conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções. Formado em Direito, o músico desistiu da carreira de advogado e de jornalista para seguir com a música. Recentemente, trabalhou em seu filme Cordel Virtual (a Luneta do Tempo), que é um musical que não segue a linha de nenhum musical tradicional. No fundo, é um mergulho que faz em sua infância, no seu passado e este passado tem a trilha sonora das ruas do Nordeste, dos cantadores anônimos, conquistas, violeiros, emboladores, cegos arautos de feira, da música de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do samba-canção dos anos 50, da música contemporânea brasileira.  


TURISMO & NEGÓCIOS


Após duas edições de sucesso em Florianópolis/SC, o Fórum de Turismo de Negócios (FTN) se consolida como um dos principais eventos do setor e, para reafirmar esse compromisso com o turismo de negócios em todo território brasileiro, no dia 4 de maio de 2013 acontece a primeira edição itinerante do FTN em Brasília. A proposta é reunir na Capital Federal um público qualificado para promover a troca de informações e serviços que envolvam o turismo de negócios. O evento seguirá com sua estrutura de palestras, capacitações e feira de negócios no modelo de workshop. Em 2012, o FTN teve um crescimento de 38% em número de expositores e participantes em relação ao ano passado. Mais de quatrocentos e cinquenta empresários selecionados do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e México estiveram presentes durante a segunda edição do FTN, em Florianópolis, nos dias 10 e 11 de agosto. A próxima edição em Florianópolis acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro de 2013 no Hotel Jurerê Beach Village.


CARAVANA INTERNACIONAL

O lançamento do Plano de Marketing e Campanha do Estado do Rio Grande do Sul e a Jornada Técnica: Copa de 2014 – Ações Preparatórias dos Serviços Turísticos do Rio Grande do Sul são algumas das ações preparadas pela Secretaria do Turismo gaúcha (Setur/RS) para o 24º Festival do Turismo de Gramado. Além disso, o governo promoverá uma ação de capacitação: “Conhecendo o Rio Grande do Sul: Produtos e Atrativos Turísticos”. Esta atividade terá a participação direta da secretária do Turismo, Abgail Pereira, e será ministrada especialmente para as caravanas internacionais que participam do evento. Serão representantes de oito países, em um total de mais de 20 pessoas, que vão conhecer o turismo gaúcho.

Todos países que integrarão a caravana organizada pela secretaria pertencem à América Latina, potencializando, assim, a força do turismo do Rio Grande do Sul nesses lugares. São eles: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Venezuela, Colômbia e Panamá. Segundo Mariana Milani, assessora de Promoção e Relações Internacionais da Setur, a ação é essencial para a promoção turística.

WORKSHOP

No dia 23 de novembro, às 17h, a caravana se juntará aos demais convidados internacionais do Festuris para participarem de um workshop que buscará despertar o interesse para os destinos turísticos consolidados no Estado, como Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Cambará do Sul e Porto Alegre, além de Pampas, Missões e Litoral Norte. Os dois produtos em potencial desta ação são o próprio festival e o Natul Luz, porém, a viagem dará total destaque aos destinos. A infraestrutura receptiva, os atrativos turísticos e os eventos culturais serão destaque da apresentação para as caravanas. Haverá representantes dos municípios para dar ênfase as informações.

AEROPORTO JOÃO PESSOA

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária confirmou, o início de operação de três novos voos no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, a partir de 1º de dezembro. Dois voos serão da Trip Linhas Aéreas, que estréia no mercado paraibano com operações diretas para Salvador. O outro voo será da Gol Linha Aéreas. A chegada dos três voos no mercado paraibano, segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUr), Ruth Avelino, representará um crescimento ainda maior na movimentação de passageiros no Castro Pinto, mas, acima de tudo, o sucesso das ações que o Governo do Estado, em parceria com o setor privado. A executiva disse que essas ações de divulgação vem ocorrendo nos principais destinos emissores de turistas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, principalmente.
SETE MARAVILHAS

Orlando Rodrigues, do Belém Convention Bureau, Jean Paul de La Fuente, New 7 Wonders, Jacqueline Alves (diretora de marketing da Paratur), Adenauer Góes (titular da Setur) e Aristides Koury, da Adetur. Clique na imagem para ampliá-lá
O secretário de turismo do Pará, Adenauer Góes, saiu na frente dos países amazônicos e trouxe até Belém Jean Paul de La Fuente, representante da New 7 Wonders, entidade que elegeu as Novas Sete Maravilhas do Mundo e as Sete Maravilhas da Natureza, que inclui a Amazônia. O convite foi feito por Adenauer em abril no Chile e se concretizou esta semana, quando Jean Paul foi recepcionado na última terça-feira, dia  30, por Adenauer Góes, gerentes e diretores da Setur e da Paratur, representantes da Secretaria Turismo Verde, entre eles o secretário Justiniano Neto. Também fez uma visita oficial ao governador Simão Jatene, onde comunicou oficialmente que o Pará é forte candidato para receber a placa que formaliza a Amazônia como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. O desafio da equipe da Paratur e Setur é conquistar a placa para o Pará e outra para Brasília, firmando assim o Estado, que já tem o título de obra prima da Amazônia, como mais uma referência na região. Jean Paul, acompanhado de técnicos da Setur e do Belém Convention &  Visitors Bureau visitou os principais atrativos turísticos de Belém e do Marajó.

MARATONA CULTURAL

Artistas interessados em participar do maior evento multicultural da capital catarinense têm até 30 de dezembro para enviar material Iniciam nesta segunda-feira (05), as inscrições para artistas da 3ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis. E os interessados em participar das mais de 36 horas de música, dança, arte e entretenimento já podem marcar na agenda: o evento ocorre nos dias 22 a 24 de março. O processo de inscrição será totalmente on-line. Para isto, basta o artista acessar o site www.maratonacultural.com e preencher o cadastro. Após o período de inscrição, até 30 de dezembro, os curadores da Maratona Cultural iniciam a fase de avaliação e escolha dos artistas participantes. “Nossa expectativa é receber mais de 600 inscrições. É preciso lembrar que todos os interessados devem realizar a inscrição, até mesmo os que participaram das edições anteriores”, alerta Heitor Lins, coordenador executivo do projeto. 


Inspirada em modelos de sucesso que já ocorrem em grandes cidades do Brasil, a Maratona Cultural de Florianópolis apresenta uma  programação multicultural, que transforma a capital catarinense em um grande e  democrático palco, com a presença de artistas de toda a parte do estado e do País. Com uma programação 100% gratuita, a Maratona Cultural reúne, em seus três dias, um público médio de 100 mil pessoas que circulam pela cidade em busca de arte, cultura e entretenimento, sem distinção de gostos, idade ou classe social.

SOBRADINHO


A melhor feijoada da Ilha da magia é no Sobradinho. Inaugurado em 27 de janeiro de 2005, com a proposta de divulgar a culinária brasileira. Tendo como base o aipim e a carne de sol que compõem diversos pratos, como por exemplo o Escondidinho que faz parte da culinária nordestina; bolinhos de aipim e de abóbora, Baião de Dois, Tutu à Mineira, Feijão Tropeiro, Carne de Sol à Baiana, são algumas sugestões para você conhecer a nossa cultura viajando pelos sabores da culinária brasileira. Em frente ao mar de Itaguaçu contamos com uma das mais lindas paisagens de Florianópolis. Em um ambiente descontraído o SOBRADINHO oferece petiscos, pratos, drinks, coquetéis e CACHAÇAS artesanais. Para o seu Happy Hour ou jantar. Lá você também encontra opções para presente como cachaças artesanais e potes de pimentas, que são muito apreciadas pelos clientes.

NAVIO
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Complexo Portuário do Itajaí recebeu neste final de semana o navio “MSC Loretta”, com 303,91 metros de comprimento e 40 metros de boca. As manobras tiveram início na tarde de domingo, 04, por volta das 13 horas, quando o cargueiro atracou na Portonave S/A, em Navegantes. Após  ter completado a movimentação prevista  para  esta  primeira escala,  o “MSC Loretta” desatracou por volta de  19 horas, seguindo para a próxima escala. A manobra de atracação do MSC Loretta foi autorizada  pela Autoridade Marítima de Itajaí e tiveram parecer favorável da Itajaí & Navegantes Pilots (Praticagem) e da Autoridade Portuária. Esse foi mais um passo dado para  a consolidação dos novos  parâmetros de manobras que estão sendo estudados e praticados e que deverão nortear as condições operacionais para os navios que escalarem nos terminais que operam cargas contêinerizadas no Complexo Portuário do Itajaí.

 Infinity Blue Spa & Resort - Balneário Camboriú


Nenhum comentário:

Postar um comentário