terça-feira, 13 de novembro de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


AJAO e orquídeas – 74 anos
 

Há 74 anos a Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas – AJAO dá seu tempo, seu esforço e sua alma para proporcionar ao público uma bela exposição de orquídeas e outras flores, na Festa das Flores, que enfeita a Expoville e a cidade de Joinville a cada mês de novembro. A Laelia Purpurata é uma das orquídeas encontradas com mais freqüência nas matas do Estado, uma das pioneiras da Festa e por esses motivos eleita por decreto estadual como flor símbolo de Santa Catarina (embora nos últimos anos pouco divulgada como tal). Atividades artísticas e culturais agregam atrativos para o público visitante, e shows de música sertaneja que trazem um segmento independente à festa que se caracteriza pela beleza e a emoção oferecidas pelo que há de mais encantador na natureza. De 13 a 18 de novembro, na Expoville, ao lado do Pórtico de Entrada à cidade de Joinville.
 
42ª Coletiva de Artistas de Joinville

Nesta terça-feira (13.11) OS artistas joinvilenses apresentam seus trabalhos na 42ª edição do projeto “Coletiva de Artistas de Joinville”, após a palestra do curador da mostra Josué Mattos, às 19 horas, no Galpão da Ajote, às 20 horas, na Cidadela Cultural, Anexo 1. A programação do projeto apresenta ainda um ciclo de palestras com os artistas participantes. Participam desta edição 11 artistas joinvilenses: Ale Mello, Anderson Alberton, Cyntia Werner, Fernanda Zimermann, Juliano Jahn, Murilo Santos, Priscila dos Anjos, Renato Veiga, Ronaldo Diniz, Sérgio Adriano H. e Sonia Rosa, por meio do Edital de Apoio à Cultura 2012 , do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

ABIH-SC lança Guia de Hotéis

Na data em que se comemora em todo o país o Dia do Hoteleiro (09/11), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-SC lançou em Florianópolis a edição 2012 do Guia de Hotéis de Santa Catarina, com a presença de autoridades, convidados e associados. Com tiragem de 50 mil exemplares e a relação de todos os meios de hospedagem do Estado, a ABIH-SC  neste tipo de material, em 2008. A partir de então o conteúdo vem sendo aperfeiçoado, com a atualização dos números e a inclusão de novos empreendimentos. SC possui hoje cerca de 2.500 meios de hospedagem, que somam cerca de 60 mil quartos e 160 mil leitos em todas as dez regiões turísticas. O Guia de Hotéis é fundamental à comercialização da oferta de hospedagem do ponto de vista empresarial, e essencial aos turistas para a escolha de onde pernoitar em suas viagens. O guia é distribuído em eventos turísticos nacionais e internacionais, em hotéis e postos de informações turísticas. A publicação teve o apoio oficial da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

 Infinity Blue Spa & Resort - Balneário Camboriú

Tendências do turismo no Festuris

Acessibilidade, fusões aéreas, marketing e estratégias de mercado são alguns dos temas a serem abordados no congresso do Festival de Turismo de Gramado, que será realizado em 23 e 24 de novembro, no Sierra Park. Na edição 2012 o enfoque do Festuris é a acessibilidade no turismo, contudo, no congresso paralelo, grandes nomes do trade irão apresentar planos e mostrarão como o profissional pode se atualizar para enfrentar as novidades do segmento. Todos os que estão ligados ao turismo devem aproveitar as palestras e painéis, focados em estratégias de marketing, informações sobre fusões de companhias aéreas e, claro, a acessibilidade. A capacitação profissional em várias frentes é uma exigência cada vez mais presente nos dias atuais. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.


 
Pousadas certificadas
As pousadas Blumenberg e Encantos da Terra, que foram certificadas em Sustentabilidade pelo Instituto Falcão Bauer e ABNT, em agosto passado, seguem trabalhando para manter a certificação. No Brasil, apenas sete meios de hospedagem contam com essa certificação da Norma NBR 15.401 e as duas pousadas canelenses estão entre elas.  Foram cinco anos de trabalho com o apoio do SEBRAE RS até alcançar o título. Para saber mais acesse: WWW.hotelblumenberg.com.br e   www.pousadaencantosdaterra.com.br


Já decidiu onde passar o próximo feriadão? Demorou ! Aqui mais uma dica. 

Fazenda Boqueirão em Lages, a Princesa da Serra

Norma ABNT NBR 15.401:2006

Conceito de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem gera benefícios numa série de dimensões nas quais as empresas estão inseridas. Do ponto de vista ambiental, contribui para a conservação da biodiversidade, auxilia na manutenção da qualidade ambiental dos atrativos turísticos e na proteção de espécies ameaçadas. Do ponto de vista econômico, viabiliza as áreas utilizadas pelo turismo, proporciona um diferencial de marketing, gerando vantagens competitivas para os empreendimentos, e facilita o acesso a novos mercados, principalmente o internacional. Do ponto de vista social e cultural, assegura boas condições de trabalho, enfatiza a preservação do patrimônio cultural e promove o respeito aos direitos dos trabalhadores e comunidade local. Do ponto de vista político, promove o respeito à lei e à cidadania.

Nova diretora da Abav
Jane Matos, empresário de Balneário Camboriú faz parte da nova diretoria da Abav Nacional. Jane eleita diretora de Relações Governamentais da Entidade é formada em administração de empresas, e atua como Consultora, auxiliando a Abav nas diversas causas e pleitos, é bem relacionada e com trânsito livre junto ao atual governo, Jane se diz bastante animada. “O setor precisa estar em evidência. Os órgãos públicos têm de se antenar para o Turismo”, afirmou. Jane se divide entre Brasília e Balneário Camboriú.

Oscar para Tierra Atacama
O Tierra Atacama Hotel & Spa venceu mais um prêmio internacional, desta vez, como melhor Spa Resort pela World Travel Awards, marca consagrada como selo de qualidade que reconhece mais de 5 mil organizações de turismo por ano. A premiação, considerada o Oscar do turismo, contou com cerca de 790 mil votos de mais de 170 países. O Tierra Atacama Hotel & Spa está integrado à paisagem de montanhas e extensas cordilheiras. Dispõe de 32 apartamentos com varandas privativas e vista para o vulcão Licancabur, além do UMA Spa, com diversos tratamentos faciais e corporais, que utilizam elementos naturais da região como areia e sal para esfoliações, e barro vulcânico para eliminação de toxinas. Site: www.tierraatacama.com.

Brasil Rural Contemporâneo

De 21 a 25 de novembro, a VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo retorna ao Rio de Janeiro e será realizada na Marina da Glória, promovendo  cultura, gastronomia, moda, artesanato e vários temas relacionados às atividades rurais. Em cinco dias, 650 expositores e organizações da agricultura familiar de todas as regiões do País, mostrarão diversidade, cultura e riqueza de uma parcela da população que produz a maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. A agricultura familiar é responsável por 10% do PIB nacional, contribuindo para a construção de um Brasil rico e diverso.  Hoje, são mais de 4,3 milhões de famílias agricultoras. Ocupando 40 mil m² é considerada a maior feira do gênero da América Latina. Sociobiodiversidade, Talentos do Brasil, Praça da Cachaça, Organização Produtiva das Mulheres, Praça dos Orgânicos, Casa do Queijo e Casa do Incra são alguns dos espaços temáticos. As grandes novidades desta edição são: o espaço Diálogos Brasil Rural, com debates de temas relevantes para o desenvolvimento agrário, transmitidos ao vivo pela internet; a Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, que mostrará em 15 estandes produtos que expressam a capacidade produtiva de indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e pescadores artesanais e a Casa do Queijo, onde os visitantes poderão ter conhecimento de como são produzidos e degustar diversos tipos vindos de todas as regiões do País.  


Missões, tesouro histórico
Autênticos tesouros arquitônicos atraem turistas do Brasil e do mundo. O Território das Missões, no interior do Rio Grande do Sul é um tesouro histórico, vestígios da civilização guarani, acolhida pelos missionários jesuítas no início da colonização brasileira, quando fronteiras contavam apenas na imaginação das pessoas. Pois bem, hoje, o que poderia parecer difícil ou muito distante se tornou perfeitamente acessível, com a melhoria das estradas ou a extensão do
transporte aéreo, vindo a encurtar distâncias e facilitar as viagens. Assim, através de excursões, viagens programadas ou passeios de caráter particular, conhecer as Missões é algo imperdível.
 
O que são as Missões
 

O Território das Missões compõe-se, na verdade, de quatro sítios arqueológicos no Brasil, na Argentina e no Paraguai, declarados patrimônios mundiais pela UNESCO - Órgão das Nações Unidas.  Erguidos pelos jesuítas e pelos índios, verdadeiros monumentos continuam desafiando o tempo  concentravam os povos catequizados pelos padres jesuítas em suas missões na América do Sul e pode ser conhecido o que restou daquilo que foi uma experiência única, resultando na criação de sete povos no território do Rio Grande do Sul: São Borja em 1682; São Nicolau em 1687; São Luiz Gonzaga em 1687; São Miguel em 1687; São Lourenço Mártir em 1690; São João Batista em 1697; e Santo Ângelo Custódio no ano de 1706. Eram parte dos 30 povos missioneiros que se integravam ao colonialismo espanhol, caracterizado por núcleos urbanizados no interior. Mas, tudo veio abaixo com o Tratado de Madrid, assinado entre Portugal e Espanha. O acordo previa que Portugal entregaria a Colônia de Sacramento (hoje, pertencente ao Uruguai) para a Espanha e esta entregaria os Sete Povos das Missões para Portugal. Os habitantes de cada uma das possessões deveriam migrar para locais determinados pelos dois reinos. Todavia, os guaranis não aceitaram abandonar suas casas e lavouras e organizaram a resistência. Ocorreu então Guerra Guaranítica em março de 1754. O exército português foi comandado por Gomes Freire, o exército espanhol foi liderado por D. José de Andonaegui. Conjuntamente o exército português/espanhol contava com aproximadamente 2.600 soldados. Os índios foram dizimados e as reduções ficaram ao abandono, sepultando-se a experiência missioneira no Rio Grande do Sul, da qual pouca coisa sobrou. As reduções jesuíticas acabaram sendo saqueadas e parte dos materiais foi utilizada em novas construções pelos colonos. Dessa grande experiência permaneceram as ruínas das reduções de São Nicolau, São Lourenço Mártir, São João Batista e São Miguel Arcanjo. E foram os remanescentes desta última que, em 1983, a UNESCO reconheceu como Patrimônio Histórico da Humanidade.
 
Detalhes no interior da Igreja
 
O Território das Missões, no Brasil, assim como nos dois países vizinhos, é um ponto de atração turística e de grande apelo histórico. No solo brasileiro, em especial, indiscutivelmente há muito o que ver, pois resume a laboriosa história dos Jesuítas e índios Guaranis, no Sul do País.
 
O sítio arqueológico  de São Miguel
 
São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões, a 500 quilômetros de Porto Alegre, resume bem a importância histórica desse patrimônio mundial. Na verdade, São Miguel talvez não seja nem o maior nem o mais completo, mas é com certeza um dos  mais bonitos.
 

A fachada da igreja continua quase intata e é a única que mantém de pé a torre do sino, construída em arenito. Na frente dela fica o Museu das Missões, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, o mesmo que projetou Brasília, com Oscar Niemeyer. No interior do templo, de paredes envidraçadas, guardam-se tudo o que restou do barroco missioneiro em terras brasileiras. No total, são mais de 100 imagens sacras em pedra e madeira, pias batismais, bases de colunas e um sino de ferro, que soava todos os dias na torre do campanário. 
 
Região turística
 
A região turística das Missões fica no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e recebe turistas do Brasil Argentina, Uruguai, Paraguai e Europa. Faz parte do Roteiro Internacional Iguassu-Missiones (Iguaçu-Missões) e compõe-se de 46 Municípios: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos,
Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzalez, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões. Assim, quem quer fazer uma viagem de turismo e agregar algum conhecimento histórico, São Miguel das Missões é um destino ideal.

 
 
Logomarca para 2013, em João Pessoa
Ainda comemorando o sucesso do 2º Festival do Turismo de João Pessoa, a comissão organizadora do evento já está apresentando a logomarca da próxima edição que será realizado na Capital paraibana, nos dias 27 e 28 de setembro de 2013. Criada pelo designer Júnior Lira, a marca do 3º Festival do Turismo de João Pessoa emoldura o Farol do Cabo Branco por ícones que remetem ao turismo, enfatizando João Pessoa dentro do contexto turístico globalizado. Um dos principais pontos turísticos da Paraíba, o Farol do Cabo Branco (1972), foi projetado pelo arquiteto paraibano Pedro Abraão Dieb. Localizado sobre uma falésia na praia de Cabo Branco, no bairro de mesmo nome, em João Pessoa, a 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental. O farol é o único no País com formato triangular. Construído em concreto, o monumento apresenta três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão. O formato pretende representar o sisal, uma planta do semi-árido que durante muito tempo teve destaque na economia da Paraíba e representou um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no Estado. O sisal proporciona fibras de múltiplos usos, como para produção do cordel e é muito utilizado no artesanato e na arquitetura de interiores.

A volta da Pedreira

Empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de promoção, marketing, produção e criação de eventos no Brasil, a DC Set iniciou esta semana as obras de revitalização e reestruturação do Parque das Pedreiras, que engloba a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, dois grandes símbolos da cultura paranaense e, ao mesmo tempo, dois grandes atrativos turísticos. Nesta primeira etapa, que representará, aproximadamente, 70% das obras, a DC Set vai investir mais de 10 milhões de reais. Além da reformulação completa dos palcos, banheiros, escadas de emergência e elevadores, itens fundamentais para a liberação dos espaços, o projeto conta ainda com a criação da “Rua da Música”, com bares e restaurantes temáticos; e do “Museu da Música”, espaço que vai valorizar a música contemporânea.


Ônibus em vez de avião 

Passageiros começam a trocar o avião por ônibus, por causa do aumento do preço das passagens aéreas, principalmente as adquiridas com pouca antecedência, informa reportagem da Folha de São Paulo. Segundo jornal, o movimento inverte uma tendência dos últimos anos. Desde 2010, já havia menos gente viajando de ônibus entre Estados que de avião nos mesmos trechos no país. Ainda segundo a FSP, a crise da Gol e TAM acabou em reajustes nos últimos meses. Em setembro passado verificou-se o crescimento no volume de viajantes rodoviários. Mas em outubro, as empresas registraram movimento 20% superior ao mesmo período do ano passado, diz a reportagem.  Revela também que a Agência Nacional de transportes Terrestres – ANTT, responsável pelo controle, só voltará a considerar os números enviados pelas empresas, após a licitação das linhas interestaduais, que deverá acontecer em 2013. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário