sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



FÓRUM IBERO-AMERICANO
Wilson Sierra (RS)- Diretor do Mercosul
Nas dependências do Hotel Pampa na Serra Gaúcha, em Canela (RS), durante a realização do 24º Festival de Turismo de Gramado (RS) de 22 a 24 de novembro de 2012, reuniram-se os integrantes do Conselho  do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo.Tudo isso, depois de um acordo firmado em março, entre os membros do Fórum. RoqueBaudean (Presidente) e Maria Shaw (Secretária) com a empresáriaMarta Rossi, diretora do Festuris .
O jornalista Wilson Batista Sierra, que reside em Porto Alegre (RS), é Membro do Conselho no Brasil e o Secretário de Relações Internacionais do Fórum, recebeu seus colegas Conselheiros em Gramado e Canela. Foram eles: do Uruguai Roque Baudean e Maria Shaw (Cipetur) da Bolívia, Jorge Amonzabel, presidente do Circulo de Periodistas de Turismo (Cipturbol), do Chile Francisco Leal, segundo vice-presidente, da Associação de Periodistas de jornalistas de Turismo do Chile (Aptur), da Colômbia Astrid Gonzáles Presidente da Associação Colombiana de Periodistas e Escritores de Turismo (Acopet), do Panamá Hernan Posada, Presidente da Associação Panamenha da Prensa Turística do Peru (Aaptur), Javier Arredondo, Secretário da Prensa Turística do Peru (Prensatur), da República Dominicana, Luiz José Chavez ,Vice Presidente da Associação Dominicana de Prensa Turística (Adompretur).
Declaração de GramadoO Conselho do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo, reunido em Assembléia na cidade de Gramado (RS), no dia 23 de novembro de 2012, deseja parabenizar os Diretores do 24º Festival de Turismo de Gramado, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi, assim como a seus funcionários pela destacada organização do evento, que vem superando-se ano a ano. Igualmente e em forma muito especial desejamos salientar o modelo de desenvolvimento turístico de Gramado que tem se destacado colocando em relevo esta emblemática cidade do Rio Grande do Sul sempre apoiada na participação, a integração e articulação de todos os setores público/privados ligados à industria da hospitalidade.
Os jornalistas de Turismo presentes em Gramado validam o modelo de Gestão Turística sustentável da cidade, como exemplo dos avanços que podem ser atingir quando se consegue um nível de interação entre autoridades de diferentes organismos, os representantes do setor privado e a sociedade, em todos os seus segmentos. Sem dúvidas é um modelo de referência que merece ser estudado e multiplicado em cidades e países que procuram melhorar a qualidade de sua oferta turística.
Finalmente confirmamos  nosso compromisso de divulgação em nossos países de ibero-américa dos elementos e características que confluem em este exitoso modelo. Fazemos votos pelo sucesso do próximo Festival de Turismo de Gramado de 2013,ano de comemorar  seus 25 anos de existência.
O documento acima foi entregue aos Diretores do 24º Festival de Turismo de Gramado no final da coletiva de imprensa, realizada no Serra Park na Sala João Pallares,no dia 24 de novembro de 2012, às 17 horas. Marta Rossi foi homenageada com uma placa, como recordação e agradecimento a seu apoio ao Fórum Ibero-americano de jornalistas de Turismo, extensivo a coordenadora da programação oferecida aos jornalistas do Fórum, Kenia Jaeger, pelo seu profissionalismo e cálido atendimento. (Texto original Secretaria Geral do Fórum Maria Shaw/Uy
Tradução livre de Wilson B.Sierra www.sierramar.com.br)  
Fotos da jornalista Marisa Krás Borges e de Solange Brum.
Aproveito a oportunidade para cumprimentar a todos os nossos colegas jornalistas de Turismo pela iniciativa em homenagear a nossa conceituada amiga a empresária Marta Rossi e sua equipe, especialmente ao meu colega abrajeteano Wilson Batista Sierra (foto), e transmitir-lhes em nome da coluna “Dicas de Turismo”(www.difusora910.com.br)  votos de Boas Festas e Feliz ano de 2013.
PIT STOP
*O jornalista Edmundo Lemos (foto) continua recebendo homenagens. Depois do Troféu Amigo do Festival de Gramado (RS), recebeu em Itabuna (BA) a placa comemorativa do Jubileu Charles Henri, oferecida pela empresa Águia Branca. Em seguida, em Feira de Santana, fez jús ao Troféu “Quem é Quem em 2012”, evento promovido pelo jornalista Antonio José Laranjeira, diretor da Tribuna da Bahia. Dá-lhe, Edmundo, ex-presidente da Abrajet da Bahia. Parabéns! (www.gazetadoturismo.com.br)
*No próximo mês de março de 2013, a cidade de Araranguá sediará o V Simpósio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Seccional de Santa Catarina. O coordenador do evento será o associado (fotógrafo)  José Carlos Tramontin. Um dos temas abordados será o Desenvolvimento Turístico e Cultural do Extremo Sul Catarinense. Participarão jornalistas especializados em Turismo de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. (www.abrajetsc.com.br)
*O ex-Prefeito Municipal de Imbituba José Roberto Martins, em 2013, conduzirá as ações da Turismo Catarinense. O nosso amigo “Beto Martins” será o novo Secretário de Estado de Turismo. Sucesso amigo!
*O Turismo Desportivo em Criciúma, Santa Catarina, com o futebol agora disputado na Séria A do Campeonato Brasileiro de Futebol, pelo Criciúma Esporte Clube, as preocupações aumentaram com as estratégias para acomodar a torcida bi-campeã do mundo e receber o seu ex-atleta Douglas. Salve o Corinthians. Que loucura, hein?
*Como o mundo não acabou neste dia 21 de dezembro de 2012, voltaremos em 2013. Recebam  o meu abraço fraternal , obrigado a todos e fiquem com Deus porque ele é “BOM, JUSTO E PERFEITO”

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://turismoedestinos.blogspot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário