quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FALANDO DE JURISMO - por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-FENAJ/ABRAJET/ABIME


FALANDO DE JURISMO
por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-FENAJ/ABRAJET/ABIME


GUIA DE VIAGEM


 As Secretarias de Turismo de Pernambuco e do Recife receberam até este último domingo, com o apoio do Hotel MarOlinda, o jornalista alemão Nicolas Stockmann, da editora alemã DuMont Reiseverlag/MAIRDUMONT. O profissional conferiu o estádio da Copa no sábado pela manhã, além de roteiros turísticos no Recife e Olinda. Na programação, um tour gastronômico pelos restaurantes Ça Va, Mingus, Patuá e Thaal onde conheceu um pouco mais das delícias do maior polo gastronômico do Norte/Nordeste. Além disso, o jornalista visitou hotéis, pousadas, espaços de entretenimento e agências de viagem para atualizar informações para o guia de viagem. A editora é responsável pela publicação de guias como "Stefan Loose Travel Handbücher Brasilien", o “DuMont Reise-Handbuch Brasilien” e o "Baedeker Brasilien", direcionados aos públicos das classes A e B. O material será utilizado na edição com ênfase na Copa do Mundo de 2014, com tiragem total de 20 mil livros vendidos na Alemanha, Suíça e Áustria (e tradução para outros idiomas como inglês e holandês).
 
NO HAVAÍ


Outra informação é que à Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur- PE) por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) participou da conferência anual da United States Tour Operators Associatios (Ustoa), que terminou, ontem sábado, dia 08, no Havaí. As potencialidades de Pernambuco foram mostradas de forma lúdica por meio de imagens e folheteria. Houve apresentação dos executivos do marketing sobre o destino, dando ênfase para a Copa do Mundo de 2014.  A Empetur promoveu um almoço pernambucano em parceria com a Embratur e levou aos norte-americanos um típica festa de São João. Foram distribuídos chapéus e lenços personalizados, bolo de rolo, além de cds de forró. Durante o almoço houve também um desfile, mostrando a moda brasileira para os cerca de 600 participantes do evento. Para quem não sabe a USTOA foi fundada em 1972 por um grupo de operadores da Califórnia preocupados com o mercado turístico dos EUA. Estes membros fundadores reconheceram a necessidade de se criar uma conferência, na qual fossem mostrados destinos, novidades e serviços para atrair mais clientes.  Em 1975, tornou-se USTOA uma organização nacional com sede em Nova York.
 
INVESTIMENTOS
 
Pernambuco, a exemplo do Pará, vem investindo pesado no turismo, a maior indústria do Brasil, que recebe menos Turista que a França, país infinitamente menor mas com uma estrutura gigantesca. Santa Catarina foi considerada este ano, mais uma vez (6ª) o melhor destino do país, mesmo com todo o descaso governamental, pois nem Secretário de Turismo a altura temos. Se não fosse o tabalho pesado da SANTUR, muitas das vezes as custas dos seus próprios funcionários, pagando do próprio bolso para se deslocarem as feiras nacionais e internacionais, já tínhamos caído de posição. Nosso governo, ao que tudo indica, desconhece vergonhosamente que o turismo em nosso Estado representa 13% do no PIB. Lamentável. Já pensóu se tivéssemos um sistema viária a altura? Um Aeroporto? Uma BR 101 duplicada? Sabem quantas horas de fila no pequeno trecho de Laguna? Mais de duas horas! Ea jnossa ponto só está de pé com a ajuda de Deus.dinheiro vem, mas para onde vai ninguém sabe.
 
COSTA VERDE MAR

O trade turístico da Região Costa Verde e Mar participou no Infinity Blue Resort e SPA, em Balneário Camboriú, do Seminário Plano Catarina: Transferindo Tecnologia para a Implantação do Plano Operacional das Regiões Turísticas. Promovido pela Santa Catarina Turismo (SANTUR) juntamente com o apoio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), o evento foi organizado e divulgado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BCC&VB). Com o objetivo principal de compreender o Plano Catarina sob a perspectiva das particularidades do Turismo da região, seja para sua própria rentabilidade ou para que as metas comuns sejam atendidas, o encontro foi ministrado pela gerente e sócia consultora da empresa Chias Marketing, Patrícia Servilha.


A ação fez parte de mais uma etapa da implantação do projeto da Santur: “A Santa Catarina que queremos – Qualidade do Marketing”. “Queremos mostrar o plano da região, macro programas, projetos, para que as pessoas se apoderem deste conhecimento e possam utilizar no seu local. Também desejamos sensibilizar o trade para que trabalhem de forma integrada e possam extrair o melhor de cada lugar”, ressaltou o diretor de Marketing da Santur, Flávio Agostini. Ainda segundo ele, que agradeceu ao apoio da Amfri e do BCC&VB, “a Costa Verde e Mar é a glória da coroa. São excelentes equipamentos turísticos, belezas naturais, baladas, gastronomia”, destacou ele sobre a região. O Plano Catarina – Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina foi lançado em outubro de 2010 e pretende tornar o Turismo catarinense líder e referência internacional até 2020, a partir de uma proposta de atuação estratégica e coordenada entre Estado e Regiões para a comunicação e a promoção turística.


PASSAGENS AÉREAS

Vai chegando o final do ano e as nossas merecidas férias e, aproveitando a oportunidade as empresas aéreas metem a faca em nosso peito e a mão em nosso bolso, tanto que até eles, o deputados, que não pagam passagem, estão reclamando e questionam o absurdo aumento de preços. Três "comissões" da Câmara promoveram audiência conjunta para discutir situação da aviação civil. Deputados de três comissões da Câmara mostraram-se preocupados, com o aumento de preços das passagens aéreas. A concentração do setor, com a extinção da Webjet pela Gol, foi apontada como uma das possíveis causas dessa elevação de preços. Concordo plenamente e URGENTEMENTE com o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado José Rocha (PR-BA), que acredita que o mercado de aviação civil nacional precisa ser aberto à concorrência internacional. Segundo o parlamentar, é incompatível as empresas aéreas brasileiras cobrarem R$ 3 mil por uma passagem entre Salvador e Brasília e, ainda assim, afirmarem que têm prejuízos. Rocha, como qualquer um de nós, também criticou o domínio do setor por apenas duas grandes empresas, a Gol e a TAM.

CARTEL

O deputado Júlio Cesar  ressaltou que, assim que alguma empresa aumenta a competição interna, logo é “engolida” por uma das grandes empresas. Ele afirmou que a livre concorrência na aviação comercial “tem de ser muito vigiada para proteger o consumidor”.
 
TURISMO INTERNO
 
Para o deputado José Carlos Araújo, é inadmissível a atual política tarifária, que permite "aumentos brutais" nos períodos de férias e feriados. Já o deputado Fábio Faria alertou que isso está prejudicando o turismo interno. "Nós estamos perdendo turistas para os Estados Unidos, para a Europa, por causa do preço da passagem. Hoje, sair de São Paulo ou do Rio de Janeiro para Natal, Teresina ou Fortaleza custa mais caro do que ir para os Estados Unidos." Já estou GRITANDO isso faz tempo.
 
PRECARIEDADE
 
Vale ressaltar que além de toda esta roubalheira, 62% dos nossos aeroportos possuem alguma restrição. Dos 42 maiores, 19 aeroportos têm uma única pista, o que diminui as operações. Outras pistas têm piso que não suporta aviões maiores ou limita sua ocupação. Vinte e três aeroportos não permitem o pernoite de aeronaves, o que obriga a empresa a deslocar o avião para outra cidade, impedindo as tarifas mais baixas dos voos noturnos. O que se espera desses deputados e das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Turismo e Desporto; e de Viação e Transportes providências urgentes. 

Clique na imagem para ampliá-la



DOIS NASCIMENTOS RAROS NO ZOO DE BETO CARRERO WORLD


 A primavera está sendo generosa com o Zoo do Beto Carrero World. De setembro até dezembro, foram registrados quatro importantes nascimentos. Entre eles uma simpática girafinha, e um pequenino Tamanduá-Mirim. Os dois machinhos nasceram perfeitamente bem, saudáveis e no tempo correto de gestação. Além deles, uma Lhama, e um Aoudad também fazem parte da nova geração do Zoo. A pequena girafinha nasceu no dia 25 de novembro, após 14 meses de gestação. O "bebê" possui 1,90 de altura e aproximadamente 100 quilos. Seu nome deve ser escolhido nos próximos dias através de um concurso que será lançado nas redes sociais do Parque. 


"Nós não sabíamos precisar a data do nascimento, pois não presenciamos o cruzamento, porém tivemos todos os cuidados com ela durante a gestação. O filhote nasceu perfeito e no tempo certo", explica a Coordenadora e bióloga do Zoo, Kátia Cassaro. Este é o primeiro filhote de girafa nascido em Santa Catarina e o mais interessante é que seus pais não tem consanguinidade, ou seja, não são parentes. O pai é nascido no zoológico de Belo Horizonte/MG e a mãe foi importada de uma fazenda que reproduz esses animais na África do Sul. "Isso é muito importante, pois no futuro poderemos pensar em aumentar o plantel de girafas no Brasil efetuando um trabalho de intercambio com outros zoológicos" comenta a Coordenadora.


E por falar em pais, Pequena, a mamãe girafa, tem se mostrado exemplar no quesito proteção e cuidados. "Por ser a primeira cria, estamos surpresos com a atenção que a Pequena tem dado ao filhote, é uma mãezona", comenta Kátia. O pequeno Tamanduá-Mirim também está recebendo atenção especial de sua mamãe, a Juju. O bebê nasceu no dia 20 de novembro e desde então está agarrado nas costas da sua mãe que é muito dócil por ter sido criada desde cedo pela equipe do Zoo. "Como tivemos contato desde quando ela era bebê, Juju se tornou muito mansa, o que facilita muito o manejo e o desenvolvimento do filhote", afirma a bióloga Juliana Corrêa. A nova turma chega para somar aos mais de mil animais existentes no Zoo do Beto Carrero World. Os filhotes já estão expostos em seus recintos.  


VERÃO EM USHUAIA
 

E o verão chegou em Ushuaia. Temperatura 10ºC. E com ele chegam os cruzeiros de todos os cantos do mundo. As ruas lotadas de brasileiros dão lugar a alemães, escoceses, ingleses, americanos, italianos, franceses, enfim.. Atracando no porto de Ushuaia cruzeiro super luxo “Aida Cara” da Aida Cruiser. Com seus 193 metros por 37 de largura, desembarcam na cidade mais 1200 turistas. Isso sem contar com os 360 tripulantes a bordo. Fica alguns dias e depois segue pata Punta Arenas (Chile).
 

Também chegou o L'Austral', da Compagnie des Îles du Ponant, repleto de franceses. Para se ter uma idéia deste "pequeno" barco de luxo;  com seus 142 metros possui a capacidade de acomodar muito bem 264 turistas de alto padrão aquisitivo e mais 139 funcionários (tripulação. Todos os quartos (cabines ) são externas e possuem varandas. Seu teatro pode acomodar todos os passageiros de uma só vez, além de spa e inúmeros restaurantes. É realmente para quem pode.  Sua sala panorâmica conta com algumas surpresas, uma delas é o imenso teto solar para ficar admirando as estrelas.

Clique na imagem para ampliá-la
 
NATAL EM FRAIBURGO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Uma das grandes vantagens de curtir o majestoso Hotel Renar em Fraiburgo, é sentir de perto o clima de natal, os desfiles natalinos, além aproveitar todo o conforto do hotel com toda tua extraordinária gastronomia. Não esqueça de acrescentar ainda a fenomenal possibilidade de conhecer os pomares de maçã e fazer a tua própria colheita num fantástico passeio off road. Espetacular e restam apenas algumas unidades para você curtir o natal por lá. Para o réveillon já está completamente lotado. Boa sorte e um ótimo passeio.


 Vale lembrar que nesta próxima terça-feira a Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau comemora seus 10 anos de sucesso justamente onde tudo começou, no Hotel Renar. Em grande jantar serão homenageados autoridades e membros que fizeram parte deste sonho que se tornou além de realidade, um imenso sucesso.



VINHO & GRAMADO
 
Durante esta última terça-feira, ocorreu em Gramado o Circuito Gaúcho de Degustação de Vinhos da Campanha. O projeto busca promover a região, que está se tornando uma das principais produtoras de vinhos de qualidade do Rio Grande do Sul e do País. Em 2013, os organizadores pretendem aumentar as ações e tornar o evento ainda mais atrativo ao público, que é o grande foco do circuito. Oriundo de uma parceria entre SEBRAE, SENAR e FARSUL, o programa visa apresentar ao público quais são os vinhos da campanha e como chegar até eles, ressalta Tauê Bozzetto Hamm, engenheiro agrônomo do Sebrae e que está à frente do projeto. “Com estas ações, pretendemos apresentar estes excelentes produtos ao consumidor e aos empresários. O fato de ser uma região nova na produção de vinhos ajuda a despertar o interesse do grande público”, diz Tauê.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O engenheiro ainda lembra que na região da campanha foi criada uma associação entre vinícolas, o que fez o circuito poder existir com tanto sucesso. O evento, realizado na Sociedade Recreio Gramadense, apresentou aos participantes rodadas de degustação, com espaço para rodadas de negócios, objetivando aproximar as vinícolas de potencias clientes dessa importante região turística do País, além promover e divulgar os produtos da campanha. São apoiadores do evento: Associação Vinhos da Campanha, Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), ABRASEL - Gramado, Prefeitura Municipal de Gramado e Marta Rossi & Silvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos. Na foto,  Tauê Hamm conversou e trocou informações com os expositores do circuito.



KUR ESTAÇÃO DAS ÁGUAS
 
Mais uma grande novidade em Gramado. A super jornalista Lila Rizzon me informa que o Kur Estação das Águas SPA pode ser conferido no Hotel Alpestre, que aposta em mais um serviço exclusivo para seus hóspedes e oferece terapias com a qualidade e renome do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa. Entre as terapias corporais estão Esfoliação Sal Marinho, Terapia Corporal Real, Cleópatra Hidratação Corporal e Terapia Intensiva Corporal. Quem preferir as faciais, vai encontrar Hidratação Facial com Fios de Seda, Drenagem Linfática Manual Facial, Peeling de Cristais, Limpeza de Pele, Facial Kur com Máscara de Ouro, Terapia Intensiva de Renovação Facial e Terapia Intensiva de Nutrição Facial.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para os que optarem por momentos de relaxamento, encontrarão opções como Drenagem Linfática Manual, Terapia das Pedras, Massagem Sueca Relaxante, Massagem Ayurvédica, Terapia Modeladora de Abdômen e Coxas, Terapia de Redução de Celulite e Levantamento de Glúteos, Reflexologia Podal Kur e Intensiva Relaxante Nutri Pele. A unidade do Kur Estação das Águas SPA no Alpestre trabalha com agendamento de horários. A sugestão é que, ao fazer a reserva, o hóspede já marque a data e horário para fazer o tratamento que deseja.

 
BUCANERO
 
A história e o cenário deslumbrante da Praia do Rosa (Imbituba/SC) estão chamando atenção dos passageiros de vôos domésticos da TAM. É que durante todo mês de dezembro a TV TAM NAS NUVENS exibe o programa gravado neste pedaço privilegiado do litoral sul catarinense, com destaque para o surf, a preservação ambiental e o conforto da pousada Quinta do Bucanero. Considerada uma das baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa vem despertando a curiosidade da mídia, por conta de um viés pouco comum no litoral brasileiro: a habilidade de conciliar conforto e preservação, turismo e sustentabilidade. É que o destino descoberto por surfistas nos anos 1970 soube conservar boa parte de suas raízes culturais, graças a uma série de medidas e articulações do poder público e iniciativa privada.
 
Cezar “Bocão”  Pegoraro  - proprietário da Quinta do Bucanero – sendo entrevistado pelo ator e apresentador Cássio Reis. Clique na imagem para ampliá-la

Esse diferencial também chamou atenção da equipe de produção da TV TAM Nas Nuvens, canal de comunicação da companhia aérea que veio à Praia do Rosa para gravar uma reportagem. O resultado pode ser conferido nos vôos nacionais da  TAM, durante todo dezembro. Além do surf e das paisagens paradisíacas que renderam ao Rosa o título de única brasileira no Clube das Baías mais Belas do Mundo (www.world-bays.com), a matéria destaca a pousada Quinta do Bucanero (www.bucanero.com.br), como exemplo de empreendimento que soube aliar conforto e preservação ambiental e que, recentemente, foi recomendada pelo The New York Times e National Geographic Traveler. A partir de dezembro, a reportagem será exibida nos vôos internacionais. Para conferir a matéria, acesse: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GIiHmNt35II.




Nenhum comentário:

Postar um comentário