quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

FALANDO DE JURISMO por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-FENAJ/ABRAJET/ABIME


FALANDO DE JURISMO
por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-FENAJ/ABRAJET/ABIME


AEROPORTOS

Prestem bem atenção. A apenas seis meses de receber a Copa das Confederações de 2013 (e a um ano e meio de sediar a Copa do Mundo de 2014), o Brasil continua fazendo menos do que poderia para melhorar sua infraestrutura para os megaeventos esportivos dos próximos anos. Nos aeroportos, por exemplo, as promessas da ex-guerrilheira seguem não se confirmando na prática. Apesar das repetidas garantias de que o País terá uma infraestrutura aeroportuária muito melhor para o Mundial, os gastos no setor ainda não deslancharam. Mesmo com grande urgência, até outubro de 2012 o cabide de empregos da INFRAERO investiu apenas 39,1% dos recursos previstos no orçamento deste ano, indica levantamento feito pela ONG Contas Abertas. Para Adyr da Silva, especialista em aviação civil da Universidade de Brasília, a situação do sistema aeroportuário brasileira é uma tragédia. “Os aeroportos estão subcapacitados. Atualmente, temos condições de atender apenas 50% da demanda de 200 milhões de passageiros por ano. Se fizermos uma comparação, a curva de crescimento da demanda é muito maior do que a de crescimento da capacidade. E essa situação só tende a se agravar”, avisa ele.
 
DESGOVERNO
 
De acordo com ele, faltam gerenciamento e planejamento para projetos e execução de obras, o que implica diretamente nos resultados dos investimentos: “A capacidade de gastar da INFRAERO fica prejudicada". Para Silva, o ponto crítico dos problemas do setor é a baixa capacitação: "Pessoas com nenhuma experiência estão ocupando cargos na INFRAERO". O caso dos aeroportos das sedes da Copa é emblemático. Nas obras de construção da Torre de Controle no Aeroporto Internacional de Congonhas, de adequação do Aeroporto de Guarulhos e do Aeroporto Internacional de Viracopos, todas em São Paulo, foram aplicados apenas 50% dos 321 milhões de reais orçados para este ano. Em situação semelhante encontram-se as ações de adequação do Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerias, e do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. No Rio de Janeiro, na reforma e ampliação do Terminal de Passageiros e do Sistema de Pistas e Pátios do Aeroporto Santos Dumont e adequação do Aeroporto Internacional do Galeão foram investidos apenas 18,6% do orçamento para 2012.
 
SITUAÇÃO LIMITE
 
Para Adyr da Silva, a Copa de 2014 é uma situação limite para a qual, o Brasil não está preparado.“Na África do Sul, em 2010, nos momentos de pico houve cerca de 580 aviões em um mesmo dia em um aeroporto. Nenhum aeroporto brasileiro suportaria tal demanda atualmente. É um problema angustiante”, alerta ele. Mesmo com as necessidades claras do País nessa área, a INFRAERO deve diminuir o valor dos investimentos no orçamento de 2013. Os gastos prometidos pela estatal deverão atingir a cifra de 1,5 bilhão de reais, meio bilhão a menos que o valor liberado para 2012. Esse desgoverno faz do Brasil o País dos "puxadinhos!

 
FESTIVAL DE TURISMO
 
O Festival do Turismo de João Pessoa foi homenageado no Recife Praia Hotel, com o troféu “Sou + Pernambuco” em reconhecimento como “A maior feira de turismo do Nordeste”. O diretor comercial do festival, Claudio Junior, e o gerente comercial Juan Sorto representaram a equipe do evento na premiação que comemorou os 15 anos da Revista Trade News, do jornalista Alexandre Galvão (no centro da foto entre Claudio J S Junior e Juan Sorto). O evento contou com uma ampla programação social e musical e reuniu diversas personalidades do Trade Turístico do país. Além da Revista Trade News, Alexandre Galvão também atua no Blog Turismo PE e mantém um programa sobre turismo na Rádio Olinda e na TV. No evento Alexandre anunciou um novo projeto, o Jornal “Ei, Táxi”, como o nome já diz, será voltado para os taxistas do Estado, com informações só sobre turismo, cultura, opções de lazer, gastronomia e vários outros assuntos, dando aos motoristas um apoio fundamental para a recepção aos passageiros.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Criado pelo artista plástico Genésio Gomes, o troféu “Sou + Pernambuco” foi entregue para 15 profissionais e empresas que se destacaram no setor de turismo, cultura e no desenvolvimento em diversos setores do Estado de Pernambuco e da Região Nordeste. Um dos pontos altos da Revista Trade News foi a chegada surpresa do cantor Reginaldo Rossi. Um dos premiados no evento, o cantor entrou sem ser anunciado e cantou algumas das suas músicas mais conhecidas como “Garçom” e “Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme”, impressionando os presentes com o carisma e a simpatia do Rei do Brega, que recebeu  das mãos do fundador da Trade News o pergaminho de Honra ao Mérito.“É muito bom receber prêmios. É melhor ainda quando recebemos esses prêmios em casa”, observou o cantor.
 
ROTA DA AMIZADE
 

Localizado no Sul do Brasil, o Estado de Santa Catarina está situado no topo da ranking nacional de desenvolvimento humano. As belezas naturais, o cuidado com o meio ambiente, a diversidade étnica e a vocação para o turismo, tornam nosso Estado o cenário perfeito para congressos, seminários, convenções, espetáculos culturais, competições exportivas... e claro, férias inesquecíveis para qualquer um que deseje estar de bem com a vida num cenário deslumbrante e gente muito amiga.  E dentro deste contexto está a nossa belíssima Rota da Amizade, inserida dentro do Vale do Contestado. Um roteiro integrado composto por cinco cidades, articuladas pela Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau.
 
PROGRAMA  DE CERTIFICAÇÃO
 
A região se diferencia pela tradicional hospitalidade do interior. É o único roteiro turístico brasileiro que tem um Programa de Certificação de Qualidade Turística, creditado pelo SEBRAE, UNOESC, FC&VB-SC, SANTUR, SENAC, Conselho Regional de Turismo Vale do Contestado, ABIH-SC e EPAGRI. A diversidade de relevos, altitudes, etnias, culturas, encantos e sabores em menos de 150 km, revelam emoções e prazeres no interior da nossa Santa & Bela Catarina. Altitudes que variam de 1.050m a 420m, clima de serra e de vale e uma diversidade de atrativos, gastronomia e cultura originários das colonizações européias (23 etnias), caracterizam a Rota da Amizade.

 
ESPETÁCULO BRASILEIRO
 
Isso apenas comprova que nosso Estado não é apenas um. Há a Santa Catarina das praias, das paisagens rurais, das festas tradicionais, da neve, das maçãs, do pinhão, das águas termais, do festival de cinema rural nacional, dos vinhos de altitude... Esse espetáculo brasileiro com um pouco mais de 6 milhões de habitantes, reúne em seus 95,4 nil km quadrados tamanha diversidade que deslumbra os que nos visitam. Nos últimos seis anos nos consolidamos como o melhor destino do Brasil e a Rota da Amizade fez e faz parte de toda esta história, estando presente nas principais feiras de turismo do país, divulgando todas essas potencialidades, tarefa esta feita por um grande time capitaneado pela Rota da Amizade Convention & Visitor Bureau.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Nesta última terça-feira,11, entre seus membros, amigos, colaboradores e demais autoridades que fizeram e fazem parte deste sucesso, comemoraram, com justiça, 10 anos de pleno sucesso, buscando sempre a excelência para que a região acomode perfeitamente o turismo de eventos, de negócios e de lazer. Muito foi feito neste últimos 10 anos, mas o grande desafio é continuar fazendo ainda mais, mantendo os bons resultados com as perspectivas de melhorar sempre a qualidade do turismo, refletindo sem sombra de dúvidas, na qualidade de toda sua gente. Parabéns a esse grande time. Para ver todas as fotos clique aqui.

 
PARAÍSO CHILENO

O Loberías del Sur, de Aysén, no Sul do Chile, comemora a abertura da temporada 2012/2013 com ocupação recorde. Somente no mês de novembro, o hotel teve hospedagem histórica de 1,5 mil visitantes por noite, o que representa 55% de suas vagas preenchidas. Além disso, foram feitos 12 zarpes de catamarã rumo à Laguna San Rafael, com 700 passageiros transportados, o número é maior do que o obtido no mesmo mês de 2011, quando se realizaram quatro zarpes, com 198 passageiros a bordo. Desde o início da temporada atual, em agosto, o Loberías já efetuou 25 saídas para a San Rafael, com um total de 1,2 mil passageiros visitando o lugar. A cifra também surpreendeu os responsáveis pelo hotel, tendo em vista que, em toda a temporada de 2011 foram realizados nove zarpes e transportados 448 passageiros. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
"Para os meses de dezembro a março vislumbramos uma forte demanda. Aysén e a Carretera Austral estão sendo os destinos preferidos pelo mercado nacional e internacional e podemos esperar uma ótima temporada de verão”, pontuou o diretor do hotel, Rodrigo Bravo Solá. Para quem não sabe, o Hotel Loberías del Sur fica em Porto Chacabuco, no coração da Carretera Austral em Aysén, no Sul do Chile. Este lugar de natureza exuberante, que está a apenas duas horas do aeroporto de Balmaceda, é considerado a porta de entrada à Laguna San Rafael, para onde oferece excursões exclusivas a bordo de um catamarã, que navega entre os mais lindos fordes da América do Sul. Conta ainda, com uma reserva ecológica de 250 hectares, o Parque Aiken, onde os visitantes podem fazer caminhadas, trekking e outras atividades em meio à selva patagônica. Classificado como quatro estrelas superior, o hotel conta com 60 quartos e está preparado para dar aos seus hóspedes uma estadia confortável e inesquecível, acompanhada de todas as emoções oferecidas pela Patagônia Chilena.
 
JAZZ

Clique na imagem para ampliá-la
 
Minha amiga Sandra Ruiz Dias, presidente da Fundação Inti Main, em Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina, promove o Liber Jazz, uma grande homenagem a Astor Piazzola, nos próximos dias 21, 22 e 23 de Dezembro, na Casa da Cultura Enriqueta Gastelumendi.  Na sua quarta edição, o Jazz Al Fin, o festival de Jazz do Fim do Mundo apresenta a titânica homenagem ao grande Piazzolla, comemorando o  20° aniversario de seu falecimento. Segundo seu neto, Pipi Piazzolla, o jazz foi uma influência muito importante para que o tango se revolucionasse. Astor Piazzolla percorreu o mundo do tango, mas seus discos são encontrados nas estantes de jazz, música do mundo, experimental ou clássica, sempre com esse toque portenho impresso pelo bandoneón e, neste caso pontual, a singularidade estilística do seu executante; prova disso é a variedade de músicos  de distintos países e estilos, orquestras de câmara e sinfônicas que compartilharam o cenário com o singular bandoneonista argentino: o violinista Gidon Kremer, Kronos Quartet, o violoncelista YoYo-Ma, o guitarrista Al Di Meola, os pianistas Emanuel Ax e Arthur Moreira Lima, entre outros. Um espetáculo imperdível sem sombra de dúvidas. 

Clique na imagem para ampliá-la

CINEMA 4D


O Alpen Motion, cinema 4D do Alpen Park, de Canela (RS), tem novo filme em cartaz no mês de dezembro. Em versão atualizada, a animação A Origem da Vida traz imagens inéditas e inúmeros efeitos especiais de última geração. O filme, baseado na Teoria do Big Bang, retrata todas as etapas da evolução dos seres vivos na Terra, fazendo uma verdadeira viagem de imersão, que vai desde o surgimento da vida no planeta, até o desenvolvimento da raça humana. Para formar o espetacular mundo em quatro dimensões, o simulador conta com seis computadores ligados a seis projetores. Proporcionando incríveis sensações causadas pelos mais modernos efeitos especiais e sensoriais, o espectador se sente parte da história e embarca em uma experiência surreal. A Origem da Vida tem duração de 20 minutos e não tem restrição de idade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário