quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ROTA DA AMIZADE - 10 ANOS DE SUCESSO


FALANDO DE JURISMO
por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-FENAJ/ABRAJET/ABIME


ROTA DA AMIZADE
 

 Localizado no Sul do Brasil, o Estado de Santa Catarina está situado no topo da ranking nacional de desenvolvimento humano. As belezas naturais, o cuidado com o meio ambiente, a diversidade étnica e a vocação para o turismo, tornam o Estado o cenário perfeito para congressos, seminários, convenções, espetáculos culturais, competições exportivas... e claro, férias inesquecíveis para qualquer um que deseje estar de bem com a vida num cenário deslumbrante e gente muito amiga.  E dentro deste contexto está belíssima Rota da Amizade, inserida dentro do Vale do Contestado. Um roteiro integrado composto por cinco cidades, articuladas pela Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau.
 
PROGRAMA  DE CERTIFICAÇÃO
 
A região se diferencia pela tradicional hospitalidde do interior. É o único roteiro turístico brasileiro que tem um Programa de Certificação de Qualidade Turística, creditado pelo SEBRAE, UNOESC, FC&VB-SC, SANTUR, SENAC, Conselho Regional de Turismo Vale do Contestado, ABIH-SC e EPAGRI. A diversidade de relevos, altitudes, etnias, culturas, encantos e sabores em menos de 150 km, revelam emoções e prazeres no interior da Santa & Bela Catarina. Altitudes que variam de 1.050m a 420m, clima de serra e de vale e uma diversidade de atrativos, gastronomia e cultura originários das colonizações européias (23 etnias), caracterizam a Rota da Amizade.
 
ESPETÁCULO BRASILEIRO
 
Isso apenas comprova que Santa Catarina não é apenas um. Há a Santa Catarina das praias, das paisagens rurais, das festas tradicionais, da neve, das maçãs, do pinhão, das águas termais, do festival de cinema rural nacional, dos vinhos de altitude... Esse espetáculo brasileiro com um pouco mais de 6 milhões de habitantes, reúne em seus 95,4 nil km quadrados tamanha diversidade que deslumbra seus visitantes. Nos últimos seis anos o Estado consolidou-se como o melhor destino do Brasil e a Rota da Amizade fez e faz parte de toda esta história, estando presente nas principais feiras de turismo do país, divulgando todas essas potencialidades, tarefa esta feita por um grande time capitaneado pela Rota da Amizade Convention & Visitor Bureau.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Nesta última terça-feira11, entre seus membros, amigos, colaboradores e demais autoridades que fizeram e fazem parte deste sucesso, comemoraram, com justiça, 10 anos de pleno sucesso, buscando sempre a excelência para que a região acomode perfeitamente o turismo de eventos, de negócios e de lazer. Muito foi feito neste últimos 10 anos, mas o grande desafio é continuar fazendo ainda mais, mantendo os bons resultados com as perspectivas de melhorar sempre a qualidade do turismo, refletindo sem sombra de dúvidas, na qualidade de toda sua gente. Para ver todas as fotos clique aqui.
 
DISCURSO DO PRESIDENTE
 
ROTA DA AMIZADE
 
          Através de nossa linha mestra – a Estrada da Amizade – hoje, SC 303, que vai de Piratuba a Caçador/Porto União, construiu-se, com muito esforço, cidades e cenários inigualáveis. Esta região de Santa Catarina, que ainda é chamada de Meio Oeste (precisamos chamá-la de Vale do Contestado), tem uma marca própria que ainda não vi em outro lugar, tão marcante, as pessoas.

                   Sim, são as pessoas que transformam, melhoram, trabalham e também confraternizam. São elas as responsáveis por animar todo este cenário, seja para resgatar a cultura, seja para demonstrar as paisagens, seja para contar estórias e histórias, seja para demonstrar tudo o que se tem de belo, moderno e diferente.

                   Com este principal ingrediente, é possível construir uma região turística. Construir Rotas e muitos roteiros.

                   Assim, há 10 anos, iniciamos aqui em Fraiburgo, as primeiras tratativas para desenvolver um roteiro regional integrado. No início, eram 3 cidades ícones no turismo da região, Fraiburgo, Treze Tílias e Piratuba, que trabalhavam o turismo de forma isolada, mas indutoras deste processo.

                   A certeza de que o caminho estava correto, confirmou-se no ano seguinte, 2003, quando o Presidente Lula criou o Ministério do Turismo e, o então ministro Walfrido dos Mares Guia, lançou o Programa de Regionalização do Turismo. Ratificando a isto, o governador Luiz Henrique da Silveira, criou a Secretaria da Organização do Lazer, hoje, Turismo, Cultura e Esporte.

                   Santa Catarina fiou fortalecida neste processo, porque houve o entendimento dos empresários sobre o assunto. Ali, deu-se o início ao entendimento que turismo é um segmento econômico. Movimentando 52 setores da economia, o turismo deslanchou com organização por todo o Brasil e mais notoriamente em Santa Catarina, que, a partir de 2007 passou a ser o Estado em que o consumidor mais quer visitar. Neste ano, recebeu esta láurea pelo 6º ano consecutivo.

A Rota da Amizade, no Vale do Contestado, também trabalhou tecnicamente para tornar-se referência no setor. Construiu, então, um projeto arrojado – APL de Turismo, através de parceria público-privada, com metodologia do Sebrae. Das parcerias, participaram a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, a Santur, o Sebrae, a Unoesc, através do curso de turismo e administração hoteleiras, o Senac, a ABIH-SC, as SDRs da região e as prefeituras municipais. Foram investidos, nestes 10 anos, R$ 2,5 milhões financeiramente, principalmente em qualificação e promoção; mais R$ 30 milhões de forma econômica, principalmente em infraestrutura. Foram 2 Centro de Eventos, Fraiburgo e Piratuba, mais a ampliação da Socap, em Treze Tílias. Além disto, há diversas benfeitorias que as prefeituras municipais fizeram para melhorar o aspecto de suas cidades para bem receber o turista. Porém, os maiores beneficiados, são sempre os munícipes, que aproveitam estas melhorias para sua qualidade de vida, que, nesta região, é cada vez melhor.

                   Também, em parceria com o SEBRAE, foram desenvolvidas algumas metodologias, que ainda hoje, são inéditas no Brasil. Como o Programa de Certificação de Qualidade Turística Rota da Amizade, único no país, que certifica a qualificação de toda a cadeia produtiva do turismo à qualidade. Outra metodologia é a Adequação do Produto, que contribui para melhorar o lay out e a produção de cada empresa, deixando-a cada vez mais atrativa aos olhos dos turistas. E outro destaque é o Educando para o Turismo, que desenvolve os professores das 6ª séries para o entendimento e disseminação do assunto turismo. Este, é o grande diferencial da Rota da Amizade! Portanto, muito obrigado ao Sebrae Santa Catarina pela contínua parceria.

                   Não podemos deixar de agradecer diversos professores da Unoesc Joaçaba, através do Curso de Turismo e Administração Hoteleira. Foram inúmeras as visitas técnicas e os trabalhos científicos e in loco. Os alunos sempre se orgulharam de poder destacar este trabalho maravilhoso chamado Rota da Amizade.

                   Entretanto, o que mais temos de destacar hoje é que o crescimento da Rota da Amizade é imenso. Porém, quase não percebemos, porque vivemos nele o dia-a-dia. Senão vejamos, em seu início, 2002, eram menos de 500 mil turistas que visitavam a região. Hoje, bem estruturada e capacitada, recebe quase 800 mil turistas, representando 8% de todos os turistas que visitam Santa Catarina. Destaca-se, também, na hotelaria estadual por ter estrutura compatível. Piratuba, por exemplo, é a 10ª hotelaria do estado em número de leitos hoteleiros e a região comporta 5.000 turistas em sua hotelaria.

                   Tenho de destacar e agradecer aos municípios de Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba, que têm sido decisivos para a implementação deste projeto arrojado e que está calcado na cultura. Pois a cultura é a base para a eternização da atividade turística. Enfatizando, o poder público deu um salto de qualidade no entendimento da importância econômica que o turismo gera às comunidades. Estamos aqui em um grande exemplo. À consistência e o entendimento de seus Prefeitos, agradecemos de coração, porque tem sido um esforço louvável e contribui para o raciocínio claro de seu mestre maior que tivemos em Santa Catarina na área do turismo e da cultura, Luiz Henrique da Silveira.
 
                    E, por fim, aos Associados, com letra maiúscula. A estes heróis, incansáveis, pacientes, perspicazes, perseverantes e inovadores. Muito obrigado! Vocês é que são a Rota da Amizade!
 
Wilson Luiz de Macedo
Presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau

Nenhum comentário:

Postar um comentário