sábado, 31 de março de 2012

INFORMATIVO ABIH-SC por Zeni Rates - Abrajet - SC

INFORMATIVO ABIH-SC
por Zeni Rates - Abrajet - SC


Divulgue seu hotel

divulgação
Quer divulgar gratuitamente seu hotel? A ABIH-SC está abrindo espaço para que seus associados possam realizar uma ação promocional junto aos participantes do 26º Encatho e da 24ª Exprotel. Para isso basta que os empreendimentos interessados enviem brindes para serem colocados nas pastas dos participantes como blocos de anotações, canetas, chaveiros, entre outros. Caso queira participar envie 1.000 unidades de cada objeto para a sede da ABIH-SC, em Florianópolis, SC. A promoção é válida apenas para associados.

Reservas Online
reservas

O tema negócios online será o foco dos debates, discussões e demais eventos técnicos durante o 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho). Um tema que se justifica diante do crescente uso da internet nos negócios. O Ministério do Turismo, por exemplo, acaba de divulgar pesquisa que indica que 09 em cada 10 brasileiros utilizam a rede como primeira fonte de informação sobre viagens. É também pela internet que 81% dos brasileiros emitem passagens aéreas e 72% reservam vagas em hotéis.


Certificados do Bem Receber Copa
copa

Os alunos que frequentaram os cursos do Bem Receber Copa estão recebendo seus certificados de participação na qualificação. O treinamento foi resultado da parceria entre a ABIH Nacional e o Ministério do Turismo, visando preparar a mão de obra para receber os turistas que visitarem o país durante a Copa de 2014.  Os certificados estão sendo entregues pela coordenação do curso nos próprios hotéis. A ABIH-SC agradece à coordenação e aos professores que participaram deste importante processo de qualificação.


Very Important
carlos

Parabéns a Carlos Kiehl, gerente do Hotel Porto Ingleses, de Florianópolis, SC, associado à ABIH-SC. Kiehl, graduado em hotelaria, conquistou o título de Melhor Gerente Geral na categoria de hotel "Midscale" no concursoVIHP Very Important Hotel Professional. Carlos já atuou em vários hotéis em Santa Catarina como Le Canard, de Joinville e Il Campanário Villaggio Resort, Florianópolis, e também em empreendimentos de outros estados.


Páscoa em meio à natureza
bosque
Situada na deslumbrante praia de Bombinhas, a pousada Vila do Bosque oferece um recanto tranquilo e aprazível. Com apenas 12 apartamentos, a pousada é um projeto que se integra à beleza do balneário, convivendo em harmonia com o ecossistema local. É própria para quem busca conforto e beleza desfrutando de uma bela vista panorâmica. Sua localização oferece acesso fácil as mais de 25 praias do município de Bombinhas. Fones: (47) 3393-7281 / 3369-0024 – www.viladobosque.com.br


Promoção de Páscoa em Joinville e Piçarras

holz
Nossos associados, o Holz Hotel, de Joinville e o Hotel Piçarras, do balneário de Piçarras, SC, estão com promoção especial para a Páscoa. O Holz oferece conforto e qualidade para quem viaja a cidade a negócios ou para desfrutar da beleza da Cidade das Flores. Confira: www.holzhotel.com.br;  Já o Hotel Piçarras tem meio século de dedicação, cultivando conforto e bom atendimento, aliados a localização, próxima ao Parque Beto Carreiro. Confira: www.hotelpicarras.com.br/


Páscoa na Pousada Pedra da Ilha
pedra da ilha

Localizada no municípo de Penha, SC, em frente ao mar, nossa associada a Pousada Pedra da Ilha, é outra ótima opção para curtir o feriado de Páscoa. O empreendimento está com tarifa especial para período da Páscoa, com promoção para o Parque Beto Carrero, com passaporte incluído. Informações/Reservas: (47) 3345-0542 / 8455-1643 – www.pedradailha.com.br/



Criatividade e Inovação em Chapecó
chapeco

O palestrante Waldez Ludwig será um dos destaques da EXPEN 2012 – Feira de Multissoluções em Gestão, Serviços e Tecnologia, que acontece em Chapecó-SC, de 29 a 31 deste mês, movimentando a hotelaria local. Ludwig vai falar sobre “Criatividade e inovação” para mais de 1.000 pessoas no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, quinta-feira (29), às 19h30. O evento é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó. Foto: Portal Chapecó.


Capacitação gratuita para hotelaria
cursos

A Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina e o Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região estão com inscrições abertas para vários cursos gratuitos de capacitação. As inscrições estão abertas para cursos de Garçons, Camareiras, Barman, Recepcionista para Meios de Hospedagem e Excelência no Atendimento. Mais informações: (47) 3461-3380 / 3461-3379 -www.roteirosdeencantos.com.br/



fecomercio

segunda-feira, 26 de março de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Paixão de Cristo 2012




O Estado de Pernambuco recebe de 28 de março a dois de abril de 2012 os jornalistas especializados em Turismo do Brasil com extensa programação do encontro coordenado por Luiz Felipe Moura, Diretor da Região Nordeste da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, visando estreitar os laços em nível profissional com os “conselheiros’ da Abrajet Nacional, liderada pelo presidente Hélcio Estrella (SP), cuja reunião acontecerá dia 30 às nove horas, com palestra de Alberto Feitosa, Secretário Estadual de Turismo, assessorado pela competente jornalista Sabrina Albuquerque, da Setur.

O espetáculo “PAIXÃO DE CRISTO”, considerado o maior teatro do
mundo ao ar livre, acontece no agreste pernambucano há 44 anos , na cidade de Brejo da Madre de Deus, distante a 180 km de Recife (PE). Foi criado
 por Plínio Pacheco, com quem estive em 1985 e o conheci em Nova
 Jerusalém. O espetáculo é encenado em nove palcos platéia, por 550 atores
e figurantes, todos os movimentos são acompanhados por uma
multidão, desde o Sermão da Montanha até a crucificação, ressurreição e ascensão ao céu de Jesus. Efeitos especiais, emocionam por duas horas e meia durante as cenas. As apresentações acontecem entre 30 de março até sete de abril. Mais de três milhões de pessoas já estiveram presentes até 2011 na cidade teatro (réplica de Jerusalém) cercada por muralhas e torres de pedra. O papel principal (Jesus) será encenado por José Barbosa, Wilma Gomes (Madalena), Ricardo Neves (Pilatos), todos pernambucanos e contracenam com os artistas globais Caco Cicler (Judas), Larissa Maciel (Maria), Maouhamed  Harfoucher (Herodes) e Hellen Roche (Herodíades). A direção artística é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. O espetáculo deste ano vem com luxuoso figurino e moderna iluminação com efeitos especiais.
Os jornalistas convidados de todo o Brasil discutirão assuntos  relacionados ao Turismo e a entidade, bem como seu futuro e os detalhes para o congresso nacional que acontecerá na cidade de Atibaia (SP)  no mês de agosto deste ano. A chegada dos 40 jornalistas inscritos está prevista para o período da manhã do dia 28 e ficarão hospedados nos hotéis Recife Praia Hotel e Cult Hotel Mar Olinda, ambos em Boa Viagem. A noite, jantar oferecido pela Prefeitura Municipal de Recife.
Dia 29, saída para o espetáculo em Fazenda Nova, às 9 horas, ônibus Martur Viagens, via Caruaru, com passeio e almoço. Às 16 horas segue via PAIXÃO DE CRISTO, de Nova JerusalémO espetáculo da Paixão deve começar às 18 horas e termina exatamente às 21h15. A seguir visitarão a parte interna das muralhas, onde os jornalistas e autoridades manterão contatos com os artistas do espetáculo. Por volta das 23 horas, retorno e pernoite na cidade de Gravata, onde o jornalista abrajetiano Ricardo Guerra também é Secretário Municipal de Turismo.
Dia 30 pela manhã reunião do Conselho da Abrajet, almoço e city tour pela cidade das flores, a bela Gravata. Por volta das 17 horas retorno via Olinda, onde serão hospedes da Pousada São Francisco e do Costeiro Hotel, na beira mar de Olinda. A seguir, jantar e serenata ao ar livre pela histórica cidade de Olinda.
No dia 31 (sábado) pela manhã programação no Recife, com visitas e almoço na capital pernambucana. No período da tarde, novos passeios por Olinda. Por volta das 17 horas seguem via praia de Nossa Senhora do O em Paulista, onde ficam hospedados no Resort Casa Blanca, com festa, a noite jantar até domingo após o almoço.
Nos dias primeiro e dois de abril, os jornalistas convidados viajarão de regresso aos seus estados de origem. Assim o Estado de Pernambuco recebe com muito profissionalismo e fraternidade, através de suas Secretarias de Turismo e Órgão conceituados como a Abrajet - Associação Brasileira de Turismo, seus visitantes.Parabéns!
Obrigado a todos. Infelizmente, cidades como Criciúma (SC), a Capital Brasileira do Carvão e Cidade Azulejo, que não reativou sua importante Secretaria Municipal de Turismo, que prestou serviços ao segmento turístico durante 20 anos (1984), agora fechada desde 2004. Por esta razão,  será lançada uma MOÇÃO durante a reunião dos Conselheiros da Abrajet nacional, na cidade de Gravata (PE) a exemplo do que fez a Abrajet de SC na cidade de Fraiburgo .
Contatos:Luiz Felipe Moura(abrajet.pe@bol.com.br), Ariadne Quintella (Ariadne_quintella@hotmail.com), Ricardo Guerra(frupel@uol.com.br), Hélcio Estrella (presidência.abrajetnacional@gmail.com)

PIT STOP
Trade Turístico ainda não viu a grade de cargos e salários que serão propostos para o funcionamento dos novos municípios, especialmente Balneário Rincão (SC) e Pescaria Brava (SC). Mas por ouvir dizer, em Criciúma o retorno da Secretaria de Turismo, segundo os empresários é uma necessidade a divulgação da cidade, paralelo aos eventos que acontecem! Quanto a Balneário Rincão, desnecessário dizer a sua criação diante do potencial turístico, que precisa ser trabalhado profissionalmente por uma Secretaria de Turismo.
Que coisa esquisita no BRASIL, não? No Turismo Estudantil, a Lei Maior manda pagar o piso salarial de R$ 1.451 reais para os nossos queridos professores e ainda alguns Estados não querem cumpri-la...
No turismo de Saúde, algumas farmácias no Sul do estado catarinense anunciam descontos de 50% nos remédios para regular a pressão dos idosos. Confira! Também as Secretarias de Saúde emitindo o cartão nacional de saúde (numerados ) para o SUS, o Sistema Único de Saúde. Leve a identidade, CPF, e comprovante de residência (é gratuito).


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




26º ENCATHO

O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho, realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina -ABIH-SC,  em sua 26ª edição, de 25 a 27 de abril,  no CentroSul, em Florianópolis. O tema central do encontro será “A Hotelaria na Era da Informação”.  A programação contempla diversas atividades, abrangendo todas as áreas da hotelaria: 24ª Exprotel, 26ª Reunião de Hoteleiros, 6º Ciclo de Oficinas de Atualização, 3ª Rodada de Negócios, 2º Fórum de Gestores Comerciais, 2º Fórum de A&B, 4º Simpósio de Governança Hoteleira e o 10º Seminário de Turismo e Hotelaria. As inscrições em qualquer uma das atividades podem ser feita no site www.encatho.com.br

10º Seminário de Turismo e Hotelaria

O Encatho visa o aperfeiçoamento técnico-profissional, com palestras, seminários e apresentação de inovações tecnológicas, além de congraçamento da classe. No Seminário de Turismo e Hotelaria serão apresentados trabalhos científicos, com análises e propostas de desenvolvimento para o turismo e a hotelaria nacional, em especial, de Santa Catarina. É um encontro de hoteleiros, acadêmicos, convidados e interessados na evolução da hotelaria e do turismo, para aproximar e apreciar questões para o desenvolvimento de um turismo de qualidade. Coordenado pela consultora Bianca Antonini, as apresentações acontecem no dia 27 de abril, das 8h30 às 10h30, na Plenária 1 do CentroSul. Os trabalhos poderão ser apresentados por estudantes, professores e profissionais, desde que em consonância com as exigências do  regulamento e sigam a linha de raciocínio do tema geral do evento – “A Hotelaria na Era da Informação”. Devem ser enviados ao e-mail abih@abih-sc.com.br, ou entregues em CD, até o dia 31 de março, acompanhado de resumido currículo, na sede da ABIH-SC: Rua Osmar Cunha, 183 - Ceisa Center – Bloco B - Sala 801 - Centro - Florianópolis. Mias informações no site www.encatho.com.br.

 

24ª Exprotel

A 24ª edição da Feira de Produtos e Serviços para Hotéis será realizada entre os dias 25 e 27 de abril. Com entrada gratuita, a feira vai apresentar novidades em serviços, produtos e equipamentos para a hotelaria, lançamentos de cama, mesa, banho, móveis, informática, novas tecnologias, segurança, gestão de serviços, decoração, além de alimentação, bebidas e produtos de higiene e limpeza. Já estão confirmadas as empresas: Mannes; Realgen´s, CmNet, Desbravador, Harus, Kuerten, Check-in, Colau, Beaulieu do Brasil, Pavanny, VBC, Copapel, Harba, Super Safe Cofres, Sabie, Toalhas Atlantica, Sabbia, Tomberlin, Relevo Guardanapos, Onity, Industria Têxtil Porto Franco, Tec Control, Profiline, New Security, Master Line Móveis, Eletrolux, Kaba, Saga Systems, CentroSul, Altenburg, Faber Castell, Sentax, Multform, Esdel, Pioneira Sul, Multigrafics, Baia Norte, Águas Pedra Branca e Chen-Dry.

Páscoa em Canela

 Foto: Manuela Texeira

A decoração de Canela, cidade gaúcha do Rio Grande do Sul dá água na boca, com as montanhas de chocolates, ovos de Páscoa, balas e pirulitos espalhados pelas principais ruas da cidade. Os elementos retomam a tradição de Canela na fabricação de chocolate caseiro e a estes se somam mais 300 coelhos, em todos os tamanhos e estilos. Os visitantes podem abraçar, tocar e tirar fotos e para as crianças, a diversão é ainda maior:  gangorras de cenoura, ovos casinhas, labirintos e até uma mini-maria fumaça com muitas guloseimas em seu vagão são alguns dos brinquedos. Todo esse trabalho é realizado em equipe, com bom humor e alegria, aliadas ao profissionalismo e a emoção de integrar o evento.

Em Gramado coelhos e ovos gigantes


A poucos dias do início do Chocofest – Páscoa em Gramado, coelhos, ovos e um cenário de muita magia e encantamento tomam conta das rótulas, praças, ruas e avenidas da cidade. O Chalé do Conde Guloseima está instalado na Rua Coberta, agora denominado “Planeta do Chocolate”, sendo sede oficial do evento. De 22 de março a 8 de abril, desfiles, espetáculos, oficinas, apresentações e muitas atrações garantem a alegria de crianças e adultos que conferem a programação do Chocofest, na sua 17ª edição. Desde janeiro, cerca de 100 trabalhadores atuam em três pavilhões e se dedicam a transformar fibra e espuma em personagens e enfeites que provocam uma sensação de realismo. “ A ideia é mostrar o mundo dos cartoons nos desfiles, espetáculos e decoração do Chocofest”, explica o diretor do evento, Marcus Vinícius.  Para dar um toque especial na decoração, seis artistas plásticos gramadenses expõem ovos de Páscoa gigantes, pintados a partir da inspiração em diferentes países. O resultado, que poderá ser conferido na Praça Major Nicoletti, com a assinatura de Rita Gil (Portugal), Gilmar Stahl (Alemanha), Miriam Birck (Ucrânia), Isoldi Arend (Índia), Débora Irion (Egito) e Mário Palermo (Itália). 


 

Cartazes alemães 

A Corte Suprema alemã ordenou na semana passada ao Museu Histórico de Berlim que devolva aos herdeiros de um dentista judeu uma ampla coleção de cartazes, que foi confiscada pelo Ministério de Propaganda nazista em 1938, atualmente avaliada em mais de 5 milhões de dólares. Apesar da família do dentista alemão Hans Sachs ter recebido uma indenização do Estado alemão de 294 mil dólares em 1961, quando a coleção foi dada por desaparecida, os juízes do Supremo germânico consideraram que a propriedade continua sendo da família. Hans Sachs, pioneiro na arte de colecionar cartazes, reuniu mais de 12 mil peças, que passavam pelo modernismo, expressionismo, construtivismo e art déco. A ampla coleção, considerada uma das maiores e mais valiosas do mundo, conta com obras de artistas como Wassily Kandisnky, Otto Dix, Käthe Kollwitz, Max Pechstein e Henry Van de Velde, entre outros.
 

 Fachada do Museu Histórico de Berlim, que terá que devolver coleção de cartazes
 
O dentista Sachs e sua família foram detidos na "Noite dos Cristais", em 1938, quando os nazistas incendiaram grande parte das sinagogas na Alemanha e assaltaram de maneira sistemática os comércios dos cidadãos judeus. Após comprar sua liberdade, Sachs partiu com seus familiares para os Estados Unidos e deixou sua coleção de cartazes sob custódia do banqueiro Richard Lenz. Pouco depois ela acabou sendo confiscada pelos nazistas. Após a Segunda Guerra Mundial, a coleção acabou sendo perdida. Mas, nos anos 60, uma parte da mesma apareceu em um porão de Berlim Oriental. Na ocasião, as autoridades comunistas da República Democrática Alemã ordenaram que a coleção passasse a fazer parte dos fundos do Museu Histórico Alemão de Berlim. A apreensão por parte do Ministério de Propaganda nazista foi declarada nula pelos tribunais no começo do período pós-guerra. Dessa forma, os 4,2 mil cartazes que formam a atual coleção devem ser devolvidos aos seus proprietários "para que não se perpetue a injustiça nazista". Os advogados de Peter Sachs, filho do dentista, assinalaram que a família deseja buscar um lugar adequado para fazer com que esta valiosa coleção possa continuar sendo apresentada ao público.

  

Coral da Lírica completa 90 anos

O Coral da Lírica, um dos mais antigos grupos de coro da cidade, participou do projeto Concertos Matinais no último domingo (18/03). A apresentação musical foi realizada na  Sociedade Cultural Lírica, às 10h30. Neste ano, a sociedade comemora seus 90 anos de fundação em Joinville. O concerto é aberto a comunifundação da Sociedade. O grupo de coro formado em 1922, conta com a participação dos sócios da instituição, muitos descendentes de alemães. Atualmente, o coral conta com 46 integrantes, incluindo o maestro Rafael Daniel Huch, a assistente de regência e técnica vocal Adriane Ester Huch e pianista. Conhecidos pela sociedade joinvilense, o grupo já se apresentou em várias regiões brasileiras, incluindo Espírito Santo. O trabalho do coro foi apresentado também na Alemanha e Chile. Em comemoração aos 90 anos da sociedade, o Coral da Lírica vai lançar o CD “Melodias Inesquecíveis”, projeto aprovado no Mecenato 2011 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).
 
Curitiba entre as melhores


Curitiba passou para a segunda fase do concurso que escolherá as 7 Melhores Cidades do Mundo. O ranking é elaborado pela Fundação New7Wonders, que, em 2011, elegeu as novas 7 Maravilhas do Mundo. Na primeira fase do concurso, disputada por 1.200 cidades, Curitiba ficou entre as 300 mais lembradas. “Agora vamos para uma nova etapa e esperamos que todos os moradores e os turistas que vieram à cidade continuem participando e votem para que mais uma vez Curitiba se destaque em todo o mundo", diz o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. A votação para a segunda fase do concurso vai até 23 de novembro e deve ser feita pela internet, no http://www.new7wonders.com/cities/en.

Novo parque

O prefeito Luciano Ducci anunciou no dia 16 de março que Curitiba ganhará em breve um novo parque: o Vista Alegre das Mercês. Serão 100 mil metros quadrados de área total, entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, da nova área verde e de lazer da cidade, que contará com dois estacionamentos, portal de acesso, recantos,  trilha e um lago.
Somado ao Parque da Imigração, que está em obras e aos da Vila Rigoni, na Fazendinha e Bernardo Meyer, na CIC, o novo espaço nas Mercês será o 25º parque da cidade de Curitiba.


 

7º Festival das Cataratas

A 7ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu -FIT Cataratas, a ser realizado de 13 a 15 de junho de 2012, em Foz do Iguaçu - PR,  terá eventos paralelos, como  o Encontro Internacional de blogueiros, encontro Abrasel , Hotel Show e o Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania –FAC. O FIT Cataratas é uma realização da Angeli Feiras & Eventos, comandada pelo empresário Paulo Angeli.

Mundo a Vapor reabre 

O Parque Temático Mundo a Vapor, em Canela - RS, reabriu suas portas aos visitantes em horário normal. Empreendimento da família Urbani, comemora durante todo este ano, seus 20 anos de atividades. Único no mundo, o local abriga réplicas em escala reduzida e realidade aumentada, das grandes máquinas a vapor que revolucionaram os séculos passados. São fábricas de papel, tijolos, telhas, lingotes, usinas eólica, hidrelétrica, elétrica, entre outras preciosidades, tudo em funcionamento, com visitas guiadas por monitores. A arquiteta Luciana Urbani é responsável pelo projeto cenográfico, que recria ambientes da época em que o mundo era movido a vapor. Trazendo, entre outras novidades, a réplica em escala real da “Officina Mechanica de Ernesto Urbani”, datada de 1927, onde o pai, que consertava as máquinas a vapor da época, ensinou aos filhos sua atividade. Daí surgiram as primeiras obras do Mundo a Vapor, que transforma a energia do vapor, gerando novos conhecimentos para os visitantes. Aberto todos os dias em julho, dezembro e janeiro. Nos demais meses estará fechado às quartas-feiras. Horário: 9h15min às 17h, ingresso R$ 14,00 e R$ 7,00 para estudantes. Site: mundo@mundoavapor.com.br.

 

Embratur e Google

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Google escolheram os Estados Unidos, o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, para lançar o novo canal brasileiro no YouTube, já disponível no endereço www.youtube.com/visitbrasil. Aconteceu no dia 20, no Grand Central Terminal, em Nova York. Participam do evento jornalistas, formadores de opinião e autoridades. As pessoas que passarem pela maior estação de trem da cidade, também poderão conhecer o Brand Channel. O novo canal, desenvolvido em parceria com o Google, auxiliará os turistas estrangeiros no planejamento de suas viagens ao Brasil, de forma interativa, com imagens, vídeos e informações detalhadas sobre o que fazer no país. Ao acessar a página, o turista deverá responder apenas quatro perguntas: quando virá ao Brasil, quantos dias, com quem e qual seu interesse - compras, diversão, esportes, praia, natureza e cultura. A partir daí, a ferramenta irá disponibilizar uma lista de destinos e atrações ao internauta.

  

domingo, 25 de março de 2012

CHARTERS DE INVERNO PARA USHUAIA


CHARTERS DE INVERNO PARA USHUAIA

SÉRIE CHARTER INVERNO 2012 - UMA ÓTIMA NOTÍCIA PARA  TODOS OS AMANTES DA NEVE NO BRASIL, O LANÇAMENTO MAIS ESPERADO FOI REALIZADO DURANTE A 37ª BRAZTOA


A Argentina participou do 37º Encontro Comercial Braztoa com a maior delegação já inscrita. O país trouxe para este primeiro encontro do ano 155 profissionais e ocupou um andar inteiro, com área equivalente a 1.590 metros quadrados. Além do ministro do Turismo, Carlos Enrique Meyer, o evento contou com a participação de secretários de nove províncias, e de representantes de sete entidades ligadas ao setor de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, das aéreas Aerolineas Argentinas e Lan Airlines e outras empresas privadas. O ministro Meyer ressaltou a importância do encontro nas ações promocionais do turismo argentino e disse que já estão sendo desenvolvidas ações internas visando a captação dos turistas de outros continentes que visitarão o Brasil na Copa do Mundo, em 2014 que serão reforçadas também durante alguns eventos esportivos que a Argentina sediará, como a Fórmula 1 e o Moto Jipe. Somente em 2012, segundo Meyer, a Argentina espera um aumento de 10% a 15% no número de visitantes internacionais.


 Já o competente Secretário de Turismo de Ushuaia, Daniel Leguizamón, participou de uma concorrida agenda de reuniões com a Aerolineas Argentinas e Operadores de Turismo e marcou presença na feira mais importante do Brasil, a BRASTOA, onde lançou a série Charter Inverno Ushuaia 2012.

"O melhor dia, no melhor avião, em um voo direto sem escalas, em um horário muito confortável e com a alta qualidade de serviços que brinda Ushuaia. Um produto imbatível", comentou o secretário. 


Conforme anunciou e de acordo com seu compromisso com à Prefeitura Municipal de Ushuaia em 2011 e, contando com o panorama da frota e tripulações, à Aerolineas Argentinas colocou uma moderna aeronave Airbus 340-200 de 240 lugares para realizar a série charter a Ushuaia durante as nossas férias de Julho. A operação se realizará em um voo direto sem escalas, desde e para a cidade de São Paulo, operando aos sábados, que comercialmente é sem dúvida o dia mais requerido e bem cotado para uma operação de qualidade. 



O boing é de grande porte e especial para voos intercontinentais e transoceânicos, podendo voar de forma direta entre as cidades de São Paulo e Ushuaia, diminuindo o tempo de voo, além de contar com telas de cine/vídeo e áudio que tornam o voo muito mais confortável. Hoje em dia é o melhor serviço que a Argentina pode oferecer e somado a isso,  estão os elogiados serviços que a paradisíaca Ushuaia oferece, desde a calorosa recepção que é oferecida aos turistas na chegada do charter, até a qualidade e esmero na atenção que costuma brindar o prestador de serviços de Ushuaia, o que os distinguem notoriamente no conceito do mercado brasileiro. Por tudo isso é que o próprio trade turístico do Brasil já considera a série charter Ushuaia 2012 "um produto imbatível", que permite a inclusão deles no segmento mais alto do nosso mercado. 

Clique na imagem para ampliá-la

Além disso os principais Operadores Turísticos desejam ter ao menos alguns lugares na série charter porque lhes multiplica a demanda e derivam a voos regulares um importante volume de passageiros que não conseguem lugar nos charters.

Clique na imagem para ampliá-la 

Esta operação será complementada pela Secretaria de Turismo de Ushuaia com uma ampla agenda de apresentações e capacitações com o objeto de brindar todas as ferramentas de venda, informação e motivação necessária ao pessoal de vendas da rede de agências para una boa comercialização, assim como uma ampla cobertura de imprensa através de importantes meios digitais, gráficos e TVs. A Secretaria de Turismo já está trabalhando inclusive para que repita em 2012 o evento "Caras Neve" e programas de TV de grande audiência aqui no Brasil.
Clique na imagem para ampliá-la 

É importante destacar que apesar das desacelerações provocadas pela gripe A de 2009 e pelas cinzas vulcânicas de 2011, as ações de posicionamento e captação desenvolvidas em 2008  pela Prefeitura de Ushuaia, em apoio ao trabalho do empresariado local, permitiram em pouco tempo que essa charmosa cidade ocupasse um dos paraísos  mais procurados por um segmento importante da demanda brasileira. 
 
Clique na imagem para ampliá-la  
Em 2007 a porcentagem de turistas brasileiros na cidade era de 10% do total de turistas que chegavam nas férias de inverno. Progressivamente este número foi sendo incrementado até chegar  a 70% do total de turistas nas últimas temporadas. E cabe esclarecer que nada similar ocorreu em outros destinos turísticos patagônicos, onde as taxas de crescimento registradas são similares às de Ushuaia antes de 2008.  
 Clique na imagem para ampliá-la 
A estratégia de posicionamento e captação realizada pela Secretaria de Turismo - Prefeitura de Ushuaia em 2008 contou com o apoio vital da Aerolineas Argentinas, do Ministerio de Turismo de la Nación através o Instituto Nacional de Promoción Turística e dos Consulados da Argentina no Brasil; e a nível local com uma ativa colaboração da Agência de Desarrollo Ushuaia Bureau e de um grupo muito comprometido de empresários locais, que sempre estão presentes quando se trata de colocar mãos à obra para brindar hospitalidade a meios de imprensa ou viagens de familiarização de agentes de viagem. Também é necessário destacar a gentil colaboração do Infuetur (Instituto Fueguino de Turismo) em algumas destas ações.
Clique na imagem para ampliá-la  

Clique na imagem para ampliá-la  

Clique na imagem para ampliá-la