terça-feira, 31 de julho de 2012

TRANSCATARINA 2012 TEVE LARGADA NO MAJESTOSO HOTEL RENAR


FALANDO DE TURISMO

por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP - ABRAJET

TRANSCATARINA 2012 TEVE LARGADA NO MAJESTOSO HOTEL RENAR
 
Entre os dias 18 e 21 de julho, competidores de todo o Brasil estiveram participando de mais uma edição do Transcatarina "Horizontes sem Limites", da SC Racing. O evento é um rally de Jeeps que acontece uma vez por ano em Santa Catarina e tem suas etapas distribuídas pelo Estado, passando por dentro de fazendas da região
 
Está edição do rally contou com 156 duplas divididas em seis categorias, que são Super Master, Graduados, Júnior, Jeep, Turismo Light e Turismo Adventure, de acordo com a habilidade de cada participante. Dia 17, um dia antes da prova, os participantes chegaram ao Hotel Renar e no primeiro dia da competição, onde fizeram o prólogo da prova nas trilhas off road de Fraiburgo. O roteiro deste ano tem em média 800 quilômetros e para 2012, foi todo reformulado,o que tornou uma das principais atrações. Para a gerente comercial do Hotel Renar, Natália Latrechia, o evento é uma ótima oportunidade para todas as idades, "O Transcatarina acontece uma vez no ano e proporciona aos turistas um momento adventure e de diversão que dificilmente eles conseguiriam vivenciar em outros lugares. Encanta tanto as crianças como os adultos"
 
Fotos Cadu Rolim /Doni Castilho / RD Fotos / Divulgação                                                                                           
Clique na imagem para ampliá-la

Mais que uma opção de lazer para visitantes, moradores, competidores e sua família, a Transcatarina tem um apelo social, pensando no futuro das crianças da região. Cada piloto participante deve obrigatoriamente doar 40 quilos de alimentos, totalizando em média sete toneladas, que serão doados a quatro instituições de caridade onde a competição terá alguma etapa. Além disso, a cada edição da competição uma criança de 1ª ou 2ª série, será ''adotada'' tendo os custos dos seus estudos até a 8ª série , bancado pelo rally. O evento foi realizado com o apoio das Prefeituras e Secretarias de Turismo do Estado de Santa Catarina e as empresas patrocinadoras.
 
Vale comentar que neste ano, os 156 participantes do 3º Transcatarina superaram vários desafios, entre eles médias altas, um primeiro dia extremamente dificil e muitas pegadinhas (balaio). E todos foram superados com muita garra pelos participantes. O que será que a natureza e o evento está nos preparando para 2013 no 5º ano do TRANSCATARINA.

As categorias foram divididas desta maneira:

SUPER MASTER - As médias de velocidades poderão ser superiores às das demais categorias. Categoria de alto grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com vasta experiência em provas off-road de regularidade de reconhecimento nacional.

GRADUADOS - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores às da categoria Super Máster. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Esta categoria é um vestibular para a SUPER MASTER.

JÚNIOR - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores a categoria Graduados, será a terceira categoria a largar nas etapas. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com pouca experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Caso haja um ranking para se definir o Campeão Geral do Transcatarina esta categoria não estará participando.

JEEP - As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores Júnior. Categoria de competição para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes off-road. Categoria exclusiva para Carros com fabricação anteriores à 1985, originais ou não, com sistema de tração 4x4.

TURISMO LIGHT - Esta categoria largará em forma de comboio, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PC´s sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. Categoria de Turismo sem competição, própria para pilotos e acompanhantes com espírito de aventura, pilotos esses que deverão ter experiência de condução de veículos 4x4 em estradas de piso natural com diferentes relevos e em situações climáticas diversas (seco e/ou molhado), com veículos de qualquer marca, modelo e ano de fabricação. Esta categoria além de passar por alguns trechos da prova, também irá apreciar os pontos turísticos da região.

TURISMO ADVENTURE: Esta categoria largará em horário definido pelo líder do comboio, e seguirá por roteiros alternativos, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PCs sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. O trajeto é estilo trilhão e tem diversos obstaculos e dificuldades. Somente carros equipados com pneus agressives e itens de trilha poderão participar.
 
TRANSCATARINA - Horizonte sem Limites
 
Fotos Cadu Rolim /Doni Castilho / RD Fotos / Divulgação                                                              
Clique na imagem para ampliá-la

Este evento é uma prova de regularidade e precisão. O competidor tem que comparecer no local, horário, minuto e segundos determinados pela direção de prova. Este esporte não tem como objetivo a velocidade para chegar em primeiro lugar, mas sim a regularidade de cada competidor. Assim sendo, até quem larga por último tem a chance igual ao competidor que largou em primeiro, sendo definido pelo participante que mais for regular, cumprindo o trajeto imposto pela organização e passando pelo postos de controle na hora ideal e determinada. Poderão participar pilotos, navegadores e “zequinhas” de ambos os sexos com pouca ou sem nenhuma experiência em provas de Rally de Regularidade. É obrigatório que o piloto possua Carteira Nacional de Habilitação, quanto aos demais tripulantes não há restrição de idade, no caso de menores é obrigatória uma autorização por escrito do responsável legal. “O verdadeiro jipeiro nunca trilha sozinho. Com base no companheirismo e no respeito eles enfrentam os desafios do caminho com espírito esportivo, aventureiro e apaixonado. É tudo isto que faz essa galera ser especial”.
 
Enfrentar reflorestamentos, plantações, rios, serras, areia, lama, predras...tudo isso em apenas um evento. Ter contato direto com belas paisagens e montanhas. Desbravar trilhas acessíveis somente com o uso de um veículo potente. Disposição e espírito de equipe. Testar a resistência dos homens e das máquinas. Tudo isso faz parte dos que se aventuram no universo das aventuras 4x4. Obstáculos não existem para os praticantes que compõem este esporte de aventura. Ultrapassar limites é a meta. O uso de veículos específicos, com tração nas quatro rodas e acessórios que são incorporados de acordo com o grau de dificuldade das trilhas, diferencia o mundo destas pessoas apaixonadas pelo desafio. Nunca explicaremos o que nos leva a cumprir estes rituais, mas traremos de tal forma real a motivação em superar nossos limites. A interação do jipeiro com a natureza, a transformação do meio ambiente ao longo de milênios, um duelo entre quilômetros e nossas crenças. Por Shaekspeare nossos destinos e desejos caminham ao contrário. Busca na essência novas perguntas e respostas, testar os relacionamentos ao extremo. Até onde vão nossas vidas? Como está o meio em que vivemos? Precisamos transmitir as outras pessoas o porquê de sermos diferentes e nós somos...Transcatarina, muito mais aventura em sua vida!

O Transcatarina tem duração de cinco dias, sai da serra catarinense em Fraiburgo a 1200 metros de altitude, chegando no litoral em Balneário Camboriú. São ao todo (competidores e organização) mais de 200 carros. Uma repercussão que alcança em mídia milhões de pessoas. Hoje o evento já é considerado um dos melhores do Brasil e referencia nacional.

Um dos diferenciais do evento é que além de ser uma competição de alto nível, onde os melhores competidores de regularidade do Brasil competem em uma prova altamente tecnica e com muitos desafios, o Transcatarina mostra a todos os participantes, apoio e familiares que acompanham a caravana, cerca de 800 pessoas vindas de novo Estados brasileiros, a cultura, a culinária e a tradição de nosso estado. Para que isso ocorra são realizados nas quatro cidades sedes, Fraiburgo, Lages, Rio do Sul e Balneário Camboriú apresentações típicas e culturais onde se pode mostrar  todas as diferentes belezas de cada cidade e suas tradições, além é claro da culinária local, aliando competição com turismo regional. Em Rio do Sul o evento tem o orgulho de fazer o lançamento da maior festa do município a Kegelfest.

Para a população local, sempre se faz  a largada e chegada de cada etapa em locais de fácil acesso e que possa contar com uma grande quantidade de expectadores.

Transcatarina Social

Além dos alimentos, em 2010 adotou-se a primeira criança de 1ª ou 2ª série, fornecendo a ela todo o material e custos de mensalidades até a 8ª série. Na segunda edição do rally a cidade felizarda foi Fraiburgo e na sua 3ª edição, em 2011 Lages foi a cidade a escolher a 2ª criança a se beneficiar desta ajuda. Em 2012 foram dois alunos, em vez de um, assim chegamos a quantidade de quatro catarinenses. Será uma criança a cada ano, isso quer dizer que na 9ª edição do evento teremos sete ou oito crianças adotadas por nós. Por ultimo realizaram um concurso na cidade de Fraiburgo de redação (3ª e 4ª series) e desenho (1ª e 2ª séries) onde as crianças campeãs irão participar na categoria turismo do passeio na mesma cidade, em carros 4x4 da organização.

É o Transcatarina querendo ajudar o futuro de Santa Catarina. Veja o vídeo neste endereço: http://www.youtube.com/watch?v=RJXB5IZwx80.
 
 
ANIVERSÁRIO
 
Neste mês de agosto, o Hotel Renar está de aniversário mas quem ganha o presente é o hóspede. A diária caiu para R$ 265,00 com café da manhã incluso para o casal, criança até 6 anos não paga no mesmo apto dos pais e ainda o hóspede poderá aproveitar o último mês de inverno em ambientes aconchegante, curtir belas paisagens de inverno no charmoso hotel em suas piscinas aquecidas adulto e infantil, sala de jogos com mesas de sinuca, ping pong e pimbolim, sala de cartas, Apfel Bar com música ao vivo todas as noites, atividades divertidas com a recreação e saborear os deliciosos pratos e sobremesas do Restaurante das Estações. A promoção é válida até o dia 31 de agosto.  Situado na cidade de Fraiburgo, e estrategicamente em uma região privilegiada na cidade, a 1047 metros acima do nível do mar, o Hotel Renar comemora no próximo dia 31 de julho seu 31º aniversário. O hotel foi fundado em 1981 por Rene Frey, um dos fundadores da cidade de Fraiburgo.

O hotel, que foi projetado pelo arquiteto Manfredo, segue o estilo arquitetônico Alpino Germânico e inicialmente contava com 39 apartamentos. Com o passar dos anos, o Hotel Renar foi ampliado e atualmente conta com 10.000m² de área construída com 58 apartamentos, 100.000m² de área verde com ecoturismo, Restaurante das Estações que é aberto ao público em geral, espaço para as crianças, sala para eventos, de reuniões e para convenções, com capacidade para até 364 pessoas, além da suíte ecológica e de mais 62 quartos no Hotel Biz, anexo ao Renar.

Ao longo dos 31 anos, mais de 1,5 milhão de pessoas se hospedaram no Hotel Renar, entre turistas nacionais e estrangeiros. Para o diretor do Hotel Renar, Edson Ziolkowski, a receita de sucesso é dedicação, inovação e qualidade. "Fazemos questão que nossos hóspedes se sintam bem desde o momento em que fazem a reserva e que queiram voltar assim que fazem o check-out.""Antigamente recebíamos mais famílias. Hoje com a estrutura que temos,recebemos além das famílias grandes e pequenas, casais recém-casados e da melhor idade, grupos de amigos do trabalho, de infância ou universidade, eventos de final de ano das empresas, além de eventos como treinamentos" declarou Edson.

No dia 31 de julho, além do cardápio especial de comemoração, o Hotel Renar realizará em sua funpage do Facebook um concurso de frases que irá premiar as 31 melhores com 31% de desconto em hospedagem no hotel. Além desta, outras promoções vão ocorrer na página do hotel. As ações serão feitas como forma de agradecimento aos seus hóspedes pela escolha e confiança nestes 31 anos.

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Tirolesa urbana em Ibirama


 Clique na imagem para ampliá-la



No dia 27 de julho foi inaugurada oficialmente a maior tirolesa urbana do país. Desde o dia 28 de julho, os aventureiros podem aproveitar mais este ponto turístico. Para o secretário Roberto Ferrari, Ibirama é privilegiada pela natureza e está sabendo utilizar este potencial de forma ordeira e limpa, sem danos ao meio ambiente. O prefeito Duílio Gerhke e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Norberto Heinrich falaram das dificuldades superadas. O prefeito Duílio ressaltou que o investimento de 400 mil reais, do empreendimento, alavancará o turismo em Ibirama – Capital Catarinense do Turismo de Aventura. A tirolesa de Ibirama consiste em um cabo aéreo entre o mirante do morro, no bairro Bela Vista, na margem esquerda do Rio Hercílio, e a Associação Hansahoehe (antigo hospital de Ibirama). O percurso de mil metros e aproximadamente 1min10seg. é realizado com o deslocamento através de roldanas conectadas por mosquetões, passando sobre o rio e o centro da cidade, atingindo uma velocidade de 70 km/h e 60m de altura. O mirante proporciona bela vista panorâmica da cidade, o que já o torna o maior atrativo da cidade, e custará aos aventureiros cerca de R$25,00.


Ouro em penca

 Clique na imagem para ampliá-la


Um dos maiores tesouros de ouro já descobertos em Israel foi achado em uma escavação arqueológica perto de Herzliya. O tesouro com mais de 100 peças de ouro e pesando aproximadamente 400 gramas, é estimado em mais de 100 mil dólares. As moedas estavam escondidas em um vaso de cerâmica, no Nacional Appollonia Park, segundo os arqueólogos, a cidade anterior, que na época dos cruzados, Apollonia-Arsuf, era um centro próspero. Entre os itens encontrados estão 108 moedas de ouro, sendo 93 com quatro gramas cada, e 15 com um grama cada. O ouro não era novo e era claramente parte do tesouro de alguma família ou investimento em negócios. As moedas eram antigas quando enterradas, cunhadas no Egito aproximadamente 250 anos antes de seu sepultamento sob os ladrilhos do piso da fortaleza do século 13 EC, em escavação por mais de 30 anos. Centenas de pontas de flechas e outras armas, incluindo pedras usadas nas catapultas, também foram encontradas. Arqueólogos disseram que a descoberta indica que uma batalha violenta ocorreu naquele lugar, no tempo em que os mamelucos (egípcios) tomaram a área dos cruzados. A fortaleza dos cruzados havia sido descoberta no local há algum tempo, juntamente com restos de uma cidade portuária, que remonta ao tempo dos fenícios. Foram encontrados também restos de uma vila romana, uma rua de mercado preservada do início do período islâmico e uma complexa porta maciça. A escavação está sendo realizada sob os cuidados da Universidade de Tel Aviv e da Autoridade de Natureza e Parques. Há mais mistérios debaixo da terra...
Machu Pichu entre os melhores


De acordo com os viajantes brasileiros, Macchu Picchu está entre os cinco melhores destinos de ecoturismo estrangeiros. A cidadela inca foi indicada na primeira fase de uma pesquisa realizada pela revista Viagem e Turismo, em parceria com o IBOPE. O grande vencedor será conhecido no dia 25 de outubro, no Rio de Janeiro, durante a cerimônia do prêmio “O Melhor de Viagem 2012/2013”. Os outros destinos da linha de frente são África do Sul, Deserto de Atacama, Chile, Nova Zelândia e Patagônia, Chile/Argentina. Para participar do segundo turno da eleição, basta comprar um exemplar da edição 201 de Viagem e Turismo, nas bancas, cadastrar o código do cupom encartado na revista, no site www.omelhordevt.com.br e responder a todas as questões. A votação acontecerá até 6 de agosto. Mais informações sobre o Peru podem ser encontradas no site www.peru.travel.
Ilha de Curaçao
Clique na imagem para ampliá-la


Passar longos dias descansando em praias de águas cristalinas, aproveitar as tardes explorando ruas de cidades pitorescas, embarcar em emocionantes aventuras submarinas e descobrir mais de 500 espécies de peixes exóticos, sair para jantar em restaurantes que oferecem vistas deslumbrantes e inesquecíveis. Estes são apenas alguns motivos para descobrir o segredo mais bem guardado do Caribe, a Ilha de Curaçao, localizada fora do cinturão de furacões, temperatura entre 25 e 28 graus todo o ano e há 10 horas de voo do Brasil. Curaçao oferece grande variedade de acomodações, desde resorts à beira-mar até vilas e bangalôs românticos e isolados com vista para o mar. Mais de 35 praias e belas baías entremeiam enseadas isoladas, chamadas bokas. É um destino de mergulho de classe internacional, com mais de 60 locais designados para mergulho e espetacular experiência de snorkeling. Possui três campos de golfe, e a zona histórica de Willemstad dispõe de mais de 750 locais de visitação e monumentos, sendo Patrimônio Mundial eleita pela UNESCO em 1997. A rica herança e próspera cultura de Curaçao continuam visíveis nos seus edifícios coloniais, antigas sedes de fazendas, fortalezas, museus de renome e o Mikvé Israël-Emanuel Synagogue, a sinagoga mais antiga do hemisfério ocidental ainda em uso. Curaçao é também um paraíso culinário, com variedade de cafés com mesas ao ar livre, restaurantes gourmet, pratos internacionais e restaurantes locais com forte influência de 55 nacionalidades. Inúmeras festividades acontecem durante todo o ano, como o Carnaval, Curaçao North Sea Jazz Festival, Heineken Regatta Curaçao e Amstel Curaçao Bike Race, entre outros. À noite o visitante encontra diversas opções: locais para ouvir jazz e blues, tumba e reggae, ou casas noturnas do tipo universal. Veja mais no site: Curaçao.com e consult seu agente de viagens sobre pacotes turísticos.


 

E o visto americano?
Volta à discussão o visto americano, exigência para todo brasileiro que vá aos Estados Unidos a passeio, negócios, estudos, etc.. E como na relação entre países, há sempre a reciprocidade, o mesmo acontece quanto aos norte-americanos quem vêm ao Brasil. O tema retorna à discussão porque Brasil e Estados Unidos firmaram, no último dia 17, uma declaração de intenção para acabar com o visto de entrada nos dois países. O documento foi assinado pela Secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, e pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Antônio Patriota. Nesse documento, os dois países concordam com a criação de um Grupo de Trabalho sobre Assuntos Relativos a Vistos -GTV. O primeiro encontro do Grupo deve acontecer até novembro deste ano, em Washington. A iniciativa faz parte do aprofundamento da cooperação bilateral, decorrente de acordo existente entre os dois países, desde abril último. Na ocasião, Brasil e EUA se comprometeram em estreitar a colaboração “para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos Estados Unidos e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto”. Por aí se vê que, se sair a isenção, deverá demorar...



Missão a Equipotel 2012


O Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região está preparando missão empresarial a Equipotel 2012, que se realizará de 10 a 13 de setembro, no Centro de Exposição Parque Anhembi, São Paulo. Completando este ano 50 edições, a Equipotel é a maior e melhor feira de hotelaria e gastronomia da América Latina. Lançamentos, tendências, produtos, equipamentos, serviços e inovações tecnológicas estarão em exposição. Interessados em acompanhar a missão podem obter mais informações e fazer  sua inscrição, pelos fones  47 3461-3379/3461-3380, ou pelo e-mail: sindicato@roteirodeencantos.com.br, com Lais.
Reformas no Castelmar


O tradicional Castelmar Hotel, de Florianópolis, está passando por uma série de reformas em suas dependências. De acordo com Heleide Nogueira, gerente comercial do empreendimento, o Castelmar, que conta com 189 apartamentos, divididos em duas torres, ganhará uma nova classificação de quartos. Até o final deste ano, 60 estarão totalmente repaginados e contarão com novos itens de conforto.“Uma das torres de apartamentos terá unidades mais sofisticadas. A outra continua com apartamentos de nível econômico, mas também será atendida pela reforma”, comenta a gerente. De acordo com Heleide, para não afetar a ocupação do hotel, as obras estão sendo realizadas gradativamente, quatro quartos por vez. A pintura em toda a parte externa e a revitalização nas salas de eventos também estão sendo realizadas. A conclusão da reforma está prevista para o final de 2013.  Site www.castelmarhotel.com.br, reservas, fone 48 3952-3218.


Indenização por extravio de mala


O passageiro que tiver a bagagem extraviada receberá da companhia aérea, na hora, o equivalente a R$ 305, de acordo com uma norma em elaboração na Anac - Agência Nacional de Aviação Civil. Ainda não há data fixada para que a norma entre em vigor. Problemas com bagagens são o quarto item no ranking de queixas aos juizados especiais dos aeroportos de Cumbica e Congonhas. De janeiro a 15 de julho foram 198, de acordo com o Tribunal de Justiça de SP. A ajuda de custo imediata, para que o passageiro possa comprar imediatamente peças e pertences de uso pessoal é uma das novidades que a Anac prevê para substituir a norma atual sobre bagagens, que é do ano 2000. Uma prévia do texto também estabelece, entre outros pontos que:


1) Em voos domésticos, a empresa aérea terá até sete dias para devolver a bagagem extraviada ao passageiro; atualmente, esse prazo é de 30 dias.
2) Passados esses sete dias, a indenização deve ser paga em até uma semana. Hoje, não existe prazo. O valor máximo equivale a R$ 3.450, 00, que é de padrão internacional, não impede o passageiro de ir à Justiça, caso considere que a quantia não repara o dano e os prejuízos. Pelas novas regras, mudarão também as normas para bagagem de mão. Hoje, o passageiro pode entrar no avião com no máximo 5 kg. Porém, com frequência, excessos são tolerados pelas empresas. A Anac propõe que o passageiro fique liberado para levar na mão "pelo menos 5 kg". Na prática, poderá levar mais do que isso e a definição do peso e das dimensões caberá às empresas aéreas, individualmente. O texto também proíbe as companhias de cobrar pela bagagem de mão. Abre ainda a possibilidade de as empresas oferecerem desconto ao passageiro que viajar apenas com a mala de mão, sem bagagens para despachar. Quem descumprir as novas normas ficará sujeito à multa de R$ 15 mil, por ocorrência.


TAM pagará R$ 15 mil


A Justiça mineira determinou que a Tam pague R$ 15 mil de indenização a um passageiro que teve a bagagem extraviada. O caso foi julgado em segunda instância em 4 de julho. O soldador Paulo de Oliveira Santos, 44, teve uma mala extraviada em agosto de 2009, quando pegou um voo de São Paulo a Belo Horizonte. Ele voltava de Boston (EUA), onde mora. Santos diz que levava videogame, notebooks, webcams e ternos, entre outros produtos, avaliados em cerca de R$ 9.800,00. Ao receber a mala nove dias depois, viu que os itens tinham sido trocados por sandálias, chinelos e até calcinhas! "Eu trazia presentes para a minha família. Quando a mala chegou, todo mundo estava reunido para recebê-los.   Quando abri, ninguém acreditou", disse. Além do valor perdido (que ainda deve ser corrigido), a Justiça determinou que a companhia pague R$ 6.000 como reparação por danos morais. O desembargador Fernando Caldeira Brant, relator do processo, afirma na decisão que Santos teve a honra ofendida e que o extravio de bagagens tem se tornado "fato corriqueiro".
54º CONOTEL 


De 26 a 28 de julho foi realizado em São Paulo, o 54° Congresso Nacional de Hotéis -CONOTEL, tendo como tema central “A Hotelaria Que Queremos para o Brasil”. O evento, promovido pela ABIH Nacional, visou promover a integração do setor e a reflexão sobre os rumos do segmento, suas relações com o mercado e os negócios da hotelaria e turismo.
Homenagem perenizada


A área verde ao lado da Avenida Juscelino Kubitschek - JK, entre o Hotel Germânia e a continuação da Travessa São José, vai se chamar “Adolar Linzmeyer”, o fundador do Hotel Anthurium (antiga casa do Bispado). A lei municipal nº 7.277 que denomina o local foi assinada no dia 24 de julho, na Prefeitura, com a presença de filhos e netos do homenageado, que faleceu no ano passado. O espaço, revitalizado, terá nova iluminação, nova calçada, banco e lixeira. A sugestão do nome para a área foi feita à Prefeitura, pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região e do Convention & Visitors Bureau. É uma homenagem merecida ao Adolar que, em sua vida de trabalho, sempre lutou pela organização da hotelaria e pelo desenvolvimento do turismo de Joinville e Santa Catarina. Durante reunião na Prefeitura, ficou acertado com o presidente do Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville -Ittran, Ivo Vanderlinde, que o espaço será adotado pela Família Linzmeyer, dentro do programa Parceria Verde.

Prêmio Desterro de Dança


Os bailarinos Mariana Rodrigues e Edson Barbosa, do Rio de Janeiro são a atração convidada para abrir o Prêmio Desterro 2012 – 3° Festival de Dança de Florianópolis, que ocorrerá de 10 a 12 de agosto, no Teatro Governador Pedro Ivo. A dupla apresentará o grand pas de deux do quarto e último ato do balé “Dom Quixote”, de Marius Petipa (1818-1910), com música de Ludwig Minkus (1826-1917), peça clássica do balé de repertório. Entre as diversas versões coreográficas criadas para o livro “Dom Quixote de La Mancha”, escrito por Miguel de Cervantes e publicado pela primeira vez em 1605, a concebida por Petipa-Minkus é a mais famosa e duradoura. A estréia de Dom Quixote ocorreu com o balé do Teatro Bolshoi, em Moscou, dia 26 de dezembro de 1869, marcando a ascensão da Rússia como centro mundial da dança.
 
Cadeirantes no Mirante dos Golfinhos


“Nunca imaginei que poderia voltar à baía dos golfinhos e ao mirante Dois Irmãos”. Essas são as palavras de Mosana Cavalcanti, coordenadora do Programa de Turismo Acessível – Pernambuco sem Fronteiras -unidade de Projetos Especiais. Ela se emocionou ao passear pela nova trilha acessível a pessoas com deficiência física, do Parque Nacional Marinho, em Fernando de Noronha. Isso porque ela já havia visitado o Parque Nacional antes do acidente que a deixou paraplégica, ocorrido há nove anos. “Achei que depois do acidente não poderia rever estas vistas tão maravilhosas. Estou muito feliz”, afirma. Mosana foi a primeira usuária de cadeira de rodas a passear pelas novas passarelas e aprovou o resultado. “A trilha está muito acessível. Eu sugeri alguns ajustes que já estão nos planos do Parque, inclusive com sinalização em braile. Mas para usuário de cadeira de rodas está perfeito”, explica. O chefe do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Ricardo Araújo informa que está prevista a cobrança de ingresso a partir de 14 de setembro, data de comemoração dos 24 anos do parque, celebrando as novas estruturas, acessos e melhorias.



Obras de melhorias


Com 943 metros de extensão, a trilha do Golfinho Sancho foi a primeira a ser construída no Parque, ligando o Posto de Informação e Controle -PIC do Golfinho Sancho até o Mirante dos Golfinhos. A execução da obra é da Econoronha, que opera a concessão de controle de acesso, lojas de conveniência e outros serviços de apoio ao visitante no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Este posto está quase totalmente pronto e nele terá nova estrutura para proporcionar ao turista maior qualidade, como estacionamento, sanitários, duchas, guarda-volumes, locação de bicicleta para passeio, mapas, lanchonete e loja de souvenires. Todos os materiais utilizados para a obra são ecologicamente sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental, tais como madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado. É o primeiro parque do Brasil a utilizar em sua totalidade esse tipo de material. Informações, fone 61 3341-9280.  


19 º Salão do Imóvel


De 21 a 26 de agosto será realizado no CentroSul, em Florianópolis, o Salão do Imóvel, Construfair/SC, Expo Condomínio e Expo Decor Móveis. Em sua 19ª edição, o evento traz, mais uma vez, diversas inovações no ramo decoração e móveis, serviços para condomínio, produtos e equipamentos para a construção civil, milhares de opções de imóveis, além de cursos e palestras. São milhares de opções de casas, terrenos, apartamentos e salas comerciais. Estarão em evidência, desde empreendimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, até coberturas de frente para o mar, oferecidos por construtoras, imobiliárias e incorporadoras. Taxas reduzidas e facilidades de financiamento com bancos e diretamente com as construtoras fazem do evento um local perfeito para realizar um ótimo negócio. O evento tem acesso gratuito, assim como o estacionamento. Aberto à visitação, de 21 a 24 de agosto (terça a sexta-feira), das 15h às 22h; 25 e 26/08, (sábado e domingo) das 10h às 20h. 






segunda-feira, 30 de julho de 2012

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP - ABRAJET


FALANDO DE TURISMO

por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP - ABRAJET



VISTO AMERICANO
 

Eu ainda duvido, mas em todo caso está quase certo que não precisaremos mais do visto americano.  No Ministério da Justiça, em Brasília, há duas crenças. Primeira: o visto para os Estados Unidos deve acabar em janeiro de 2013, ou um pouco antes. Segunda: o México acompanhará a linha estadunidense, eliminando a exigência para brasileiros, logo em seguida. É ver pra crer, valendo lembrar que somos a primeira força turística naquele país, somos um povo pacífico e que os únicos terroristas e guerrilheiros por aqui são nossos políticos. Cabendo ainda recordar que nossos guerrilheiros são muito bem remunerados pelo próprio governo.
 
CAMPUS PARTY
 
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o seu processo de internacionalização ao promover versões no Brasil, na Colômbia e no México. Este ano, Peru e Alemanha serão adicionados à lista, enquanto o Equador receberá sua segunda edição. Durante a Campus Party a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Empresa de Turismo de Pernambuco (promovem ações de divulgação do Estado com o Curta Pernambuco e um Centro de Atendimento ao Turistaespecífico para o evento.
 

 No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a Setur-PE estará com dois totens com computadores de tela touchscreen com aplicativos interativos dos guias Rota 232: gastronomia, artesanato e outras dicas culturais e Rota Litoral. Em cada um deles, o visitante poderá conhecer um pouco mais do que Pernambuco tem a oferecer. Também no CAT haverá promotores do Curta Pernambuco com tablets e Ipads fazendo demonstrações de como funciona o game da fanpage, que pode ser acessado através do link: https://www.facebook.com/#!/curtapernambuco.
 
PERDA DA MALA
 
Fique atento. Se a cia aérea perder a tua mala, o que está se tornando mais do que fato corriqueiro em nossos aeroportos, você deverá receber da companhia aérea, na hora, o equivalente a R$ 305,00 de acordo com uma norma em elaboração no cabide de empregos da ANAC -  Agência Nacional de Aviação Civil. Mas na real, acho que nem Deus sabe quando e se isso vai entrar em vigor. Problemas com bagagens são o quarto item no ranking de queixas aos juizados especiais dos aeroportos de Cumbica e Congonhas - foram 198 de janeiro ao dia 15 deste mês, de acordo com o Tribunal de Justiça de SP.

 
AJUDA DE CUSTO
 
A ajuda de custo imediata - para que o passageiro possa comprar imediatamente peças e pertences de uso pessoal - é uma das novidades que a ANAC prevê para substituir a norma atual sobre bagagens, que é do ano  2000. Uma prévia do texto também estabelece, entre outros pontos que: Em voos domésticos, a empresa aérea terá até sete dias para devolver a bagagem extraviada ao passageiro; atualmente, esse prazo é de 30 dias. Passados esses sete dias, a indenização deve ser paga em até uma semana. Hoje, não existe prazo. O valor máximo equivale a R$ 3.450 - padrão internacional -, mas nada impede o passageiro de ir à Justiça, caso considere que a quantia não repara o dano e os prejuízos.


BAGAGENS
 
Pelas novas regras, mudarão também as normas para bagagem de mão. Hoje, o passageiro pode entrar no avião com no máximo 5 kg - com frequência, porém, excessos são tolerados pelas empresas. A Anac propõe que o passageiro fique liberado para levar na mão "pelo menos 5 kg". Na prática, poderá levar mais do que isso: a definição do peso e das dimensões caberá às empresas aéreas, individualmente. O texto também proíbe as companhias de cobrar pela bagagem de mão. Abre ainda a possibilidade de as empresas oferecerem desconto ao passageiro que viajar apenas com a mala de mão, sem bagagens para despachar. Quem descumprir as novas normas ficará sujeito à multa de R$ 15 mil, por ocorrência.
 
TAM
 

 Neste embalo, a Justiça mineira determinou que a TAM pague R$ 15 mil de indenização a um passageiro que teve a bagagem extraviada. O caso foi julgado em segunda instância em 4 de julho. O soldador Paulo de Oliveira Santos, 44, teve uma mala extraviada em agosto de 2009, quando pegou um voo de São Paulo a Belo Horizonte. Ele voltava de Boston (EUA), onde mora. Santos diz que levava videogame, notebooks, webcams e ternos, entre outros produtos, avaliados em cerca de R$ 9.800. Ao receber a mala nove dias depois, viu que os itens tinham sido trocados por sandálias, chinelos e até calcinhas! Além do valor perdido (que ainda deve ser corrigido), a Justiça determinou que a companhia pague R$ 6.000 como reparação por danos morais. O desembargador Fernando Caldeira Brant, relator do processo, afirma na decisão que Santos teve a honra ofendida e que o extravio de bagagens tem se tornado "fato corriqueiro".


DESCASO
 
O descaso como nós e nossas malas são tratadas é realmente absurdo. Repare bem quando em alguma conexão você permanecer dentro do avião. Olhe pela janela e veja como as malas são retiradas e "atiradas" nos aviões ao lado. Nem mala de aço resiste a tanta pancada. Esse é outro caso que deve ser olhado com urgência pela ANAC, nossas malas quando chegam em nossas mãos, isso quando chegam, estão imundas, e de alguma maneira estragadas. Nossas malas tem muito pouco tempo de vida por conta da maneira que são manuseadas.
 
FÓRUM REGIONAL DE TURISMO
 
A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, realizaram com sucesso o 1ª Fórum Regional de Turismo, Cultura e Esporte. Participaram da solenidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fábio Augusto Hachmann, Elisa Wipes Sant’ana de Liz, Diretora de Políticas Integradas de Lazer, que no ato representou a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdete Orci Campos, secretária de Turismo de Itajaí, representando a Prefeitura de Itajaí, Valdir Rubens Walendowsky – presidente da SANTUR, Joceli de Souza – presidente da FCC, Fundação Catarinense de Cultura e representando a presidência da Fundação Catarinense de Esportes, a gerente de Esportes Educacionais, Lilian Wagner.
 
DIÁLOGO
 

 Cidade anfitriã pela realização do 1º Fórum, a secretária de Turismo de Itajaí, Valdete Orci Campos destacou a importância do evento reforçando a atuação de seus representantes, “Não basta virmos aqui e ficarmos apenas no diálogo. Todos nós vamos e faremos a diferença em busca de novas ações”, disse a secretária de Turismo. Ao término da primeira etapa de abertura do Fórum, o evento abriu espaço para as apresentações dos órgãos da SANTUR, FCC E FESPORTE, onde seus representantes puderam expor ao público diversas linhas de trabalho, produção e planos de execução de cada setor. Valdir Walendowsky foi enfático e direto ao divulgar que o turismo do Estado precisa se reinventar com a proposta de novas frentes de atuação.

 
TERCEIRO ESTADO
 
Dados da EMBRATUR nos colocam como sendo o terceiro estado do Brasil em receptivos turísticos, mas devemos ir mais longe. Dou exemplo de Itajaí, que com sucesso foi sede de uma das etapas da Regata Volvo Ocean Race – divulgando e colocando a região e Santa Catarina no mapa mundo”, destacou Walendowsky. Ao final das apresentações, o público presente pode fazer questionamentos de extrema importância, em geral, assuntos burocráticos e de ordem financeira para a execução de Projetos e pedidos de melhores incentivos do governo do Estado junto aos setores, “Sabemos das reais necessidades que estão sendo colocadas e posso afirmar que vamos nos empenhar para que em pouco tempo, consigamos ajustar e aplicar todas as prioridades apresentadas de maneira integrada, que deflagrem o processo".


Ainda da tempo de curtir esses restinhos das férias de julho cujas promoções do Thermas de Pitaruba Park Hotel só terminam no dia 05 de agosto, o pacote está com 30% de desconto, uma criança de até 10 anos não paga, isso sem contar os festivais gastronômicos, equipe de recreação para crianças a partir de 4 anos, cama elástica, escorregador inflável, teatro, mini golf, oficinas, torta na cara, caminhadas ecológicas, hidroginástica. Vale lembrar que hospedando por quatro dias o hotel presenteia o cliente com uma massagem relaxante do Espaço Wellness.

JOÃO PESSOA 
 
O Pavilhão de Evento do novo Centro de Convenções de João Pessoa está em fase final para receber os primeiros eventos já confirmados para o novo espaço. Entre eles, a inauguração do centro agendada para agosto e o 2º Festival do Turismo de João Pessoa, em setembro. A comissão do Festival do Turismo de João Pessoa visitou a obra que está em fase final. Os arquitetos responsáveis pela planta do festival, Hazel Melo e Caroline Fernandes, estiveram no local, com o diretor comercial do Festival, Claudio J S Junior, avaliando a estrutura.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
"A obra surpreende pela dimensão e estamos trabalhando para que o Festival do Turismo esteja a altura deste espaço", comenta Hazel . O 2º Festival do Turismo de João Pessoa, acontecerá entre os dias 28 e 29 de setembro, no novo Centro de Convenções de João Pessoa, para promover a troca de informações, apresentação de palestras e estimular a geração de negócios com a participação de expositores nacionais e internacionais; empresários, executivos e agentes de viagens do Nordeste. O primeiro dia o evento será exclusivo para profissionais do turismo e o segundo dia será aberto para o público em geral.
 
SALÃO DO IMÓVEL
 
Meu grande amigo Helio Bairro me informa que wentre os dias dias 21 e 26 de agosto irá acontecer no CentroSul, em Florianópolis, o Salão do Imóvel, Construfair/SC, Expo Condomínio e Expo Decor Móveis. Em sua 19ª edição, o evento vem trazer, mais uma vez, diversas inovações no ramo decoração e móveis, serviços para condomínio, produtos e equipamentos para a construção civil, milhares de opções de imóveis, além de cursos e palestras. No Salão do Imóvel, o visitante encontrará milhares de opções de casas, terrenos, apartamentos e salas comerciais.
 

 
Na Construfair/SC e na Expo Decor Móveis, engenheiros, arquitetos, decoradores e até mesmo as próprias construtoras encontram produtos e serviços com as mais novas tecnologias. São andaimes; porcelanato com design em pedras nobres; piscinas, banheiras e spas; esquadrias; mármores e granitos; telhas; máquinas e equipamentos; Móveis e variados acessórios de decoração; varais inteligentes; cortinas; entre outros. Já, na Expo Condomínio o visitante encontrará produtos para playground; prevenção contra incêndios; impermeabilização, seguros; elevadores; telefonia; assessoria e administração condominial; asseio e conservação; vigilância, entre outras. O evento tem entrada gratuita e funciona de (21 a 24/08) - terça a sexta-feira das 15h às 22h; (25 e 26/08) sábado e domingo das 10h às 20h. O estacionamento do CentroSul, nesta edição, também será gratuito. Credenciamento no site www.construfairsc.com.br. Mais informações
comercial@acfeiras.com.br ou nos telefones (48) 3249-0825 / 3240-1658.
 

 DESAFIO DO FIM DO MUNDO

Vem aí o X Games de Ushuaia. Trata-se do End of the World Chalenge que irá acontecer no Cerro Castor, entre os dias 31 de agosto a 08 de setembro.  Trata-se da primeira primeIra copa do Mundo de Slope Style, disciplina da FIS Freestyle que se realiza na América do Sul e primeira prova classificatória para os próximos jogos olímpicos de inverno Sachi 2014. Para quemj não sabe o Slopestyle é uma competição de ski baseada na superação de obstáculos realizando manobras que são julgadas e avaliadas pelos juízes presentes. Esta disciplina está composta de ladeiras empinadas, altos saltos, curvas halfpipes, terraços e outros obstáculos, que geram grande adrenalina e espetáculo pelas manobras que os competidores realizam.
 

O sistema de provas se divide em classificação e finais. No primeiro destes segmentos, todos os participantes realizam um percurso cronometrado no qual os competidores demonstram suas habilidades em 4 disciplinas: A disciplina Ski Slope Style possui 4 categorias: spins: Consiste em realizar giros no ar, Grabs: É quando o esquiador segura os esquis no ar. Grinds: Quando o esquiador desliza por corrimões de metal. Flips: vira-voltas, front fllips e back flips. Portanto antese-se e faça suas malas. O evento é global incluisve com cobertura da ESPN. Confira o vídeo aqui.

 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa





Se há esportes que auxiliam o corpo, há esportes que ajudam a alma... A marcha do dever retamente cumprido. A regata de suor no trabalho. O exercício do devotamento ao estudo. O salto do esforço acima dos obstáculos. A maratona das boas obras. O torneio da gentileza. O mergulho do silêncio diante da injúria. O nado da paciência nas horas difíceis. O vôo do pensamento às esferas superiores. A demonstração de resistência moral nas provas de cada dia. (Autor André Luiz. Psicografia:Valdo Vieira. Livro “Estude e Viva”). O material chegou às minhas mãos por gentileza do Grupo de Estudos Psíquicos Professora Anália Franco, de Araraquara- SP.
No Turismo desportivo poderíamos perfeitamente lembrar dos feitos, das lutas e das conquistas do nosso querido Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé (foto), conhecido no mundo todo, que com sua personalidade recebe cumprimentos com respeito até os dias atuais. Claro que muitos e muitos outros ídolos brasileiros, como Garrincha, Didi, Newton Santos, Zagallo, Gerson, Zico, João do Pulo, Ademir da Guia, Djalma Santos, Ademir de Menezes, Zizinho,Tostão, Roberto Dinamite, Gilmar, Castilho, (Teixeirinha, Mengálvio, Falcão, Lico, Zenon, Gainete, Murici, Paulinho Criciúma, Valdomiro, Douglas e Maicon do futebol Catarinensesem esquecer os feitos do saudoso Esporte Clube Metropol, etc...
Também se enquadra na mensagem acima e chama atenção no Sul de Santa Catarina o trabalho profissional de um atleta que vem galgando a posição de artilheiro no futebol Brasileiro na Série B, longe ainda dos holofotes (embora já tenha estado lá) mas com sua técnica e tenacidade vem demonstrando humildade e paciência nas horas difíceis, fazendo alegria de sua torcida.Trata-se do atacante Zé Carlos (foto) do ex-campeão da Taça Brasil de 1991,o Criciúma Esporte Clube. Por esta razão já está na mira dos grandes clubes. Tudo isso por merecimento. Sucesso, amigo “Zé do Gol”!
PIT STOP
*Santa Catarina saúda e parabeniza a cidade de Joinville pelos seus 30 anos do Balé Bolshói em 2012, a única escola fora da Rússia, com seu Festival de Danças conhecido no mundo todo. Pena que a cidade de Criciúma poderia também ter a única Escola de Balé fora da Polônia ,o Balé Mazowasze  Quem viver um dia saberá a verdade sobre o trabalho fantástico da conceituada empresária Iara Gaidzinski (foto) quando presidente da Fundação Cultural de Criciúma visando a sua implantação, que não foi valorizado pelas autoridades catarinense. Perdeu Criciúma, perdeu o Brasil. Que pena!
*Será realizado na cidade de Imbituba (SC), de 20 a 22 de setembro de 2012, o XXIX Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo. O tema vai girar em torno do desenvolvimento turístico no Sul de Santa Catarina. A cidade conhecida como a “Capital Nacional da Baleia Franca” deverá receber 130 jornalistas especializados em Turismo, com palestrantes de nível internacional, segundo informações do presidente da Abrajet Nacional Hélcio Estrella (SP). Mais informações no sitewww.abrajetsc.com.br.
*A coluna deixa como sugestão clicarem as páginas na internet  santamatildeocarro.blogspot.comwww.rotatropical.tur.br ,www.arnaldomoreira.blogspot.com  e http://nossojornalsc.blogspot.com.
*No turismo estudantil, a benquista professora Dona Zulcema Póvoas Carneiro (foto), que têm alunos espalhados por todo o Brasil e fora dele, recebe a visita de seus ex-alunos Airson Soares da Rosa e Rodeval José Alves em sua residência em Criciúma (SC). Feliz aniversário, “mestra” querida!
*O presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo em Santa Catarina, doutor Alberto Gonçalves de Souza (fotos), representando o presidente Helcio Estrella da Abrajet/Nacional, fez entrega duas moções extraídas durante as reuniões da entidade nas cidades de Fraiburgo (SC) e Gravatá (PE) sugerindo ao Município Catarinense o retorno da Secretaria de Turismo devido a sua importância ao Turismo Nacional. Os documentos foram recebidos no gabinete municipal pelo Secretário Arleu da Silveira.
*A conceituada operadora de Turismo Rota Tropical abriu esta semana em Morro de São Paulo, no Sul da Bahia, a temporada da observação às baleias Jubarte. Reservas e passeios com embarcações especializadas e equipe técnica clicar o site www.rotatropicalmorrodesaopaulobrasil.tur.br. O diretor Marcio Link envia para a coluna a foto de um taxista descansando, em seu próprio carro de passeios, que são levados os turistas...
*Vem aí a quinta edição da Bionat Expo - Feira de Produtos Orgânicos, Agroecológicos, Fitoterápicos e Sustentáveis, que acontece de 21 a 23 de setembro de 2012.
Local: Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS).
Horário: das 9 às 20 horas.
Contatos:  (51) 3228-8692
São esperados cerca de cinco mil visitantes.
*O Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski apresenta no Pavilhão José Ijair Conti mais uma edição da Feira Agroponte - Agronegócios e Agricultura Familiar, de 29 de agosto a 1º de Setembro de 2012. Reservas no telefone  (48) 3437-0362. Contato com contato@nossacasa-sc.com.br e no site www.nossacasa-sc.com.br.

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com