segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - ABRAJET


FALANDO DE TURISMO


POQUER


Terminou nesta segunda-feira no Centro de Eventos do Infinity Blue Resort e Spa, em Balneário Camboriú, SC, a sétima etapa do BSOP (Brazilian Series Of Poker). O evento foi patrocinado pelo famoso site de torneios PokerStars.net. Para o evento principal o limite foi de 800 participantes. O BSOP reúne os maiores nomes do pôquer nacional, e alguns de outros países. Em um ano de torneio, dividido em vários eventos, distribui pontos para os jogadores melhores classificados. No primeiro dia que começou cerca de 300 jogadores da região tentaram a sorte. Para incentivar os competidores, grandes presenças como André Akkari, vencedor de um bracelete BSOP, parte da equipe PokerStars Pro. 


Clique na imagem para ampliá-la


A equipe organizadora escolhe cautelosamente os locais para realizar as etapas, e leva em consideração desde a cidade até o local que sedia o torneio. É o terceiro ano que o Infinity Blue Resort e Spa é selecionado para realização de uma das fases do campeonato. Localizado à beira da praia dos amores – semi privativa – na cidade de Balneário Camboriú, o resort tem um amplo salão de eventos que comporta toda a estrutura do campeonato. “Procuramos dar todo o suporte para realização dos mais diversos eventos, com equipe altamente especializada e estrutura única em Balneário Camboriú”, disse o diretor geral do resort, Alberto Cestrone.


FERIADÃO NO INFINITY


Falando nisso, vem aí mais uma feriadão prolongado que e o o Infinity Blue Resort e Spa, está com pacotes especiais para o Feriado da República, em 15 de novembro. Numa ampla estrutura que possui quatro restaurantes, piscinas, spa, recreação para todas as idades, entre outras muitas atrações, e em frente ao mar da praia dos Amores. Além disso, durante todo o mês de novembro, exceto feriado, a segunda pessoa é convidada do Infinity Blue para hospedagem (100% free).  As promoções de novembro incluem ainda pensão completa – café da manhã, almoço e jantar – e os melhores serviços e estrutura da região.




Apresenta variado programa de recreação durante todo o dia, entre brincadeiras e esportes, e o espaço Betinho Carrero. O Spa Infinity Blue conta com mais de 60 opções de massagens relaxantes, revigorantes e estéticas e também salão de beleza completo e bistrô com cardápios balanceados elaborados pela nutricionista. Para mais informações acesse o site www.infinityblue.com.br ou ligue para 47-32610300.

DESAFIO INTERNACIONAL

Vale lembrar também que O Infinity Blue Resort e Spa, será a hospedagem oficial para os renomados pilotos que disputarão o Desafio das Estrelas Internacional de kart 2013 que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro.  A nona edição do evento, organizado pelo piloto brasileiro Felipe Massa, acontecerá no mais novo kartódromo internacional do Parque Beto Carreiro World, em Penha. As edições anteriores aconteceram em Florianópolis, no Sapiens Parque, mas para 2013 o eleito foi o Parque Beto Carreiro, primeiro pela estrutura do kartódromo, e segundo pela proximidade com Balneário Camboriú. Segundo os organizadores, é importante oferecer um local com ótima estrutura turística e hospedagem de alta qualidade.



ESTRUTURA


“O Infinity Blue foi selecionado pelos organizadores do evento para hospedar artistas e grandes nomes do automobilismo mundial porque além de estar situado em Balneário Camboriú, oferece excelente estrutura de produtos e serviços, com praia semi privativa, quatro restaurantes, um completo SPA e opções de lazer e descanso incomparáveis na região”, disse o presidente do Grupo Embraed Rogério Rosa. Em sua 9ª edição, a disputa idealizada por Felipe Massa já reuniu os principais nomes do automobilismo como o próprio Massa, Cacá Bueno,  Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Lucas Di Grassi, Christian Fittipaldi, Bia Figueiredo, Michael Schumacher, Pastor Maldonado, Jeff Gordon e muitos outros nomes. Recebeu em sua última edição cerca de 10 mil pessoas por dia e é grande destaque na mídia nacional. 


VIAGEM ESPACIAL




Durante o Festival do Turismo de Gramado, a agência de viagens Sanchat Tour Operadora apresentará uma novidade ao trade: o lançamento do pacote de viagens espaciais, que será disponibilizado a partir de 2014. Serão formados grupos de 12 passageiros, que vão desembolsar, em média, US$ 100 mil para realizar o sonho do turismo pelo espaço. Segundo o diretor da Sanchat Tour, Roberto Silva, os contratos estão assinados para que em pouco mais de um ano seja possível oferecer o passeio aos brasileiros. “Seremos a primeira agência do País a disponibilizar a viagem de turismo espacial”, afirma. Segundo ele, durante o Festuris será apresentado oficialmente o valor da viagem, entre outros detalhes do pacote. “A ideia é convidar uma personalidade para acompanhar a viagem.”




A partida da viagem espacial será de Curaçao. A nave Lynx sairá de uma pista alongada no aeroporto de Hato, com retorno no mesmo local. Em poucos minutos, a Lynx atinge uma altitude de 100 quilômetros – distância cientificamente reconhecida como a “fronteira do espaço”. Os passageiros usufruem de uma visão única da Terra em condições de ausência de gravidade. De acordo com todos os astronautas que já passaram por isso, é nada menos que “uma experiência transcendente”. Todos eles testemunham que a Terra, com a sua atmosfera de uma fina camada azul que a envolve, e particularmente vulnerável e, vista desta perspectiva, é de uma beleza ímpar. A visão panorâmica estende-se da Flórida ao Brasil, com a região das Caraíbas como peça central. O voo dura cerca de uma hora.


Quer curtir esses dois próximos feriadões com o pé na areia. Restam apenas algumas unidades. Clique no baner acima e faça tua reserva urgente. 

 DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS

Clique na imagem para ampliá-la


Uma ação que promete atiçar a curiosidade dos participantes do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) foi confirmada pela organização do evento: a degustação às cegas. A iniciativa é da Vinícola Dal Pizzol e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS). Segundo a assessora promocional do Salão de Acessibilidade, Márcia Godinho, um enólogo vendará os participantes, em grupos de dez pessoas, e instigará o paladar de todos. Esta é apenas uma das iniciativas que poderão ser conferidas no salão, uma das novidades lançadas no evento em 2012. Expositores como Ortobrás, município de Socorro (SP), Enit, GJP Hotéis, Arco e Hotel Villa Bella também estarão no espaço.

ACESSIBILIDADE

Pioneiro na apresentação do turismo de acessibilidade para alertar o segmento da necessidade de resolver as carências hoje existentes no Brasil, o Festuris prepara os pavilhões da feira, no Serra Park, para que estejam completamente acessíveis, com corredores mais largos, rampas de acesso, elevadores e carros elétricos, entre outros diversos projetos. Em todo o mundo, de acordo com as Nações Unidas, existem 500 milhões de pessoas portadores de deficiência e 80% deles estão em países em desenvolvimento. São quase 36 milhões de brasileiros que possuem deficiência visual, mais de 9 milhões que sofrem de audição, 13 milhões portadores de dificuldade motora e 2,6 milhões com deficiência mental ou intelectual. 

PRIORIDADE

Com a Copa do Mundo e as Olímpiadas batendo às portas da maioria dos Estados brasileiros, a acessibilidade deve ser priorizada, e em todas as frentes, pois é o momento de trazer investidores e mostrar o potencial do Brasil, tornando o país de primeiro mundo. A acessibilidade é sempre um assunto muito cobrado pelos turistas. Deste modo, as ações que ocorrerão no evento buscam fomentar ainda mais a preparação para receber os que necessitam de acessibilidade.


Já pra quem quer curtir a nossa Região Serrana ou o Vale do contestado, é bom correr, pois ainda restam algumas unidades. E só clicar nos baners dos hotéis e entrar em contato. 

RECEPTIVO

Por iniciativa da Vice-Presidente da ABAV-SC, Região Grande Florianópolis, minha sempre amiga Ely Ribeiro da Silveira, foi formada a primeira CÂMARA DE TURISMO RECEPTIVO no Estado de Santa Catarina, que deverá servir de piloto para outros estados brasileiros. O segmento receptivo não tinha até então nem uma entidade de classe que os representasse e por entender que esta representação seja de suma importância para o setor foi que a Ely, sempre empreendedora, tomou a frente e formou um grupo representativo de cada segmento que tenha interesse no turismo receptivo de Santa Catarina.





O grupo está formado com representantes de Operadoras Receptivas, Hotéis, Pousadas, Esportes de Aventura, Termalismo, Parques Temáticos, Passeios Aquáticos, Guias de Turismo, Restaurantes – Bares e similares, Vinícola, Projetos Turísticos, Secretarias de Turismo dos Municípios, Transportes e passeios, Shoppings e lojas. No dia 30/10 o grupo estará se reunindo novamente já para tratar do receptivo no aeroporto e na rodoviária de Florianópolis. Outro assunto que deverá ser tratado é sobre capacitação de hoteleiros no que se refere a tarifários e relacionamento com operadoras e agencias de viagem, que é um dos maiores entraves para que o turista venha para o Estado.


RECIFE x EUROPEUS


Em julho, o Recife conquistou o público que circulava pelos principais atrativos de Londres durante as Olimpíadas em pontos como a Trafalgar Square, os parques reais e a Tower Bridge. Depois do sucesso da ação Recife Awaits You, que contou com a participação do Maestro Spok, atores e bailarinos, é a vez da cidade marcar presença no World Travel Market, de 5 a 8 de novembro. O evento é um dos mais prestigiados do mundo dedicado aos profissionais do setor. O secretário adjunto de Turismo do Recife, Wilson Campos Neto, participará da WTM. Além da ação em Londres, o Recife será apresentado como destino durante o International Golf Travel Market, de 12 a 15 de novembro, no Algarve, em Portugal. A expectativa é de que o evento tenha a participação de 600 fornecedores de turismo de golf, 350 operadores de turismo e cem profissionais da imprensa.




O Recife dispõe de um campo oficial de golf com 18 buracos e aproximadamente 85 anos de fundação. Localizado no Caxangá Golf & Country Club, o espaço está em uma área de 63 hectares, onde antes funcionava um engenho de açúcar. A ideia é que o idioma e a identidade cultural atraiam os golfistas portugueses à capital pernambucana. Além do Caxangá, há um campo de nove buracos, na cidade de Gravatá, a 80km da capital e dois mini-golfes no Litoral Sul do Estado. O esporte deve ganhar cada vez mais adeptos, uma vez que a modalidade integrará os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.


ESTRADAS

Pagamos impostos demais. Pagamos pedágios e IPVA demais. Falta mais o que? Vergonha desse desgoverno corrupto. Dos 95,7 mil quilômetros de rodovias avaliados este ano pela Confederação Nacional do Transporte, 60 mil quilômetros apresentam algum tipo de deficiência, o que representa 62,7% do total. Os resultados da 16ª Pesquisa CNT de Rodovias são piores que os apresentados no ano passado, quando 57,4% das rodovias avaliadas foram classificadas com algum tipo de deficiência. Neste ano, 37,3% da extensão pesquisada estão em condições ótimas ou boas de segurança. Em relação ao pavimento, 45,9% têm problemas e 66,2% têm falhas na sinalização. A pesquisa encontrou 221 pontos críticos nas estradas, como erosão na pista, queda de barreira, ponte caída ou buraco grande. Em relação ao ano passado, houve aumento de 36% nas erosões da pista. A ocorrência de faixas centrais desgastadas ou inexistentes aumentou 28,1%, e o aumento das faixas laterais desgastadas ou inexistentes foi de27,7%. As placas encobertas pelo mato também tiveram aumento de 2,4%. A CNT estima que seja preciso investir cerca de R$ 170 bilhões para a modernização da infraestrutura rodoviária no Brasil.


Clique no baner e curta os próximos feriadões na Terra da Maçã, no Vale do contestado.


SABORES DE SANTA CATARINA

Os colonizadores portugueses e açorianos deixaram sua herança no litoral catarinense, onde os frutos do mar são os principais ingredientes para as iguarias. Por conta disso acontece o 5º Salão Internacional do Artesanato entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro, no Pavilhão de Exposições (ExpoBrasília), no Parque da Cidade. Santa Catarina é o Estado homenageado no evento este ano. Será apresentado ainda o trabalho artesanal da cadeia produtiva de moluscos realizado pela Maricultura Familiar, ressaltando a força, coragem e ousadia das mulheres que se lançam ao mar para realizar esse trabalho. As mulheres deram novas formas para as conchas de moluscos, abrindo um novo caminho na criação de trabalho e renda; além disso, têm despertado o interesse de novos artesãos nas comunidades ribeirinhas produtoras. No cardápio, os pratos levam os nomes das praias mais famosas do litoral catarinense.




HARMONIZAÇÃO COM VINHOS


Para acompanhar as iguarias da culinária açoriana, a Associação ProGoethe de Urussanga (SC), em parceria com o restaurante Marias do Mar, fará a harmonização dos pratos com os vinhos dos Vales de Uva de Santa Catarina, que conquistou a certificação de Indicação Geográfica de Procedência (IGP), em 2011. 


ATRAÇÃO CULTURAL


Além da culinária, o restaurante Marias do Mar apresenta um pouco da cultura catarinense com a artista Antonieta Mercês, contando histórias, declamando poesias e mostrando o humor regional. Antonieta, que faz parte do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), é professora aposentada da rede estadual de ensino e historiadora; escreveu o romance Saragaço, sobre uma vila simples de pescadores, e mais dois livros infantis. É também mestra em cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e lançou-se na carreira de atriz aos 60 anos, com uma participação no filme Por apenas um sorriso, produzido pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). 



BROCKER TURISMO


No ano em que completa dezessete anos de atuação, a Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo, de Canela (RS), apresenta uma novidade que promete revolucionar o setor de turismo no país. Atenta as inovações do segmento e seguindo a marca de pioneirismo que a destaca no mercado, a empresa inaugurou a Brocker Turismo Gramado, um novo conceito em loja de turismo, que promete despertar a atenção por oferecer um serviço completo para o visitante, indo além do que uma agência proporciona.






 Inédito no país e inspirado em tendências internacionais de turismo, a Brocker Turismo Gramado será um ponto centralizador para o visitante, que encontrará tudo o que for necessário para uma estadia tranquila e proveitosa na região. O grande diferencial está nos serviços oferecidos, como locação de carros, bicicletas, carrinhos de bebê, cadeirinhas de bebê para carro e ainda locação de GPS. O local também terá venda de ingressos para atrações que acontecem na região, como o Natal Luz e demais eventos que movimentam as cidades durante o ano inteiro. Para completar, a loja também contará com venda de pacotes de passeios turísticos e jantares que envolvem o turismo gastronômico que a região oferece. Tudo isso com uma equipe altamente qualificada e pronta para auxiliar o visitante da melhor maneira.


RELAÇÕES & COMUNIDADE


A empresa, que é umas principais agências de turismo do mercado gaúcho e líder na Serra Gaúcha, também vai aprimorar e aproximar suas relações com a comunidade local. De acordo sócia e Diretora da nova unidade de Gramado, Carlise Bianchi, com o surgimento no novo espaço em Gramado, serão criados novos atrativos para o turista com foco nos atrativos turísticos tradicionais e os novos empreendimentos que estão surgindo, assim como também com o comércio local, como promoções para movimentar a economia da cidade. “Queremos continuar fomentando a economia da Serra Gaúcha através dos milhares de turistas que desembarcam nos destinos que operamos”, comenta Adriane.

ESPAÇO CLASS



Um dos destaques do novo empreendimento da empresa será o Espaço Class Brocker Turismo, localizado no andar superior da loja e que é mais um atrativo para quem visitar Gramado e região. Com o objetivo de oferecer ainda mais conforto ao turista que procura assistir aos desfiles e espetáculos dos eventos que acontecem na principal avenida da cidade, a Brocker contará com esse espaço, que proporciona uma melhor visualização das atrações. Com capacidade para 60 pessoas, o local também será destinado para empresas que buscam um ambiente diferenciado para uma ação durante os eventos mais disputados da região. “O Espaço Class Brocker Turismo é voltado para o visitante que busca comodidade e tranquilidade para assistir os espetáculos que fazem parte da programação dos eventos de Gramado. Como está localizado no andar superior da loja, a vista será o grande diferencial do ambiente”, destaca a diretora Comercial da empresa, Luiza Brocker Boeira. 


FEIRA DAS AMÉRICAS


A ABAV está cada vez menor. Já estive em outras Feiras das Américas gigantescas, essa realmente foi a menor, infelizmente. Todavia os números oficiais de balanço dos três dias do evento deste ano, segundo eles, é o melhor de todos (?) já realizado no Rio de Janeiro. Participantes: 26.039 Estandes: 448. Expositores: 5.019. Área ocupada no Riocentro: 45.000 m². Área ocupada por estandes: 30.000 m². Empregos diretos gerados: 1.930. Reuniões na Rodada de Negócios: 500. Empresas na Rodada de Negócios: 150. Operadores na Rodada de Negócios: 38O. Operadores internacionais na Rodada de Negócios: 19. Média de geração de negócios imediata na Rodada de Negócios: 4 milhões. Gestores participantes no Espaço Corporativo: 530. Palestras realizadas na Vila do Saber: 150. Muito estranho isso. Muito estranho mesmo. Desta vez a feira limitou-se somente aos pavilhões três e quatro, enquanto nos anteriores chegavam a cinco pavilhões. Um mundo de gente.
HOTEIS & FINAL DE ANO


Percebi também na Feira das Américas, onde o trade nacional e internacional estavam reunidos que infelizmente está cada dia mais caro, difícil e demorado demais (malha aárea) conhecer o nosso próprio país,  valendo muito mais a pena viajar para o exterior. Exemplo disso eu acabei de ver na revista de Bordo da GOL. Reveillon no Costão do Santinho, sete dias, por pessoa: R$ 7.800,00, fora alimentação, aéreo, transfer, etc. Agora; pacotes para o Natal, Réveillon, Carnaval, férias de janeiro, enfim, qualquer período da tua escolha, para o Caribe (Cancun, Punta Cana...) com aéreo, transfer e all inclusive, total: R$ 3.000,00 por pessoa. Algo de muito errado, mas muito errado mesmo está acontecendo e precisa ser revisto com urgência e seriedade pela nossa hotelaria. Outra coisa absurda é o preço da hotelaria no Rio de Janeiro. Completamente fora da realidade. Pela hora da morte.

VIAGEM & TURISMO

Mas mesmo assim e com prestações a perder de vista, a população de baixa renda no Brasil aproveitou para viajar pelo Brasil. É o que reflete um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, divulgado pelo ministro Gastão Vieira  na 40ª Feira das Américas, da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), no Rio de Janeiro. Em 2011, 58,9 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma viagem doméstica. Na edição anterior do levantamento, em 2007, foram 49,7 milhões os viajantes. O crescimento registrado foi de 18,5%, sendo que a população de baixa renda foi responsável pelo maior salto: 21%, um número recorde.


CARO DEMAIS


Entretanto continua sendo muito mais barato, rápido e fácil viajar para o exterior e tudo com all-inclusive e aéreo incluídos como escrevi acima. Tanto que Vieira reconheceu que viajar pelo Brasil é muito caro, até para estrangeiros, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro. Vieira salienta, é importante que o próprio setor continue investindo. Os dados fazem parte do Estudo da Demanda Turística Doméstica 2012, que pesquisou o perfil das viagens realizadas em 2011 por 39 mil famílias brasileiras. A pesquisa revela ainda que o número de viagens domésticas realizadas no Brasil saltou de 161 milhões em 2007 para 191 milhões em 2011. E não foram só as viagens domésticas que registraram crescimento: o número de brasileiros que viajaram ao Exterior aumentou 57%. Em 2007, apenas 2,7% das famílias haviam feito viagens internacionais. Em 2011, o percentual subiu para 4,3%.

DICA DE HOTEL

Agora um hotel de primeira, isto é um Hotel Boutique, ótimo, preço justo, atendimento de primeira qualidade é o Gávea Tropical. Um luxo e você nem vai acreditar no preço, muito, mas muito mais barato do que qualquer um meia boca em Copacabana. O Gávea Tropical Boutique Hotel tem uma atmosfera única, está localizado na Mata Atlântica nas montanhas da Gávea, onde os hóspedes podem interagir com animais selvagens que vivem nos arredores, como o "mico", pequenos macacos que juntam-se a nós todos os dias durante o café da manhã. 


A sua decoração é uma mistura de estilos tailandês e tropical que são totalmente sincronizados com a natureza. Cada suite com um terraço privado tem uma vista panorâmica do Cristo Redentor, Pão de açúcar e da Lagoa Rodrigo de Freitas. O melhor esconderijo com oriental spa resort para tornar sua estadia no Rio inesquecível.. Inacreditável. Virei cliente de carteirinha.


CHECK IN

 


Até parece que é sério. O cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil vai fazer uma auditoria operacional no sistema de check in das empresas TAM e Gol por causa dos problemas recentes apresentados na emissão de bilhetes. Segundo a Anac, na manhã desta quinta-feira, o sistema da empresa Gol apresentou instabilidade, com impactos pouco significativos em alguns aeroportos, de acordo com monitoramento da agência. Na próxima quarta-feira, a diretoria da Anac vai fazer uma reunião com a Gol e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para que a empresa possa explicar as causas dos problemas em seus sistema de check-in. A Gol já tinha sido notificada pela Anac por causa dos problemas ocorridos na última segunda-feira e terá dez dias para apresentar comprovantes de prestação de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de vôos. O descumprimento das regras pode gerar multas entre R$ 4 mil e R$ 10 mil por passageiro, podendo chegar a R$ 1,74 milhão por vôo.


TAM




No dia 15 deste mês, a TAM foi notificada pela Anac para prestar explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check in da companhia ocorridas nessa data em diversos aeroportos do País. Na ocasião, o sistema utilizado pela companhia aérea nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade, atingindo a atividade da empresa em todos os aeroportos. A empresa teve que comprovar a prestação de assistência aos passageiros afetados pelos atrasos.


CULINÁRIA DO PAMPA


O Parque Gaúcho de Gramado realizou o lançamento oficial de uma inédita opção gastronômica no Rio Grande do Sul, o Café Gaúcho. Com a proposta de resgatar a culinária típica do pampa, a novidade gastronômica foi criada especialmente para os clientes CVC que visitam a Serra Gaúcha. O primeiro grupo de 45 turistas visitou o Parque Gaúcho na tarde desta última quinta-feira, 25. Além de conhecer a história da formação do gaúcho e de assistir demonstrações da lida campeira, os turistas apreciaram a culinária típica do pampa. O pão de campo quentinho recém saído do forno à lenha, a linguiça assada na brasa, a manteiga fresca, o doce de leite uruguaio, o mel de flor de laranjeira estão entre as delícias do Café Gaúcho. Para tomar, uma variada lista de opções que vão desde o exótico mate cozido até o incomparável café passado na hora, além de chás, leite e sucos diversos.


Clique na imagem para ampliá-la

Para a diretora comercial da Turistur, Fernanda Sturmer, o passeio vem ao encontro dos anseios e expectativas dos passageiros da CVC. “A Serra Gaúcha possui uma imagem firmada com a colonização alemã e italiana, mas faltava um projeto efetivo para a cultura gaúcha. O turista quer viver a tradição e o Parque Gaúcho é o lugar ideal”, afirma. Além dos passageiros da CVC, o Café Campeiro pode ser apreciado pelos turistas que visitarem o parque diariamente a partir das 15h30. O Parque Gaúcho é o único parque temático do mundo que resgata a formação antropológica do gaúcho. O empreendimento fica no Km 35 da ERS-115, na mesma entrada do Gramadozoo.




sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SANTA CATARINA ELEITA PELA 6ª VEZ COMO MELHOR ESTADO



FALANDO DE TURISMO




SANTA CATARINA ELEITA PELA 6ª VEZ COMO MELHOR ESTADO

Santa Catarina se consagra como melhor Estado do Brasil no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2012/2013 A delegação de Santa Catarina, começando pelo Governador Raimundo Colombo e toda a equipe da SANTAUR, além dos demais convidados comemoram efusivamente, em pleno Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o prêmio de Melhor Estado/Destino do País pela 6ª vez.
Clique na imagem para ampliá-la
Além da premiação máxima, de “Melhor Estado”, os catarinense conquistaram ainda os prêmios nas categorias: Melhor Resort de Praia, o Costão do Santinho. Melhor Parque Temático Nacional, Beto Carrero World, de Penha. O Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, de Santo Amaro da Imperatriz, conquistou o prêmio de Melhor Resort de Campo e a Viação Catarinense, premiada como Melhor Empresa de Ônibus. O município de Bombinhas ainda ficou entre os finalistas nas categorias: Melhor Praia e a Vila do Farol como a Melhor Pousada de Praia. Para o presidente da Santur, a conquista consecutiva do prêmio de Melhor Estado e as demais premiações são reflexos da inovação. “Reafirmamos nossa posição de Estado inovador e nós fazemos isto no turismo também, trabalhando sempre com novas estratégias de marketing, objetivando a consolidação de destino preferido”, disse Valdir Walendowsky.

O parque temático Bero Carreiro deu mais calor a festa. Geninho Goes, trouxe sua troup que fez a alegria de todos. A alegria e a festa dos catarinenses por aqui deu verdadeiramente o tom de um Estado muito mais do que destino, do que bonito, mas principalmente pela diversidade de suas gente. Podemos dizer com orgulho que "NOS FAZEMOS A DIFERENÇA NESSE IMENSO PAÍS DE CORES TONS GOSTOS E SABORES. Autoridades, políticos, empresários e representantes de destinos e empresas do setor de turismo do Brasil e exterior comemoraram e aplaudiram de pé mais esta conquista dos catarinenses. Essa é a 12ª edição do prêmio "O melhor de Viagem", realizado pela Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, em parceria com o IBOPE, onde o leitor, enfim o turista é que nos premiou com louvor. Portanto, pelo sexto ano consecutivo e sétima vez no total, a festa é nossa, somos vencedores do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2012/2013. Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que também concorriam, não conseguiram desbancar a preferência dos leitores de Viagem e Turismo pelo nosso Estado.


 Saímos na frente quando o assunto é diversidade turística. Nenhum outro Estado do Brasil combina litoral quente e badalado, cidades serranas gélidas – onde eventualmente até neva – festas típicas e infraestrutura eficiente. Só no ano passado, nosso Estado recebeu cinco milhões de visitantes, 400 mil deles, estrangeiros. Todo ano, a Viagem e Turismo, maior publicação do setor de viagens do Brasil, premia os melhores do turismo nacional e internacional de acordo com os votos dos leitores. Com metodologia desenvolvida pelo Ibope Inteligência, a eleição dos melhores da VT tem duas etapas. Na primeira, a votação foi aberta. No segundo turno, são finalistas os destinos e estabelecimentos que tiveram mais menções entre os leitores. Quem define os vencedores de cada categoria é o público, que participa de uma segunda votação. Parabéns a toda equipe da SANTUR capitaneada pelo Valdir Walendowsky. Viva nossa Santa e Bela Catarina, texto apaixanado de um lageano e ao mesmo tempo manezinho da Ilha. Orgulho de ser catarinense.
Veja mais fotos aqui:


DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


Artes plásticas



Exposição reúne grandes nomes das artes plásticas de Santa Catarina na Villa Francioni, que está situada a 1.260 metros de altitude em São Joaquim (SC). A mostra coletiva reúne obras dos artistas plásticos Vera Sabino, Rodrigo e Martinho De Haro, SilvioPléticos, entre outros. A exposição será aberta oficialmente no dia 26 de outubro, às 20 horas, na Galeria de Arte da Vinícola Villa Francioni.


Pela primeira vez esta conceituada  Galeria de Arte irá receber obras dos artistas Catarinenses consagrados, numa mostra coletiva promovida em parceria com o Artespazio Escritório de Artes de Florianópolis. A exposição tem como tema “Arte em Santa Catarina”. Os artistas representados na mostra fazem parte da história da arte de Santa Catarina. Entre eles consagrados artistas Catarinenses já falecidos, como Martinho de Haro, Meyer Filho, Vecchietti, ou aqueles que estão em plena atividade como Vera Sabino, Silvio Pléticos, Semy Braga, Rodrigo de Haro, Suely Beduschi, Rodrigo Cunha entre outros. Os marchands Antônio Fasanaro e Fabrício Peixoto, do Artespazio, por terem começado cedo a colecionar obras de arte e a frequentar os ateliers dos artistas, desenvolveram grande experiência na seleção das obras que adquirem para o acervo do escritório. Visitas as feiras de artes, museus, galerias no Brasil e exterior fazem parte da vivência e busca pela atualização no mercado que os sócios adotaram como fundamentais. Dessas viagens e contatos estão surgindo novas parcerias e planos, como a presente mostra na Villa Francioni.
A Galeria de Arte da Villa Francioni já recebeu grandes nomes de expressão internacional, como os franceses Auguste Rodin e Camille Claudel. Recentemente o Catarinense Juarez Machado também expôs suas gravuras “Castelos de Vinhos” no espaço criado pelo fundador Dilor Freitas, em homenagem as artes. Todas as obras da mostra estarão à venda (fotos). A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de Dezembro de 2012.  A entrada é gratuita. A Galeria de Arte abre todos os dias. Mais detalhes com Rute Ericoni, assessora de Comunicação. Fones (48) 9960-2904/8814-9838/3209-2903. E-mail rerinconi@gmail.com e no site www.assessoriadoc.com.br.

PIT STOP

No Turismo Desportivo, o Criciúma Esporte Clube no futebol anda preocupando seus torcedores, pois perder dentro de casa na Série B do Campeonato Brasileiro de 4x0 para o América e agora diante do lanterna o Barueri por 4x3 assustou a todos com o estádio lotado. Acorde, TIGRE! A linha de chegada está bem perto! Vem aí o Guarani de Campinas.....

*As Baleias Francas aqui no litoral de Santa Catarina e as Baleias Jubartes na Bahia também estão indo embora com seus filhotes. Agora somente de julho a novembro de 2013. Valeu o espetáculo para os turistas!

*No Turismo Político estamos vendo, ouvindo e lendo ( TV, rádio, jornais etc), verdadeiras  aulas de “Hermenêuticas”com interpretações das mais variadas expostas pelos atores dos tribunais. No passado, situações como em “Dúvida pro Réu”não são mais consideradas em “alguns casos”. Os acadêmicos de Direito estão atônitos...Daqui pra frente  irão surgir muitas “jurisprudências”  para pesquisas! Como dizia o nosso famoso colunista social criciumenses (SC) Dilnei Torres “HAJA DEUS!” E como baixou o nível das disputas dos candidatos neste segundo turno das eleições  nos estados, hein? É guerra mesmo!

*Gente! Mas que vergonha o trecho da BR-101 entre Capivari de Baixo e Tubarão (SC), hein? Que lentidão, cadê a empreiteira, que dia trabalha e outro não...Quem fiscaliza? Depois ficam “bravos” (mesmo) quando falam que somos oZERO da BR-101. Puxa vida, hein? Com a palavra os nossos representantes políticos...deputados...senadores, governador, prefeitos,  etc...Só em 2013????

*Vejam os dizeres do convite que recebi com orgulho como colaborador: “Como é bom comemorar mais um ano com você. A Rádio Difusora e toda sua equipe têm o prazer de convidá-lo para o evento em comemoração aos seus 30 anos. Uma noite para descontrair, dançar, confraternizar e relembrar os momentos mais marcantes da história da emissora. Venha brindar com a gente. Data: 24 de outubro (quarta-feira). Horári: 20h30. Local: Centro de Eventos Oásis. COMO É BOM TE OUVIR TODOS OS DIAS. Carol, muito obrigado pela lembrança! www.difusora910.com.br

*Na foto, o empresário (Contempla) e membro da Abrajet de Santa Catarina José Carlos Tramontin (E), com as garotas torcedoras da Tigre Manuela e Amanda, de Urussanga (SC), com este colunista no evento Casa Pronta no Pavilhão de Exposições de Eventos José Ijair Conti., em Criciúma (SC). Organizado por Willi Backes e família (foto).
*Nas manhãs de sábados na Praça Nereu Ramos, em Criciúma (SC), grupos artísticos e culturais se reúnem. O Centro Cultural Senzala de Capoeira Mestre Peixinho , em uma de suas apresentações (foto). Parabéns!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com