quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Personagens e momentos

O Brasil, dentro do segmento turístico, ainda não entendeu a falta de consideração que o Poder Público de Criciúma, em Santa Catarina, dispensa para esta atividade, nessa cidade de 200 mil habitantes, sendo um pólo importante no desenvolvimento econômico, como outras cidades brasileiras que implantaram e possuem suas Secretarias de Turismo, trabalhando e recebendo bem todos os turistas, seus munícipes e os simples visitantes.
Tendo no passado de 1983 a 1988, depois de 2004 a 2005, sua Secretaria Municipal de Turismo atuante e divulgadora, com vasto material publicitário espalhados pelo Brasil e pelo mundo de suas potencialidades econômicas e turísticas, teve por um lamentável equívoco de uma Administração Municipal em 2005 desativada sua Secretaria de Turismo da conhecidíssima Capital Brasileira do Carvão. Entrevistas e audiências mostravam  a necessidade da continuação daquele órgão tão importante e necessário junto também ao Ministério do Turismo do Brasil e sua permanente participação nos órgãos do Mercosul, etc..., mas nada adiantaram.
Em 2012, através de moções enviadas, apresentadas que foram em ENCONTROS, CONGRESSOS e ASSEMBLÉIAS da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), nas cidades de Fraiburgo e Imbituba, em Santa Catarina, e na importante cidade turística de Gravatá, em Pernambuco, em favor da necessidade do retorno da Secretaria de Turismo para a cidade de Criciúma (SC), não receberam, infelizmente, atenção e nem resposta do (Conselho Gestor) Poder Público Municipal.
Diante disso, ainda em 2012, o jornalista Helcio Estrella, Presidente da ABRAJET, uma entidade com mais de 50 anos de existência e conceituada no turismo nacional e internacional, assinou juntamente com o Presidente da Seccional de Santa Catarina, jornalista Alberto Gonçalves de Souza, documento (cópias das moções) endereçado ao Prefeito Municipal, e em audiência (fotos) fizeram entrega ao senhor Arleu da Silveira, Secretário Geral e representante do Exmo. Sr. Prefeito Clésio Salvaro. O ato foi acompanhado pelos abrajetianos (diretores) José Pelegrino Tramontin, Fátima Guimarães, Rodeval José Alves e Airson Soares da Rosa, pelo historiador Mario Belolli, membro da Academia Criciumense de Filosofia, pelo vereador Itamar da Silva e pelo conceituadíssimo arquiteto doutor Fernando Jorge da Cunha Carneiro, do CREA/SC.
Aproveitando o título desta matéria “Personagens e Momentos”, quem sabe agora o vereador Itamar da Silva (foto), hoje Prefeito Interino da cidade de Criciúma (SC) até o mês de Março de 2013, analise as reivindicações dos jornalistas especializados em Turismo e responda as Moções protocoladas no Gabinete? Assim esperamos, pois por suas recentes declarações a este jornalista, uma delas foi de que “a cidade de Criciúma pelo seu forte poder econômico necessita de uma Secretaria de Turismo com pessoal capacitado e farto material ilustrativo para receber a todos que nos visitam”

PIT STOP

*No Turismo Desportivo, uma atleta de apenas 11 anos de idade, integrante da Academia De Karatê Power Fitnnes, do Bairro Ana Maria em Criciúma (SC), Daiane Godoi, por mérito recebe a “faixa preta” da Federação Catarinense de Karatê (Shotokan) na cidade de Joinville (SC). Ela pensa alto e pretende chegar a Seleção Brasileira e disputar competições internacionais. Na foto, os alunos, em pé Juliani, Erlon, William, Daiane, SenSen (Professor) Oliveira e Cristiane. Parabéns a seus pais Cleusa e João Carlos Godoi.
*O Balneário Rincão (SC) ainda sem Prefeito Municipal terá novas eleições no dia TRÊS de março de 2013, enquanto isso os turistas e seus moradores sofrem  com o lixo nas ruas e nos terrenos baldios, em mais uma temporada de veraneio. Na foto visualiza-se o desrespeito do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, com a falta constante de comunicação e dinheiro em seus caixas eletrônicos para com seus  clientes. Um absurdo! Com a palavra suas OUVIDORIAS....???
*O jornalista Alberto Gonçalves de Souza, reeleito presidente da Abrajet Catarinense, na foto ao lado de seus diretores Carlos Pholmann, José Pelegrino Tramontin e Airson Soares da Rosa (vice), 2012/2014.

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário