quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET



FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET



FLORIANÓPOLIS CONVENTION


Meta mais que superada. A equipe de captação do Florianópolis e Região Convention fechou o ano de 2012 com resultado além do projetado. Foram 27 eventos conquistados no período, cinco a mais do número estipulado no planejamento estratégico. Na agenda, 17 deles serão distribuídos na alta temporada e 10 nos meses considerados mais calmos para o turismo da cidade. Juntos eles vão garantir o desembarque de mais de 59 mil pessoas na região. Volume bastante significativo para o Convention, que tem um desafio constante: quebrar a sazonalidade do turismo em Florianópolis. O calendário de eventos é reflexo do empenho do FC&VB, atuante na projeção do destino, na participação em feiras de negócios e turismo – só em 2012 foram 11 Brasil afora e no exterior também -, na disputa por grandes eventos e na ampliação e organização do trade.
 

A representação das prestadoras de serviços para o setor ganhou mais adesões. O ano encerrou com o ingresso de 47 novas empresas integradas à rede Florianópolis Convention. Juliana Castanho, diretora executiva, revela que 2013 deve superar a média do ano anterior. “Temos a Diretoria de Captação de Eventos, formada pela equipe do Florianópolis CVB e pelos centros de convenções associados. Esta parceria com os centros de convenções é fundamental para o sucesso das captações de eventos. E este ano queremos aumentar ainda mais o número de eventos captados. Para isso, temos ações de sensibilização previstas com as principais universidades da região e com as principais entidades de classe. Aumentamos a equipe de captação e realizamos novamente o Prêmio Destaque Convention – evento onde homenageamos os embaixadores que mais se envolveram com a captação e a realização de eventos na nossa cidade", comenta Juliana.


REGATA JACQUES VABRE
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A cidade catarinense de Itajaí é considerada atualmente um dos portos mais requisitados das grandes regatas internacionais. Depois de sediar a parada da América do Sul na última edição da Volvo Ocean Race com enorme sucesso, Itajaí prepara-se para receber outra grande competição : a Transat Jacques Vabre, que largará da França no dia 3 de novembro e chegará ao Brasil cerca de 20 dias depois. Os franceses, que organizam a travessia pelo Oceano Atlântico, passaram um semana na cidade e analisaram as instalações da Vila da Regata e do Centreventos, locais que receberão os velejadores e os visitantes.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A delegação francesa formada por técnicos e especialistas definirá nos próximos dias as adequações que serão necessárias para receber Transat Jacques Vabre. Diferente da Volvo Ocean Race, a competição terá veleiros de tamanhos variando entre 40 e 60 pés. A organização espera mais de 45 barcos para a travessia entre a França e o Brasil. Em Itajaí, o Comitê Organizador já está pronto para colocar em prática as exigências do caderno de encargos, inclusive a ampliação da área de atracação. "Está tudo muito bem encaminhado e acredito que, quando nos reunirmos novamente, em maio, teremos as soluções para os impasses encontrados", afirmou Thierry Vernhes, diretor-técnico da regata.
 
 
INFRAESTRUTURA
 
Os demais representantes da Regata Transat Jacques Vabre que visitaram a cidade neste mês foram unânimes em afirmar que a infraestrutura disponível no município tem plenas condições de atender às exigências. "Tudo está muito bem encaminhado e a estrutura é muito boa. O que precisamos agora são de ajustes para que possamos atracar maior número de veleiros", disse Manfred Ramspacher, da direção esportiva da Transat Jacques Vabre. Já Serge Viviand, representante da direção técnica, lembrou que, se Itajaí teve condições de receber a uma parada Volvo Ocean Race, está apto a realizar a Jacques Vabre. "Apresentamos o case Volvo Ocean Race Itajaí aos franceses. Nessa reunião colocamos outros assuntos em pauta como a realização de uma feira náutica, além de definirmos os critérios para as atrações artísticas, culturais e de entretenimento", explicou João Luiz Demantova, da organização local.

 
ALTA GASTRONOMIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Ontem foi jantar o famoso Nhoque da Fortuna na Sangiovese Cantina, mas o chef Helton Costa me serviu de entrada um Marinado de Frutos de mar e como prato pincipal um Bacalhau espetacular. De sobremesa sorvete italiano de Pistache. Sem arrependimentos eu e a Tere cometemos o pecado da gula. E recomendo a você provar este prato neste final de semana. Não é à toa que ele é o chef bi-campeão catarinense e a Cantina é indicada pelo Guia Quatro Rodas. Super gastronomia, preço justo e altíssima qualidade. Imperdível!
 
NO SOBRADINHO 
 
 
 Já no Sobradinho, neste sábado é o dia da famosa feijoada preparada pelo chef Maurício. Outra coisa de lamber os dedos e Não perco mesmo. Clique aqui e confira o cardápio.
 
NA ESPANHA
                                 
Pernambuco começa suas divulgações no mercado internacional na Espanha. No dia 29 de janeiro, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco  (Empetur), participa de mais uma edição do Workshop Goal to Brazil, no Centro de Exposições La Sede – Hortaleza, em Madri. O projeto promovido pela Embratur tem como objetivo principal a promoção das 12 cidades-sede da Copa 2014 no exterior. A divulgação será por meio de divulgação do material promocional.
 
 
 Aproveitando a estadia, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, os executivos do marketing da Empetur participam da Fitur 2013. A feira reúne milhares de pessoas do trade profissional e é uma das feiras mais importantes do segmento. Pernambuco participará divulgando suas potencialidades por meio de vídeos e folheteria promocional. A ação é em parceria com Administração de Fernando de Noronha e da Prefeitura do Recife. A Espanha atual campeã mundial jogará em Pernambuco na Copa das Confederações. Segundo dados da Embratur, em 2011 cerca de 190 mil espanhóis conheceram o Brasil, existindo assim um crescimento de 6%, tornando a Espanha o 9º maior emissor de turistas.
 
 
FESTURIS
 
Ainda na Espanha, no ano em que o Festival do Turismo de Gramado chega a sua 25ª edição, a participação dos organizadores em feiras internacionais é uma das estratégias para apresentar novidades e tendências do trade no evento na Serra gaúcha, que se realizará de 7 a 10 de novembro de 2013. O calendário de feiras abre nesta semana, com a Fitur, e por lá também estará a diretora do Festuris Marta Rossi, percorrendo os corredores do Parque de Exposições Juan Carlos I. Para ela, a Fitur é a primeira oportunidade do ano para estreitar laços com o mercado europeu. “É um momento importante para prospectar negócios com investidores internacionais que pretendemos levar para o Festival do Turismo”, confirma a empresária.
 
 
 E experiência não falta para Marta Rossi trazer empresas de todo o mundo a Gramado. Seu nome foi mais uma vez reconhecido no setor do turismo com a designação para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, o Conselhão, como a primeira e única representante na área, na semana passada. A Fitur é considerada o encontro global para profissionais do turismo e a feira líder para os mercados receptivos e emissores da Iberoamérica. Na edição de 2012, confirmando a tendência de recuperação do setor, teve 9,5 mil empresas expositoras de 167 países/regiões, 119 mil profissionais e 91 mil visitantes.
 
 
PIRATUBA EM FESTA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Pitaruba, em nossa fantástica Rota da Amizade estará em festa no próximo dia 18 por conta de mais um aniversário. Vários eventos serão realizados em parceria entre a Prefeitura e entidades, entre eles show com Os Serranos. O show será realizado no Centro de Eventos e não terá custo para os piratubenses. Apresentando o “cartão cidadão”, os munícipes terão acesso livre. Já os visitantes pagam o valor de R$ 10,00 pelo ingresso. Também fazem parte da programação a Festa Cabocla, encontro de trilheiros, rodeio, a tradicional corrida rústica de Piratuba e o passeio ciclístico, encontro de carros antigos, noite dos destaques e encontro de gaiolas. “Apesar de ser início da nova Administração, conseguimos fazer uma programação que atende todos os gostos. São eventos esportivos, de confraternização, culturais e o show com Os Serranos no dia 18, no aniversário de Piratuba”, comenta o secretário de Turismo, Adélio Spanholi.
 
Últimas unidades para o carnaval !

 
PRÉ CARNAVAL
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Devassa On Stage (novo nome do Stage Music Park), em Jurerê Internacional, vai garantir a presença do samba no pré-carnaval de Florianópolis, no sábado, 2 de fevereiro. Além de artistas consagrados, como Leci Brandão, Jorge Aragão e Fundo de Quintal, o “Encontros do Samba” também vai dar espaço para atrações locais, com as apresentações da bateria da Consulado do Samba e da Banda Número Baixo. Com o cancelamento dos desfiles na Passarela Nego Quirido, o evento veio para salvar os amantes do samba neste carnaval.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Vale lembrar que a Devassa firma parceria com o Music Park, maior complexo de entretenimento do sul do País, localizado em Jurerê Internacional, no norte de Florianópolis. O espaço é composto por três importantes casas noturnas premium, Posh, Pacha e Stage Music Park, esta que agora passa a se chamar Devassa On Stage. Todas as casas  possuem venda exclusiva da Devassa by Playboy, lançamento de verão da marca, além de outras cervejas, águas, sucos e refrigerantes do portfólio da Brasil Kirin. 
 
EM GRAMADO
 
 
A dica para quem vai passar o carnaval em Gramado é o Serrano Resort, o melhor hotel montanha do país e minha casa na Serra Gaúcha
 

CARNAVAL NA PARAÍBA

A primeira prévia sobre a ocupação dos leitos durante o Carnaval em João Pessoa e cidades do litoral e Brejo em 2013, divulgada pela Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), mostra que o índice pode chegar a 92%. A capital paraibana possui aproximadamente 9 mil leitos (hotéis, pousadas e albergues) e no litoral Sul são outros 2.500 leitos. Em Campina Grande são 2.578 leitos que deverão ser ocupados por turistas que buscam eventos religiosos durante o reinado de Momo. O presidente da ABIH-PB, Inácio Júnior, explica que a ocupação  dos meios hospedagem da Paraíba vêm mantendo um média positiva, entre 70% a 90% desde outubro do ano passado.


Em todo o ano passado o ‘Destino Paraíba’ registrou um aumento no fluxo de turistas. Inácio Júnior informa também que as redes de hotéis, e mesmo as pousadas, estão trabalhando com tarifas especiais e pacotes específicos para o período do Carnaval. “Nosso litoral sempre bastante atrativo pela sua beleza e tranqüilidade. Então é um produto que nós vendemos e os turistas que vêm um vez, sempre retornam”, explica. As prévias carnavalescas na capital paraibana tem início nesta quinta-feira (31). A programação segue até dia 6 de fevereiro. Na abertura, a grande atração é o cantor Alceu Valença. A noite conta ainda com os shows de Renata Arruda, Diana Miranda e Gracinha Teles. O encerramento é com a Orquestra PB Pop.


Nenhum comentário:

Postar um comentário