segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

VIVÊNCIAS & CONFISSÕES - por Hugo Cassel


VIVÊNCIAS E CONFISSÕES
 
Em 1958, a Radio Guaíba, depois de narrar todos os jogos preparatórios do Brasil,  mandou para a Suécia, vários profissionais. Comando técnico do “mago” Homero Simon,  Comando Tático,(dólares e barras de ouro numa guaiaca de couro, por baixo da camisa Flavio Alcaraz Gomes.  Comando de campo, Jorge Alberto Mendes Ribeiro, além do Hugo Cassel, locutor e repórter, reserva, sem bosta de comando algum.

Vencidos os primeiros jogos, o reserva, foi despachado de volta, afim de preparar a chegada da Seleção, mesmo que não fosse campeã.

O Brasil venceu a final (5X2), e o País enlouqueceu de alegria. A Guaíba, que havia comandado uma grande Rede Nacional, de Emissoras, entendeu fechar com “Chave de Ouro” suas transmissões para todo o Brasil, cobrindo a chegada triunfal da Seleção, no Aeroporto do Galeão, a bordo daquele moderníssimo Super Constellation da VARIG. especialmente fretado.
 
Minutos após a vitória, escala os repórteres e locutores, Amir Domingues e Hugo Cassel  para transmitir ao “vivo e, em preto e branco” pela rádio a chegada triunfal dos campeões. Aí a coisa complicou: Não havia vôos Porto Alegre-Rio de Janeiro, disponíveis.

O único vôo previsto,  era num cargueiro Curtiss Comander,  sem poltronas e sem calefação, num mês de junho as 9 da noite! Esse cargueiro levava uma grande caixa, com embutidos congelados, sobre a qual Amir e Hugo viajaram tiritantes, descobrindo mais tarde que os “embutidos” eram na verdade um defunto! 5 horas depois decepção: Não havia mais linhas! Os representantes da Guaíba, na então Capital Federal. não conseguiram “matar” uma linha telefônica, na zona do Aeroporto, uma vez que dezenas de outras emissoras, haviam pulado na frente. Naquele tempo essa era a única maneira de transmitir, qualquer coisa pelo Rádio, principalmente futebol. “Por mal dos Pecados”, como diria a Vó Bilóca tinha sido declarado Feriado Nacional!

Como Gaúcho, não “Se Entrega Assim no Mais”, a dupla da Guaíba, inovou: Como os Jogadores iriam até o Palácio do Catete em Carro de Bombeiros, receber Medalhas e Homenagens, foram para lá e depois de alugar um Televisor, e o Consultório de um dentista, alem da sua linha telefônica, frente ao Palácio, ficaram durante as 5 horas que durou a desfile, fingindo que Amir falava do Galeão (olhando a TV) e Hugo respondia do Catete. Vale acrescentar que a badalação só acabou as 2 horas da madrugada, com a dupla desmaiando de fome e sem voz. Sucesso absoluto! A Praça da Alfândega em Porto Alegre lotada e os demais ouvintes acompanharam tim, tim, por tim, tim todos os acontecimentos! Foi o primeiro evento narrado dessa forma, e que hoje se chama “Serviço Especial”- 

Hugo Cassel-Abrajet-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário