sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


Organização Mundial do Turismo

Clique na imagem para ampliá-la

Mais uma vez, a indústria que mais cresce no mundo, o Turismo, mostrou em 2012 a sua força e cresceu 4 %, segundo a Organização Mundial do Turismo, que registrou 1,03 bilhão de viajantes internacionais. O Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo Taleb Rifai participou em Madri, na Espanha, da Fitur e confirmou para a diretora Marta Rossi a sua vinda ao Festival de Turismo de Gramado (RS), que acontecerá de sete a dez de novembro do Serra Park (mais detalhes nowww.festivalturismogramado.com.br).
Anunciou ainda que para 2013 a tendência de alta no número de viajantes será mantida, apesar de mais lenta com a chegada de turistas aumentando entre 3% e 4%. Em longo prazo é de um crescimento médio anual de 3,8%, registrado entre 2010 e 2020 e que deve alcançar 1,8 bilhão de turistas em 2030, diz Rifai, animado. Na América Latina, o Turismo Internacional registrou crescimento no último ano, sendo que a América Central foi a maior beneficiada com alta de 6,2%. O fluxo de turistas para a América do Sul subiu 4,7%, um crescimento inferior aos dois anos anteriores, quando os índices ultrapassaram aos dois dígitos. Quanto a previsão para 2013 da OMT as regiões do Pacífico deverão receber mais turistas (alta de 5% a 6% respectivamente), seguido da África (entre 45 e 6%), do Continente Americano (entre 3% e 4%) e da Europa (entre 2%e 3%).
Para a empresária Marta Rossi, a presença de tão importante autoridade mundial nos festejos dos 25 anos do Festuris será mais uma conquista de Gramado e da Serra Gaúcha. Comemora! Na foto com Marta Rossi ,Taleb Rifai,o convidado especial em Madri. Com tudo isso, o Conselho Gestor do Poder Publico Municipal da cidade de Criciúma (SC) não despertou para a implantação de uma Secretaria de Turismo e a ocupação do seu Centro de Eventos, como os demais estados brasileiros, e continua na contra mão desta atividade econômica que mais produz empregos e rendas no mundo. A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e o Trade Turístico Nacional continuam questionando esse menosprezo, com entrega de moções a favor da criação de tão importante órgão. Ela espera que o novo Prefeito Municipal tenha maior visão sobre o Turismo de Negócios.
PIT STOP
*Insiro nesta coluna minhas considerações, concluindo assim o contido na correspondência que me foi endereçada através de  www.facebook.com./giselle.Shildd/ com o titulo “Carta  aos Parceiros da Rota Tropical”:
Olá colegas da ABRAJET - Associação BrasiIeira de Jornalistas de Turismo, do MTUR (Ministério do Turismo), AJOPT - Associação de Jornalistas Portugueses da Comunidade Européia  e amigos do  Trade Turístico do Mercosul.
Com o devido respeito disciplina e ordem e tendo em vista a saída (alteração social) dos conceituados sócios Rafael RAMIRES/Mariana BECKER, Marcio LINK/Raica METZ da Agência Rota Tropical, aproveito para agradecer a eles e seus colaboradores pela atenção que me dispensaram por quase 10 anos, divulgando espontâneamente sem qualquer remuneração e vinculo empregatício, junto a imprensa nacional e internacional, os serviços e os materiais promocionais da citada Agência. Aos que ficaram, desejo-lhes sucesso!
Diante disso, solidariamente retiro-me também e por ter graduação em Administração Hoteleira (UFSC), a convite dos novos Administradores do Le Terrace Beach Hotel (Rafael, Bacharel em Turismo e Hotelaria) e Mariana (técnica e especialista em Turismo) assumi agora a Assessoria de Comunicação para o Sul do Brasil e Mercosul da empresa Le Terrace Beach Hotel, conceituado  empreendimento Turístico, localizado em Morro de São Paulo na Bahia. Esperamos encontrá-los por lá. Abraços do Airson Soares da Rosa. Contatos Colunas Dicas de Turismoairsonsoaresrosa@gmail.com, (48) 8429.4755, Rafael@leterrace.com.br,  (75) 9908.4078 e reservas@leterrace.com.br.
*Este ano de 2013, com o final 13 para os supersticiosos, não começou com alegrias o Turismo de Massas, mas sim com muita tristeza. A tragédia (incêndio na Boate Kiss) de Santa Maria (RS), ceifando a vida de 238 jovens, os incêndios criminosos em ônibus em Santa Catarina, inclusive alguns em Criciúma, no Sul do Estado, que colocam em risco a nossa segurança. Será o começo do fim do mundo? Já estão propondo a criação de uma Secretaria de Segurança, diante dos problemas localizados.
*Os Conselheiros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo estarão reunidos em 2013 nos dias 21, 22, 23 e 24 de março na cidade de Alagoas, Maceió, discutindo o desenvolvimento turístico das cidades brasileiras e a interação com o Mercosul. Na pauta dos trabalhos o Congresso Nacional que será realizado em Palmas - Tocantins, ainda neste ano. Os catarinenses Alberto Gonçalves de Souza e Airson Soares da Rosa (Presidente e Vice), serão os únicos representantes do Estado.
*Para a Sulcatur e Abrajet, esta temporada de Verão (2012/2013) foi a mais fraca dos últimos cinco anos. O trade turístico sentiu pouco fluxo, muitas ofertas para passeios em Santa Catarina, engarrafamentos na BR-101, ventania costante, mar com água fria e sem peixes, baixas locações, sem carnaval em algumas cidades e o término das férias escolares. O Sul ficou vazio.
*O evento Chocofest 2013, em Gramado (RS), está consolidado com todo  o encanto, emoção e doçura da Páscoa. Os turistas brasileiros e estrangeiros, no mês de março, de 14 a 31, viram crianças e se lambuzam nas guloseimas, brincam com os coelhinhos e desfilam pelas avenidas todos exibidos. Participe e leve seus filhos...você irá gostar! Acessewww.chocofest.com.br e CONHEÇA UM MUNDO DIFERENTE!
*O Fechamento da Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma (SC), durante a temporada de veraneio, por 30 dias, não foi bem aceito pelos turistas que visitam Santa Catarina. Faltou consulta aos usuários e os segmentos turísticos, como por exemplo agências de viagens, empresas transportadoras, secretarias de Turismo, etc...Alguns sugeriram a manutenção no período de inverno.

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário