terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


 
Eventos em Florianópolis
A equipe de captação do Florianópolis e Região C&V Bureau fechou 2012 com bons resultados. Ao todo foram 27 eventos captados, cinco a mais do número projetado. Na agenda, 17 deles foram realizados na alta temporada e 10 ficam para os meses de menor movimento. Juntos vão garantir o desembarque de mais de 59 mil pessoas, volume significativo para o C&VB que tem como desafio a quebra da sazonalidade do turismo na região. O ano encerrou com o ingresso de 47 novas empresas à rede Florianópolis Convention.  


Descontos na Pousada Pedra da Ilha
 
A Pousada Pedra da Ilha, localizada na Praia Alegre, em Penha (SC) oferece pacote de 20% de desconto para as reservas nos meses de fevereiro e março. Com quatro diárias o hóspede ganha um passaporte cortesia para o Parque Beto Carreiro World, localizado a 5 km da Pousada. Para reserva de sete diárias, dois passaportes são oferecidos ao cliente. Mais informações, fone (47) 3345-0542 ou site www.pedradailha.com.br. A Pousada Pedra da Ilha possui beleza natural e estrutura frente ao mar, com piscina térmica coberta, apartamentos de alto padrão, suítes temáticas com hidromassagens relaxantes e suítes presidenciais com hidro privativa na sacada.
 
Família Farinha
 

A Família Farinha, de tradição portuguesa é uma das principais referências no quesito Padaria atualmente em Curitiba, indicada pelo Guia Quatro Rodas 2013 como uma das principais padarias do Brasil. A casa conta com mais de 5 mil itens, dos quais mil de fabricação própria.       Oferece extensa linha de pães produzidos sem pré-misturas ou aditivos. Como especialidade estão as broas alemãs, que levam apenas ingredientes saudáveis. Conta com confeitaria, ilha de frios, empório com produtos nacionais e importados com destaque para o mix de cervejas e vinhos, além de geléias importadas e outros produtos exclusivos. A cafeteria, inserida da padaria, oferece opções para o café da manhã e almoço. Um dos destaques da casa é o bolo de rolo, patrimônio de Pernambuco. A Família Farinha está localizada na Av. N. Senhora da Luz, 2345, Jardim Social, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3362-3052. http://www.familiafarinha.com.br.


Bolo de Rolo uma das especialidades da Família Farinha

Círio de Nazaré Patrimônio da UNESCO
 

A chance do Círio de Nazaré ser reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade até o final deste ano, é muito grande", segundo a ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse a ex-senadora e vereadora de Belém, Marinor Brito - PSOL, e a presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico nacional - Iphan, Jurema Machado, no gabinete do Minc, em Brasília. O processo de reconhecimento é conduzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sob o intermédio do Iphan, vinculado ao Minc. Marinor também reivindicou o incentivo para a recuperação de prédios históricos na capital e do interior do Estado. 
           
Salto de para-quedas em Foz
 

Na terra dos esportes e atrações radicais, mais uma opção para quem curte adrenalina. A partir do feriado de Carnaval, os turistas e moradores de Foz do Iguaçu poderão saltar de pára-quedas, de quatro mil metros de altura, com vista para a barragem de Itaipu. Os saltos, feitos com instrutores especializados, estão dentro das normas de segurança e a emoção é garantida pelos quase dez minutos nas alturas, tendo como cenário a paisagem impressionante de toda a região da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. A empresa Drago Air Skydive, de Curitiba, depois de pesquisar várias regiões do Brasil, optou por Foz do Iguaçu, pelo potencial turístico,
localização e clima favorável, para implantar um centro de paraquedismo aos moldes da Skydive Dubai. https://www.facebook.com/dragoairparaquedismo.  
 
Baila Floripa 2013

A Associação Catarinense de Dança de Salão - Acads abriu o período de inscrição para bailarinos, escolas, academias, companhias e grupos profissionais ou amadores, do Brasil e do exterior, interessados em se apresentar na XII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2013. O evento ocorrerá de 30 de maio a 2 de junho, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), para onde retorna depois de quatro anos. Cada grupo ou bailarino pode participar gratuitamente da pré-seleção com, no máximo, três coreografias. As fichas de inscrição e os respectivos vídeos devem ser enviados por meio do site oficial www.bailafloripa.com.br, até 10 de abril.


Pacotes Baila Floripa

Estão à venda os pacotes completos para a XII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2013, que será realizada de 30 de maio a 2 de junho. A promoção inclui ingressos para as duas noites de espetáculos no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura/CIC), entradas para os quatro bailes no Majestic Palace Hotel, inscrição nos workshops de nível intermediário/avançado, ministrados no mesmo hotel e camiseta oficial do evento. Detalhes sobre programação e custos, estão no site www.bailafloripa.com.br.
 
Novidades em Cumbica

Após a privatização do Aeroporto Internacional André Franco Montoro (Cumbica), novos serviços estão aparecendo para tentar amenizar a ansiedade do passageiro que está prestes a voar. Um "sound branding", feito para criar identidade sonora ao aeroporto -- como os de terminais de Madri e Paris - oferece uma trilha musical de três minutos (com flauta, violoncelo, trompete e violão) e logomarca sonora, presente em todos os anúncios no sistema de som do aeroporto. Uma nova voz avisará aos passageiros do maior aeroporto do país de que ali é proibido fumar, do risco de as crianças andarem desacompanhadas dos adultos pelo terminal e da necessidade de despachar as malas no check-in. A dona da voz é Simone Kliass, 39, atriz e locutora que gravou cerca de cem mensagens a serem veiculadas no aeroporto de Cumbica a partir deste mês. 

  
Santa Clara Eco Resort
Amantes de esportes radicais vão se “sentir em casa” no Santa Clara Eco Resort. A Parede de Escalada é uma atividade inclusa no pacote de hospedagem e exige coragem, força e concentração, ajudando a livrar corpo e mente da tensão e estresse do dia a dia. O Santa Clara Eco Resort oferece também outras opções de lazer e recreações esportivas como megatirolesa, arvorismo, equitação, rapel, quadra de tênis, arco e flecha, além de todo sabor da culinária de fazenda em uma pensão completa. Inserido em uma área de 360 hectares em Dourado – SP, a 270 km da capital paulista, região considerada estação climática por seu ar puro e clima ameno durante todo o ano o Eco Resort está localizado no centro geográfico do estado. Fica próximo ao município de Jaú (território nacional dos calçados), de São Carlos (polo tecnológico), de Brotas (turismo de aventura), Araraquara e Bauru.
 
Rail Europe a Amsterdã
 

No último dia 25 de janeiro, os canais de Amsterdã completaram 400 anos. A estrutura, que conecta o Rio Amstel a vários pontos da cidade holandesa, é reconhecida como Patrimônio Cultural da UNESCO por reunir em seu entorno, cafés, restaurantes, museus, como os de Rembrandt e Van Gogh, as lembranças da Segunda Guerra Mundial na Casa de Anna Frank e o Palácio Real, na Praça Dam.
 

Por estar entre França e Alemanha e muito próxima a Londres, é comum aos viajantes elegerem Amsterdã para uma estada rápida de ao menos três dias. Pelo site da Rail Europe (www.raileurope.com.br) é possível planejar uma viagem de trem até a cidade e pagar a partir de R$ 228 para viajar de Londres a Amsterdã ou no mínimo R$ 101, para o trem Paris-Amsterdã.

 
Secretário-geral da OMT no Festuris

A indústria que mais cresceu nos últimos anos mostrou novamente sua força nesta semana, quando a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou números atualizados do setor. A entidade registrou no ano passado 1,03 bilhão de viajantes internacionais. “Pela primeira vez superamos o número de 1 bilhão, com mais de 4% de alta”, afirmou o secretário-geral do órgão, Taleb Rifai. Ele conversou com a diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi, durante a Fitur, em Madri, na Espanha, e confirmou presença no evento na Serra gaúcha, que em 2013 completa 25 anos. Para Marta Rossi, a presença de Rifai no Festuris engrandece o evento e marca o trabalho de internacionalização, consolidado ainda mais nesta 25ª edição. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição será realizada de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br

  
O que é a OMT

Subordinada às Nações Unidas e com sede em Madri, a OMT ainda anunciou que para 2013 a tendência de alta no número de viajantes será mantida, apesar de mais lenta, com a chegada de turistas aumentando entre 3% e 4%. “A longo prazo, a previsão é de um crescimento médio anual de 3,8%, registrado entre 2010 e 2020, e que deve alcançar 1,8 bilhão de turistas em 2030”, diz Rifai, animado. Segundo o secretário-geral, 2012 foi um ano de instabilidade econômica constante em todo mundo, especialmente na zona do euro, onde muitos países têm recebido ajuda. “No entanto, o turismo internacional conseguiu manter seu rumo de recuperação depois de 2009, considerado o pior para o turismo em 60 anos”, complementou. Na América Latina o turismo internacional registrou crescimento no último ano, sendo que a América Central foi a maior beneficiada, com alta de 6,2%. O fluxo de turistas para a América do Sul subiu 4,7%, inferior aos dois anos anteriores. Sobre a previsão para este ano, de acordo com a OMT, as regiões da Ásia e do Pacífico deverão receber mais turistas - alta de 5% e 6%, respectivamente, seguida da África, do continente americano e da Europa.  
 
A melhor safra da história
 

No Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, o enoturismo é uma das grandes apostas. Para a Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, vinícola instalada na região dos Vinhos dos Altos Montes, em Flores da Cunha, a safra 2013 vem se confirmando como a melhor da história para a empresa. A evolução tem sido gradativa desde a primeira vinificação, em 2009, e de lá para cá a qualidade só tem melhorado. A sanidade das uvas e a graduação alcoólica têm apresentado índices ideais para a elaboração de espumantes e vinhos brancos. Até o final da colheita, cerca de 180 mil quilos de uvas de 16 variedades viníferas deverão ser colhidos. A seleção dos cachos é feita manualmente e o sistema de vinificação ocorre por gravidade, evitando o bombeamento e preservando a integridade da uva. Dos 140 hectares da propriedade, 55 são destinados ao cultivo de uva.

 
19º Salão Paranaense

Encontram-se abertas as inscrições para a 19ª edição do Salão Paranaense de Turismo, que acontece nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março deste ano, em Curitiba. Promovido e organizado pela ABAV-PR, o evento é considerado uma das grandes vitrines do Turismo no Sul do Brasil e no Mercosul, em que agentes de viagens, profissionais do trade e expositores em diferentes atividades como feira de negócios realizam atualização profissional, networking e eventos sociais paralelos. Entre as principais novidades deste ano está a realização do 1º Encontro Paranaense de
Hospitalidade, fruto da parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Paraná (ABIH-PR).  Nesta edição a feira terá mais de 300 expositores entre operadoras, redes hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do turismo e prestadores de serviço do setor. Os organizadores esperam receber número superior de participantes, que em 2012 foi de 4,5 mil.

Regiões turísticas

Outro ponto alto é a realização da 9ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, evento paralelo organizado e promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Paraná e Paraná Turismo. Com o objetivo de mostrar as particularidades das dez regiões turísticas do Estado, a Mostra cumpre o papel de posicionar o Paraná como destino turístico ímpar e diferenciado, com opções para todas as idades. O evento ainda conta com a realização de caravanas de agentes de viagens, promovida e organizada pela ABAV-PR, hotéis credenciados, transfer gratuito do centro da cidade para o local do evento, empresa de taxi credenciada, e outras facilidades. O 19º Salão Paranaense de Turismo é um evento exclusivamente profissional e as inscrições podem ser feitas no site www.salaoparanaense.com.br.
 
Linha Turismo em Curitiba
 

 Criada em 1994, na administração do então prefeito Rafael Greca, a Linha Turismo, por si só é uma das atrações de Curitiba. Através de confortáveis ônibus double deck (dois andares) turistas e moradores da Capital paranaense podem usufruir diariamente de seus serviços, para conhecer a cidade e seus principais pontos de atração. Passando todos os dias por 25 locais de interesse, num percurso aproximado de 44 quilômetros e em duas horas e meia de duração, esses ônibus, segundo a URBS-Urbanização de Curitiba S/A, que gerencia o setor, transportaram 682.622 passageiros de janeiro a dezembro de 2012.
 
MIT 2013 em Moscou

A Rússia também tem seu evento de Turismo, a MIT 2013, que ocorrerá de 20 a 23 de março, comemorando sua 20ª edição. A grande feira terá como palco o Expocentre, de 56.688m², no centro da Capital russa. Ano passado, o evento contou com 3 mil expositores e recebeu um total de 82.933 visitantes. Cuba será o “País Destino” do MITT 2013, depois que a República Dominicana foi em 2012. Uruguai, Guatemala e Paraguai serão adicionados à participação consecutiva já ocupadas anteriormente pela Costa Rica, Cuba, Jamaica, México, República Dominicana e Venezuela. Sasha Reisin, representante da feira no Brasil, lembra que há acordos em vigor de isenção de visto de turismo entre Rússia e Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, Nicarágua, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Os interessados em participar do MITT devem entrar em contato com Reisin, pelo e-mail sasha@ittfairs.com, telefone (11) 4555- 0195 ou site www.mitt.ru).
 
Hotel-cápsula
 

Você dormiria num Hotel-cápsula? Eu naaaaaaaaão!! E a claustrofoibia como é que fica? Pois é: a China, que está ficando pequena para abrigar os seus 6,6 bilhões de habitantes (25% da população do mundo), os chineses (que também são pequenos) inventaram uma forma de hospedagem – dizem eles que é confortável, mas, é claro, para poupar espaço. Na cidade de Qingdao, Província de Shangdong foi inaugurado, o maior hotel com quartos em formato de cápsula da China, segundo informações da agência China Dayle. Cada cápsula é equipada com TV de LCD, conexão wi-fi e mesa para notebook.O hotel tem 100 unidades habitacionais com medidas padronizadas. As cápsulas têm 1,2 m de altura, 1 m de largura e 2 m de comprimento. A diária em períodos de baixa temporada é 45 yuans . (aproximadamente R$ 14), podendo dobrar o preço durante alta O primeiro hotel-cápsula foi implantada no País em 2012, na cidade de Xi’an, Província de Shaanxi, região central da China.Os hotéis de cápsulas são uma idéia desenvolvida pelos japoneses em 1979, projetados devido a escassez de espaço urbano. São empreendimentos que costumam ser voltados ao turismo de negócios, como é o caso do 9 Hours, localizado em Kyoto e atendendo a clientes do segmento corporativo.
 
No Show Rural 

No Carnaval carioca o o pré-lançamento da Temporada da Alemanha no Brasil - De maio de 2013 a maio de 2014, os brasileiros terão a possibilidade de conhecer diferentes aspectos da Alemanha. Sob o lema "Quando idéias se encontram", a Temporada da Alemanha no Brasil será um festival de idéias para a criação de novas parcerias e projetos bilaterais em diversas áreas assim como destacar a amplitude das relações já existentes. O pré-lançamento da Temporada 10 da Alemanha acontece no próximo dia 10, com o desfile da escola campeã Unidos da Tijuca, durante o Carnaval do Rio de Janeiro. A escola chega à avenida com mais de 4000 passistas e 8 carros alegóricos. Entre os destaques estão as homenagens aos contos de fadas dos irmãos Grimm, a economia alemã e as cidades do Sul do País, colonizadas pelos imigrantes alemães.

>>Parceria entre o Rio e a Cidade de Colônia - O carnaval também servirá para divulgar o Brasil na Alemanha. No Oeste desse País, em cidades como Colônia, Mainz e Aachen, há igualmente uma forte tradição de carnaval, com milhares de pessoas vindas de diversas regiões do País e do Exterior. Este ano o carnaval de Colônia tem o lema Karneval im Blut, hier und am Zuckerhut (Carnaval no sangue, aqui e no Pão de Açúcar), para expressar a ligação da cidade parceira com o Rio de Janeiro. A alegria brasileira e os tambores do samba acompanharão a grande festa por toda parte este ano. A parceria entre Colônia e o Rio foi oficialmente selada em setembro de 2011. Ela é a expressão da ligação cada vez mais estreita entre a região do Reno com a Cidade Maravilhosa. Desde outubro de 2012 a cidade de Colônia também tem uma representação oficial no Rio de Janeiro, junto à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

>>Alemanha sambando no Carnaval do Rio – No último dia 31 de janeiro, aconteceu o primeiro ensaio técnico da “Unidos da Tijuca”, do qual o Consulado participou. O ensaio foi realizado na Avenida Venezuela no bairro histórico Gamboa. A expectativa, concretizada, era de que a presença alemã no Sambódromo alcançasse sucesso e que a Unidos pudesse, realmente, levar para a Avenida a expressão da amizade e da cooperação que unem alemães e brasileiros.
 
Conheça como começou essa tradição que reunirá confrarias de todo o Estado em Pomerode Cervejaria Schornstein, a única da cidade mais alemã do Brasil, estará no evento com chope Pilsen e Weiss
 
POMERODE (SC) – O Stammtisch é uma tradição das cidades colonizadas pelos alemães. O termo é formado da junção das palavras “stamm”, que significa tronco e “tisch”, que significa mesa. Ou seja, numa tradução fiel "mesa de tronco". Uma versão passada de geração para geração conta que o termo começou a ser usado na Idade Média com lenhadores bávaro que cortavam a primeira árvore de uma nova área de extração de madeiras na altura de uma mesa e de galhos mais grosso os bancos.  Era ao redor desta mesa improvisada que faziam as refeições e, ao final do trabalho diário, relaxavam, conversavam, cultivavam a amizade e celebravam a vida. Esse é o costume resgatado todos os anos em Pomerode. A cidade mais alemã do Brasil fará o Stammtisch no dia 23 de fevereiro, na Praça Jorge Lacerda. A Schornstein está pronta para atender aos pedidos de quem participar do evento que une diversão, boa comida e boa bebida.

Quem escolher o chope Schornstein para esse dia, que terá a participaçãode confrarias de todo o Estado, contará com incentivo extra. Além da qualidade dos chopes, marca registrada da artesanal, com a compra de 100 litros será fornecida uma barraca e pessoal técnico para instalação e atendimento. “Outro diferencial é que somos aqui de Pomerode, o que facilita o atendimento. Como a procura é grande, é preciso fazer as reservas na fábrica por telefone o quanto antes. Estaremos disponibilizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário