quarta-feira, 6 de março de 2013

ESPETO CORRIDO - por Hugo Cassel




VIVENCIAS E CONFISSÕES
PORTO INSEGURO
 

Mais de 500 anos depois que Cabral aportou naquele local  que chamou de Porto Seguro, pela proteção que os arrecifes davam ás suas naus, o lugar mudou muito. As maiores mudanças ocorreram nos últimos 10 anos. Transformado num dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, pelo crescimento fantástico dessa industria, a cidade se estendeu e mudou a condição de vida de sua população, com a criação de novos empregos, e uma gama enorme de atividades. No entanto ocasionou também uma alteração, na qualidade de vida. O Centro da cidade e a orla, com suas barracas famosas como Axé Moi, Toa Atoa, a do GAUCHO  do Oladir Miola, com a enorme bandeira do Inter na porta avisando que Gremista não é bem-vindo; Seus Hotéis e Pousadas, concentram  o movimento financeiro, enquanto na periferia, as carências afloram nos preços abusivos de alimentos, a sujeira e falta de infra-estrutura.
 
É lá que vivem os familiares dos garçons, ambulantes, pequenos comerciantes e, motoristas    das centenas de Vans-Taxis sem taxímetro, com preço livre conforme a cara do turista, o que resulta quase sempre em cobranças absurdas, inclusive nas Barracas, onde se cometem verdadeiros assaltos. Mesmo que se tome um refrigerante junto ao balcão, se paga taxa de 10% de “serviço”! Os ambulantes, a maioria pobremente vestidos, não usam como em outros locais, camisetas licenciadas da Prefeitura, enquanto circulam entre as mesas, oferecendo peixe frito, pequenas lagostas, queijo coalho, camarão no palito, peixinho frito, doces e pasteis de higiene duvidosa. 

Nas mesas colocadas sobre a areia da Praia, o gasto mínimo de duas pessoas, anda por volta de 150 reais.+ 15 reais de “serviço” Imagine-se agora o que não será, nos próximos eventos internacionais. Outra coisa que turistas devem observar é que não reservem Hotéis ou Pousadas pela Internet, eis que a maioria tem Propaganda Enganosa como o Barra Sol Praia Hotel que anuncia “A menos de 100 metros da Praia’, quando são mais de 1.000!
 
PINGA FOGO
 
-1- Confesso que fui lá curar um Estresse e voltei pior! 
-2- Não sou Homofóbico, mas detesto essa “Ditadura Gay” festiva e agressiva sem limites, que se exibe diariamente por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário