segunda-feira, 4 de março de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Museu da Bicicleta
 

O tão falado e discutido Museu da Bicicleta de Joinville, cujo acervo foi jogado de um lado a outro nos últimos três anos, finalmente ganhou seu espaço de dignidade outra vez. O MuBi vai reabrir suas portas, no dia 9 de março, dentro da programação do aniversário do município, no mesmo lugar de antes de todo aquele caos: no Armazém de Cargas da Estação da Memória.  Novamente acessível à comunidade, de forma gratuita, a  exposição consta de 90 bicicletas, mas no total são mais de 16 mil peças entre bicicletas e coleções, como selos, postais, fotografias, miniaturas, latas, copos, canecas, medalhas, troféus, filmes, cartazes, projetos, buzinas, campainhas, placas de licenciamento e outros”, conta Valter Bustos, que criou o Museu e continua seu coordenador. Para receber novamente o museu, foram feitas algumas mudanças no Armazém. O piso foi melhorado, as paredes pintadas e a estrutura elétrica passou por modificações. “Foram pouco mais de dois meses de trabalho intenso para podermos devolver à cidade um museu referência no país”, afirma Rodrigo Coelho, presidente da Fundação Cultural de Joinville. A bicicleta é um marco do transporte de Joinville dos operários Pas fabricas, nas décadas de 1960 a 1980. O Museu da Bicicleta terá atendimento ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas, com entrada é gratuita.

 
Missão Empresarial
O Sindicato VivaBem de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville/SC e Região promoverá, de 25 à 28 de março missão empresarial à Food Hospitality World - Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade (união de duas marcas italianas de sucesso, TuttoFood e Host, que estão entre as mais tradicionais feiras dos setores de Bares, Confeitarias, Restaurantes e Hotelaria do Planeta) e ao Congresso Nacional de Hotéis 2013 – CONOTEL, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. Os empresários que aderirem ao programa terão oportunidade de conhecer os lançamentos, tendências, serviços e inovações tecnológicas e participar gratuitamente (associados ao Sindicato VivaBem) do Congresso Nacional de Hotéis. Saiba mais ligando para VivaBem, fones 3461-3380/3361-3379.
 
Luau das Cataratas
 

 Centenas de pessoas participaram do Luau das Cataratas realizado no Parque Nacional do Iguaçu na noite de sábado, 23 de fevereiro. A emoção tomou conta dos visitantes. Pais, mães, filhos e amigos também brindaram o momento com o registro em fotografias e filmagens. A maioria dos participantes visitou o atrativo pela primeira vez durante a noite de lua cheia. Se o espetáculo é inigualável de dia, à noite, com lua cheia, se torna algo surreal, indescritível. Veja foto anexa. A próxima edição do evento será na noite de 27 de março o passeio é coordenado pela Cataratas do Iguaçu S.A. com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
Cataratas Iguaçu S.A.
 
A concessionária foi criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu (PR), no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE) e no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já são 12 anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratas do Iguaçu S.A. é um modelo para o país. Quanto aos ingressos, é possível adquirir apenas para o Luau das Cataratas, com ou sem o jantar. Para reservas, o contato é telefone (45) 3521-4443 ou e-mail reservas@catarataspni.com.br. As vagas são limitadas.


Slaviero Hotéis

Com mais de 30 anos de história, a rede Slaviero virou referência no mercado da hotelaria apresentando alta qualidade de serviços e comprometimento com o bem estar de seus hóspedes. Após sua expansão na cidade de Curitiba, onde foi inaugurado o primeiro hotel da rede em 1981, a Slaviero ampliou sua presença no país e está presente em dez cidades e cinco estados brasileiros, com ambiciosos planos de expansão, somando atualmente 27 empreendimentos. Um deles está em Foz do Iguaçu e oferece atraente pacote para o feriado de Páscoa. Os hotéis contam ainda com uma excelente estrutura para eventos de todos os tamanhos, oferecendo localizações estratégicas, salas climatizadas e preparadas para todas as necessidades.
 
Barra Velha e Bela
 
Peixe fresco direto dos barcos
 
Barra Velha é o maior balneário do Litoral Norte de Santa Catarina, uma cidade com vida própria o ano inteiro. Distante 120 km de Florianópolis e cerca de 150 km de Curitiba, Barra Velha tem aproximadamente 35 mil habitantes, várias praias de grande beleza e uma lagoa com 10 quilômetros de extensão, própria para a prática de esportes náuticos. Chama ainda a atenção a atividade pesqueira, podendo-se comprar pescados diretamente dos barcos de pesca. Aliás, a pesca esportiva também atrai aficionados de várias regiões do País. Mas a vida calma, a
beleza das praias e a hospitalidade do povo são os grandes atrativos desse pequeno município que começa também a se industrializar, graças a incentivos e, sobretudo, a sua posição estratégica. A cidade tem poucos hotéis, porém há grande número de imóveis para locação, acessíveis a todos os bolsos. Outro detalhe que chama a atenção dos visitantes, em especial daqueles de outros Estados, é a limpeza da cidade e das praias. Barra Velha tem como grandes cidades próximas Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Itajaí e Joinville.

 
Turismo cresce no Ceará

O Turismo do Ceará, sob o comando do secretário Bismark Maia, continua a apostar e divulgar o Estado em outros mercados conquistando novos horizontes. Com o lançamento do vôo direto que liga Roma a Fortaleza, o turismo da Capital cearense ganha mais força, abrindo novos leques, novos negócios e recebendo muito mais turistas europeus. A Embaixada do Brasil na Itália promoveu no início deste mês, em parceria com a companhia aérea Alitalia, um evento para lançar o voo direto que liga Roma a Fortaleza. O evento, que aconteceu em Roma, reuniu 400 formadores de opinião, entre empresários italianos, representantes do Governo local, além de 60 jornalistas.
 
Festival da Lagosta
 

Para os apreciadores da nobre e cada vez mais rara iguaria, está de volta a oportunidade de aproveitar o “Festival da Lagosta”, do Le Vin Bistro, em Curitiba. São lagostas padrão exportação, trazidas diretamente de Recife. O Festival começou dia 18 de fevereiro e vai até 30 de março. Reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3225-3444, pois a procura é sempre muito grande. O Le Vin Bistro fica na esquina das Ruas Augusto Stelfeld e Fernando Simas, com atendimento de segunda a sábado, para almoço e jantar. E tudo pode ser acompanhado de um bom vinho, selecionado pelo renomado sommelier Ronaldo Bohnenstengel.

Ilhéus em baixa temporada
 

O Ilhéus Praia Hotel, à Praia da Avenida, Catedral, Teatro Municipal, Bar Vesúvio e próximo à Casa de Cultura Jorge Amado, Casa dos Artistas, e o Bataclan é considerado a melhor opção de hospedagem na cidade de Ilhéus. Com o início da baixa-temporada, que já começou e segue até 31 de junho, o Ilhéus Praia faz sua Promoção de Baixa Estação, reduzindo muito os preços praticados, esperando, com isso, atrair o máximo de hóspedes. O hotel fica na Praça Dom Eduardo/Esquina com a Avenida Soares Lopes. Reservas no site www.ilheuspraia.com.br.

Aeroporto de  Fernando de Noronha  

 A Dix Empreendimentos está realizando investimentos de R$ 3,3 milhões na modernização do aeroporto de Fernando de Noronha. A empresa, que assumiu a administração do terminal em outubro do ano passado após vencer licitação pública, já instalou um sistema de Raio X e pórtico detector de metais em janeiro para verificação de bagagens e, ainda este ano, vai implantar um posto de abastecimento de aeronaves e construir um hangar de 9 mil m². "Nossa meta é oferecer cada vez mais conforto e comodidade aos usuários do terminal, além de proporcionar condições ideais de operação para as companhias aéreas", afirmou o diretor da empresa, Manoel Ferreira. Segundo ele, logo que assumiu a gestão do aeroporto, a Dix realizou inúmeras ações visando a imediata melhoria dos serviços prestados aos passageiros.

 
Lua de mel em Aruba

As belas paisagens e praias paradisíacas de Aruba são o cenário perfeito para casais que procuram um destino romântico para comemorar suas bodas. Para tal a ilha caribenha promove One Happy Honeymoon durante o ano todo e conta com a participação de 18 hotéis e empresas que farão esse momento se tornar um sonho realizado. Na chegada, o casal é presenteado com garrafa de champagne, presentes e check-in preferencial. Além disso, a promoção presenteia os pombinhos com uma noite grátis em uma futura visita de aniversário de casamento*. Além dos hotéis, empresas oferecem descontos em passeios em ilhas privadas – especialmente agendada para casais – spa, visitas a pontos turísticos e preços especiais nos restaurantes participantes. Os passeios aquáticos, grandes destaques da ilha, também estão na lista de passeios, como o snorkel, para apreciar o mar do Caribe. Contatos, aruba.com e br.aruba.com.

Páscoa no Ecologic Ville
 
O Ecologic Ville Resort & SPA, localizado à Rua Juscelino Kubitschek, 15 Bairro Bandeirantes - Caldas Novas – Goiás é o melhor hotel termal da região, oferecendo lazer e diversão para que todos os visitantes desfrutem de uma excelente estadia. Com programação lúdica, em que crianças poderão participar de atividades com coelhos de verdade, procurando os filhotes em meio a trilha ecológica ou confeccionar máscaras de coelhinhos e assistir a malhação e queima do Judas, tradição entre os fiéis da igreja católica e uma grande brincadeira característica da páscoa.  Fechando a programação o animado baile de aleluia promete agitar a noite de sábado! Dentre as opções gastronômicas, destacam-se a noite do pescador, um festival com vários tipos de peixes e frutos do mar e um buffet exclusivo com doces pascais.
 
Pedalar nos vinhedos
 

O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha se tornou destino certo para a realização de eventos esportivos que unem a prática do esporte ao lazer tendo como apelo a cultura do vinho. Depois da Rústica Vale dos Vinhedos, que marcará o encerramento da vindima, será a vez do roteiro receber o outono com mais uma edição do Passeio Ciclístico, numa promoção do Hotel Villa Michelon, com apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). O evento será realizado no dia 24 de março. O encontro, que reúne crianças, adolescentes, adultos e idosos de diversas cidades da região e do Brasil, já é tradição no período. A maior atração acaba sendo a paisagem do local que no período forma um cartão postal único que ganha o charme das vinícolas e a companhia de brindes com vinhos e espumantes da única região com Denominação de Origem do país. A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente no Hotel Villa Michelon, na Aprovale ou na Jamar Cia do Esporte, ou ainda no local. Na chegada haverá distribuição de brindes e sorteio de uma bicicleta, além de sucos Suvalan e biscoitos Isabela.
 
Novos uniformes da Azul
A Azul Linhas Aéreas anunciou seus novos uniformes, desenvolvidos para a companhia resultante da associação entre a Azul e a Trip, processo que ainda aguarda autorização dos órgãos reguladores. Idealizados pelo diretor de Comunicação e Marca da Azul, Gianfranco Beting, e criado pela renomada estilista Tereza Santos, os novos trajes são baseados na alta costura, resgatando um pouco do estilo dos tempos áureos da aviação, com cortes precisos e sofisticados. O design seguiu uma linha de integração e adequação à nova marca e os uniformes foram construídos com cortes que remetem à letra A, de Azul. Tereza Santos diz que “utilizamos o que existe de mais tecnológico em termos de tecido para tornar os uniformes funcionais, conferindo conforto, estabilidade estética e bem estar àqueles que vestem.”

 
Registro eletrônico

O registro eletrônico de hóspedes na hotelaria brasileira será obrigatório a partir deste ano. A informação foi divulgada no último dia 25 pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, após reunião com representantes do setor hoteleiro fluminense, no Rio de Janeiro. “Ela será obrigatória, porque a ficha eletrônica é um instrumento de modernização, de conforto para o hóspede e uma base de informações muito mais qualificada”, disse Vieira. Uma das dificuldades para o setor, apontada pelo presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes é a unificação do sistema já que os hotéis trabalham com diferentes equipamentos. Site www.hospedagem.turismo.gov.br. O assunto também será tema de uma oficina no 27º Encatho.

Orçamento engordou
O orçamento do Ministério do Turismo em 2013 terá um aumento de quase 40% comparado com 2012. Segundo o ministro Gastão Vieira, a cifra este ano chegará a R$ 1,8 bilhão. "A votação do orçamento está marcada para a próxima semana. Temos que ter esse montante até março. Anteriormente negociamos junto com parlamentares e o Governo Federal para chegarmos à cifra que é recorde para o Ministério", disse Vieira. Em 2012, o MTur foi um dos que mais sofreu com o bloqueio de recursos no orçamento. Fonte: Mercado & Eventos. 

 
Caribe Mexicano

A ADVtour oferece os pacotes ideais para aqueles que querem aproveitar um dos poucos feriados prolongados deste ano: a Semana Santa, com  destinos que mesclam agito e tranquilidade, além de belas paisagens. Uma boa opção é Cancun, destino conhecido pela sua vida noturna agitada, vista paradisíaca e suas praias esplendorosas. Os que querem passar seus dias em um destino mais reservado, porém, com infraestrutura completa, a sugestão é Riviera Maya principalmente nos resorts luxuosos com ótima infraestrututra, onde mesclam diversão e calmaria, em campos de golfe e exclusivos spas. Além disso, conhecer praias maravilhosas e praticar esportes aquáticos e ainda conhecer sítios arqueológicos. Acesse www.advtour.com.br.  
 
Roteiro turístico na França
 

 O inovador roteiro turístico desenvolvido pelas agências Biarritz Turismo e FVO Travel oferece aos viajantes apaixonados pela cultura francesa experiências proporcionadas pelo Grupo L’Occitane, marca de cosméticos presente em todo o mundo e que traduz o modo de vida provençal. A viagem começa no dia 29 de junho, tem duração de seis noites e inclui uma visita aos laboratórios L’Occitane, onde cada participante terá a oportunidade única criar seu próprio produto cosmético, utilizando óleo essencial de lavanda proveniente de uma típica destilaria da Provence. Também abrange uma hora de tratamentos no Spa da marca e um almoço no Eco-Musée de L’Olivier, museu dedicado à cultura das oliveiras, criado por Olivier Baussan, fundador da L’Occitane. O roteiro compreende ainda cinco jantares e quatro almoços com bebidas incluídas nos melhores restaurantes das regiões visitadas, um tradicional piquenique e cinco dias de passeios com todos os ingressos. A hospedagem será em estabelecimentos de primeira linha, como o luxuoso Relais & Chateaux Le Convent des Minimes. Saiba mais nos sites www.biarritz.net.br ou www.fvo.travel.
 
Curiosidades da língua 

Até o final do século 21, os oito países falantes de língua portuguesa ( Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) terão uma população de 350 milhões de pessoas – 100 milhões a mais que os atuais cerca de 250 milhões (dos quais mais de 190 milhões são brasileiros). Essa conta é de Eugénio Anacoreta Correia, presidente do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa, que funciona em Lisboa. Segundo ele, o número crescente de falantes do idioma é um dos fatores que aumentam o “potencial econômico” da língua. Em sua opinião, a tendência demográfica - junto com a ascensão econômica de Angola, Brasil e Moçambique, bem como fatores culturais (como a música) e a Copa de Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 – explicam o “boom do interesse” mundial pelo português, ao falar do aumento da procura por cursos de português em países não lusófonos. Correia encerrou no dia 28 o 1º Congresso Internacional da Língua Portuguesa, organizado pelo observatório e pela Universidade Lusíada. “O português hoje não é de Portugal, mas 'também' é de Portugal. Nós temos que acrescentar o 'também'. A grande riqueza que temos na Comunidade de Países da Língua Portuguesa [CPLP] é exatamente a partilha de uma coisa comum. Para que a língua seja de todos, todos temos que ceder", finalizou. (Publicado por Ivonildo de Lavor, na coluna Diário de Bordo, com informações da Agência Brasil).
 
Comissão Europeia
 

O diretor da ENIT – Agência Nacional Italiana de Turismo para a América Latina, Salvatore Costanzo, foi eleito o novo presidente da Comissão Europeia de Turismo (CET) na América Latina para os próximos dois anos. A CET é a organização responsável pela promoção dos destinos turísticos europeus e, na América Latina, conta com a representação dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Itália, Portugal, República Tcheca e Suíça. Para o próximo biênio, Costanzo pretende dar continuidade ao WIDE (Workshop Internacional Descubra a Europa) e incluir a participação da CET no WTM (World Travel Market) Latin America. Outro projeto é uma parceria com a UNIESP (União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas), que irá inaugurar o Centro Cultural Brasil Europa, uma sede de eventos e exposições para os países membros da Comissão Europeia de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário